Cidadeverde.com

São Pedro do Piauí comemora Dia do Evangélico

A Prefeitura Municipal de São Pedro do Piauí realizará no próximo dia 30 de Novembro a comemoração do Dia Nacional do Evangélico. 

O evento tem o intuito de promover um momento de comunhão entre todos os irmãos evangélicos e não evangélicos em uma grande festa de celebração e louvor ao Senhor Jesus.

As atrações confirmadas para o evento são a cantora Letícia Brandão, conhecida por ter sido integrante da maior banda gospel da América Latina, Diante do Trono, cantando o melhor do estilo adoração, e o jovem sertanejo Luís Filipe, que já gravou ao lado de grandes nomes do forró evangélico, como Banda Som e Louvor e  Netto Paz (in memoriam).


A festa acontecerá na praça central de São Pedro do Piauí, a partir das 19h.n Na página da Prefeitura o convite foi feito a toda a população independente de religião, "vamos todos, evangélicos ou não, participar deste evento de louvor ao Senhor Jesus".

Esta é a primeira vez que o Dia Nacional do Evangélico é comemorado em São Pedro do Piauí com o incentivo da Prefeitura.

Fonte: Ascom

Água Branca inaugura sede do Estação Juventude 2.0

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude, inaugurou, nesta quarta-feira (21), a sede do Programa Estação Juventude 2.0. A solenidade contou com a presença do secretário nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, com apresentação do grupo ABRAC de Capoeira e jogo entre as equipes das escolinhas de futebol.

 Foram investidos R$ 300 mil para implantação da Estação Juventude, recursos obtidos por meio de um convênio junto ao Governo Federal. A verba foi aplicada na reforma do prédio (que é de propriedade do município), aquisição dos equipamentos e promoção de oficinas e capacitação.

 Por meio do Programa, jovens de 15 a 29 anos têm acesso facilitado às políticas públicas de apoio à juventude, programas e ações que assegurem o direito à cidadania, fortalecendo a capacidade de inclusão na realidade municipal e estimulando a participação social.

Durante a visita ao município, o secretário Nacional da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho, conheceu a academia de saúde, onde vão acontecer atividades esportivas e orientações em saúde; em seguida ele foi até a quadra da Escola Municipal Joaquim Calado, local onde vão acontecer jogos de futsal, handbol, vôlei, entre outros. O secretário também visitou a sala onde serão ministradas as aulas de informática.

 “Com mais uma alternativa, esses jovens, que em alguns casos estão em situação de vulnerabilidade, vão preencher o tempo com atividades produtivas, o que será muito benéfico, a curto, médio e longo prazos, visto que eles poderão se profissionalizar”, pontua o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

 O coordenador municipal de Juventude, Markonny Moura, destaca que Água Branca é o primeiro município do Piauí a ser contemplado com o Programa Estação Juventude. “Graças à gestão do prefeito Jonas Moura e com articulação do vereador Ivon Lendl, este programa chega a Água Branca com uma proposta inovadora e de extrema importância para nossos jovens. Além disso, a criação da Coordenadoria de Juventude foi uma grande conquista de nosso município”, frisa.

 Markonny Moura explica, ainda, que uma das prioridades do Programa é a inclusão digital dos jovens. “A Estação Juventude trabalha, prioritariamente, com a tecnologia social e inclusão digital. O Programa visa facilitar o acesso à informática e tem como público-alvo aqueles jovens que estão em situação de vulnerabilidade social”, finaliza.

Fonte: Ascom

Alunos de Oeiras conquistam medalhas na OBMEP

Os estudantes da rede municipal de Oeiras tiveram um desempenho inédito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2018. Ao todo, o município conquistou 07 medalhas – 01 de ouro, 02 de prata, 04 de bronze – e 11 menções honrosas. Em sua 14ª edição, a olimpíada contou com a participação de mais de 18 milhões de alunos, classificando 952.839 para a segunda etapa.

No Piauí, além de Oeiras, apenas Cocal dos Alves e Teresina tiveram medalhistas de ouro na olimpíada, que busca incentivar o estudo da matemática, desmistificando a disciplina, que é vista como ‘bicho-papão’ por grande parte dos estudantes. “Fiquei feliz com a medalha. Prestei muita atenção nas aulas, fiquei muito atento às dicas dos professores e me concentrava nas atividades de casa”, comemora Igor Gabriel, aluno da Escola Municipal Juarez Tapety, medalhista de ouro na OBMEP.

Ele e os outros alunos premiados participam de um projeto desenvolvido pela Supervisão de Matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para aprimorar as habilidades dos estudantes na disciplina. O projeto reúne os alunos em aulas aos sábados, com revisões e exercícios envolvendo questões específicas de olimpíadas passadas. “Sentimos que os alunos tinham algumas deficiências, mas que tinham uma capacidade de raciocínio muito boa. Na primeira fase, nossos alunos já se mostraram acima da média. Tivemos a primeira medalha de ouro do Centro-Sul do Piauí, elas ficam sempre concentradas nas cidades do Norte”, observa Renato Martins, diretor da Escola Municipal Juarez Tapety, que ministrou aulas na fase de preparação dos alunos para a OBMEP.

A prova foi elaborada com questões dissertativas que desafiam os jovens em problemas resolvidos com raciocínio matemático. “A seleção é rigorosa. Se deixar de fazer uma letra o aluno já perde. As questões são subjetivas, em cada cálculo que o aluno faz ele tem que argumentar, explicar porque fez assim. A comissão analisa o cálculo e o argumento. Se ficar algo faltando a nota é subtraída”, explica Sandra Salvador, supervisora de Matemática da Semed.

As escolas municipais Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba concentram o maior número de medalhas e menções honrosas. Medalha de bronze na olimpíada, Monara Susanny, aluno do 7° Ano do Visconde da Parnaíba, não esconde a satisfação com o resultado na prova. “É uma sensação maravilhosa. Quando fiz a prova, não sabia que ia ganhar uma medalha”, celebra a estudante, que sonha em seguir carreira como engenheira.

“A disciplina que mais gosto é matemática. Estudei muito com os professores e em casa. Senti muita emoção quando recebi o resultado”, comenta Letícia Holanda, do 8° Ano do Visconde da Parnaíba, medalha de prata na OBMEP. Colega de classe de Letícia, Célia Regina diz que na fase de preparação estudava matemática três horas por dia. “Sempre tiro boas notas em matemática. Estudava duas horas na escola e uma em casa. Fiquei feliz com a medalha”, afirma a estudante de 14 anos.

Felicidade foi o que também sentiu Maiza Victória ao saber que foi bronze na OBMEP. “Além das aulas aqui com os professores, eu também estudava em casa, meu irmão me ajudou”, lembra a estudante do Juarez Tapety. “Fiquei alegre, saí correndo, pulando”, compartilha Luís Felipe, medalha de prata na prova, acrescentando que estudou bastante em casa, incentivado pelo pai, o professor Renato Martins.

“Fiquei surpresa com o resultado. A preparação foi bem descontraída, eu sempre prestava atenção nas aulas e no conteúdo”, festeja Débora Leal, aluna do Juarez Tapety.

Entenda a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. A prova é realizada por meio de duas fases. A primeira teve 20 questões de múltipla escolha e duas horas e meia de duração. Os estudantes têm três tipos diferentes de provas, de acordo com o nível de dificuldade:

Nível 1: alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Nível 2: estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

Nível 3: o mais avançado, é para os estudantes do Ensino Médio

A primeira fase é eliminatória, e a classificação é feita de acordo com a nota de cada estudante: são classificadas todos os anos as pessoas com as maiores notas até o preenchimento das vagas para a segunda fase.

Já a segunda fase não é eliminatória, mas sim classificatória, e mantém os três níveis da primeira fase. Nessa prova, os alunos têm três horas para responder a seis questões discursivas valendo 120 pontos no total.

As medalhas são definidas de acordo com a nota de cada estudante na segunda fase: segundo o regulamento, são previstas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de até 46.200 menções honrosas.

Veja quem são os estudantes oeirenses premiados na OBMEP de 2018:

Igor Gabriel Oliveira da Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Ouro

Luís Felipe Holanda Martins – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Prata

Letícia Holanda M de Carvalho – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Prata

Débora Leal de Oliveira – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Bronze

Maiza Victória de Sousa Alves – Escola Municipal Juarez Tapety – Medalha de Bronze

Monara Susanny Lima de Sousa – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Bronze

Célia Regina de Sousa Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Medalha de Bronze

Bruno Weslley Borges Ribeiro – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Hiara de Moura Fé e Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Luciana Carvalho da Silva – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Nícolas Rodrigues Alves – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Andressa Morgana Quintana Souza – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Bárbara Diva de Moura Alves – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Hyruan Santtynny Pereira Viana da Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Leandro Henrique Ferreira Estevão – Escola Municipal Juarez Tapety – Menção Honrosa

Pedro Luiz de Moura Marques – Escola Municipal Aleksandra Tapety (Povoado Morro Redondo) – Menção Honrosa

Thaynara Pereira de Sousa – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Yara Ravena Gomes da Silva – Escola Municipal Visconde da Parnaíba – Menção Honrosa

Fonte: Ascom

Monsenhor Gil recebe atenção especial na limpeza pública

Umas das primeiras medidas do prefeito João Luiz em janeiro de 2017, quando assumiu a gestão do município de Monsenhor Gil, foi mandar limpar a cidade por meio de um mutirão onde o próprio prefeito  participou dos trabalhos. Na época toneladas de entulho foram retiradas de ruas e demais logradouros públicos.  Segundo João Luiz manter a cidade limpeza é questão de saúde pública. "Sabemos que com acúmulo de lixo facilita a infestação e proliferação de insetos que causam doenças terríveis como a dengue. Estamos limpando e cuidando da saúde da população", disse o prefeito ao tempo que faz um apelo à população para que ajude a manter o município limpo e acolhedor para os moradores e visitantes.

Os trabalhos com a limpeza são diários, enquanto uns passeiam ou descansam lá estão os trabalhadores em atividades cumprindo uma orientação do prefeito João Luiz de manter o município em sua área urbana limpa e organizada. Em algumas oportunidades o prefeito solicita maior empenho, como fez  agora com vistas ao aniversário da cidade que se aproxima (6/12). Segundo o coordenador das equipes de limpeza pública Amadeu Mariano, o prefeito João Luiz é muito preocupado com este setor. "Fazemos os trabalhos diários, mas de vez em quando ele nos chama para pedir mais empenho e atenção. Vejo uma preocupação constante do prefeito. Mas é preciso compreenssão da população para não jogar lixo nas ruas, evitar podas de árvores e deixarem galhos amontoados pelas ruas, por exemplo", afirma Amadeu.

A moradora Maria Alice, que reside no município há mais de 30 anos, disse que nunca tinha visto a cidade tão limpa. "Vejo estes homens e os carros direto na limpeza de nossa cidade. Valeu prefeito João Luiz por seu trabalho. Meus parabéns", disse dona Alice. Outro que também destaca este importante serviço é o senhor José de Sousa. "Antes aqui em frente meu comércio tinha muita sujeira, que aliás, é a própria população que coloca. Agora dá gosto de ver tudo limpo. Este prefeito é cuidadoso com nossa limpeza", finalizou José. 

Atualmente os trabalhos também foram reforçados com maquinários modernos, que facilitam e agilizam o recolhimento do lixo. Ancelmo João ficou impressionado com os equipamentos em ação. Segundo o morador do bairro Cedro, as máquinas fazem boa parte dos trabalhos que o homem não faria e em alguns casos, levariam muito tempo para realizar. "O prefeito está de parabéns por seu compromisso com a limpeza do município", comentou o morador.

Fonte: Ascom

Projeto Impacto Sertão Livre em Picos

A cidade Picos irá sediar no período de 10 a 20 de janeiro de 2019 o Projeto Impacto Sertão Livre. O evento será realizado pelo Instituto Livres, em parceria com a Prefeitura do município.   

O projeto será desenvolvido em Picos através das seguintes atividades: visitas às casas das comunidades para geração e fortalecimento de vínculos; atividades pedagógicas, recreativas e esportivas com crianças e adolescentes; atendimentos médicos, odontológicos e de saúde em geral; exames médicos e odontológicos; realização de atividades culturais, musicais e recreativas em espaço amplo e inclusivo na cidade; palestras e atendimentos individualizados sobre diversos temas, visando a capacitação de mão-de-obra local; fomento da economia Local e geração de renda.

As atividades irão contar com a mobilização de mais de 600 voluntários, vindos de várias regiões do Brasil.

Segundo o prefeito Padre Walmir Lima, as atividades do projeto irão trazer melhorias para a população de Picos. “Teremos atividades nas áreas da Saúde, Educação, Serviço Social, Esporte e Cultura. A comunidade picoense será beneficiada com esse projeto. A prefeitura entra em parceria com a disponibilização dos locais para a realização das atividades”, disse.

PROJETO IMPACTO SERTÃO LIVRE

O Impacto Sertão Livre é um projeto social humanitário que promove a mobilização de voluntários em prol de comunidades sertanejas do polígono das secas, com o apoio de organizações parceiras que atuam na região. O projeto acontece semestralmente nos meses de janeiro e julho, durante 10 dias e reúne centenas de pessoas de todo o Brasil. Por meio dessa ação social solidária, comunidades inteiras têm sido impactadas e transformadas.

Esse projeto coopera diretamente com os Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo Sustentável, Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Parcerias e Meios de Implementação.

 Fonte: Ascom

Mais obras em Floriano

Na manhã deste sábado (17) o prefeito Joel Rodrigues assinou, na presença do vice-prefeito Antônio Reis, vereadores, secretários municipais, do deputado federal Assis Carvalho, do deputado estadual eleito Dr. Francisco Costa, a ordem de serviço de início das obras de pavimentação poliédrica do perímetro que liga os bairros Rede Nova e Taboca. 

Através do Governo do Estado, do Ministério das Cidades e da emenda do deputado federal Assis Carvalho, orçada em R$ 1 milhão, foi assinado o projeto que visa pavimentar com paralelepípedos a avenida Petrônio Portela, que é a principal via de ligação entre os bairros Taboca e Rede Nova, resultando em, aproximadamente, seis mil metros quadrados de pavimentação. 

De acordo com o prefeito Joel Rodrigues a ação é um importante passo para mobilidade urbana da região, assim como para a qualidade de vida dos moradores. “O trabalho de retirar famílias da lama e da poeira é uma prioridade da gestão municipal, através de importantes articulações estamos levando pavimentação asfáltica e poliédrica a vários bairros de Floriano”, finalizou o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

MPT participa de documentário gravado em Ilha Grande

Uma empresa holandesa de grande atuação na Europa, uma das principais compradoras da cera de carnaúba do Piauí e do Ceará, está produzindo um documentário com enfoque na extração e produção desta matéria-prima utilizada em diversos segmentos da indústria mundial. O documentário tem por finalidade divulgar na Europa a ideia de comercializar produtos apenas das empresas que cumprem a legislação trabalhista brasileira e valorizam a sustentabilidade social em toda a cadeia produtiva.

As gravações aconteceram durante inspeção conjunta entre Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho (MTb) no município de Ilha Grande, ao norte do Estado do Piauí, onde trabalhadores faziam a extração da palha da carnaúba. A gravação também contou com a participação dos auditores fiscais do trabalho que atuam na fiscalização das atividades de corte da palha e extração de pó de carnaúba. “Enaltecemos o exitoso trabalho em conjunto do MPT e MTb na fiscalização da atividade, as relevantes conquistas já obtidas ao longo de quase seis anos do projeto ‘Palha Acolhedora’ e, ainda, a importância social e econômica da atividade”, explica o Procurador do Trabalho, José Wellington Soares.

Durante as filmagens, o procurador fez uma retrospectiva dos trabalhos realizados pelo MPT desde 2012. O projeto passou pelas fases de conscientização, fiscalização e colheita de termos de ajuste de conduta com toda a cadeia produtiva da palha da carnaúba no Piauí, inclusive com as empresas exportadoras. “Desta forma, pretendemos garantir que todos que laboram na atividade obedeçam às leis trabalhistas e promovam o trabalho decente, o que implica a valorização das empresas que atuam de maneira correta e também do próprio produto”, destacou o procurador.

Em razão desse trabalho, muitas empresas já se ajustaram. No entanto, é importante que a indústria só negocie com quem respeita os direitos trabalhistas e sociais e, sobretudo, valorize o produto extraído de maneira sustentável e em conformidade com as normas de proteção ao trabalho. “É essencial separar o joio do trigo e eliminar aqueles que atuam de maneira predatória na atividade. A tendência é que estes sejam expurgados da atividade e não tenham mais para quem vender seus produtos”, finaliza o procurador. 

Fonte: Ascom

Concurso de Natal em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e em parceria com o Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), lançou o concurso Natal Luz 2018, que vai premiar as lojas e empresas do município de acordo com a concepção artística da decoração natalina de suas fachadas. Para participar, os interessados devem se inscrever, até o dia 23 de novembro, na sede da Secretaria ou através do link https://goo.gl/PZqHtz.
 
O concurso visa dar maior visibilidade ao centro comercial, proporcionando maior fluxo de pessoas e rentabilidade pelo poder de compra em decorrência ao espetáculo atrativo da decoração natalina.
 
Para a escolha das vencedoras, duas comissões avaliadoras - Comissão de Habilitação Jurídica e Comissão de Seleção Artística - vão avaliar os seguintes critérios: criatividade e inovação; qualidade artística e técnica da obra; luminosidade artística e visual artístico. A decoração deve estar finalizada até o dia 10 de dezembro e permanecer em funcionamento integral até o dia 25 de dezembro.
 
Haverá premiação para as três primeiras colocadas, sendo R$ 2 mil para o primeiro lugar; R$ 1,5 mil para o segundo lugar; e R$ 500 para o terceiro lugar.
 

Para a secretária de Cultura de Água Branca, Camila Alencar, “a decoração vai atrair pessoas para o centro do município e, dessa forma, contribuir para a circulação de renda no local. O Projeto é uma forma de agradar os clientes e de estimular o empresariado local a participar do embelezamento da cidade”.

 

Fonte: Ascom

Oportunidades de trabalho no sul do Piauí

A Prefeitura de São Gonçalo do Gurgueia intensificou a emissão das Carteiras de Trabalho para moradores do município. A sala está instalada na sede da Prefeitura e foi totalmente equipada para modernizar a emissão do documento.

De acordo com a responsável pela coleta de informações da Sala de Identificação da Prefeitura de São Gonçalo do Gurgueia, Patrícia Barreira Cavalcante, a emissão da carteira pode levar até 30 dias para ficar pronta, já que precisa ser encaminhada até Teresina para a validação do documento.

O prefeito Paulo Lustosa Nogueira destaca que o investimento feito na sala, com a aquisição dos equipamentos e investimento em capacitação da servidora responsável, é mais um benefício para a população do município, que agora poderá se candidatar para as vagas de trabalho disponibilizadas pelas empresas que construirão a Usina Solar São Gonçalo.

"Sem a emissão da carteira de trabalho no município a nossa população era obrigada a procurar outras cidades para fazer o documento e muitas pessoas não tinham condições justamente por estarem desempregados. Agora os moradores da nossa cidade estão preparados para começar a trabalhar e nós estamos satisfeitos por garantir mais esse direito à população", ressalta.

Fonte: Portalcorrente

Mais calçamento e esgoto em Oeiras

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Assuéro Rêgo, esteve na manhã desta segunda-feira, 12, no Morro do Urubu, Bairro Rodagem de Floriano, acompanhando as obras de saneamento básico efetuadas na comunidade. No local, o SAAE está concluindo a implantação de uma rede de esgoto, feita com recursos próprios.  

Desde que iniciou suas atividades, em abril deste ano, o SAAE intensificou as ações para ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e do sistema de abastecimento d’água em Oeiras. “Investimos R$ 104.884 mil na aquisição de cloro e dosadores, substituímos todos os dosadores que estavam instalados em poços que pertenciam à Agespisa e já instalamos mais seis equipamentos nos poços municipais da Pedreira, Morro do Urubu, Morro da Rutinga, Barrocão, Morro da Cruz e Escola Municipal Santinha Nunes”, diz Assuéro Rêgo.

Em sete meses, o SAAE já investiu quase R$ 130 mil em bombas e na montagem de uma torre capaz de realizar a manutenção em qualquer poço do município e das cidades vizinhas. “Montamos um equipamento para desobstrução da rede de esgoto. Executamos rede de abastecimento de água na Pedreira, Morro do Urubu e Barrocão e ampliamos as redes existentes no Bairro Leme e no povoado Alagoinha. Neste último, colocamos para funcionar o sistema instalado pela Codevasf para captação, tratamento e distribuição de água para os povoado Junco e Alagoinha”, acrescenta o diretor do SAAE.

Calçamento

Além da rede de esgoto e de abastecimento d’água, a comunidade Morro do Urubu está recebendo obras de pavimentação poliédrica. Segundo a Prefeitura de Oeiras, o investimento em infraestrutura e mobilidade urbana proporciona melhores condições de vida para a população e contribui para valorização imobiliária da comunidade.

Fonte: Ascom

Posts anteriores