Cidadeverde.com

Projetos de Picos revelam jovens atletas

Funcionando já há três meses, o projeto que trata das categorias de base do futebol de Picos, apoiado pela Prefeitura Municipal, começa render frutos. O destaque fica por conta do garoto Gabriel, que está no time Piauí (Piauizão), em Teresina.

“Embora só tenha três meses, o projeto das categorias de base de Picos tem muito futuro, já que Picos é um seleiro de grandes jogadores”, comenta Felipe Sousa, coordenador do projeto. O referido projeto é dividido em duas categorias, uma sub 17 e uma sub 20.

Explica Batista Sousa, treinador das equipes de base, o intuito original do projeto visa “formar primeiramente o cidadão, depois o atleta. Aqui, nós buscamos modelar o caráter do jovem por meio da disciplina que o esporte impõe. Assim, acreditamos que no futuro teremos uma pessoa de bem e um atleta exemplar”, assinala Batista.

Acrescenta o treinador que está sendo agendada uma visita de observadores das categorias de base de times como o Esporte Clube do Recife para o mês de outubro onde o objetivo é analisar os garotos do referido projeto em Picos.

“Como nós temos contatos com muita gente de outros Estados, estamos trazendo em outubro, avaliadores das categorias de base do Esporte Clube do Recife para fazer uma análise com nossas categorias. A expectativa é grande quanto a isso”, explica Batista.

 Processo de seleção

A seleção de jovens atletas picoenses para ingresso no mundo do futebol é um processo lento e muito árduo. Explica Batista que o processo de seleção da garotada acontece em duas etapas distintas, onde, por meio de peneiras, são juntados inicialmente 300 garotos de Picos e sua microrregião para se chegar um total de 80 jogadores.

“Nas categorias de base você escolhe os melhores. Agente fez uma avaliação entre 300 jovens de Picos e microrregião e escolhemos 80 entre os melhores. Nessas categorias o atleta tem que ser diferente. Tem que ser bom de bola. Estamos trabalhando esses jovens com o propósito de que um dia possam ser inseridos em um time profissional do país, a exemplo do que já está acontecendo”, ressalta.

Critérios para o ingresso no projeto

Para ingressar no projeto das categorias de base de Picos, é necessário que o jovem candidato esteja com suas obrigações sociais em dia, ou seja, é cobrado o currículo escolar atualizado, além de requisitos de natureza pessoal.

“Nós orientamos que os garotos desenvolvam atividades sociais às quais levem para sua vida, como bom comportamento, bom caráter, disciplina, retidão, e que estejam na escola. Também temos parceria com órgãos que cuidam de jovens infratores, pois temos dois garotos no projeto que estão em medidas socioeducativas. Esse é também um dos objetivos do nosso projeto, o qual o Pe. Walmir apoiou de pronto. Devo destacar que sem o apoio total e irrestrito do prefeito Pe. Walmir Lima, nós não poderíamos realizar nada. Esse projeto é muito importante para os jovens locais e região, pois daqui poderá sair grandes craques. E o Pe. Walmir entendeu nosso objetivo logo na primeira reunião que tivemos e nos apoiou”, refere Felipe Sousa, coordenador.

A garotada

A garotada participante acredita na representação do projeto junto ao cenário nacional. Segundo expõe o jovem Jeferson Lima, 22, a inciativa veio em boa hora e que “as portas estão se abrindo. Essa é a oportunidade que todos nós queríamos e só agora o Pe. Walmir está nos dando isso”, diz.

Para Raí Soares, 16, além da pratica esportiva em si, a qual já é de grande valia para a saúde, o projeto das categorias de base da qual participa, possui viés da construção da pessoa como cidadão socialmente correto.

“Agente aprende muito aqui, não somente sobre futebol, mas outras coisas como disciplina que é muito bom para a gente, respeitar as regras, saber o que é um bom caráter. É muito importante para nós. É a grande chance para agente crescer no futebol e na vida”, acredita o garoto.

Reforça o secretário de esporte do município, Adonai Venâncio, que o projeto das categorias de base de Picos é fundamental na construção da pessoa humana pois envolve práticas de saúde física e psicológica, as quais irão modelar o ser humano futuro.

“Projeto magnífico. Trata tanto da questão física, quanto da questão do cidadão digno, de caráter. O Pe. Walmir nos proporcionou isso e vamos muito além. Esperamos que cada ano possamos criar novos jogadores, também novos cidadãos de bem”, reforça Adonai.

O projeto acontece de segunda a sexta-feira das 15 as 18 horas no Estádio Municipal Helvídio Nunes. Toda a logística e material são fornecidos pela Prefeitura de Picos.

Fonte: Ascom

Expectativa no interior pelo debate TV Cidade Verde

Nas cidades do interior do Piauí a grande expectativa no dia de hoje é a realização do debate entre os candidatos a governador promovido pela TV Cidade Verde. O horário da realização do debate tem sido um diferencial para os telespectadores que terão durante o tempo de almoço  a possibilidade de ouvir as propostas de cada candidato na disputa pelo eleitor piauiense.

A posição dos candidatos no cenário do primeiro debate da TV Cidade Verde nas eleições 2018  foi definida em sorteio ao vivo no programa Notícia da Manhã, da sexta-feira (31). 

O debate será mediado pelo jornalista Joelson Giordani. A numeração dos candidatos foi definida em sentido horário. Os jornalistas Nadja Rodrigues e Elivaldo Barbosa sortearam a posição em cada bancada e, em seguida, o nome do candidato. 

O encontro para debater propostas para o Piauí acontecerá no stúdio Maria Amélia Tajra com transmissão ao vivo pela TV, Rádio, Cidadeverde.com e pelo aplicativo CVPlay.   

Participarão do debate os candidatos com registros deferidos pela justiça eleitoral, nos termos do Art. 38, parágrafo 2º da resolução Nº 23551, de 18.12.2017, do Tribunal Superior Eleitoral. 

Durante o debate é vedada ofensa pessoal entre os candidatos e, caso ocorra, será concedido direito de resposta. Uma comissão com advogados, indicada pela OAB, vai participar da discussão. 

 VEJA A POSIÇÃO DOS CANDIDATOS NO DEBATE

1- Sueli Rodrigues (Psol)
2- Fábio Sérvio (PSL) 
3- Luciano Nunes (PSDB)
4- Dr. Pessoa (Solidariedade)
5- Valter Alencar (PSC)
6- Wellington Dias (PT)
7- Elmano Férrer (Podemos)

Zona rural de Sigefredo Pacheco ganha calçamento

Os moradores do Assentamento Santo Antonio do Campo Verde, em Sigefredo Pacheco, serão beneficiados com 500 metros de calçamento. A obra já iniciou e os recursos são de uma emenda do deputado Antônio Félix a pedido do vereador Matueiro.

O Assentamento já foi beneficiado recentemente pela gestão do prefeito Oscar Bandeira com a recuperação da estrada de acesso.

Fonte: Ascom

 

Shopping do Povo em Picos recebe internet grátis

A Prefeitura de Picos, por meio Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, realizou instalação de internet gratuita no Shopping do Povo. A realização visa integrar comerciantes com novas tecnologias e aumentar o fluxo de pessoas no local.

O secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Rodrigues, destaca pontos importantes e melhorias proporcionadas pela instalação de internet gratuita no Shopping do Povo.

“Nós temos feito um grande esforço para ter atrativos para ter um fluxo maior de clientes, garantindo a comercialização maior nos boxes. Hoje, podemos dizer que o shopping tem internet gratuita de qualidade, fizemos uma parceria com uma instituição, e disponibilizamos 100megabytes, para quem estiver dentro do Shopping do Povo”, afirma.

De acordo com Iata Rodrigues, uma boa qualidade de internet faz com que pessoas de outras cidades e que não utilizem dados móveis permaneçam por mais tempo no local, pois há a necessidade de se comunicar e usar as tecnologias.

“Geralmente a qualidade da internet possibilita uma troca de informações de forma rápida, garante que aqueles que vem de outras cidades entrar no shopping, sentar na praça de alimentação e possivelmente consumir produtos no local, pois as tecnologias estimulam a visitação, e consequentemente, a compra de serviços no local”, pontua. 

O secretário ainda fala que a sociedade necessita da integração de tecnologias, principalmente em ambientes públicos, pois a internet está cada vez mais presente na vida da população, e os locais com internet gratuita tendem a ter mais vendas e visitas.

Fonte: Ascom

Água Branca promove Fórum do Selo UNICEF

A Prefeitura de Água Branca realizou, na manhã desta quarta-feira (29), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O evento visa fortalecer as políticas públicas para garantia dos direitos de crianças e adolescentes em diversas áreas, como educação, saúde e assistência social, essenciais para a conquista do Selo UNICEF Município Aprovado.

 Durante o fórum, foram apresentados os 11 indicadores sociais que compõem a metodologia do Selo UNICEF. Baseado na realidade de cada setor, os indicadores foram trabalhados em oficinas e debates para elaborar as estratégias. Após apresentação em plenária, as discussões tidas durante o evento vão fundamentar um documento que servirá de base para o alcance das metas do selo no município.

 O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, ressalta a importância do reconhecimento do UNICEF às ações que são ofertadas ao povo de Água Branca. “A equipe gestora está unida, com ações interligadas em todas as áreas e Secretarias, para sistematizar e fortificar a proteção a crianças e adolescentes. A conquista do Selo é a confirmação de que nossas ações estão dando certo e que estamos garantindo um futuro melhor e mais saudável as nossas crianças”, avalia.

 A secretaria de Assistência Social, Danielly Lima, frisa o empenho de toda a equipe em promover o evento e buscar mais conquistas para o município. “Para garantir o Selo UNICEF temos que elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos e um plano de ação para enfrentar os principais problemas. Nesta perspectiva, os indicadores de impacto social oferecem aos participantes uma análise de como está o município em relação às políticas públicas e às ações que podem ser fortificadas para garantir qualidade de vida às crianças e adolescentes", explica.

 Estiveram presentes, equipes das secretarias de Educação, Saúde, Obras, Agricultura, Comunicação, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e Gabinete; diretoria do Hospital Municipal Dirceu Mendes Arcoverde; representantes do Conselho Tutelar; Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Núcleo de Adolescentes e Cidadania de Água Branca (NUCA).

 Água Branca é uma das 40 cidades do Piauí que receberam o Selo UNICEF Município Aprovado, edição 2013/2016. Em 2015, o município também recebeu certificação do UNICEF por conseguir alfabetizar 90,5% das crianças matriculadas no 3º ano da Educação Infantil da rede municipal, através do Programa Palavra de Criança (PPC).

Fonte: Ascom

Prefeitura de Picos investe em segurança

 A câmera de segurança e monitoramento instalada na Avenida Getúlio Vargas, em Picos está em fase de testes para garantir segurança dos veículos e da população. Questões técnicas como, internet, estão sendo aperfeiçoadas para que o projeto comece a funcionar de forma definitiva.

Segundo o secretário e Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Círilo, o sistema de monitoramento ainda não tem um prazo definido para ser concretizado.

“Até o momento uma câmera está instalada na Avenida Getúlio Vargas, e estamos testando, não existe um dia certo para dizer que hoje ela vai funcionar, estamos testando e acompanhando claro, para que possa ser feita possíveis alterações”, afirma.

A câmera instalada tem alcance de toda à Avenida Getúlio Vargas e será feito um acompanhamento diário durante o dia e a noite.

Mais câmeras

Atualmente, apenas uma câmera foi instalada, porém há um projeto para instalar em todas as ruas e avenidas que possuem Zona Azul. Após a instalação na Avenida Getúlio Vargas, será instalada outra na Nossa Senhora de Fátima, que irá cobrir também a Rua Coronel Francisco Santos e a Praça Josino Ferreira.

Fonte: Ascom

Hospital de Oeiras preserva a saúde dos servidores

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Regional Deolindo Couto, promoveu entre os dias 22 e 24 de agosto a atualização vacinal dos servidores do referido hospital.

A coordenadora de Imunização da Semusa, Katharine Dantas, comenta que os trabalhadores de saúde são constantemente expostos a situações de risco à saúde e necessitam que medidas de proteção como a vacinação sejam realizadas adequadamente.

“A vacinação é o mais importante meio de proteção contra doenças e está regulamentada pela NR-32, norma esta que estabelece as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção à segurança e saúde do trabalhador. Nesse sentido, foram ofertadas as vacinas contra tétano, hepatite B, influenza (gripe), febre amarela e tríplice viral, que garante proteção para sarampo, caxumba e rubéola”, explica a coordenadora.

Na ação, foram imunizados 90 profissionais, entre eles: técnicos de enfermagem, enfermeiros, auxiliares de serviços gerais, recepcionistas, maqueiros, além de profissionais da farmácia, laboratório e copa.

Fonte: Ascom

Ação de cidadania realiza 3.500 atendimentos em Altos

A 12ª edição do Programa Saúde e Cidadania foi realizada na última sexta-feira (24) em Altos. A ação, realizada no bairro Bacurizeiro, atingiu a marca de 3.430 atendimentos e procedimentos realizados.

 Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 82 atendimentos clínicos gerais; 50 de ginecologia; 52 de pediatria; 40 de cardiologia; 205 de odontologia, com entrega de kits odontológicos; 180 aferições pressão arterial; 284 testes rápidos de glicemia; 120 vacinas; 230  de glicemia capilar e 45 atendimentos do NASF.

 Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania contabilizou 37 cortes de cabelo; 45 escovas e pranchas; emissão de 65 Passes Livres; 26 cadastros no Bolsa Família; 50 atendimentos do CadÚnico; 60 carteiras da terceira idade; 52 Benefícios de Prestação Continuada; 378 fotos ¾; emissão de 450 identidades (RG) e emissão de 250 Cadastro de Pessoa Física (CPF); 200 pinturas de rosto para crianças e 345 xérox. Por meio das oficinas socioeducativas, a Secretaria de Educação realizou 157 atendimentos.

 “O bairro Bacurizeiro e comunidades da região estão de parabéns pela expressiva participação no Programa. O povo de Altos abraçou essa grandiosa iniciativa, que leva vários serviços do Executivo às comunidades”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

 “Já estamos planejando uma nova edição do Programa Saúde e Cidadania, esse projeto implantado há pouco mais de um ano, que conta com uma equipe dedicada e competente e vem tendo uma aceitação muito boa por parte dos cidadãos”, comenta o secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda.

Fonte: Ascom

Floriano terá nova galeria e revitalização de avenida

Neste sábado (25), aconteceu, em Floriano, a assinatura da ordem de serviço para reinício das obras da galeria Fauzer Bucar, paralisadas há 60 anos, e da revitalização da avenida que leva o mesmo nome. O projeto tem a assinatura da CODEVASF e contou com o apoio do deputado Heráclito Fortes, que destinou emenda para a conclusão das obras. O evento aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, no Complexo do Mercado do Cruzeiro e contou com a presença do presidente da Codevasf, Avelino Neiva, e autoridades locais.

O deputado Heráclito Fortes não participou do evento devido às restrições impostas pela lei eleitoral, mas comemorou o fato através das redes sociais. “Emocionado ao receber esse vídeo. Ele representa o início da realização de um sonho que começou há 60 anos e que, agora, finalmente, se torna realidade. Esta é uma luta não apenas minha, mas da população Florianense que esperou muito tempo por esta conquista”, declarou Heráclito, ao exibir também um vídeo da chegada dos equipamentos em Floriano.

Ainda durante o evento, o presidente da CODEVASF, Avelino Neiva, também confirmou o projeto de revitalização do Riacho do Leite, com a construção de galerias. O projeto, elaborado pela CODEVASF, deve ficar pronto até novembro e seguirá os trâmites necessários para execução.

Fonte: Ascom

Incentivo ao turismo e a mobilidade em Campo Maior

A estrada que interliga as comunidades Fazendinha e Salinas está sendo reconstruída para melhorar a locomoção de quem precisa fazer o trajeto diariamente e também para interligar dois pontos turísticos importantes de Campo Maior. As fazendas históricas com a Serra de Santo Antônio.

O trecho compreende fazendas históricas e turísticas como Jatobazal e Trabalhado e ainda beneficia as comunidades São Mateus, Capitão de Campos e Cruzeiro, totalizando 10 quilômetros de via. “Aqui muita gente trafega diariamente saindo dessa região da Fazendinha e vai trabalhar em Campo Maior”, registra o mecânico Raimundo Nonato.

 O prefeito Professor Ribinha, acompanhado do vereador Geraldo Paz e do suplente Zé Pereira, fez uma visita a comunidade Fazendinha para acompanhar a construção da estrada que liga a Fazendinha a localidade Salinas.

Fonte: Ascom

Posts anteriores