Cidadeverde.com

Prefeitura recupera mais 120 km de estradas em Barras

Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Carlos Monte e o secretário de administração, José Luiz Fortes, estiveram na zona rural do município conferindo o andamento das obras de recuperação da malha viária na localidade Santa Rosa! Quase 30 km de estradas estão sendo feitos na região.

A patrulha mecanizada, composta de uma máquina motoniveladora e quatro caçambas, trabalha em ritmo intenso visando à conclusão da estrada até o final da próxima semana. Com essa obra, a prefeitura já ultrapassa 120 km de estradas recuperadas em todo o município.

Durante a visita, o Prefeito Carlos Monte concedeu uma entrevista e comentou que a obra é uma revindicação antiga e afirmou que o trabalho no local está sendo feito do zero, um recapeamento completo.

“Isso aqui sempre foi uma grande reivindicação de toda essa região, nós começamos esse trabalho lá na localidade Três Caminhos, fizemos a primeira etapa até a Tabocas e ontem nós concluímos, a segunda etapa, até a Santa Rosa. Hoje estamos iniciando essa nova etapa, que é daqui até a localidade Há Mais Tempo e, em seguida, até a localidade Surdo. É uma estrada longa, de quase 30 km, tivemos de aumentar o número de caçambas pra tentar agilizar o trabalho, pois entendemos que tem muita estrada precisando de construção e não reforma, não estamos só tampando os buracos, aqui está sendo feito o recapeamento completo de toda a estrada”, explicou.

O local não tem piçarra própria para a estrada e, para fazer estradas as caçambas estão indo buscar a 12 km de distancia. Para o prefeito a obra é satisfatória, pois beneficiará muitas localidades da região.

“Estou satisfeito com o serviço e acredito que essa semana nós terminaremos essa fase e, na próxima semana, nós devemos encerrar a obra até o Surdo. Muitas famílias serão beneficiadas, pois nessa estrada passam muitos ônibus de linha, escolar, motocicletas, carros pequenos, ela dar suporte a grande região das matas de Barras. Vai até o Riachão, Murici, muriçoca e, entre outras”, disse.

Fonte: Ascom

Projeto leva música ao Morro da Cruz em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza nos dias 22 e 29 de julho, no Mirante do Morro da Cruz, o projeto ‘Temporada de Férias - Música no Mirante’. A iniciativa tem o intuito de movimentar a cena cultural oeirense, aliando o trabalho de artistas locais a um dos espaços mais belos e visitados da cidade.

Neste domingo, 22, as atrações do projeto são a cantora Nayara Sá e o Forró Indo e Voltando. No próximo domingo, 29, as atrações do ‘Música no Mirante’ são o Grupo Puro Kaso e David Ostentação e banda. As apresentações musicais começam às 18h.

O mirante natural e ponto de visitação turística foi reaberto em março deste ano, completamente revitalizado, com restaurante, lanchonete, banheiros, balcão de informações turísticas e uma concha acústica, reservada a shows e apresentações culturais.

Fonte: Ascom

Mercado Central de Floriano recebe serviços

O Mercado Público Central, localizado no centro da cidade, tem passado por ações de revitalização que buscam melhorar o aspecto do ambiente para os visitantes, assim como para os trabalhadores que ali estão diariamente, proporcionando um espaço mais confortável e organizado. 

Sob a direção de Manoel Neto, o Mercado vem buscando, através de ações paliativas, deixar o ambiente dentro das normas da ANVISA, enquanto a reforma total do local é aguardada. De antemão já foram realizadas a renovação da tubulação de abastecimento do Mercado, sanando totalmente o problema de falta de água, além disso, esses tubos foram interligados para que a água utilizada pelos comerciantes seja despejada na galeria, que agora encontra-se totalmente fechada. Por meio de reuniões com os vendedores, foi realizado o trabalho de realocação dos comerciantes que estava na calçada frontal do Mercado, deixando o espaço livre para o trânsito da população. Esses comerciários foram dispostos  através da divisão do espaço entre eles próprios, mantendo o princípio democrático.

Está sendo programado um mutirão para a lavagem do Público Central, que irá preparar o local para a ação de dedetização que acontece até o final do mês. Em meados de setembro, de acordo com o diretor do Mercado, Manoel Neto, ocorre toda a reforma do teto, com o intuito de evitar transtornos no período chuvoso. “Através dessa ação iremos reativar a parte superior, disponibilizando mais espaço para os comerciantes, evitando, de tal forma, que o prédio fique com espaços ociosos”, finalizou o diretor.

Fonte: Ascom

Projeto recebe recursos para a música no sertão do Piauí

O Projeto Acordes do Campestre, de iniciativa do empreendedor musical Salvador Nunes e do seu filho Sandro Dias, conhecido nacionalmente como Sandrinho do Acordeon, receberá recursos no valor de 300 mil reais. O convênio é com o Ministério da Cultura/FUNARTE e a emenda é do deputado Heráclito Fortes (DEM). Os recursos já estão disponíveis na conta do Projeto.

“Para mim e para todas as pessoas envolvidas, colaboradores, país, alunos, sócios é a realização de um sonho, porque com isso vamos fortalecer essa iniciativa, reforçar o trabalho e alcançar muitas outras crianças. Vamos fazer um grande trabalho, espalhando música e alegria”, disse Sandrinho, ao receber a notícia na noite desta segunda-feira (16).

O deputado Heráclito Fortes, autor da emenda, conheceu o projeto em 2017, levado por um amigo, durante visita a São Raimundo Nonato, ocasião em que assistiu a uma apresentação da orquestra.

“Sandrinho faz um trabalho social fantástico e está tirando jovens das ruas, das drogas e do mau caminho. Eu fui visitá-los no local onde está a escola e o que me deixou triste é que a ajuda de autoridades públicas do Piauí seja pouca ou quase nenhuma. Espero que com estes recursos eles consigam investir mais no Projeto para que ele possa continuar com esse trabalho cultural e social no Piauí”, disse Heráclito.

O parlamentar também ressaltou que, além da destinação da emenda, está em contato com três bancos de grande porte para que eles se insiram neste projeto. “Nós temos no Piauí riquezas que, infelizmente, ainda não conseguimos divulgá-la na medida que merecem e o fortalecimento desse Projeto será mais uma fonte de turismo para os brasileiros que irão a São Raimundo Nonato, reconhecida pelo Parque Nacional da Serra da Capivara”, pontuou Heráclito.

  O Projeto

O Projeto Cultural Acordes do Campestre teve início no ano 2000 na cidade de Dom Inocêncio/PI pelo pai de Sandrinho do Acordeon, o senhor Salvador Nunes e tem por objetivo fortalecer a política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais implantada. Além disso, funciona de forma sustentável, incentivando crianças e adolescentes a desenvolverem suas habilidades artísticas, descobrir novos talentos nos municípios e localidades vizinhas e dar a eles o suporte para se profissionalizarem na música, ter a música regional bem representada em eventos culturais e contribuir para o desenvolvimento e/ou inclusão social dos atores inseridos.

A iniciativa cultural se fortaleceu em 2004, quando Sandrinho começou a tocar sanfona, incentivado pelo pai. Mas foi em 2009 que o projeto veio a se formalizar em São Raimundo Nonato, e, sem nenhuma estrutura física apropriada, muitas vezes em baixo de um pé de umbuzeiro, o projeto foi chamando a atenção pelo interesse social que tem despertado em crianças e adolescentes da região.

O Projeto atende crianças a partir de 07 (sete) anos nos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Dom Inocêncio, cidades localizadas no Território Serra da Capivara, no semiárido do Estado do Piauí.  A região é conhecida como um significativo celeiro de sanfoneiros, com uma tradição centenária de grandes mestres do acordeon, e com um enorme legado de contribuição para o forró nacional, através de nomes como Egídio Raposo, Raimundo do Mundico, Gilberto Dias, dentre outros.

Fonte: Ascom

Tem início a 16ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida

A Força-Tarefa Popular (FTP) inicia nesta terça-feira (17) a 16ª Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida. O percurso será de Picos a Teresina e serão cerca de 320 km e 20 dias de caminhada.  A solenidade de envio dos marchantes acontecerá às 09h30 na Praça da Liberdade, ao lado do Palácio de Karnak, centro da capital. O objetivo principal da Marcha neste ano é cobrar a efetivação dos Planos de Governo dos prefeitos eleitos, tendo como base informações disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Durante estes dias, serão percorridos os municípios de Picos, Dom Expedito, Ipiranga, Inhuma, Valença, Elesbão Veloso, Passagem Franca, Barro Duro, Monsenhor Gil, Demerval Lobão e Teresina. O desenvolvimento da ação se dará dentro do Projeto Elenaldo Teixeira, tendo como objetivo fortalecer o poder local para mudar o global. Maiores esclarecimentos serão apresentados na solenidade.

“Esta marcha será um marco para o Direito Eleitoral. A cobrança dos Planos de Governo dos prefeitos eleitos vai trazer efetividade a um requisito da lei que pouco é usado. Há um contrato jurídico celebrado entre eleitor e o eleito. O eleitor entrega ao prefeito toda estrutura para cumprir seu plano, inclusive servidores, carros, etc, além de uma boa remuneração. Ao cobrar a efetividade do plano estaremos aperfeiçoando a democracia e o direito eleitoral. O impacto na vida política brasileira será sentida em breve com a consolidação desta nova cultura que nasce com a Marcha”, disse o coordenador do movimento, Arimateia Dantas.

Ao final da solenidade, os marchantes serão enviados e devem chegar em Picos por volta das 18h, onde serão acolhidos no auditório da UESPI, localizado no bairro Junco, por diversas entidades. Contato (86) 99987-2004 - Arimateia Dantas.

Sobre a marcha

A Marcha tem como tema “fortalecendo a ética nossa de cada dia”. Neste sentido, buscará despertar a sociedade para refletir o comportamento pessoal de cada um. De acordo com Arimateia Dantas, pequenos desvios abrem e fazem o caminho da corrupção. “Jogar papel no chão, falar ao celular quando dirige, colar nas provas, passar ao lado do quebra-molas, etc. O comportamento pessoal influi no global”, destaca.

Fonte: Ascom

Altos realiza com sucesso mais um São João na Roça

  • Altos_chicabana_.JPG Ascom
  • Altos_Chicabana_1.JPG Ascom
  • Altos_chicabana_5.JPG Ascom
  • Altos_chicabana_3.JPG Ascom
  • Altos_chica_61.JPG Ascom
  • Altos_chica_6.JPG Ascom
  • Altos_chicabana_2.JPG Ascom

Os shows da banda Chicabana e do humorista João Cláudio Moreno levaram mais de 15 mil pessoas ao Calçadão da Praça Cônego Honório, no último sábado (14), para o encerramento do VI Festival São João na Roça, em Altos. A informação do público foi divulgada pela Polícia Militar.

 “Festa linda e plural, onde pudemos abordar as nossas quadrilhas, artesanato, comidas típicas, humor e muito forró com shows de bandas locais e regionais. Obrigada ao povo altoense por abraçar esse Festival, que fica melhor a cada edição, e já estamos na expectativa para 2019”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

 O VI Festival São João na Roça é uma realização da Prefeitura de Altos, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 Avenida 12 de Outubro

 Ainda no sábado (14), a prefeita Patrícia Leal - acompanhada de vereadores, lideranças comunitárias e a população em geral – entregou a reforma e revitalização da Avenida 12 de Outubro, uma das principais vias da cidade.

“A Avenida 12 de Outubro não recebia reforma há vários anos e agora pudemos entregar mais essa importante obra ao povo de Altos. É mais um compromisso que assumimos e, com muito esforço, conseguimos cumprir”, conclui a prefeita.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Água Branca inaugura Academia Livre

A Prefeitura de Água Branca realizou, na última quarta-feira (11), a entrega de um Academia Livre para a população do município. A academia, instalada na Praça de Eventos José Pereira Lopes, faz parte das inaugurações em comemoração ao aniversário de 64 anos de emancipação política do município, comemorado no dia 01 de julho.

 A solenidade de entrega da academia contou com aulão de treinamento funcional e zumba, oferecido pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Thais, Diego e Vinícius, e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Waldisney e Maria do Céu.

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, afirma que o espaço vai contribuir para a saúde e lazer do povo aguabranquense. “Quero agradecer ao deputado estadual Georgiano Neto, que destinou emenda parlamentar para a aquisição dessa Academia Livre, assim como a toda a equipe da Saúde e Assistência Social de Água Branca, que está oferecendo os serviços durante a inauguração. A implantação dessa academia faz parte do Esforço da Gestão Municipal de proporcionar mais saúde e lazer para o povo de Água Branca. Estamos todos muito contentes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta.

 O secretário de Saúde, Amilton Feitosa, fala sobre a importância da academia livre para a saúde. “É um local aberto, de fácil acesso ao público, que vai proporcionar às pessoas a oportunidade de realizar atividades de forma interativa e barata. Nesses locais, podemos promover aulas de treinamento funcional, como a que acontece na inauguração”, diz.

 De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Danielly Lima, o local ainda proporciona integração entre os usuários. “As pessoas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos estão agradecidas por terem mais um local para praticar exercícios. Essa academia também vai funcionar como um local de encontro e de integração, o que consideramos muito importante para o nosso povo, em especial os idosos”, afirma.

Também estiveram presentes os vereadores Raimundo de Almeida Santos e Antonio Walter, secretários da gestão municipal, usuários do SCFV e população.

Fonte: Ascom

Santa Rosa do Piauí realiza Festa do Vaqueiro e Agrorosa

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Piauí,  convida todos para  44ª festa do vaqueiro e da 2ª AgroRosa, dias 26, 27, 28 e 29 de julho.

Desde 1972, que a festa do vaqueiro acontece no município. Criada a partir da ideia de um grupo de amigos, que na época buscavam evidenciar  tudo aquilo que o município  tinha de melhor.

De lá, pra cá, a festa vem dando alegrias e muitas emoções ao povo do município, que sempre no mês julho reúne familiares, amigos e pessoas de outras regiões que vem conferir de perto as tradições locais.

Confira a programação:

Na quinta-feira (26), às 8h da manhã abertura oficial da programação técnica da 2ª AgroRosa, com palestras, mini cursos, feira de pequenos animais, gastronomia, artesanato, pavilhão da agricultura familiar e exposição de empresas locais.

À noite às 19hs, haverá show da melhor idade com a banda FORRÓ DE GARAGEM NO Skala  Clube , e às  22HS na praça de eventos, Shows com o cantor Xamegunho  do forró e swing guetto.

Na sexta-feira (27), durante o dia continua a programação da 2ª AgroRosa, com a apresentação do projeto do milho. E às 19hs. Acontece a abertura da 44ª vaquejada, com missa em ação de graça aos vaqueiros, na matriz santa rosa de lima.

E às 23hs no palco principal da praça de eventos haverá grande show, com as bandas  Arreio de ouro e David Ostentação.

No sábado (28), conclusão da 2ª AgroRosa, e, a tarde haverá encontro de paredões na praça de eventos.  À noite a partir das 22hs show com Forró Blue, Danilo Pegada e Iohannes.

No domingo (29), às 7hs café da manhã para os vaqueiros, no Skala clube, logo após terá a cavalgada dos vaqueiros até o parque de corridas chapéu quebrado, início das competições, ao meio dia haverá almoço para os vaqueiros e muita musica ao vivo com Gonzaga Lú Trio Asa Branca.
 
Serão 17 mil reais em prêmios.

Fonte: Ascom

 

São Pedro do Piauí realiza Fórum do Selo UNICEF

A prefeitura de São Pedro do Piauí realizou na manhã de ontem (12/07) o Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O evento reuniu representantes de diversas pastas da administração municipal, uma vez que trata-se de uma ação intersetorial entre as políticas municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, com objetivo de discutir ações propositiva para fortalecer a política municipal da infância e adolescência, promovendo a prevenção e sanidade de situações de vulnerabilidade que a comunidade enfrenta, como questões de saúde, alimentação, violência, dentre outras.

A secretária de Assistência Social, Thaysa Léda, destacou a importância de o município estar participando – pela primeira vez – da concorrência ao selo. “Ao nos inscrevermos no selo UNICEF, nós recebemos dados que mostram como está a real situação de nossa população. A partir destes dados é que podemos desenvolver estratégias para sanar essas dificuldades de acordo com as reais necessidades da população. Vamos juntos nos empenhar, não apenas para receber este selo, mas para melhorar a qualidade de vida de nossa gente!” Se comprometeu a gestora.

Quem também falou da importância do trabalho coletivo entre as secretarias, foi a gestora da pasta da saúde, Ana Lourdes Aquino, que ressaltou que essa cooperação é indispensável e decisiva para o alcance de bons resultados. “Sem dúvida com o trabalho conjunto de todos os profissionais envolvidos na Saúde, Educação e Assistência Social, vamos conseguir êxito, pois estes profissionais estão mais perto da comunidade e conhecem suas reais necessidades, se todos se empenharem, sem dúvida vamos mudar esses dados que temos hoje, melhorando a vida das pessoas e conseguindo essa certificação tão importante!”

Foram apresentados pela condutora das discussões do Fórum, a assistente social Dginane Ferreira, os 12 indicadores sociais da saúde, educação e assistência, dentre os quais São Pedro do Piauí encontra-se em vermelho - que representa estado de alerta - em 4 dos 12 indicadores, valendo ressaltar que dos 4, 1 deles já avançou consideravelmente nesta gestão, saindo do quadro vermelho e passando para o verde.

A assistente social Maria José, articuladora do Selo Unicef no município, fala com entusiasmo sobre a expectativa para a execução das ações que visam fortalecer as políticas sociais. “Nós temos esses dois anos para fortalecer essas políticas, que visam melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes, e a partir desse Fórum que tivemos ontem, que foi bastante proveitoso, eu tenho certeza que vamos conseguir. Tivemos as discussões e debates, e agora vamos colocar em prática o que foi planejado, para ganharmos essa certificação ao final da gestão.” Finalizou a articuladora.

Os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e os adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade, porque, para ganhar o Selo UNICEF, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Eles podem utilizar a logomarca do Selo UNICEF até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte. O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. 

Fonte: Ascom

Contas do prefeito Padre Walmir foram aprovadas pelo TCE

Foi julgada na sessão ordinária da última quarta-feira (11) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) a prestação de contas do município de Picos relativa ao exercício 2015. A relatora do processo foi a conselheira Lílian Martins.  

A divisão técnica da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) do TCE acolheu as teses e documentos apresentados por ocasião da defesa, o que levou ao Ministério Público de Contas a emitir parecer favorável à aprovação de todas as contas de gestão (prefeitura, FUNDEB, FMS, FMAS e etc.) relativas ao período que o Padre Walmir esteve à frente da prefeitura, incluindo as contas de todos os secretários, o que foi acolhido pela conselheira relatora e pelos demais julgadores.

Contas de Governo

Já em relação às contas de Governo, que são adstritas às questões contábeis e financeiras, foi apontado um suposto descumprimento do índice 25% relativo às despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino.

Além do valor inicialmente apontado pela DFAM, a conselheira Lilian acatou somente R$ 184.153,62 relativo aos saldos vinculados existentes no final do exercício, deixando de contabilizar, no entanto, o valor de R$ 9.478.631,83 que deveria ter sido deduzido do cálculo do ganho do FUNDEB. Assim, por acatar parcialmente o cálculo da contabilidade do município, entendendo que o município teria atingido apenas 23,05%, a relatora reprovou as contas de governo do Padre Walmir.

As contas do gestor municipal de Picos foram julgadas pelo TCE em duas partes: Contas de Gestão e Contas de Governo;

1- As contas de GESTÃO do prefeito foram APROVADAS - Nestas contas foram aprovadas todas as licitações, todos os parcelamentos, repasses para previdência e dos contratos celebrados em 2015.

2- As contas de governo foram reprovadas, tão somente pelo suposto descumprimento do índice da educação (o índice constitucional obrigatório é de 25% e o apontado pelo TCE foi de 23,05%) - Justifica-se que o cálculo do TCE está equivocado, pois não considerou 2 milhões de restos a pagar, da Educação, decorrentes de 2014, mas que foram liquidados em 2015 e por não considerar 4 milhões de reais oriundos do complemento da União ao FUNDEB, isto tudo por uma simplória justificativa que houve mudança na metodologia do cálculo aplicado em 2015.

3- É importante frisar que todos os demais índices constitucionais e legais, como despesa de pessoal, despesas com saúde, gastos com profissionais de magistério e repasse para Câmara Municipal, foram devidamente alcançados/cumpridos pela gestão e reconhecidos pelo TCE.

A decisão é passível de recurso com efeito suspensivo automático.

Fonte: Ascom

Posts anteriores