Cidadeverde.com

Educação de Floriano avalia qualidade do ensino

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a segunda fase da Prova Floriano, que tem como objetivo, acompanhar a evolução da qualidade de ensino no município. Participam da avaliação, 1788 alunos, divididos em 17 escolas municipais, sendo 12 na zona urbana e 5 na zona rural. Contendo assuntos relacionados as disciplinas de português e matemática, a prova é realizada em três etapas: no início do ano letivo, do segundo semestre e no final do ano. Além disso, a Prova Floriano também prepara os alunos para as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb.

O secretário da pasta, Joab Curvina e a coordenadora municipal de ensino da zona urbana, Reuzileide Matos visitaram algumas escolas que estão realizando a aplicação da prova, entre elas a Escola Municipal Padre Pedro Oliveira, no bairro Santa Rita e a Escola Municipal Padre Pedro Barroso, no bairro Alto da Cruz. Segundo o secretário, a média desta prova permite um acompanhamento mais preciso do desenvolvimento dos alunos e suas respectivas escolas, para diagnosticar possíveis soluções e desenvolver a qualidade do ensino que é ofertado.

Fonte: Ascom

Programa Pro Jovem Campo entrega kits em União

Jovens da região do Alto São José (zona rural de União) estão sendo beneficiados com o programa Projovem Campo “Saberes da Terra”. Na noite da última quinta-feira (09), realizou-se a entrega dos kits escolares aos beneficiados com o projeto. O evento contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e do secretário de Educação, Marcone Martins.
 
O curso tem o objetivo de preparar estudantes para o mercado de trabalho. O curso está sendo realizado na Unidade Escolar Joana Pereira dos Santos, com uma turma de 20 alunos com idade entre 18 a 29 anos, que estão atrasados nas séries do Ensino Fundamental. O programa tem a duração de 18 meses com direito ao certificado de conclusão do Ensino Fundamental e do Curso Técnico.

 “É um curso de extrema importância, pois oferece mais educação e muito mais oportunidade para estas pessoas. Com essa capacitação eles ficam aptos a ingressar no mercado de trabalho com mais profissionalismo e conhecimento”, disse o secretário de Educação Marcone Martins.

 O prefeito, Dr. Paulo Henrique, destacou ações em prol da educação. “Temos trabalhado de forma ativa para garantir mais qualidade na educação que é oferecida. Já estamos colhendo os frutos, pois em menos de dois anos já registramos o crescimento do nosso IDEB e sei que quem ganha com isso é a população. Este curso é de extrema importância, onde quem é beneficiado tem mais educação, tem mais oportunidade. Reafirmamos o compromisso de agir pela nossa educação, especialmente na zona rural”, frisou.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Picos irá promover I Fórum Comunitário

A Prefeitura de Picos irá promover na próxima terça-feira (21) o I Fórum Comunitário. O evento será realizado na escola municipal Padre Madeira

Com o tema “Eu e Picos Crescendo Juntos: Cidadania Como Pilar para o Crescer Social da Criança e do Adolescente”, o fórum tem o objetivo de trazer todas as entidades que trabalham o foco da criança e do adolescente junto com a sociedade civil para discutir os eixos que trazem o porquê da política pública da assistência social, da saúde, da educação, cultura e do lazer em relação à criança e adolescente.

De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Picos, Ângela Maria Bezerra, o fórum é uma das séries de ações que a Prefeitura vem realizando em busca da renovação do Selo Unicef.  “Como já fomos premiados com esse Selo estamos buscando a renovação e temos tudo para a gente conseguir, porque estamos fazendo um trabalho articulado com todas as esferas que compõem a gestão pública”, disse.

Confira a programação do evento
 
                                            PROGRAMAÇÃO

08:00 h: Acolhida com a realização da Inscrição;

09:00 h: Coffee Break;

09:30 h: Abertura com formação da Mesa Solene;

10:00 h: Apresentação Cultural do Balé da Secretaria Municipal de Cultura;

10:20 h: Apresentação da Comissão Intersetorial do UNICEF/ Palestra sobre o significado e importância do Fórum Comunitário e o compartilhamento do Diagnóstico Situacional de Crianças e Adolescente no Município de Picos;

12:00 h: Intervalo para o almoço;

13:30 h: Divisão dos Grupos de Trabalho:
I-Direito ao Registro Civil;
II-Evasão Escolar;
III-Programas, Serviços e Benefícios Sociais para Famílias Vulneráveis;
IV-Alimentação Infantil;
V-Gravidez na adolescência;
VI-Pré-Natal;
VII-Óbito Materno;
VIII-Qualidade da Educação;
IX-Direito à Vida;
X-Violência contra a criança e o adolescente;
XI-Protagonismo Juvenil.

16:00 h: Apresentação dos Grupos de Trabalho;

17:00 h: Encerramento.

Fonte: Ascom

Floriano lança "B-R-O BRO - Evite queimadas e incêndios"

Na manhã desta segunda-feira (13) foi realizada, na Escola Municipal Guida de Miranda, no bairro Riacho Fundo, a abertura do projeto "B-R-O BRO - Evite queimadas e incêndios". Durante a solenidade estiveram presentes a secretária de Meio Ambiente, Manuela Simplício, o vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Manoel Simplício, a diretora de Ensino da zona urbana, Reuzileide Nogueira, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Rodoviária Federal, Brigada de Incêndio, entre outros convidados e os alunos. 

A iniciativa realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Educação e da Brigada de Incêndio de Floriano, objetiva desenvolver palestras e oficinas com ênfase na prevenção e conscientização acerca de queimadas e incêndios, que, nesse período do ano, tomam grandes proporções. 

A Seman propôs uma palestra didática, assim como a Brigada de Incêndio realizou uma apresentação às crianças de suas atividades e instrumentos de prevenção e combate ao fogo. A abertura do projeto também contemplou alunos da Escola Municipal Socorro Coêlho que se fizeram presentes, a próxima escola a receber a ação é a E. M. Raimundinha Carvalho. Para o ano de 2018, a previsão é que a iniciativa chegue a dez escolas, alcançando a educação infantil e o ensino fundamental I.

Fonte: Ascom

Saúde e Cidadania realiza 4 mil atendimentos em Altos

Realizada na última sexta-feira (10), a 11ª edição do Programa Saúde e Cidadania, em Altos, bateu um novo recorde de atendimentos. A ação, realizada no bairro São Luís, atingiu a marca de 3.919 atendimentos e procedimentos realizados.

 Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 231 atendimentos clínicos gerais; 52 de ginecologia; 52 de pediatria 228 aferições pressão arterial; 337 testes rápidos de glicemia; 207 vacinas. 228 de glicemia capilar; 163 atendimentos do NASF; 57 próteses dentárias e 200 atendimentos odontológicos, com entrega de kits odontológicos.

 Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania contabilizou 153 cortes de cabelo; 41 escovinhas e prancha; emissão de 60 Passe Livre; 45 cadastros no Bolsa Família; 45 atendimentos do CadÚnico; 67 consultorias jurídicas; 56 carteiras da terceira idade; 45 Benefícios de Prestação Continuada; 360 fotos ¾; emissão de 437 identidades (RG) e emissão de 220 Cadastro de Pessoa Física (CPF); 328 xérox; 110 pinturas de rosto para crianças. Por meio das oficinas socioeducativas, a Secretaria de Educação realizou 157 atendimentos.

 “O Programa Saúde e Cidadania é uma grata surpresa para a gestão e para a população de Altos. Estamos registrando números bastante expressivos e quem ganha é o povo. Obrigada a toda a equipe que participa do programa e já estamos planejamento a próxima edição”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

 O secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda, comenta que “os serviços ofertados pelo Programa evidenciam o trabalho de uma equipe que atua unida pensando em melhor atender à população”, conclui.

Fonte: Ascom

José de Freitas recebe cinema itinerante

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, a população de José de Freitas tem encontro marcado com a diversão. Nesses dias, a cidade recebe o projeto “Cine Olé Consignado”, que vai promover sessões gratuitas de cinema para crianças, jovens e adultos.

 A sala de cinema, que ficará localizada na Praça de eventos Freitas Filho, terá sessões às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h, com títulos nacionais e internacionais de grande sucesso, como Meu Malvado Favorito 3, Sing - Quem Canta seus Males Espanta, Mulher-Maravilha, Meus 15 anos, Thor: Ragnarok, Carros 3, Minha Mãe é uma Peça 2 e muitos outros. Os ingressos são gratuitos, individuais e distribuídos por ordem de chegada uma hora antes do início das sessões. A pipoca e o refrigerante também são gratuitos.

Os filmes incluídos na programação foram escolhidos para agradar a toda a família. Assim, são histórias para todos os gostos e gêneros, como animação, comédia, ação e aventura. Pela manhã e à tarde, os filmes destinam-se principalmente para crianças e seus acompanhantes - e são programas ideais para o vovô ou a vovó aposentados curtirem com seus netos. As sessões noturnas, por sua vez, foram pensadas para agradar principalmente ao público jovem e a todas as pessoas que procuram uma distração para relaxar após o dia de trabalho.

O cinema móvel apresenta os mesmos recursos encontrados nas salas convencionais de cinema das grandes cidades. O ambiente tem capacidade para 77 confortáveis lugares e conta com isolamento térmico e acústico. Possui ar condicionado, bombonière, som estéreo, projeção convencional ou 3D, gerador próprio e elevador de acesso para pessoas com necessidades especiais.

A mostra de cinema itinerante é uma iniciativa da Olé Consignado, empresa de crédito formada em 2015 pela parceria entre os bancos Santander e Bonsucesso. O projeto foi idealizado pela Projetos com Incentivo, que tem mais de 10 anos de experiência em cinema e na realização de projetos incentivados nas áreas de cultura, esporte, educação e inclusão social. 

Fonte: Ascom

V edição do Festival do Marisco em Ilha Grande

A Prefeitura de Ilha Grande e Associação de Catadores do município em parceria com o SEBRAE, Comissão Ilha Ativa (CIA) e SOS Mata Atlântica,  realizam nos dias 11 e 12 de agosto a V edição do Festival do Marisco. O evento acontecerá na Quadra Poliesportiva do bairro Tatus a partir das 19h00 e contará com shows musicais, escolha da Miss Marisco de Ilha Grande 2018 categorias infantil e infanto-juvenil e a deliciosa gastronomia a base de marisco.

O evento tem como objetivo contribuir para a promoção e valorização da atividade extrativista do marisco e da culinária a base de crustáceo. Além disso, o Festival promove a cultura das marisqueiras e ainda se torna um atrativo cultural para visitantes.

Fonte: Ascom

Cidades Digitais chega a Oeiras

Oeiras começou a receber nesta quinta-feira, 09, a rede de fibra óptica do programa Cidades Digitais, que tem como objetivo modernizar a gestão pública municipal, ampliar o acesso da população aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

Com isso, a cidade receberá cerca de 10 Km de fibra óptica, interligando órgãos públicos locais, como as secretarias municipais, e pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação. Estes pontos gratuitos de wi-fi para a população serão disponibilizados no Mercado Municipal Dona Lili, na Praça das Vitórias e no Largo do Rosário.

O início do trabalho de instalação da rede foi acompanhado pelo prefeito José Raimundo. Segundo ele, a implantação do Cidades Digitais é um marco para Oeiras, pois contribui para o desenvolvimento do município e favorece a inclusão digital da população.

“É um projeto bem audacioso que tende a contemplar a cidade não só com a estrutura de fibra óptica, mas também no futuro trazer novas operadoras para cá, onde possam estar oferecendo um serviço de mais qualidade de internet e TV a Cabo”, avalia Amon lima, coordenador do programa Cidades Digitais no município, informando que a instalação da rede de fibra óptica deve ser durar dois meses.

Além de Oeiras, outros 35 municípios do Piauí estão entre os contemplados pelo programa “Cidades Digitais”, desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com as Prefeituras Municipais.

Fonte: Ascom

Polo tecnológico de Picos possibilita desenvolvimento científico

 

O Polo Tecnológico de Picos vem possibilitando a integração de jovens estudantes do curso de Sistemas e Informação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)? com a prática e o desenvolvimento de novas tecnologias para a cidade de Picos.

O secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Iata Rodrigues, avalia que o município vive um momento importante ao transformar ideias em realidade.

“É um momento importante para Picos, em relação ao desenvolvimento tecnológico.  Nós da secretaria tivemos o prazer de entregar a sala pronta para alunos e professores acreditando que eles têm todo o material necessário para fazer um bom trabalho e desenvolver tecnologias para o município”, destaca.  

Segundo Iata Rodrigues, estudantes do curso de Sistemas e Informação de outras cidades estão vindo até Picos conhecer os projetos desenvolvidos pelos estudantes e destaca pontos positivos da troca de experiência entre os alunos.

“Na semana passada estudantes do curso de Sistema e informação de Paulistana, estiveram aqui em Picos, visitando o polo tecnológico, e para nós essa troca de conhecimento é muito importante, pois são pessoas que possuem mentes capacitadas e com isso podemos orientar bem como concretizar os seus projetos”, pontua.

De acordo com o secretário, resultados estão aparecendo, e os jovens estão superando as expectativas.

“A prefeitura já contatou esses estudantes, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, um aplicativo para o Zona Azul, que em breve será digital. Fizemos parcerias com Associação Comercial, afim de que nos próximos anos os serviços que hoje são feitos por empresas fora de Picos, possam ser feitos aqui”, afirma.

Redução de custos

Ainda de conforme o secretário, ao inserir esses jovens no mercado de trabalho além de gerar renda e inserir os estudantes no mercado, a iniciativa barateia os custos para a cidade de Picos, pois parcerias com empresas de outros municípios aumentam os gastos devido ao deslocamento e diárias de hospedagem. 

Fonte: Ascom

Água Branca contra o sarampo e poliomielite

Teve início, nesta segunda-feira (6), em todos os Postos de Saúde do município de Água Branca, a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil). A vacinação segue até o dia 31 de agosto, com dia D em 18 de agosto. A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

 Devem ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Pais e responsáveis devem levar as crianças ao posto de saúde mais próximo, levando o cartão de vacinação e cartão do SUS.

 O secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, destaca a importância da vacinação. “A vacina é a única forma de proteger nossas crianças contra essas doenças. Mesmo as crianças que já foram vacinadas em outra ocasião devem se deslocar até os postos de saúde para atualização da caderneta de vacinação. Nossa expectativa é que todas as crianças de Água Branca sejam vacinadas”, frisa.

Fonte: Ascom

Posts anteriores