Cidadeverde.com

Festival da Melancia de Jatobá do Piauí é sucesso de público

O 13º Festival da Melancia de Jatobá do Piauí realizado dias 18 e 19 de agosto foi sucesso de público. Em 2016 foram colhidas 2000 toneladas de melancias no município. E a expectativa para 2017 é que esses números alcancem a casa das 3000 toneladas. A área total plantada com o produto em Jatobá é de cerca de 200 hectares, mas as autoridades como o prefeito do município José Carlos Bandeira querem que esses números cresçam ainda mais. No Festival de Jatobá foram distribuídos 15 mil quilos de melancias entre os presentes, foram apresentados e degustados produtos culinários feitos a base de melancia, e realizadas competições de dança, pesagem, e escolha da Rainha da melancia 2017. Outra novidade do Festival da Melancia de Jatobá do Piauí foi a realização de uma volta ciclística de 110 quilômetros e uma trilha de motocross. 

Programa Criança Feliz em Corrente

Na manhã desta sexta-feira(18) a Secretaria de Saúde de Corrente lançou o Programa Criança Feliz, ligado à Secretaria de Assistência Social, na ocasião foram oferecidas duas palestras, uma sobre a importância do aleitamento materno, com a nutricionista Fernanda Nunes e outra sobre direito das gestantes com a Advogada Patrícia Vasconcelos.

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove aleitamento em 120 países.

O Criança Feliz é uma iniciativa do governo federel e tem como foco  promover o desenvolvimento integral das crianças beneficiárias do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos. Já as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão acompanhadas até os 6 anos. 

 
Fonte: Ascom

Semana da Independência em Campo Maior

Na semana em que se celebra a independência do Brasil – 7 de setembro – Campo Maior vai realizar uma programação cívico-militar envolvendo toda a população, especialmente as escolas do município. Em acordo com representantes do Exército Brasileiro, sendo Campo Maior palco do principal embate que garantiu a independência brasileira (Batalha do Jenipapo), o prefeito Ribinha pretende alavancar a imagem do município nacionalmente.

“Não podemos mais permitir que Campo Maior continue sendo esquecida no dia da independência do Brasil. Foi aqui que aconteceu o mais importante evento que gerou a completa liberdade do nosso país”, lembra o prefeito, fazendo referencia à Batalha do Jenipapo. O acordo foi firmado durante essa semana, depois de algumas reuniões e ajustes na programação. O Exército Brasileiro terá forte presença. A programação seguirá a seguinte estrutura:

Segunda e Terça – dias 4 e 5 de setembro

As escolas do município se reunirão no início da manhã para hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Campo Maior, em momento cívico, mas com a presença de soldados do Tiro de Guerra de Campo Maior.

Quarta feira – dia 6 de setembro

A quarta feira será especial, pois as celebrações acontecerão no Monumento do Jenipapo, com forte presença do Exército e da Polícia Militar, de escolas municipais e do gabinete do prefeito, que será instalado simbolicamente no monumento do jenipapo, nessa data. Na ocasião, o Exército fará apresentação de armas e tiros, em memória aos heróis do Jenipapo.

Quinta feira – dia 7 de setembro

Na quinta feira acontecerá o tradicional desfile do 7 de setembro, com as escolas de Campo Maior e algumas entidades civis, além da presença já confirmada do pelotão da Polícia Militar e do Exército. Esse ano o desfile terá mudanças em sua programação e estrutura. A primeira mudança é quanto ao horário: acontecerá na manhã do dia 7, e não mais a tarde, como realizado em anos anteriores. A outra mudança é o local, que retornará à Avenida José Paulino, saindo da praça da Igreja do Rosário.

Fonte: Ascom

Santa Cruz do Piauí no Diálogo Municipalista

O prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. .

Nesta edição do evento foram discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

O evento foi uma realização da Associação Piauiense de Municípios (APPM) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e foi realizado nos dias 14 e 15 de agosto.

Fonte: Ascom

Festa da Melancia de Jatobá do Piauí

 

Reta final nos preparativos da 13ª edição da Festa da Melancia em Jatobá do Piauí, que acontece dias 18 e 19 de agosto no Galpão da Melancia, no Povoado Tamarindo, as margens da rodovia PI-320, que liga Jatobá à BR-343.

As atrações musicais já foram definidas  e nomes como Waldo & Felipe, Mara Pavanelly  e Vicente Nery, prometem animar o público que for prestigiar o evento. Durante a festa, ocorrerá ainda  uma  trilha de mountain bike, e uma competição de motocross denominada de  1ª Volta da Melancia. Jatobá do Piauí é administrada pelo prefeito José Carlos Bandeira,  do PT, que sempre acompanha de perto toda a produção da cadeia produtiva da melancia no município.

Nossa Senhora dos Remédios no diálogo municipalista

Teve início na manhã desta segunda-feira (14) com programação até terça-feira no auditório Associação Piauiense de Municípios (APPM) em Teresina o Diálogo Municipalista, com o tema, “Saúde: Financiamento e Política”.

O evento é uma realização da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sendo representada pelo vice-presidente Glademir Aroldi em parceria com a APPM.

O Prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro (PT) está participando do evento e foi recepcionado pelo Presidente da APPM, Gil Carlos. Também participam do movimento dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Nesta edição o evento tem como objetivo, valorizar a diversidade local, discutir práticas para a gestão de qualidade e para o incremento de receitas, além de fortalecer a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

Fonte: Ascom

Ação para melhor idade em Buriti dos Lopes

A Prefeitura de Buriti dos Lopes e a Secretaria de Assistência Social, por meio do SCFV - Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos ofereceu a um grupo de idosos do município, atividade de hidroginástica que faz parte do grupo "Feliz na melhor Idade".

Foi um momento diferente de diálogo, onde os idosos puderam interagir com os demais participantes e conhecer novos espaços. No intervalo das atividades, foi servido um delicioso lanche com frutas.

De acordo com o educador físico, Mário Sérgio, o objetivo desse momento é proporcionar uma qualidade de vida saudável, através de recreações exercícios Físicos.

Foi uma manhã de muito lazer para a melhor idade, que hoje é valorizada pela administração pública do nosso município, afirmou a coordenadora do serviço de convivência, Mônica Nunes.

Na ocasião, participaram da ação, a técnica de referência, Rosa Portela, orientadores sociais e uma equipe do SCFV do município.

Fonte: Ascom

Novas moradias em União

O prefeito de União em exercício, Lauro Nery; o procurador do município Pedro Costa e o chefe de gabinete, Sérgio Motta estiveram reunidos com a equipe do setor de habitação da Caixa Econômica, em Teresina. A principal pauta da reunião foi a definição de detalhes finais para a entrega das casas do Residencial Santa Helena aos respectivos donos.

De acordo com o gerente executivo de habitação, Gustavo Franco, o Residencial deverá ser entregue ainda este mês. “Estamos em tratativas finais para que a entrega seja realizada o mais rápido possível, ainda este mês. Cada casa vem com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e creio que atenderá a todas as famílias que vão residir lá”, disse.

O prefeito em exercício, Lauro Nery, fez avaliação positiva sobre a reunião. “Sabemos da pressa das famílias contempladas em receber as suas casas, muitas ainda pagando aluguel, mas quero dizer que estamos empenhados e que está muito perto a realização da entrega das chaves. Estamos acertando detalhes finais e creio que ainda este mês, através da CAIXA, estaremos realizando a entrega das casas”, destacou.

Em seguida, a equipe esteve fazendo uma visita ao Residencial e acompanharam de perto o trabalho da equipe que realiza a limpeza de todo o espaço. “O residencial está de fato concluído. Cobramos agilidade junto ao Ministério das Cidades sobre a confirmação da data para a realização da entrega. Estamos dependendo apenas desta confirmação que pode sair a qualquer momento”, destacou Lauro.

Fonte: Ascom

Educação Ambiental em Oeiras

Educação Ambiental. Este foi o tema central de um seminário realizado nesta quinta-feira, 10, em Oeiras. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o seminário foi destinado a professores, agentes de endemias e profissionais de saúde do município.

De acordo com o médico veterinário Fabiano Pessoa, analista do Ibama, a proposta é promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de zoonoses através da integração entre o Ibama, a rede municipal de ensino e agentes públicos.

“O Piauí é um estado rico em biodiversidade e ainda existe uma pressão cultural muito grande da sociedade de capturar esses animais silvestres, que deveriam estar em liberdade, cumprindo seu papel biológico na natureza. Mostramos para a sociedade o prejuízo ambiental de retirar esse animal silvestre da natureza, tanto para o indivíduo como para o Meio Ambiente”, explica Fabiano Pessoa.

Denominado ‘Liberdade e Saúde’, o projeto do Ibama tem o propósito de informar e conscientizar estudantes da rede pública de ensino sobre o papel que os animais silvestres exercem em seu habitat, destacando a importância deles para a manutenção do equilíbrio ambiental. “O animal silvestre é um elo importante na manutenção do equilíbrio ecológico e podem oferecer riscos ao ser humano, através da transmissão de zoonoses”, lembra o médico veterinário.

O seminário foi divido em eixos – ‘Tráfico de Animais Silvestres: histórico, causas e consequências’, mediado pelo médico veterinário, doutor em Ciência Animal e analista ambiental do Ibama, Sandovaldo Moura; ‘Zoonoses silvestres e sua relação com o tráfico de animais’, abordado pelo médico veterinário, especialista em Saúde Pública e analista ambiental do Ibama, Fabiano Pessoa, e ‘Ações de proteção ao Meio Ambiente desenvolvidas no município de Oeiras’, tema tratado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante o seminário, que contou com a participação da Banda Geração Jovem, formada por alunos da Escola Municipal Juarez Tapety, foram apresentados gibis, jogos, vídeos e outros materiais didáticos idealizados e produzidos pelos analistas do Ibama. “O desafio do IBAMA foi elaborar materiais didáticos que pudessem permitir a sociedade conhecer esse problema, que o IBAMA enquanto instituição já conhecia. Queremos criar uma nova cultura nas crianças de Oeiras, do Piauí, que não queiram capturar, atirar com a baladeira, manter um animal preso dentro de casa. E com isso, acabar com a cultura de querer ter um animal silvestre preso dentro de casa”, frisa Fabiano Pessoa.

Os materiais didáticos idealizados pelos analistas ambientais foram entregues aos profissionais participantes do seminário para serem aplicados nas escolas. “Queremos formar multiplicadores, pois sabemos que na base tem o professor e o pedagogo, que com esse material vão elaborar outros materiais. Eles têm toda a didática pedagógica para inserir essa informação dentro da escola. Então, a criança vai ter essa informação trabalhada no seu universo escolar, na sua formação e, certamente, ela vai levar essa informação para dentro da sua residência”, conclui o analista do Ibama. 

Fonte: Ascom

Dia do Estudante em Nossa Senhora dos Remédios

O prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro (PT) e sua equipe de governo, confirmaram esta semana que o município fará uma vasta programação para comemorar o Dia do Estudante, 11 de agosto, próxima sexta-feira.

“Teremos gincana cultural entre os alunos das escolas do município, várias competições e apresentações”, disse o prefeito.

Nosso objetivo é festejar a data como vinha sendo feito no governo do prefeito Tintin (in memoriam), valorizando e incentivando a criatividade dos nossos estudantes”, finalizou Manoel Lázaro.

O evento terá início nas primeiras horas do dia na praça da matriz com o sorteio de dezenas prêmios, inclusive em dinheiro.  

Fonte: Ascom

Posts anteriores