Cidadeverde.com

Escola Agrícola de Miguel Alves será reformada

Em visita a Escola Família Agrícola (EFA) de Miguel Alves, na tarde desta última quinta-feira (20/09), o Prefeito Oliveira Júnior e representantes da Fundação Padre Antônio Dante Civieiro, entidade na qual coordena o trabalho das EFA's no Piauí, chegaram ao acordo de reformar e ampliar os serviços educacionais na unidade que está localizada na Fazenda Riacho do Conrado, zona Rural do município. 
 
A principio  as reivindicações eram de objetos para os dormitórios. Entretanto após um diagnostico da equipe da educação municipal, o prefeito Oliveira Júnior viu a necessidade de se fazer algo além. 

Para incrementar e ajudar no aumento dos resultados positivos da escola, Oliveira Júnior sugeriu a construção de um novo campo de futebol e um laboratório de pesquisa, onde todos possam agregar conhecimento com novas atividades. 

Fonte: Ascom

Município de Sigefredo Pacheco realizará Expoagro

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Sigefredo Pacheco  está organizando a 1ª ExpôAgro Sigefredo e III feira da agricultura familiar

O evento  acontece neste sábado 23 de setembro e terá início a partir das 06:00hs da manhã na Praça Nossa Senhora da Conceição, finalizando as 22:00hs com show da Banda Xenhenhem, uma grande estrutura será montada para receber os agricultores e a população em geral

O evento é uma idealização do Presidente da Câmara Vereador Douglas Pereira em parceria com o prefeito Oscar Bandeira, com apoio dos deputados: Aluísio Martins e Fabio Abreu. Várias entidades estão na parceria do evento STTS, SDR, SENAR, SEBRAE, EMATER. De acordo com a organização a expectativa é de uma grande presença de  publico.

Fonte: Ascom

Urbanização da Praia da Pedra do Sal

O governador Wellington Dias esteve em audiência com o secretário nacional do Patrimônio da União, Sidrack de Oliveira Costa Neto, tratando sobre autorização para as obras de urbanização da Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, nessa terça-feira (19), no Ministério do Planejamento, em Brasília.

De acordo com o governador, o investimento para as obras são de emendas parlamentares do deputado federal Flavio Nogueira, por meio do Ministério do Turismo e recursos próprios do Estado.

"Já estamos concluindo o asfaltamento que dá acesso à Pedra do Sal e agora queremos fazer como na Praia de Atalaia, em Luís Correia. O objetivo é garantir, com a urbanização, o saneamento que, além de servir aos moradores do litoral piauiense, servirá aos turistas do Brasil e do mundo que visitam a região", enfatizou Wellington.

Fonte: Ccom  

Salão do Livro de Campo Maior

O 2º SALICAM( Salão do Livro de Campo Maior ) que é organizado pela Prefeitura do município através da secretaria municipal de educação e do Governo do Estado  será realizado de 22 à 24 de novembro.

A coordenadora do evento, Alcélia Ramos, disse que a programação cultural  contará com  shows musicais e  de humor  que vão incrementar a parte noturna do salão que  também contará com palestras que  acontecerão simultaneamente aos bate papos literários, para que haja uma circulação de pessoas constante.

O objetivo do Salão é fomentar a cultura através da leitura e  aproximar os escritores piauienses e locais com os leitores. O evento conta na realização com uma emenda parlamentar do deputado estadual Aluísio Martins(PT).

Fonte: Ascom

Obras na cidade de Joaquim Pires

A Prefeitura de Joaquim Pires prossegue com  a reforma do Mercado Público Municipal. O Prefeito Genival Bezerra (PT) tem acompanhado os serviços para garantir que a obra seja concluída o quanto antes e também que tudo seja executado com qualidade.

Apos receber o mercado, Genival Bezerra se reuniu com assessores e autorizou a reforma do prédio. A obra é realizada com recursos próprios do município e irá beneficiar feirantes e a população com mais conforto e tranquilidade.

Segundo o gestor, o trabalho tem seguido o cronograma estabelecido pela Prefeitura e  logo a população e feirantes poderão usufruir do espaço reformado. Genival lamentou a situação degradante que era o mercado, mas garantiu que continuará trabalhando para devolver os espaços públicos para os munícipes em condições de uso.

“Infelizmente a situação do nosso mercado era triste, convocamos nossa equipe e solicitamos que o nosso mercado fosse reformado para melhor receber nossa gente e proporcionar um local mais agradável para que os feirantes pudessem trabalhar. Logo, logo iremos entregar essa obra com muito carinho para nossa população” disse o Prefeito.

Fonte: Ascom

Feira da Cidadania em José de Freitas

Depois de percorrer quatro cidades do extremo sul do Piauí, a Feira da Cidadania chega à cidade de José de Freitas, no norte do Estado. Com direito a presença do ator Global, Kleber Toledo, que contagiou o público presente na abertura do evento, conclamando-os para utilizarem-se dos serviços oferecidos.

Antes da entrega da Feira feita pelo prefeito municipal Roger Linhares, se pronunciaram os presidentes do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa, e da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), Zé Filho.

Após saudar os presentes, João Henrique elencou os diversos serviços oferecidos gratuitamente à população de José de Freitas. .“As ações do SESI estão acima de questões partidárias e que isso que estamos trazendo para cá é porque sabemos que o povo precisa de direitos de cidadania e isso quase não está sendo oferecido pelo poder público”, ressaltou.

Por sua vez, o presidente da FIEPI, Zé Filho, agradeceu a atitude do presidente do CN/SESI, dizendo que pela magnitude da ação voltada para os mais carentes, disponibilizou toda a estrutura das entidades do Sistema FIEPI: SESI, SENAI e IEL para prestarem serviços para a Feira. “Entendemos que quem ganha com isso é o povo e por isso estamos trabalhando em conjunto”, disse Zé Filho.

A Feira da Cidadania é uma realização do Instituto Conhecer Brasil em parceria com o Conselho Nacional do SESI e a Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. Depois de José de Freitas, a Feira segue para as cidades de Barras, Luzilândia e Buriti dos Lopes.

Através do evento, a população terá acesso a serviços como emissão de certidão de nascimento, cédula de identidade e CPF. Além disso, os cidadãos poderão realizar consultas médicas e odontológicas gratuitamente.

Com ações culturais lúdicas e shows com artistas locais e regionais que valorizam a cultura do Piauí, o projeto pretende unir gerações e trazer um senso de pertencimento das pessoas que lá vivem, fortalecendo assim sua relação com a terra natal.

O esporte também está contemplado na feira, com os campeonatos de futebol de campo e de salão e de vôlei de quadra e queimada entre crianças de escolas da região.

Fonte: Ascom

Nova Câmara Territorial de Fruticultura é criada

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, participou da reunião inaugural da Câmara Setorial Territorial de Fruticultura do Piauí na Serra da Capivara e Vale do Canindé, realizada no Ginásio Poliesportivo Arthur Passos, na cidade de Conceição do Canindé. O evento contou com a presença de membros das associações de produtores de oito municípios, coordenadores, diretores e gerentes de bancos e entidades que apoiam o homem do campo, representantes das prefeituras de Isaias Coelho e Campinas do Piauí, além dos prefeitos Veríssimo, de Santa Rosa do Piauí, José Raimundo, de Oeiras e Mirinho, gestor de Conceição do Canindé.

Gil Carlos aponta a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento da atividade no Estado. “Com a criação desta Câmara esperamos melhorar a estruturação dos produtores, empresários e exportadores da região. Buscamos também promover o diálogo entre o setor público e privado, para aprimorar as políticas públicas dos serviços e os meios de negociações com bancos e compradores dos produtos” disse.

Na oportunidade, ocorreu a escolha da composição diretiva da Câmara, que tem como presidente, Alcemir Sena Carvalho, da Associação dos Irrigantes do Alto-baixo Canindé e como vice, Marcos José Coelho, produtor de uvas de São João do Piauí e representante da Associação dos Produtores Irrigantes do Vale do Piauí.

O primeiro encontro da câmara recém criada está agendado para o dia 17 de outubro no Centro de Cultura na cidade de São João do Piauí, com inicio previsto para às 9h. No dia 28/11, às 18 horas, no auditório do 8º andar da Fiepi em Teresina será realizada uma reunião com as 24 Câmaras Setoriais da Fruticultura do Piauí.

Sobre a Câmara Setorial

As Câmaras Setoriais são organizações de caráter consultivo e tem como missão a articulação e a negociação entre o poder público e a iniciativa privada, com o objetivo de propor, apoiar, acompanhar e implementar ações, mecanismos, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do Estado do Piauí.

Fonte: portalappm

Livro destaca a colonização de São Lourenço do Piauí

O Procurador de Justiça do Ministério Público do Piauí, Dr. Alípio de Santana Ribeiro, lança, nesta sexta (15), às 9h, na sede da instituição, a obra “São Lourenço do Piauí - História, Família e Memória Social”.
 
O livro resgata a história dos primeiros habitantes, assim como da colonização da região Sul do Piauí, com destaque para o município de São Lourenço do Piauí, ressaltando a importância das primeiras famílias para o desenvolvimento econômico, cultural, político e social da região. Na obra também são narradas festas religiosas, cultura, folclore, clima, flora e fauna, especificidades que a qualificam como importante fonte de pesquisa a todos que se interessem sobre o tema explorado.
 
Alípio de Santana Ribeiro nasceu em São Lourenço do Piauí, em 1947. É bacharel em Direito, com especialização em Direito Penal, pela Universidade Federal do Piauí. Foi advogado militante em todo o estado do Piauí, tendo ingressado nos quadros do Ministério Público do Estado em 1982. Atualmente, integra, como membro nato, o quadro do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado do Piauí.

Fonte: Ascom 

Parnaíba com novos voos nacionais

Além de um voo semanal que uma empresa de táxi aéreo em parceria com o Governo do Piauí tem entre Parnaíba e Teresina, a cidade irá contar com um novo serviço de aeronaves ligando aos sábados o litoral piauiense a São Paulo, através do aeroporto de Viracopos. A empresa que irá realizar a operação será a Azul  e o voo inaugural acontece no sábado dia 16/09 com horário de chegada previsto no aeroporto Internacional de Parnaíba as 14:35h.  O valor da passagem  está sendo comercializado a partir de R$ 894,77. Já a rota entre Parnaíba e Recife que também era operado pela a Azul  deixa de existir   com o inicio do voo oferecido para São Paulo. 

 

Vigilância Sanitária em Floriano

A Vigilância Sanitária de Floriano - VISA tem como objetivo promover a proteção e garantia da saúde da população pelo controle sanitário da comercialização de produtos e serviços que são prestados na cidade. Atuando frente a fiscalização de estabelecimentos, o órgão executa a vistoria e avaliação dos empreendimentos comerciais que prestam serviço na área de alimentação e bebida alcoólica em todo o município. 

A Vigilância também atua na avaliação dos alvarás de funcionamento dos estabelecimentos, e se os mesmos cumprem as exigências higiênicas preconizadas pelas legislações para a venda de bebidas e alimentos. Durante as inspeções rotineiras, são detectados empreendimentos que já estão licenciados e, entre os que a inda apresentam irregularidades, com o auxílio da equipe, esses comerciantes iniciam os trâmites legais para o licenciamento. 

A VISA já conta com um cronograma de inspeção que será executado em todo o município, para acompanhar de perto as condições dos estabelecimentos da cidade. "Não temos a função de atrapalhar ou dificultar a vida de qualquer comerciante, ao contrário, estamos dispostos a melhorar a qualidade dos serviços prestados", finalizou a diretora.

Para adquirir o alvará de funcionamento o empreendedor precisa procurar a Secretária de Infraestrutura, que junto do atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros, seguirá para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, órgão que fiscaliza o impacto da obra ao meio ambiente. Munido desses licenciamentos o comerciante segue para a Vigilância Sanitária onde, de acordo com a diretora da repartição, ocorre a avaliação das condições de higiene, armazenamento de alimentos, e, a partir disso, é liberada a licença.

Além das condições físicas do estabelecimento e dos documentos de licenciamento, a inspeção da carteira vacinal dos funcionários também faz parte do protocolo. “Os exames são exigidos para garantirmos que o profissional está com a condição de saúde adequada para prestar o serviço para a população. Contamos na equipe com um técnico em segurança do trabalho e enfermeiros que nos auxiliam nesse âmbito”, finalizou a diretora da VISA Anne Karollyne.

Fonte: Ascom

Posts anteriores