Cidadeverde.com

Barras realiza diagnóstico socioeconômico

Nesta terça-feira (29) a Prefeitura Municipal de Barras firmou uma parceria com o Sebrae para construir um diagnóstico socioeconômico do município. Este diagnóstico visa avaliar as cadeias produtivas desenvolvidas no município de Barras e assim dar mais clareza para em que áreas poderem ser feitos investimentos e assim gerar mais emprego e renda. 
 
Segundo Ismael de Avelar Bastos, gerente do escritório regional do Sebrae em Piripiri, que abrange a região, Barras é o primeiro município do estado a realizar o diagnóstico junto ao órgão, o que poderá dar mais clareza à gestão para pontos fortes e pontos fracos do empreendedorismo local.
 
"Vamos traçar um plano pro município, identificando o seu protagonismo, suas potencialidades, suas fraquezas, identificando suas atividades produtivas, o que gera riqueza pro município e com isso poder explorar. O primeiro passo é identificar, depois explorar estrategicamente isso", afirma Ismael.
 
Após este passo, a prefeitura entrará de forma mais direta nas ações a serem desenvolvidas, que consistem em capacitações e consultorias para os gestores, que logo em seguida definirão as linhas de investimento para as potencialidades locais. A medida trazida pela prefeitura já é comum em outros municípios do Brasil, e permitiu o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo local e suas potencialidades, aliado com ações pontuais da gestão em fomentar o desenvolvimento das mesmas.
 
"Isso demonstra que a prefeitura se preocupa com os seus munícipes, em ter um planejamento mínimo. Porque não adianta eu fazer uma ação sem ter planejamento", destaca o gerente do Sebrae.

Fonte: Ascom

Dia Nacional do Vaqueiro em União

A institucionalização do 29 agosto como  dia  Nacional dedicado ao Vaqueiro é de  2008. Mas desde 29 de agosto de 1944 em União,  ocorre uma grande procissão da categoria com devoção a São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da diocese do município. Em União existe um coral composto somente por vaqueiros e também uma associação da categoria fundada em 1984 com um total atual de 700 associados. Vale lembrar que União foi um das primeiras cidades brasileiras a decretar um dia municipal dedicado exclusivamente ao vaqueiro, que é na verdade um dos grandes contribuidores com a colonização de todo o Piauí. E esse ano em União a igreja católica e a Prefeitura da cidade capricharam na organização do Dia Nacional do Vaqueiro, com direito a cavalgada, missa solene, almoço, vaqueijada e ainda distribuição de prêmios aos vaqueiros participantes do evento, que se deslocam de vários municípios piauienses e também  de Estados vizinhos, para pedir bençãos a São Raimundo Nonato. 

Bandolins Mirins de Oeiras em Brasília

O grupo Bandolins Mirins de Oeiras se apresenta nesta terça-feira, 29, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. A apresentação está agendada para as 9h e integra a Sessão Solene em comemoração dos 300 anos de Oeiras-PI.

A solenidade foi proposta pelo deputado Assis Carvalho e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara.

O grupo é formado por cinco jovens, egressos da rede municipal de ensino. “Estamos muito felizes. O grupo nasceu na Escola Municipal Lourenço Barbosa, são talentos fomentados pela Secretaria Municipal de Educação de Oeiras”, lembra a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Mantendo viva a tradição musical da cidade, atualmente, os jovens tomam aulas com o professor Herberth Vinícius, na Escola de Bandolins Dona Petinha, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura. 

Fonte: Ascom

“Água Branca Livre da Dengue”

Uma equipe que está produzindo o Caderno de Resultados do Selo Unicef: Município Aprovado 2013-2016, esteve na cidade de Água Branca, nessa quinta-feira (25), avaliando os trabalhos do “Água Branca Livre da Dengue”, programa realizado pela Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
 
De acordo com a representante do Unicef, Fabiana da Cunha Pereira, o selo tem como objetivo principal premiar as melhores gestões com resultados intersetorial para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. “Estamos produzindo o caderno de resultados do Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016 e Água Branca foi um dos vencedores. A gente veio, principalmente, ver como o município avançou com o protagonismo juvenil e com a intersetorialidade, saúde, educação e assistência social em benefício da criança e do adolescente na garantia dos direitos”, diz.
 
Fabiana da Cunha Pereira afirma que o trabalho realizado pelo “Água Branca Livre da Dengue” ganhou destaque entre os municípios avaliados e se enquadra perfeitamente nos padrões exigidos pelo Unicef. "Água Branca se tornou referência devido ao trabalho de combate ao mosquito causador da dengue, zika vírus e chikungunya, pois essas ações envolvem o jovem, a Saúde e a população como um todo. É uma ação que foi emergencial e muito necessária e a tecnologia de premiar o morador que participa com o desconto no IPTU e o selo verde funcionam como inventivo", diz.
 
O projeto “Água Branca Livre da Dengue” tem como objetivo incentivar a população no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti e funciona da seguinte forma: durante as visitas dos agentes de endemias às residências, o endereço que estiver livre de focos do mosquito recebe um selo verde. Além disso, os proprietários de terrenos que mantiverem seu imóvel limpo ganha desconto no pagamento do IPTU.
 
O prefeito Jonas Moura destaca que Água Branca já disputa o Selo Unicef pela segunda vez. "Na edição anterior ganhamos o Selo por bater todas as metas requeridas pela comissão organizadora e avaliadora do Selo no Semiárido brasileiro e em 2015 recebemos a certificação por conseguir alfabetizar 90,5% das crianças matriculadas no 3º ano da Educação Infantil da rede municipal, através do Programa Palavra de Criança (PPC)", finaliza.

Fonte: Ascom

Definida a data da 7ª Edição do Sabor Maior

A Prefeitura de Campo Maior definiu  as datas de realização do 7º Sabor Maior, (Festival Gastronômico de Campo Maior). O prefeito Professor Ribinha anunciou, durante uma reunião no Palácio das Carnaúbas, que o evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro, na Praça Valdir Fortes.

No encontro foi debatida a programação e as atrações que devem se apresentar no palco do Sabor Maior, que esse ano será inovado com desfile de moda e outros eventos que prometem incrementar o Festival Gastronômico de Campo Maior.

“Além do já tradicional concurso gastronômico, teremos outras atividades que valorizarão o turismo, a cultura e o artesanato”, revela o prefeito Ribinha.

O prefeito destaca que como atrações o evento terá artistas e bandas com destaque nacional, bem como também serão valorizados os músicos locais. “Não podemos adiantar os nomes que estamos cogitando, mas o que temos para revelar é que serão atrações de peso”, destaca Ribinha. 

Fonte: Ascom

Prestação de contas em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, realizou nesta quinta-feira, 24, uma audiência pública para prestação de contas e verificação das metas fiscais referentes ao primeiro semestre de 2017. Aberto para toda a população, o evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de secretários municipais e vereadores.

Durante a audiência, que é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, foram apresentadas informações referentes aos primeiros seis meses de gestão do prefeito José Raimundo, detalhando os trabalhos de cada área da administração municipal.

Na ocasião, também foram apresentados relatórios de dados com informações sobre as finanças municipais.

Fonte: Ascom

Estudantes de Miguel Alves participam de avaliação do PNAIC

Os estudantes da rede municipal  de Miguel Alves, passarão por um processo de avaliação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), através da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMDED), até o final do mês de agosto.

O processo tem como objetivo identificar o nível de aprendizagem dos alunos em cada ciclo de alfabetização. "Com esses resultados é que vamos planejar as metodologias para enfrentarmos as dificuldades que cada um deles tem no dia dia de aprendizagem", explicou o prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior.

Fonte: Ascom

Cajuína de Barras é destaque em Teresina

A Prefeitura de Barras participa com um estande de produtores do município  entre os dias 24 e 26 de agosto em Teresina,  do 5º Festival da  Cajuína do Piauí. Palestras, oficinas, exposições  e shows fazem parte do evento. A Prefeitura de Barras entende que essa é uma chance de aprendizagem aos produtores de cajuína do município. Além de oportunizar aos representantes da cadeia produtiva da cidade a alternativa de   apresentar seus produtos para  novas frentes de comercialização. 

Fonte: Ascom

População prestigia Festejos de União

Realizou-se segunda feira (21) a noite de abertura dos Festejos de São Raimundo Nonato, em União. Após a missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, os participantes prestigiaram ainda na igreja a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, que apresentou um repertório musical emocionante.

Comandada pelo maestro Aurélio Melo, a Orquestra apresentou temas de filmes famosos como Star Wars e cantou clássicos da música nacional, fazendo ainda uma homenagem a Luiz Gonzaga. “É uma coisa linda de se ver, música para os nossos ouvidos. Começamos em grande estilo, a orquestra nos fez viajar no tempo”, disse a diretora executiva da Fundação José Benício Medeiros, Patrícia Costa.

Em seguida, o prefeito subiu ao palco cultural da Praça Barão de Gurgueia dando as boas-vindas ao público presente e fez a abertura oficial dos festejos. Posteriormente a Praça recebeu a apresentação do Coral dos Vaqueiros de União e do Padre Jardel e sua banda, que trouxeram um repertório animado de louvores em ritmo de forró.

“Para nós é uma satisfação poder realizar esta programação durante os festejos. Sabemos que a cidade realmente tem se preparado para celebrar esses dias e esperamos que tudo ocorra dentro da tranquilidade. Temos um esquema de segurança em parceria com a polícia e desejamos a todos um ótimo festejo”, disse o prefeito.

Fonte: Ascom

FestLuso em Oeiras

O Cine Teatro Oeiras recebe esta semana dois espetáculos internacionais, através do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), iniciativa cultural com apresentações de diferentes grupos, unidos pela língua portuguesa. 

Nesta terça-feira, 22, o artista moçambicano Klemente Tsamba leva ao palco o espetáculo “Nos Tempos de Gungunhama”, produção baseada na tradição oral dos contadores de histórias africanos, em que um único elemento se desdobra em vários personagens para retratar alguns episódios mágicos paralelos à vida do célebre rei tribal moçambicano Gungunhana. Na peça, Klemente Tsamba interpreta seus personagens com a musicalidade dos ritmos tradicionais de Moçambique.

Na quarta-feira, 23, o espetáculo o FestLuso apresenta a produção “Nós não morremos”, da Companhia Sorriso Negro, que aborda o povoamento do território de São Tomé e Príncipe, destacando a eclosão de revoltas, escravidão, reconstrução e independência do país.

Os dois espetáculos têm classificação livre e entrada franca.

FestLuso no Cine Teatro Oeiras

Terça – 22/07
FestLuso – Espetáculo Nos tempos de Gungunhanha – Klement Tsamba – Moçambique
Classificação: Livre
Horário: 20h
Entrada franca

Quarta – 23/07
FestLuso – Espetáculo Nós Não Morremos – Cia. Sorriso Negro - São Tomé e Príncipe
Classificação: Livre
Horário: 20h
Entrada franca

Fonte: Ascom

Posts anteriores