Cidadeverde.com

Governo muda comando da penitenciária Dom Abel Núñez e agentes cogitam paralisação

Uma portaria da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí nomeou um novo gerente para a penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, 632 quilômetros ao Sul de Teresina. Agentes penitenciários contestam a nomeação, segundo eles motivada por indicação política, e cogitam uma parar as atividades em protesto. 

O diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, explica que a indicação de Ronald Alves Tenório de Oliveira contraria um abaixo-assinado de agentes da penitenciária, que pediram a nomeação de alguém que já trabalhasse na unidade prisional. "É um total retrocesso e desrespeito aos servidores da casa", afirmou. 

A portaria foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (7) e também nomeou Walterlin Saraiva como gerente-adjunto e quatro agentes penitenciários como chefes de grupo. O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, determinou que as ações na penitenciária devem ocorrer "em comum entendimento, harmonia e cooperação entre o novo gerente e o atual gerente adjunto". Em caso de divergência, esta deve ser comunicada por escrito para que o secretário decida. 

Segundo Vilobaldo Carvalho, o Sinpoljuspi aguarda ainda a nomeação do novo diretor por meio de decreto, mas já estuda paralisação em protesto. Informações recebidas pelo diretor jurídico do sindicato dão conta de que a Sejus chegou a indicar dois agentes para o cargo, mas os nomes teriam sido preteridos em detrimento da indicação política, que não teria levado em conta critérios técnicos.

Em nota, a Sejus afirma que "a indicação da gerência da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez foi feita com base na lei e em observância aos requisitos técnicos para o exercício da função, tratando-se de cargo de confiança de livre nomeação e exoneração pelo governador do Estado".

Na própria portaria, o secretário de Justiça cita que "o Excelentíssimo Senhor Governador já decidiu sobre a substituição do atual gerente" e que "nos últimos dias a Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez de Bom Jesus vivencia uma instabilidade administrativa decorrente da mudança de gerente".

A Sejus também anulou uma portaria do antigo gerente Olavo Guerra Filho, que ditava normas para eleição direta de chefes de grupo. O órgão afirma que isso é de competência do secretário. Vilobaldo Carvalho afirma que a penitenciária tem estrutura precária e abriga 180 presos, com média de três agentes por plantão, o que desmotiva os agentes a assumirem responsabilidade das chefias de grupo. Além disso, o sindicato questiona junto à Sejus o pagamento de gratificação para a função. 

Fábio Lima
[email protected]

Marcos Elvas e vereadores visitam terreno onde será instalado aterro sanitário

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, enviou à Câmara Municipal um projeto de lei visando à aquisição de terreno para a instalação do aterro sanitário de Bom Jesus. Na última sexta-feira, Marcos visitou, acompanhado de uma comitiva de vereadores, o local onde será implantado o equipamento público.

Participaram da vistoria ao terreno os parlamentares: Nestor (presidente da Câmara), Cizito, Cosme, Jacó, Murilo, Netinho Guedes, Odair e Xavier. O secretário municipal de obras, João Pinheiro, também participou da visita técnica e esclareceu dúvidas dos vereadores.

“Em relação à destinação de resíduos sólidos, Bom Jesus está à frente da maioria dos municípios do Piauí, mas é hora de avançarmos, buscando implantar um aterro sanitário que atenderá às mais exigentes regras sanitárias e preservará o meio ambiente e a saúde da população. Convidamos os vereadores a fazer essa visita com o objetivo de dar transparência a este processo”, comentou o prefeito.

Aterro controlado

Desde 2014, Bom Jesus conta com um aterro controlado. Isso significa que, ao contrário do que acontecia quando o município tinha um lixão, os resíduos sólidos da cidade recebem tratamento adequado após a coleta pela Prefeitura Municipal. O reflexo dessa medida pode ser visto na redução do número de urubus e moscas na região. Outros benefícios são redução da poluição com queima de lixo, e descarte adequado de lixo hospitalar e restos de açougue. Com a coleta de lixo domiciliar regularizada, o aterro controlado também passou a receber resíduos oriundos de particulares, como sobras de materiais utilizados na construção civil.

 

[email protected]

Marcos defende alargamento da BR-135 durante encontro de prefeitos

Com o objetivo de discutir demandas da região, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí reuniram-se neste sábado (25), na Câmara Municipal de Corrente. O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, defendeu a bandeira do alargamento da BR-135 e coordenará ações de mobilização política em prol do tema.

"O alargamento da BR-135 é fundamental para o desenvolvimento de nossa região e para a segurança de quem trafega por ela. Durante o encontro, assinamos um documento, que será entregue às autoridades federais e estaduais, reivindicando a requalificação desta rodovia", comentou Marcos Elvas.

De acordo com o prefeito, também será realizada uma reunião exclusiva para tratar do tema durante a XX Marcha dos Prefeitos, que acontece em Brasília, no mês de maio. "Como está hoje, a BR-135 oferece risco de vida a condutores e passageiros e impede que nossa produção chegue mais longe", acrescentou o prefeito de Bom Jesus, ressaltando que é esta via que liga o Cerrado ao trecho da ferrovia Transnordestina que passa por Elizeu Martins.

Associação
Durante a reunião, também foi aprovada a recondução do prefeito de Riacho Frio, Adalberto Gerardo Rocha Mascarenhas, o popular Betim, para mais um mandato à frente da Associação dos Municípios do Extremo Sul do Piauí.

 

Fonte: Ascom
[email protected]

 

Bom Jesus: prefeito visita obras de nova creche

Ao longo desta semana, o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, cumpriu uma intensa agenda de vistoria às obras em andamento na cidade. Nesta sexta-feira (24), o gestor visitou a construção da creche que atenderá aos bairros da Zona Sul, como Morro do Frei e São Pedro. O investimento é de aproximadamente R$ 1,8 milhão, oriundos de recursos da Prefeitura Municipal de Bom Jesus e do Governo Federal. 

A nova creche atenderá 400 crianças de 0 a 6 anos de idade, em ambiente lúdico e climatizado, com professores capacitados, material e mobiliário adequados à execução de atividades de estímulo a socialização, criatividade, autonomia e desenvolvimento motor. 

“Costumo dizer que esta obra não é grandiosa apenas em seu aspecto físico, mas também um grande investimento no futuro de nossas crianças. Estamos satisfeitos com o andamento da obra, esclarecemos alguns detalhes técnicos com os responsáveis e logo, logo entregaremos este importante equipamento para a população”, declarou o prefeito Marcos Elvas após a visita.

Fonte: portalb1
[email protected]

Juiz Heliomar Rios volta a receber ameaças de morte e aciona Corregedoria

O juiz Heliomar Rios Ferreira, titular da Vara Agrária em Bom Jesus, voltou a receber novas ameaças de morte. Nesta sexta-feira (17), o magistrado - que por três anos foi escoltado - apresentou material na Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí contendo áudios com plano para lhe assassinar. 

Heliomar Rios foi o primeiro juiz da Vara Agrária do Estado - criada em 2012. Assim que iniciou as ações para combater a grilagem de terra no Sul do Piauí, ele recebeu várias ameaças de morte. Ele chegou a andar 24horas escoltado e com carro blindado. 

Hoje, o juiz entregou um CD na Corregedoria do TJ que contém gravações em que duas pessoas tramam contra ele.  

“Entreguei o áudio que recebi na Corregedoria com uma gravação dizendo que um fulano de tal iria contratar um pessoal para me matar. Mas, a gente verifica que é mais uma tentativa de intimidar o nosso trabalho”, afirma o juiz. 

O Cidadeverde.com apurou que o CD com os áudios foi entregue anonimamente no gabinete do juiz, que fica no Fórum de Bom Jesus ( a 632 km de Teresina). 

“A gente detecta pela gravação  que é uma tentativa de intimidação, mas a gente tem que ficar ligado, não se pode baixar a guarda”.  

Sairá da Vara Agrária

Heliomar Rios informou ao Cidadeverde.com que sairá da Vara Agrária e atuará em outra área. Ele avalia que sua missão foi cumprida. Ele esteve à frente da Vara por cinco anos. 

“Nosso trabalho já foi feito, está bem encaminhado. A população e o governo do Estado entenderam, inclusive com a edição da lei de regularização fundiária 6.709/2015. A Assembleia Legislativa e o poder judiciário entenderam, pois está formando um Núcleo para a regularização fundiária e vamos estar elaborando um projeto de regularização fundiária para o Estado”. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Bom Jesus adere a programa voltado ao ensino do empreendedorismo

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, assinou, na noite desta quarta-feira (15), o contrato de adesão da Prefeitura Municipal de Bom Jesus ao 
projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora, incentivando os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e espírito de coletividade. O projeto será executado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae. A assinatura aconteceu no último dia de Congresso das Cidades do Piauí.

O JEPP é voltado aos alunos do 1º ao 9º anos, com atividades lúdicas e práticas condizentes com as habilidades dos estudantes de cada série. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). 

A capacitação dos professores será oferecida pelo Sebrae e a execução do projeto em sala de aula dura de três a quatro meses. Ao final das atividades, é promovida a Feira do Jovem Empreendedor, onde os alunos podem aplicar na prática tudo o que aprenderam, como técnicas de marketing, formação de preço e vendas. 

"Estando em contato com a cultura empreendedora desde cedo, nossas crianças e adolescentes estarão mais preparados para enfrentar desafios e mais abertos a inovações", comentou o prefeito Marcos Elvas, que assinou o contrato juntamente com o superintendente estadual do Sebrae-PI, Mário Lacerda.

Fonte: Ascom
[email protected]

 
 

Reivindicada a instalação de uma Carteira de Crédito de Agronegócios em Bom Jesus

O deputado Heráclito Fortes (PSB) solicitou ao Banco do Brasil a instalação de uma Carteira de Créditos de Agronegócios no município de Bom Jesus, na região dos cerrados, Piauí. Heráclito argumenta que a agência mais próxima do banco apta a trabalhar as políticas públicas do setor agrícola está localizada no município de Balsas, Estado do Maranhão, a 406 km de distância da região produtiva. Além disso, destaca, “o Estado do Piauí não possui, em todo o seu território, uma única agência do maior banco de desenvolvimento do País com condições de favorecer o incremento do setor do agronegócio exatamente na região onde o mesmo mais cresce.

“Eu não tenho dúvidas que isto facilitaria, sobremaneira, a relação dos produtores locais com a Instituição, favorecendo o desenvolvimento desse setor tão importante da economia brasileira”, disse o deputado.

Segundo Heráclito, a região de Bom Jesus, tem experimentado desde a década de 90 um crescimento econômico substancial devido ao forte incremento do agronegócio e hoje sua área plantada já supera os 430 mil hectares com forte tendência de crescimento e quebra constante de recordes de produção. “A chegada de produtores oriundos, especialmente, dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contribuiu para transformar aquela região na última fronteira agrícola do Brasil. Outro fator relevante é a localização privilegiada, com água em abundância, poços jorrantes e clima propício para o cultivo de grãos em grande escala”.

“Na ocasião em que Banco do Brasil comemora investimentos em torno de R$ 100 bi de sua carteira agrícola e o título de maior financiador do agronegócio brasileiro, é imperativo que a referida Instituição volte sua atenção para essa região que cresce e proporciona desenvolvimento ao Piauí, à região nordeste e ao País”, pontuou Heráclito Fortes.  

No último final de semana, Heráclito Fortes e o vice-presidente do Banco do Brasil, Eduardo Pereira, estiveram em Bom Jesus a convite do prefeito Marcos Elvas para participar do V Dia de Campo. O evento foi organizado pela Associação de Apoio à Pesquisa, Infraestrutura e Desenvolvimento da Serra do Quilombo (AIPEQ) e contou com a participação de produtores da região.

“Não tenho dúvidas que o agronegócio é a mola propulsora do desenvolvimento e é impressionante o que aqueles produtores estão fazendo na transformação do Piauí em um Estado punjante, produtor e desenvolvido. Posso dizer que é um novo Piauí. Estive lá não só para observar, mas para, efetivamente, apoiar àqueles empreendedores através do Banco do Brasil”, disse Eduardo Pereira. 

 

Fonte: Ascom
[email protected]

Marcos participa de Dia do Campo na Serra do Quilombo

 
O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, participou, nesta sexta-feira (10), da 5ª edição do Dia de Campo da Serra do Quilombo, realizado na  Fazenda Manganelli. O evento foi organizado pela Associação de Apoio à Pesquisa, Infraestrutura e Desenvolvimento da Serra do Quilombo (AIPEQ) e contou com a presença ainda do vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, Eduardo Pereira, do deputado federal Heráclito Fortes e do deputado estadual Luciano Nunes.
 
De acordo com a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), a safra 2016/2017 deve ser recorde no Piauí, superando 2 milhões de toneladas de soja colhida no cerrado. A estimativa de faturamento dos produtores é de R$ 2,5 bilhões.
 
“Os produtores estão muito animados. Com o bom regime de chuvas, a expectativa é de que tenhamos a melhor safra dos últimos anos, o que é ótimo para a economia de toda a nossa região, especialmente para Bom Jesus”, comentou o prefeito Marcos Elvas após visitar os campos experimentais, participar de palestras técnicas e conversar com os produtores.
  
Já o deputado federal Heráclito Fortes destacou que Bom Jesus é a melhor representação do potencial do Piauí na área do agronegócio.
 
Dia de campo
Os Dias de Campo reunem produtores, pesquisadores e instituições de ensino e de pesquisa ligadas ao desenvolvimento do campo, buscando soluções sustentáveis e novas tecnologias de desenvolvimento do campo.
 

Fonte: Ascom
[email protected]

Presos fogem da penitenciária de Bom Jesus

Três presos fugiram da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Nunez, em Bom Jesus, na madrugada desta quinta-feira (02/03).

Segundo informou  o diretor da penitenciária, Olavo Guerra, os detentos serraram as grades da triagem externa onde  se encontravam. Ainda segundo diretor, os presos estavam na triagem externa por terem desobedecido aos procedimentos internos do presídio. Depois de serrarem a cela de triagem, os detentos tiveram acesso ao muro e conseguiram fugir.

Os fugitivos são André Portela Possebon, natural do Rio Grande do Sul e que residia em Bom Jesus-PI antes de ser preso; Wesley Carvalho, natural de Colônia do Gurgueia e Francisco José Firmino Pinheiro, natural de Tauá-CE.

A Polícia Militar e os Agentes Penitenciários estão em diligências na tentativa de recapturar os detentos que seguem foragidos.

Uma outra fuga no mesmo presídio aconteceu  dia 6 de outubro do ano passado e  mais de 140 dias depois, apenas quatro dos treze fugitivos foram recapturados.

Fonte: portalb1
[email protected]

Marcos envia proposta de reajuste de 7,64% para professores à Câmara

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, enviou à Câmara Municipal proposta de aumento linear de 7,64% para os professores da rede municipal de ensino. A proposta é retroativa ao mês de janeiro de 2017 e segue para apreciação dos vereadores. De acordo com o prefeito, o aumento terá impacto anual superior a R$ 1 milhão na folha de pagamento do município. 

Com o aumento, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus (PMBJ) adequa-se ao valor do novo Piso Salarial Nacional do Magistério, fixado em R$ 2.298,80. Marcos Elvas ressaltou que o reajuste atingirá os professores enquadrados em todos os níveis do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria e não apenas aqueles que recebem o piso. “Temos uma forte política de valorização dos servidores, especialmente dos professores, com ofertas de capacitação, premiações e bonificações. Entendemos que essa valorização passa também por uma melhor remuneração. Por isso, este aumento é linear e superior à inflação dos últimos 12 meses”, afirmou.

Marcos Elvas afirmou ainda que o aumento só será possível graças ao equilíbrio financeiro do município. “Temos um alto rigor com as contas da Prefeitura. Não fazemos gastos superiores à receita e nos planejamos para manter a folha de pagamento em dia e conseguir atender à demanda da população por obras e serviços de qualidade”, declarou.

Piso
O valor do Piso Salarial Nacional do Magistério é definido pelo Ministério da Educação (MEC). Sua composição leva em conta o custo anual por estudante dos últimos dois anos, calculado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Fonte: Ascom
[email protected]

Posts anteriores