Cidadeverde.com

Polícia prende suspeitos de assaltar seguradora em Bom Jesus

Policiais da 22ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do 19º Batalhão da Polícia Militar prenderam os dois suspeitos de terem roubado uma das funcionárias de uma empresa de seguros, localizada em Bom Jesus. Um deles pilotava uma motocicleta (Honda Bros) e aguardava o comparsa do lado de fora; já o outro, munido de uma arma branca, entrou no local, anunciou o assalto e subtraiu um notebook (HP) e um aparelho celular (Samsung J5). Após a ação, eles fugiram em direção ao Bairro Cohab.

Vizinhos da empresa reconheceram um dos envolvidos e acionou a Polícia Militar. Poucas horas depois, Edinaldo Lopes Pereira foi preso e confessou sua participação, bem como devolveu os objetos roubados, entretanto, o outro coautor não foi encontrado. Com sua condução à Delegacia Regional de Bom Jesus, os policiais civis iniciaram as investigações para identificar e capturar o outro infrator. Depois de inúmeras diligências, o suspeito foi identificado como Hugo da Silva Martins, ue já responde por três assaltos em Brasília – DF.

Como estava com a passagem comprada, a equipe de investigação intensificou suas ações para capturar Hugo ainda em solo piauiense e dentro do flagrante. Por fim, o segundo integrante do roubo foi encontrado na casa de parentes no Bairro São Pedro. 

Segundo o delegado Aldely Fontineleli, ele não esboçou reação e confessou o crime com detalhes. A Polícia Civil ainda procura pela arma branca, assim como a motocicleta usada durante o roubo. 


[email protected]

Bom Jesus confirma presença no Congresso das Cidades do Piauí

 

A proposta do Congresso das Cidades, de 13 a 15 de março em Teresina está atraindo cada vez mais prefeitos e secretários em uma discussão oportuna de temas que estão na agenda dos gestores municipais. Como por exemplo, as dificuldades da crise financeira, os repasses, e sobretudo a necessária preparação técnica de suas equipes para buscar recursos e garantir o desenvolvimento da administração de seus municípios.

As potencialidades das regiões serão consideradas nessas palestras, diálogos e debates que falar sobre o desenvolvimento das regiões. Estratégias, como conseguir viabilizar projetos, recursos em outros órgãos e alternativas criativas. E quando se fala em vocação não há região com vocação mais definida do que o Sul do Estado com o agronegócio. O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, que foi reeleito, falou sobre as estratégias que serão desenvolvidas para o município se destacar diante da crise.

"Bom Jesus sente também e temos as nossas dificuldades econômicas como o município brasileiro tem mas temos que encarar essa realidade. Não adianta ficar reclamando, nós fomos eleitos para enfrentar a realidade. Conhecendo a receita, domando a despesa e saber o que você faz, definir prioridades para dar o melhor resultado com o recurso que se tem", pontuou o gestor.

Marcos Elvas não se demonstra otimista quanto a uma melhora econômica para os municípios este ano, mas segundo ele o ano é de preparação para uma possível alavancada em 2018. "Nossas perspectivas é que o ano seja mais difícil do que foi 2016.  Eu acredito que a partir de 2018 comece a melhorar. São estes recursos que nós temos e com eles que nós vamos enfrentar", completou.

Ele acrescenta que vários investimentos na Saúde serão realizados este ano no município e reforça a determinação necessária para as gestões para alcançar mais espaço para seus municípios. "Entre você apresentar um projeto e ele viabilizar o recurso na conta não é fácil, mas nós temos persistência e capacidade técnica. O Congresso das Cidades é uma oportunidade que os prefeitos vão ter de se inteirar de fato. Essa informação da forma que a TV Cidade Verde fará o Congresso será fundamental para quem queira fazer uma administração de resultados tem que participar", concluiu.

 

Rayldo Pereira
[email protected]

 

Bom Jesus: prefeito anuncia reforma de praças e mais salas de aula

O prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas (PSDB), anunciou  a revitalização das praças Marcos Aurélio e 7 de Setembro. Acompanhado do secretário de infraestrutura (João Pinheiro Neto), Elvas visitou os dois espaços e anunciou que serão recuperados o piso,  bancos, além de serem feitas melhorias na jardinagem.

No sábado (14/01) o prefeito, ao lado dos secretários de infraestrutura e educação (Maria Sidinei), esteve na Escola Municipal João Pinheiro, onde serão construídas duas novas salas de aula e na Escola Municipal Joaquim Rosal, que ganhará uma área de lazer coberta.

“Ao retornarem a escola no dia 13 fevereiro, nossas crianças merecem ser recebidas com carinho e um bom ambiente escolar”, disse o prefeito.

As novas matrículas da rede municipal iniciaram nesta segunda-feira (16) e seguem até o próximo dia 30.


Fonte: portalb1
[email protected]

 


 

   

 



 

Prefeitura de Bom Jesus recebe Selo Unicef nesta segunda

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus receberá a certificação do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013/2016 nesta segunda-feira, durante solenidade a ser realizada no Auditório Salmon Lustosa, da Justiça Federal, em Teresina, às 8h. O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência.

Para desenvolver ações voltadas à conquista do Selo Unicef, a PMBJ criou o Comitê Pró-Selo. Este grupo baseou sua atuação em sete direitos de crianças e adolescentes: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

Para o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, a conquista do Selo reconhece o avanço da administração municipal na garantia do direito a saúde, educação, proteção e assistência social a crianças e adolescentes.

Selo Unicef
O Selo Unicef foi concebido como ferramenta de articulação municipal a partir do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas lideradas pelo Unicef que visam mobilizar esforços do poder público e da sociedade civil e empresas.

A metodologia aplicada na edição 2013/2016 do Selo envolveu 28 Ações Estratégicas a serem executadas pelos municípios e 13 Indicadores de Impacto Social. Foram certificados os municípios que implementaram a partir de 19 das 28 Ações Estratégicas relacionadas a ao menos cinco direitos e que apresentaram a partir de sete indicadores iguais ou superiores aos da média de seu grupo (no caso de Bom Jesus, “Semiárido”).

Fonte: ascom
[email protected]

Bom Jesus terá sede própria do Sebrae - Pi

 

Na próxima quinta-feira (08), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, inaugura oficialmente o escritório da instituição em Bom Jesus, cidade localizada a 632 quilômetros ao sul de Teresina. A solenidade, que contará com a presença de autoridades, lideranças empresariais e convidados, acontecerá como parte da programação do Festival de Negócios do Cerrado.

“Desde 2015, estamos atuando na região, que envolve 25 municípios, de Uruçuí a Cristalândia, mas ainda não tínhamos sede própria. O atendimento durante todo esse período ocorreu no Espaço do Empreendedor, em sala cedida pela Prefeitura Municipal. Agora o Sebrae funcionará em prédio anexo ao Senac, com toda a estrutura necessária para atender o público interessado nos serviços da nossa instituição”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Com 300 metros quadrados de área construída, o Escritório do Sebrae em Bom Jesus é totalmente climatizado, com amplo espaço de atendimento e salas de treinamento com capacidade para até 30 pessoas. Todos os ambientes foram pensados para assegurar o máximo de acessibilidade e conforto aos visitantes.

“Nossas salas de treinamento dispõem de mobiliário e equipamentos modernos, como datashow e tela de projeção. Contamos também com área de estacionamento para os clientes, garantindo segurança e comodidade a quem nos procura em busca de informações sobre as particularidades dos pequenos negócios”, acrescenta Mário Lacerda.

O escritório fica localizado na Rua Maria Nogueira Diógenes, s/n – Aeroporto. 

SEBRAE EM NÚMEROS

De junho de 2015 a novembro de 2016 foram atendidos na região de Bom Jesus mais de 700 Microempreendedores Individuais, MEI; cerca de mil empresas e quase 100 produtores rurais.

O Sebrae realizou para esse público cerca de duas mil horas de consultoria e quase 200 capacitações, entre cursos, oficinas e palestras, que beneficiaram mais de duas mil pessoas. Entre as capacitações estiveram quatro turmas do seminário Empretec, um dos cursos mais avançadas da matriz de soluções do Sebrae.

O trabalho na região focou ainda a regulamentação e implementação da Lei Geral. Atualmente, são 18 municípios com essa legislação implementada e sete em fase de implementação.

Bom Jesus foi destaque nacional no Programa Agentes Locais de Inovação, ALI, executado pelo Sebrae. Mais de 70 empresas foram beneficiadas com as ações do programa, tendo avançado no mercado por meio da adoção de práticas inovadoras.

OUTRAS AÇÕES NA REGIÃO

Em 2015, o Sebrae realizou em Bom Jesus o Movimento Compre do Pequeno Negócio. Já no início de 2016, aconteceu a Semana do MEI, na Praça Marcos Aurélio, contando com parceria da Prefeitura Municipal de Bom Jesus.

A instituição foi também parceira das principais feiras de negócios e empreendedorismo da região, como Piauí Exposhow, que aconteceu em Bom Jesus; Expocorrente, na cidade de Corrente; e Feira de Ovinos e Caprinos de Avelino Lopes.

 

Da editoria de Cidades
[email protected]

Bom Jesus recebe Festival de Negócios do Cerrado

Um Encontro de Oportunidades. Assim será o Festival de Negócios do Cerrado, evento que começa na próxima quinta-feira (08) e segue até o dia 10 de dezembro, em Bom Jesus, cidade localizada a 632 quilômetros ao sul de Teresina.
A programação do festival envolve Feira de Negócios, Mostra Gastronômica, desfiles de moda, palestras, oficinas, rodadas de negócios, clínicas tecnológicas e outras atividades.

“Serão três dias de evento, no qual os empresários e empreendedores terão a oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiências e contatos entre si. Queremos dar visibilidade às potencialidades da região e fomentar negócios, principalmente nas áreas de comércio e serviços”, destaca o gerente do Escritório do Sebrae em Bom Jesus, Kássio Castelo Branco.

Entre as palestras que serão realizadas destacam-se: Capacitação de Equipes – Uma Relação Ganha Ganha na sua Empresa; Como Reduzir Custos na Sua Empresa Através da Energia Solar; FNE Sol do Banco do Nordeste; Endividamento Empresarial nos Momentos de Crise Econômica – Como se Proteger e Como Sair; e Mude Você, Mude o Mundo.

Já nas clínicas tecnológicas serão trabalhados os temas Marketing Digital – Faturando com Facebook e Instagram; Facebook para Negócios; Instagram para Negócios; e Comércio Eletrônico – O Que é e Como Começar.

Na Feira de Negócios, cerca de 20 empresas de Moda e Beleza vão expor e comercializar produtos e serviços desses segmentos. Entre as empresas de Moda que marcarão presença no evento estão: Morena Café, Elegance, Reino Encantando, Balmant Store, A3 Moda Casual, Kellyklé Modas, Vest Corpo – Hering e Lulu Modas. Do segmento da Beleza, estarão na feira as empresas Cê Linda e KellyKlé Cosméticos.

“As empresas de moda participarão também de desfiles, que acontecerão todas as noites, apresentando coleções com o melhor da moda íntima, feminina, masculina e infantil. Desses desfiles participarão tanto empresas de Bom Jesus, como de Piripiri, Pedro II e Campo Maior”, destaca Castelo Branco.

Como parte da programação do festival, acontecerá ainda o Workshop Estadual de Desenvolvimento Econômico Territorial, nos dias 09 e 10 de dezembro, com palestras e outras atividades gratuitas.

O Festival de Negócios do Cerrado é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, Câmara de Dirigentes Lojistas de Bom Jesus, Prefeitura Municipal de Bom Jesus e Banco do Nordeste.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Bom Jesus conquista Selo Unicef Município Aprovado

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus conquistou o Selo Unicef Município Aprovado, certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência. O Selo reconhece o avanço de Bom Jesus na garantia do direito a saúde, educação, proteção e assistência social a suas crianças e adolescentes.

Todo o trabalho realizado pelo Comitê Pró-Selo, criado pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus para planejar e realizar ações voltadas à conquista do Selo Unicef, levaram em consideração sete direitos de crianças e adolescentes: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

Com capacitação oferecida pelo Unicef a gestores e técnicos das secretarias municipais envolvidas no projeto, foram implementadas novas políticas públicas de atenção a crianças e adolescentes e executadas ações como as Semanas do Bebê, o Serviço de Acolhimento e Fortalecimento de Vínculos e os Fóruns Comunitários.

Para o prefeito Marcos Elvas, a conquista do Selo Unicef Município Aprovado representa o reconhecimento a um conjunto de ações desenvolvidas no ciclo 2013/2016, cujos resultados já são visíveis, pois tem reduzido desigualdades que afetam crianças e adolescentes. “Mais que orgulhosos deste feito, estamos gratos a todos aqueles que se envolveram na busca por esta certificação: gestores e servidores das áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, pessoas que se dedicaram durante quatro anos à execução de ações que já estão transformando a vida de pequenos e jovens bonjesuenses”, declarou o prefeito.

Selo Unicef
O Selo Unicef foi concebido como ferramenta de articulação municipal a partir do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas lideradas pelo Unicef que visam mobilizar esforços do poder público e da sociedade civil e empresas.

A metodologia aplicada na edição 2013/2016 do Selo envolveu 28 Ações Estratégicas a serem executadas pelos municípios e 13 Indicadores de Impacto Social. Foram certificados os municípios que implementaram a partir de 19 das 28 Ações Estratégicas relacionadas a ao menos cinco direitos e que apresentaram a partir de sete indicadores iguais ou superiores aos da média de seu grupo (no caso de Bom Jesus, “Semiárido”).

 

Da Redação

 

Boato leva usuários do Bolsa Família a viajar 56km para receber “pagamento extra”

Foto: João Victor/Portal B1 

Um boato nas redes sociais através do aplicativo Whatsapp levou dezenas de usuários do Bolsa Família em Redenção do Gurgueia, a viajar 56km para tentar receber um suposto “pagamento extra” do benefício na cidade de Bom Jesus. Nas primeiras horas desta segunda-feira (28), a agência da Caixa no município já estava lotada.

Houve princípio de tumulto e a Polícia Militar teve que ser chamada pelo gerente do banco para evitar depredação. “O gerente da Caixa pediu a nossa presença. As pessoas achavam que tinha dinheiro para receber e não tinha”, afirmou o Cabo Araújo, que atendeu a ocorrência.

De acordo com o policial, o gerente explicou que houve um mal entendido acerca de informações publicadas no Portal da Transparência. “No portal diz quanto a pessoa já recebeu do programa este ano, só que eles achavam que esse dinheiro ainda ia ser pago, quando na verdade já foi”, declarou o cabo.

Cerca de 50 pessoas se aglomeraram na agência. Uma delas foi levada ao interior do banco para que o gerente explicasse que tudo não passou de uma informação equivocada.  

“O gerente chamou uma das pessoas e mostrou no sistema que ela não tinha dinheiro para receber. Até o mês de novembro já tinha sido pago. Só depois disso, todos foram embora”, explicou o policial.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Motorista abandona carro com 30 kg de maconha em Bom Jesus; polícia busca foragido

Atualizada às 12h30 de 27/11/2016

Identificado o motorista que abandonou o veículo com, aproximadamente, 30 kg de maconha, ontem (26), numa estrada vicinal na zona rural do município de Santa Luz. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito de estar traficando o entorpecente é Ronivon Ribeiro. 

Um dos moradores da região disse aos policiais, que estavam em diligência atrás do condutor, após abandonar o veículo, que “havia um homem estranho na sua propriedade”.  Chegando ao local, os policiais reconheceram Ronivon, pois havia documentos com sua foto no carro. 

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito estava com escoriações pelo corpo e estava sob efeito do uso de cocaína.

Ronivon encontra-se preso na Delegacia Regional de Bom Jesus. 

 

Matéria Original

Uma denúncia anônima levou os policiais de Bom Jesus a encontrar cerca de 30 kg de maconha, na manhã deste sábado (26). O entorpecente estava guardado em um veículo abandonado numa estrada vicinal na zona rural da cidade de Santa Luz.

De acordo com a Delegacia Regional de Bom Jesus, uma pessoa ligou alertando que um homem havia “surtado” e adentrado na mata, abandonando um Fiat – modelo Strada – Placa NIQ 7658 (Anísio de Abreu – PI). 

Ao chegarem ao local onde o carro foi abandonado, os policiais encontram a maconha prensada, pronta para a comercialização, escondida no interior do veículo. Também foram encontrados documentos do possível condutor e notas de abastecimento que descrevem parte do trajeto percorrido por ele.

A polícia está em busca do suspeito pela região. 

Da Redação
redaçã[email protected] 

Ministério Público do Estado e do Trabalho no Piauí inauguram sede compartilhada em Bom Jesus

O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, e a Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região, Jeane Carvalho de Araújo Colares, inauguraram, na manhã desta terça-feira (22), a sede compartilhada pelo Ministério Público do Estado do Piauí e pelo Ministério Público do Trabalho no município de Bom Jesus. Em outubro, os representantes das duas instituições firmaram um acordo de cooperação técnica pelo uso das instalações. A sede foi edificada pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí, que cedeu, a título gratuito, o direito de utilização. As Promotorias de Justiça sediadas em Bom Jesus já foram instaladas no prédio, onde também funcionará uma Procuradoria do Trabalho.

“A Constituição Federal já determinou que o Ministério Público brasileiro é uno e indivisível. Estamos aqui reafirmando esses princípios, através desta iniciativa, que é inédita. O Ministério Público do Estado e o Ministério Público do Trabalho funcionando lado a lado, em uma sede moderna e estruturada que proporcionará uma melhor acolhimento aos cidadãos que demandam os nossos serviços”, declarou Cleandro Moura. “É uma satisfação estar aqui, participando de mais um momento histórico para a instituição. Por isso, os sentimentos que nos dominam são a gratidão e a vontade de trabalhar mais e melhor pela sociedade piauiense”, pontua o chefe do MPPI.

Já a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Jeane Colares, fez um resgate de todo o processo que resultou na construção e no compartilhamento da sede, frisando que todo o empenho aplicado se dirige aos cidadãos e às comunidades. “Registro o desejo de que a fé nos benefícios que a Procuradoria do Trabalho no Município de Bom Jesus trará aos trabalhadores da região não se perca; que essa fé se consolide a cada dia através do bom trabalho que será desenvolvido pela Procuradora e servidores que aqui estão lotados e que, daqui a alguns anos, possamos ver os frutos desse trabalho registrados nos sorrisos simples de agradecimento das pessoas que mais precisam”, declarou ela. Também estava presente, como convidado de honra, o Procurador do Trabalho Sebastião Caixeta, que representava o Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Fleury.

A nova sede, localizada na Rua Vereador Airan Miranda, no bairro Judite Piauilino, é ampla e moderna, contando com recepção, gabinetes, sala de audiências e secretaria, dentre outras instalações que otimizarão o atendimento ao público.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores