Cidadeverde.com

OAB-PI solicita ao TJ-PI construção de novo Fórum em Bom Jesus

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, esteve reunido nesta quarta-feira (12) com a presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Desembargadora Eulália Pinheiro para tratar sobre a Comarca de Bom Jesus. Acompanhando o presidente da OAB-PI, estiveram o conselheiro federal Sigifroi Moreno; a presidente da Subseção da OAB-PI em Bom Jesus, Patrícia Barilli; o prefeito da cidade, Marcos Elvas; e o advogado e procurador do município, Vicente Orlando Borges.

Na reunião, o procurador do município Vicente Borges informou que o terreno para a construção de um novo Fórum em Bom Jesus já está sendo providenciado junto ao Governo do Estado e que estará à disposição do Tribunal ainda no mês de março.

Segundo a presidente do TJ-PI, a construção é viável e os recursos financeiros estão assegurados, mas a demora no processo é inevitável. “Temos condições de atender, porém temos cinco projetos prontos em fase de licitação, que é o mais demorado, e não podemos fugir desta burocracia. Mas vamos, sim, dar encaminhamento ao projeto de Bom Jesus”, afirmou.

Willian Guimarães afirmou que a região de Bom Jesus é extensa e possui uma alta demanda judicial, e o novo Fórum será essencial para a boa prestação jurisdicional. “A nossa Subseção em Bom Jesus é a que mais cresce no Estado, sem falar que lá temos duas Varas instaladas e uma unidade penitenciária, sendo necessário, portanto, um Fórum que atenda a demanda da região”, informou.

Ainda durante a reunião, a presidente da Subseção, Patrícia Barilli, solicitou providências do TJ-PI em relação à Comarca de Redenção que está com o Fórum fechado por conta de problemas no teto, e a Comarca de Cristino Castro, onde já foi alugado outro local para a instalação do Fórum, mas a mudança nunca aconteceu.

O Tribunal informou que em Redenção não foi encontrada casa para alugar, e solicitou o apoio da Subseção para encontrar um imóvel disponível na cidade. Em Cristino Castro, o TJ-PI informou que a mudança não foi realizada porque a empresa Oi, responsável pela rede de internet ainda não fez a mudança do link. Mas que em breve a situação será regularizada.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Hospital está sem água e tem corte de alimento e material

O Hospital Regional de Bom Jesus ( a 632 km de Teresina) vive uma grave crise financeira. Desde sexta-feira, o hospital “Manoel de Sousa Santos”, que atende 28 municípios do Sul do Estado, está sem água, sendo abastecido com carros-pipa.


Sem material para cirurgias, os pacientes reclamam da falta de atendimentos. O diretor do hospital de Bom Jesus, médico Gladstone Dantas da Fonseca disse que está em Teresina tentando uma solução junto a Secretaria Estadual de Saúde.

O médico informou que o hospital está sem material de limpeza, com falta de medicamentos, já que os fornecedores de alimentos e remédios suspenderam os atendimentos.  

“Ressalto que não é um problema de gestão, mas de crise financeiro. O hospital está inadimplente e estamos tendo boa vontade em resolver o problema”, disse Gladstone Fonseca, que já foi prefeito de Bom Jesus.

Ele explicou que um raio caiu no hospital e queimou a bomba de água que faz abastecimento do local, além de quatro computadores e a máquina de esterilização.

Sem ambulância
Todas as ambulâncias do hospital estão quebradas. Informou o diretor. Ele disse que encaminhou ofício a Secretaria Estadual de Saúde pedindo providência urgente no conserto das quatro ambulâncias. Um dos veículos já tem mais de um milhão de quilometragem e está sucateada.
 
Gladstone Fonseca ressaltou que o governo precisa aumentar os repasses para atender as necessidades do hospital que é referência no Sul do Estado.

Resposta
A Secretaria de Saúde divulgou a seguinte nota sobre o assunto:

O Governador Wilson Martins e o secretário de saúde, Ernani Maia, nunca deixaram de atender as solicitações do Hospital Manoel de Sousa Santos, dentre elas, o repasse de recursos para o pagamento de dívidas de gestões passadas.  A unidade de saúde, inclusive, foi duplicada e equipada. A Superintência de Assistencia à Saúde da Sesapi atesta que o hospital sofre um sério problema de gestão. A atual direção chegou ao ponto de não acompanhar as duas ações da Força Estadual da Saúde realizadas no local. A Sesapi lamenta a forma como o assunto foi colocado e reitera que o caso será resolvido pelo governador.
 
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Mais de 15 mil foliões agitam último dia de carnaval de rua

O último dia da festa de momo 2014 no município de Bom Jesus, distante 632 km de Teresina, foi comemorado ao som de Kuarto de Empregada,  Dandinha e Banda e Fervendo Frevo. O carnaval de rua, organizado pela Associação dos Filhos e Amigos de Bom Jesus e pela prefeitura, completou 10 anos e reuniu mais de 15 mil foliões por noite, nos cinco dias de festa.
 


“Esta é a nossa maior manifestação de alegria. O carnaval é, sem dúvida, a mais bela das nossas festas populares, pois vem diretamente do anseio do povo”, pontua o deputado estadual Fábio Novo (PT), incentivador dos investimentos em cultura no Piauí e natural do município de Bom Jesus.

 
O carnaval de rua de Bom Jesus aconteceu do dia 28 de fevereiro até essa terça-feira (4), e contou com apresentação de bonecões, trenzinho para as crianças, blocos e corso.
 
As bandas Fervendo Frevo, Nairê e companhia do Forró também agitaram o evento, que aconteceu na avenida Josué Parente e na Praça Marcos Aurélio, centro da cidade.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Carnaval de rua completa 10 anos ao som de vários ritmos

Mais de 15 mil foliões lotam, por noite, a avenida Josué Parente e a Praça Marcos Aurélio no carnaval de rua de Bom Jesus, distante 632 km de Teresina. A festa de momo, uma das mais tradicionais na região Sul do Piauí, completa 10 anos e é comemorada ao som de marchinhas, axé e até música eletrônica.


As bandas Fervendo Frevo, Nairê e Dandinha e banda agitaram a noite de ontem (02), que contou ainda com bonecões e trenzinho para a criançada. Nesta segunda-feira (03), o carnaval será comandado pela Companhia do Forró anima a festa. A banda Kuarto de Empregada será atração do último dia do carnaval 2014.


O deputado estadual Fábio Novo, incentivador das manifestações culturais no Piauí, prestigia o carnaval de Bom Jesus e destaca a data como o "ápice da alegria do povo brasileiro".

 
"Valorizar o carnaval é reafirmar o que a própria Constituição Federal diz a respeito da felicidade, quando determina que o povo tem direito ao lazer, à alegria", observa Novo.
 
Para o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, o apoio do poder público ao carnaval, organizado pela prefeitura e Associação dos Filhos e Amigos de Bom Jesus, representa um investimento no desenvolvimento da cultura popular.
 

Confira a programação
 
Dia 03 (Segunda-feira)
 
17h - Concentração Corsona avenida Doutor Raimundo Santos no bairro Aeroporto .
16h - Carnaval do Senhor
19h – Banda Local
23h – Companhia do Forro
03h – Dandinha e Banda
 
Dia 04 (Terça-feira)
 
16h – Concentração da Banda Fervendo Frevo na Praça Marcos Aurélio. Desfile de bonecões, palhaços, trenzinho até a Avenida Josué Parente.
18h30 - Matines
22h – Banda Local
0h –Kuarto de empregada
3h - Dandinha e Banda



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Força Estadual do SUS realiza cirurgias em Bom Jesus

A Força Estadual do SUS esteve em Bom Jesus para a realização de cirurgias e atendimentos. Uma equipe com 3 cirurgiões pediatras, 2 anestesistas, 3 enfermeiras, 4 técnicos em enfermagem e 1 enfermeira chefe de Teresina somou-se a 1 um cirurgião geral, 3 enfermeiras, 4 técnicas em enfermagem e demais funcionários do Hospital Regional “Manoel de Sousa Santos” de Bom Jesus para realizarem cirurgias pediátricas.


O médico Edinaldo Miranda e mais dois colegas cirurgiões pediatras se deslocaram de Teresina para atender as crianças que necessitam de cirurgias e foram cadastradas pelas secretarias municipais de saúde. A parceria com os municípios, através das secretarias municipais de saúde tem por objetivo fazer o levantamento de crianças que necessitam de cirurgias de baixa complexidade para agilizar os atendimentos. O médico Ângelo Sena, que é filho da região e trabalha no hospital, também participou do mutirão. 

Os procedimentos realizados são de baixa complexidade, onde a pessoa sai do hospital no mesmo dia da operação. Os casos de maior complexidade serão encaminhados para Teresina, o paciente é analisado e havendo a necessidade é marcada a cirurgia para o Hospital Infantil.



O diretor geral do Hospital Regional de Bom Jesus, médico Gladstone Fonseca, a secretária municipal de saúde de Bom Jesus, Nádja Falção, o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas junto com o deputado Fábio Novo pretendem solicitar outra etapa da Força Estadual do SUS para outras especialidades nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia e urologia para o município de Bom Jesus e região.




Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura de Altos prorroga prazo de cadastro no programa Passe Legal

A prefeitura de Altos prorrogou para o período de 26 de fevereiro a 31 de março o prazo de cadastramento de estudantes no programa Passe Legal.
 
De acordo com o secretário municipal de Educação, Kiko Fontenelle, o novo prazo atende à reivindicação dos estudantes que perderam o primeiro prazo, encerrado no dia 8 deste mês.
 
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, observa que a prorrogação representa o intuito da prefeitura em cadastrar o maior número de estudantes possível, garantindo, desse modo, amplo acesso ao benefício.
 
O cadastro no programa Passe Legal pode ser feito no Centro Artesanal Poeta Zé da Prata, no centro da cidade, ou no site da prefeitura, www.altos.pi.gov.br.
 
Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante atualizado de matrícula em instituição de ensino de Teresina e foto 3x4 (para os que vão fazer o cadastro pela primeira vez).
 
Passe Legal
 
O Passe Legal faz parte do Programa de Subsídio ao Transporte Intermunicipal, que dá desconto de 20% na passagem de ônibus entre o município e Teresina.
 
Foi criado pela Lei Municipal 305/2013, a qual instituiu o Fundo de Subsídio ao Transporte Intermunicipal e o Conselho de Transporte Intermunicipal de Estudantes.
 
Altos foi o único município do Piauí a criar um fundo para subsidiar recursos ao transporte intermunicipal. Para a prefeita Patrícia Leal, o programa abre caminhos para melhorias no setor do transporte público.

Da Editoria de Cidades
codades@cidadeverde.com

Produtores realizam Dia de campo na Serra do Quilombo

Os produtores da Serra do Quilombo estão animados com o retorno das chuvas e com a esperança de uma boa safra para este ano. Durante a última sexta-feira (21) foi realizado o II Dia de Campo promovido pela associação de apoio, infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento da Serra do Quilombo com vasta programação voltada para os produtores e trabalhadores. 


O presidente da associação dos produtores da Serra do Quilombo, Leivandro Fritzen destaca a importância do Dia de Campo que serve para reunir os produtores para trocar conhecimento, as novas tecnologias, atualização do manejo das pragas, doenças e nutrição nas culturas de soja e milho, otimização da produtividade com o uso de bioestimulantes, entre outros temas.


O Dia de Campo tem a finalidade de discutir os problemas da Serra do Quilombo e cobrar das autoridades competentes mais infraestrutura para melhorar o escoamento da produção. Os produtores reivindicam a continuidade do asfaltamento iniciado no Governo Wellington Dias e a expansão e melhoria da rede elétrica.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

OAB pede segurança a advogado ameaçado de morte em Cristino Castro

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, Willian Guimarães, enviou ofício ao secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios Magalhães, e ao superintendente da Polícia Federal do Piauí, Antonio Tarcísio Alves, requerendo medidas de proteção e de garantia de vida ao advogado Aroldo Sebastião de Souza Júnior.

O advogado atua na cidade de Cristino Castro, região sul do Estado, e denunciou à OAB estar sofrendo ameaças de morte em razão de sua atuação profissional naquela região. Em trechos da denúncia, o advogado informa que torpedos via celular circulam pela cidade com as ameaças.



Willian Guimarães condena qualquer atitude que venha cercear a atuação do advogado e solicitou que sejam tomadas medidas imediatas de segurança para a devida apuração da denúncia e garantias necessárias ao advogado. 

“A OAB não admite qualquer ato que iniba a atuação do advogado nos dias atuais e, neste caso, trata-se de uma conduta criminosa que vem a tolher o livre exercício profissional garantido pelo Estatuto da Advocacia e pela Constituição Federal”, afirmou o presidente.

O secretário geral da OAB, Sebastião Rodrigues, também repudiou o ocorrido. “Nos dias atuais é inaceitável atos de violência que atentem além da livre atuação da advocacia, mas também contra a própria vida humana. Esse tipo de situação atenta não apenas contra um colega advogado, mas a toda advocacia piauiense”, comentou o secretário.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Presa dupla acusada de furtar carro de PM e vários outros delitos na região

Dois jovens suspeitos de vários roubos e furtos no município de Bom Jesus, a 632 km de Teresina foram presos nesta sexta-feira (14). Entre as acusações, um furto ocorrido em dezembro de 2013, quando teria levado um colete a prova de balas, carregadores de pistola e um spray de pimenta de dentro de um carro de um policial militar.

A última ação teria ocorrido na última quinta-feira (13) em uma pizzaria. De acordo com o chefe de investigação da Polícia Civil, da 9ª Regional em Bom Jesus, José de Anchieta, a dupla teria invadido o local armado de pistola e na fuga levaram R$ 200 em dinheiro, uma motocicleta e um aparelho celular.

Um dos suspeitos foi identificado como Elias Abade de Oliveira, 20 anos, e foi preso dentro da própria residência. "Com ele encontramos uma pistola e 11 cartuchos. Primeiramente, o jovem negou a participação, mas depois chegou a confessar outros delitos como o furto ao carro da PM", diz Anchieta que participou da operação com apoio da Força Tática de Bom Jesus.

O outro acusado foi preso no município de Santa Luz, a 48 km de Bom Jesus, na casa da sogra. Com Maerlon Feitosa Araújo, 22 anos, na residência da sogra, foi encontrado R$ 60 e o celular levado do cliente da pizzaria. O jovem também revelou um matagal onde estaria escondida uma motocicleta, levada em uma das ações.

"Também conseguimos desvendar um outro caso e localizar uma outra moto Titan, cor preta, roubada em janeiro. Ele tinha vendido por R$ 400 a um mecânico, que repassou a um mototaxista que foi preso por receptação", acrescenta José de Anchieta. 

A dupla foi autuada por roubo e também deverá responder por furtos. Os dois também são suspeitos da autoria de outros delitos como furtos a residências, em vários bairros de Bom Jesus. Alguns objetos como TVs, liquidificadores, ferro entre outros foram recuperados. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

PRF deve instalar posto em Bom Jesus no segundo semestre

A Polícia Rodoviária Federal estima que no segundo semestre de 2014 já poderá abrir seu posto em Bom Jesus, 632 quilômetros ao Sul de Teresina (PI). O Governo do Estado vai ceder área para instalação da delegacia. 

O projeto para cessão do imóvel na cidade já foi enviado pelo governador Wilson Martins para a Assembleia Legislativa, a quem cabe autorizar tal uso de forma gratuita. O imóvel fica na BR-135 e terá três salas a disposição da PRF pelo prazo de 10 anos, que é prorrogável. 

De acordo com o inspetor Rameiro, coordenador de Relações Públicas da PRF, o órgão aguarda ainda o início do curso de formação de novos policiais, previsto ainda para fevereiro. Serão 1.000 novos profissionais em fase de aprendizado durante três meses. A expectativa é de que 80 deles venham para o Piauí. 

O posto da BR-135 é uma reivindicação antiga da região. O trabalho de cobertura por parte da PRF é difícil. "Em razão da distância, há essa dificuldade. O posto mais próximo de Bom Jesus é o de Floriano", explica Rameiro. A distância entre as duas cidades chega a 350 quilômetros. 


Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Posts anteriores