Cidadeverde.com

Festa do vaqueiro reuniu fé, tradição e história

Os laços, botas e chapéus de couro, a intimidade com as montarias e as músicas típicas do campo, marcaram mais uma edição da Festa do Vaqueiro,  realizada neste fim de semana, durante o tradicional Festejos de Santo Antônio, em Campo Maior.  

                           Fotos: Jonas Sousa



Vaqueiros de diferentes localidades sairam em procissão pelas principais ruas da cidade com a imagem do padroeiro da cidade em uma  mistura de fé e tradição que há anos mantém a festa com um ícone de gratidão pela conquistas alcançadas. 


Além da tradicional cavalgada, a programação ainda contou com a celebração de uma santa missa, na Catedral de Santo Antônio.


Os Festejos de Santo Antônio acontecem até esta quarta-feira (13) com programação diversificada que reúne momentos religiosos e  culturais. 


Com informações portalcampomaior

Chiclete com Banana é a grande atração dos Festejos de Santo Antônio

Os Festejos de Santo Antônio tem atraído milhares turistas que buscam além de diversão a benção do padroeiro da cidade. Nesta sexta-feira (08), durante a novena  serão homenageados pessoas ligados ao comércio, indústria e desenvolvimento do município. No Parque de Vaquejada Nina Alencar a agrande atração é a banda baiana Chiclete com Banana.


Além dos tradicionais leilões que acontecem na praça Bona Primo, logo após as novenas, outra grande novidade do evento é a realização da 1ª Feira Regional do Território dos Carnaubais que envolve municípios do Norte do estado, com exposições artesanais e de  gastronomia.

No espaço cultural as bandas as bandas Cavalo Branco e Puxa Samba animarão os turistas. 

O evento, que segue até o próximo dia 13, também é alusivo a comemoração dos 250 anos de Campo Maior.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Paulo Martins decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (08)

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, decretou ponto facultativo nos órgãos, autarquias e empresas públicas municipais nessa sexta-feira, dia 08. O motivo seria o feriado nacional de ‘Corpus Cristi’ e os Festejos de Santo Antônio  que tem  seu ápice neste final de semana. 


“Essas medidas visam incrementar a economia local e incentivar a participação dos nossos servidores e de suas famílias na tradicional Festa de Santo Antônio”, justificou Paulo Martins.

O prefeito ainda ressaltou que serviços essenciais ao funcionamento do município serão mantidos. " Serviços como o setor de tributos da Secretaria de Finanças, setor pessoal da Secretaria de Administração, o de limpeza pública da Infra-Estrutura, e os serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde funcionarão normalmente", disse. 


Da Editoria de Cidades

Festejos terá novena será em homenagem aos

Campomaiorenses, devotos e turistas se reúnem para comemorar a sexta noite dos Festejos de Santo Antônio. Nesta quarta-feira (06) será celebrada a tradicional novena em homenagem  aos 'Antônios e Antônias", pessoas que trazem em suas identidades o nome do padroeiro da cidade. Após a realização da novena acontecerão leilões, shows populares e o início da II Vaquejada no Parque Nina Alencar.


Durante o evento, fieis e homenageados participam de leilão, na praça Bona Primo, realizado com produtos doados pelos próprios campomaiorenses. A renda será destinada para a catedral de Santo Antônio. 


Ainda durante à noite acontecerão o show das bandas Fogaréu da Paixão e Garota Safada.

Os Festejos de Santo Antônio acontecem todas as noites até o dia 13 de junho, em que se comemora o dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Atividades marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, é comemorado nesta terça-feira (05) em todo o país. Em Campo Maior, cursos, palestras, plantio de árvores e outras atividades estão sendo realizadas em alusão a data.


De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Conceição Paz., o objetivo do evento é despertar a consciência ambiental para a preservação do Meio Ambiente  “Queremos alertar a população para a importância deste ecossistema para a saúde e bem-estar das pessoas” disse secretária.

"Estaremos plantando nas margens do açude grande com os estudantes das escolas municipais mudas de Moringa.Uma espécie de planta que a sua semente serve como coagulante para clarear água barrenta", conclui Paz.


Da Editoria de Cidades

Projeto de asfaltamento do centro de campo maior é concluído

A Prefeitura de Campo Maior encaminhou, na última semana, para a análise da CODEVASF o projeto básico para a implantação da pavimentação asfaltica das ruas do centro da cidade. O recurso, R$ 1 milhão, é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Jesus Rodrigues, que já encaminhou o orçamento para o órgão federal.

O projeto foi entregue pessoalmente pelo prefeito Paulo Martins ao superintendente da CODEVASF, Valdiney Amorim, que prometeu para essa semana prosseguir com o tramite do projeto. O documento da Prefeitura de Campo Maior contém informações técnicas sobre o levantamento feito, pelo setor de engenharia da PMCM, nas ruas que receberão o revestimento asfaltico.

O prefeito Paulo Martins lembrou que esse recurso federal para asfalto se soma ao já liberado pelo Governo do Estado para também ser usado para asfaltar a cidade. O convênio entre a prefeitura e o Governo do Estado já foi feito e o prefeito ressalta que aguarda apenas a autorização financeira para realizar a licitação para iniciar a obra. “Nós conseguimos esse dinheiro com o governador e é a prefeitura quem vai executar o processo”, confirmou Paulo Martins.

Fonte: Appm

Campo Maior realiza reunião de mobilização da campanha contra a poliomielite

Na manhã desta segunda-feira (04) a 5ª Regional de Saúde de Campo Maior realizou uma reunião com enfermeiros e administradores de sistema de informação dos municípios que envolvem a região.


De acordo com a Dr.ª Liana Vasconcelos, o objetivo é trazer informações técnicas referentes a execução da campanha que acontece entre os dias 16 de junho e 17 de julho. O dia ‘D’ da campanha nacional contra a poliomielite é dia 16 de junho.


As crianças menores de 05 anos devem receber vacina. Toda criança tem que ser vacinada independente das doses anteriores.

Segundo o coordenador da 5ª regional de saúde, Denilson Fortes, a intenção é manter a certificação da erradicação da poliomielite em toda região. “O evento foi muito bom com participação de todos os municípios” acrescentou Denilson.

Fonte: Campo Maior em Foco

Desfile de Carroças mantém tradição nos festejos Juninos de Campo Maior

Os carroceiros se concentraram na tarde de sábado (02), ao longo da Avenida Santo Antônio, juntamente com as lavandeiras, os pescadores, as arrumadeiras, os estivadores e familiares, para festejarem o dia deles na programação da noite de novena dos Festejos de Santo Antônio. O prefeito Paulo Martins Acompanhou todo o trajeto, em uma carroça juntamente com Walquíria Alencar e o vereador Luís Lima.


Após a concentração, por volta das 17h40, eles saíram em suas carroças, outros de bicicletas e motocicletas (pescadores) e outros caminhando (os estivadores e as lavandeiras e arrumadeiras), por toda a avenida, até a Catedral de Santo onde foram recebidos pelo Monsenhor Paulo.


Os carroceiros este ano foram agraciados com um sorteio de 14 carroças oferecidos pelo empresário Raimundo Nonato Saraiva, que tradicionalmente todos os anos faz a doação aos carroceiros. “Ele começou fazendo a doação de uma, passou para duas, e seguidamente a cada ano aumentou. Neste festejo ele doou 14 para os carroceiros e uma para o santo, para ser leiloada”, disse o prefeito.

Da Editoria de Cidades

Agentes de endemias intensificam o combate ao mosquito transmissor da dengue

Ações de bloqueios através de borrifações em áreas onde  encontram-se focos do mosquito Aedes Aegypti  intensificam o combate ao transmissor da dengue. Segundo a Gerente de Vigilância em Saúde, Maria Teresa, este processo é uma medida de controle químico utilizado para evitar a proliferação do mosquito.


“Estas ações ocorrem após o levantamento realizado pelos agentes de endemias que identificam as localidades infestadas e efetuam o bloqueio do mosquito”, disse Teresa.

Em 2012, o município apresentou  redução de 60% de casos confirmados comparado ao mesmo período do ano passado. 

Nesta sexta-feira (01), o secretário de Saúde, Marcelo Luiz, fez a entrega de novos fardamentos equipamentos profissionais para otimizar o trabalho.


Da Editoria de Cidades

Sasc realiza oficina de dança com beneficiários do projeto Sabiá

Os beneficiários do Projeto Sabiá, dos municípios de Campo Maior e Monsenhor Gil, participam neste fim de semana de uma oficina de dança. A atividade faz parte de mais uma etapa do Projeto Sabiá que é desenvolvido pela Sasc, através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Dusan).

Entre as diversas orientações que os beneficiários deverão receber da bailarina que vai ministrar a oficina são: noções de postura, maquiagem, penteado, além da montagem de uma coreografia que deverá ser trabalhada durante os musicais que serão produzidos durante a execução do Projeto. 

Através do canto e da dança, os meninos e meninas Sabiá de cada município desenvolverão musicais abordando exclusivamente os temas da Segurança Alimentar, Alimentação Saudável e Adequados. Estes musicais serão apresentados em festas e comemorações no próprio município ou em cidades vizinhas.

Segundo o secretário Francisco Guedes, o desenvolvimento do Projeto Sabiá é mais uma ação para  implementar e divulgar a Política de Segurança Alimentar e Nutricional de forma lúdica e agradável para as crianças e adolescentes.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores