Cidadeverde.com

Festejo de Santo Antônio terá mastro de 14 metros; prefeitura espera recorde de público

A população de Campo Maior e região está na contagem regressiva para o retorno dos festejos de Santo Antônio, no dia 31 de maio. A tradicional festa religiosa da região Norte do estado estava há dois anos sem acontecer por causa pandemia da covid-19. A expectativa é que 30 mil pessoas participem da abertura na próxima terça-feira.

“Estávamos há 2 anos sem esse movimento na cidade, sem os festejos por causa da pandemia. A expectativa é muito forte. Estamos fazendo um evento que será um dos maiores do Piauí” disse o prefeito Joãozinho Félix, em entrevista à TV Cidade Verde.

Uma das atrações do festejo é o mastro do santo casamenteiro, que este ano terá 14 metros, dois a mais do que na última edição do evento. A árvore utilizada para o mastro é uma carnaúba, extraída de uma comunidade de Campo Maior. 

“O antigo mastro quebrou e eu fui à rádio e solicitei aos amigos que tivessem uma carnaúba, que historicamente é uma árvore do Piauí, acima de 12 metros e apareceu essa de 14 metros. Teve uma travessia grande para poder buscar. Passou por dentro de lagoa, açudes. Foi a comunidade que foi buscar”, contou o prefeito.

O mastro é carregado pelos fieis durante a procissão de abertura do festejo até a Catedral de Santo Antônio, onde é erguido. Diz a tradição que quem pega no mastro tem uma forcinha a mais do santo para encontrar a pessoa amada. 

“A empolgação foi tão grande que várias comunidades anunciaram o tamanho de árvores que tinham”, afirmou o prefeito.

30 mil pessoas na abertura 

De acordo com o prefeito, a expectativa é que 30 mil pessoas participem da abertura do festejo, que terá toda a sua programação religiosa realizada em frente à igreja.

“A parte religiosa vai ser toda campal, pois a igreja não suporta. Na abertura são esperadas 30 mil pessoas”, afirma.

Já na praça da matriz, as barracas de palha darão lugar a bares, restaurantes e muita animação, como os leilões. “A praça da matriz é muito grande. Temos uma tradição na culinária. Tem que leilão que só termina de manhã”, conta o gestor.

Hérlon Moraes
[email protected]

Campo Maior divulga decreto que retira obrigatoriedade do uso de máscaras

A Prefeitura de Campo Maior, nesta quarta-feira (25), divulgou o decreto 039/2022, que determina que o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em ambientes fechados do município.

De acordo com o texto legal, o uso facultativo das máscaras nos referidos espaços é condicionado à comprovação de vacinação com as doses de reforço contra a Covid-19.

Art. 1°. Fica facultado o uso de máscaras, incluindo ambientes fechados, com as ressalvas a seguir:

I-Uso facultativo de máscaras em ambientes é condicionado à comprovação de imunização com as doses de reforço, de acordo com o calendário de vacinação;

Ainda segundo o decreto, a obrigatoriedade do uso de máscaras permanece para idosos e imunossuprimidos, em qualquer ambiente.

II-Permanece obrigatório o uso de máscaras;

a)Para idosos e imunossuprimidos, em qualquer ambiente;

A obrigatoriedade do uso das máscaras também permanece na entrada em locais de atendimento à saúde, como hospitais e clínicas, públicas ou particulares, bem como no transporte público, como táxis e ônibus.

b) Em unidades/consultórios/estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes;

c) Em táxis, transporte por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.

Confira o decreto na íntegra clicando aqui.

Vacinação em Campo Maior

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior (SMS), 90% dos campomaiorenses receberam duas doses da vacina contra a Covid-19 e 72% estão imunizados com as três doses e aguardando o prazo para o recebimento do reforço.

O Governo do Piauí liberou o uso de máscaras em ambientes abertos nos municípios que vacinaram pelo menos 60% da população com uma dose de reforço contra a Covid-19.

Preparativos dos festejos de Santo Antônio seguem em ritmo acelerado

Há uma semana da abertura, os preparativos para o maior festejo do Piauí, que também é um dos maiores do Nordeste brasileiro, seguem em ritmo acelerado. A festa do padroeiro de Campo Maior, Santo Antonio Aparecido, começa no dia 31 de maio e segue até o dia 13 de junho, com uma vasta programação religiosa e social.

A montagem das barracas para a venda de bebidas e comidas típicas está quase finalizada. Nos próximos dias a Prefeitura de Campo Maior dará início à instalação dos palcos, sendo um para a celebração das novenas ao lado da catedral e outro na Praça do Rosário para apresentações artísticas e culturais. Os parques já estão funcionando desde o início do mês.

Estamos muito ansiosos pelo festejo de Santo Antonio e temos absoluta certeza de que será o maior da história. Depois de 2 anos sem acontecer com a presença do público, planejamos e vamos tirar do papel uma grandiosa festa, com uma programação voltada para as famílias campomaiorenses, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

‘Pau de Santo Antonio’

A abertura do festejo acontece no dia 31 de maio com a tradicional procissão do mastro, um tronco de carnaúba de 14 metros, onde é hasteada a bandeira com a imagem do padroeiro, fincado no patamar da catedral. Segundo a tradição, moças solteiras conseguem arranjar casamento ao tocá-lo durante o cortejo.

Este ano, o ‘pau de Santo Antonio’ como é popularmente conhecido, foi retirado de uma propriedade rural na localidade Mansos, região do São Joaquim. Ele se encontra no Centro Diocesano de Campo Maior e será levado para o Patronato Nossa senhora de Lourdes, alguns dias antes da abertura, num evento conhecido como ‘transladação do mastro’.

Missas e novenas

As novenas serão realizadas no espaço entre a Catedral e a Câmara Municipal de Campo Maior todos os dias às 18h. Dentro da matriz, acontecerão apenas as missas diárias (no horário da manhã), e a visitação à imagem de Santo Antonio. No caso de haver possibilidade de chuva, as novenas serão transferidas para dentro da igreja. Tradicionalmente, costuma chover em Campo Maior durante a festa do padroeiro.

Artesanato, culinária, ecoturismo e lazer

O artesanato e a culinária local são outros fortes atrativos dentro da programação do festejo de Santo Antonio. Neste ano, os turistas poderão apreciar as deliciosas iguarias de Campo Maior, sendo a referência maior os pratos preparados com a tradicional carne de sol. Além de comer e beber, os visitantes terão a opção de conhecer e adquirir peças do artesanato e valorizar o trabalho dos artesãos locais.

Além disso, haverá subida na Serra de Santo Antonio no dia 06 de junho. O local se tornou um ponto de peregrinação religiosa e abriga em seu topo uma réplica da imagem original do padroeiro de Campo Maior. Também haverá torneios de jet-ski, no Açude Grande, vaquejadas e show do humorista piauiense João Cláudio Moreno.

Atrações musicais

A Prefeitura de Campo Maior confirmou as seguintes atrações para este ano: Zé Cantor, Forró Real, Sacode, Brasa do Forró, Lagosta Bronzeada, Álvaro Neto, Marcos Silva e Forró Bandido, Gil Mendes, Sirano e Sirino, Painel de Controle, Janaína e Banda, Gonzaga Lú, Cesinha Garcia, Marcus Julião, Chinem, Sara Morais, Xenhenhem e algumas outras bandas locais serão responsáveis por animar as milhares de pessoas que passarão pela cidade entre os dias 31 de maio e 13 de junho.

Ainda esta semana, serão divulgadas as datas com as respectivas apresentações.

Da Redação

Divulgada a programação cultural dos festejos de Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior anunciou, nesta sexta-feira (20), as atrações festivas, culturais e esportivas para aquele que promete ser o maior Festejo de Santo Antônio da história.

Após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior festa religiosa do Piauí voltará, neste ano, com dezenas de atrações com relevância a nível regional e nacional.

De acordo com o poster divulgado nas redes sociais da Prefeitura, Zé Cantor, Forró Real, Sacode, Brasa do Forró, Lagosta Bronzeada, Álvaro Neto, Marcos Silva e Forró Bandido, Gil Mendes, Sirano e Sirino, Painel de Controle, Janaína e Banda, Gonzaga Lú, Cesinha Garcia, Marcus Julião, Chinem, Sara Morais, Xenhenhem e algumas outras bandas locais serão responsáveis por animar as milhares de pessoas que passarão pela cidade entre os dias 31 de maio e 13 de junho.

As festividades em homenagem ao padroeiro de Campo Maior ainda contarão com torneios de jetski, no Açude Grande, vaquejadas e com o show do humorista piauiense João Cláudio Moreno.

 

 

 

Carreta “Roda-Hans” de prevenção à hanseníase está em Campo Maior

O Município de Campo Maior recebe, entre os dias 16 e 18 de maio a “Carreta da Saúde – Hanseníase”. A Carreta é equipada para funcionar como uma unidade de saúde itinerante destinada a ações que visam a busca ativa de casos de hanseníase. A Carreta Roda-Hans está estacionada no Complexo Valdir Fortes, onde acontecem os atendimentos.

A ação acontece através de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o apoio da Prefeitura de Campo Maior, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além de Campo Maior, pacientes de outros municípios da Região dos Carnaubais também recebem atendimentos.

Campo Maior está classificada como um município de elevada taxa de detecção, portanto, para melhorar nossos indicadores, fizemos adesão ao projeto visando diagnosticar casos precocemente e evitar sequelas graves, muitas delas irreversíveis, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

Conhecida comumente como lepra, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas com perda ou alteração de sensibilidade em áreas como mãos, pés e olhos, mas também pode afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. A transmissão ocorre por meio das vias respiratória (tosse, espirro, fala e respiração).

Da Redação

Campo Maior vacina contra a raiva quase 7 mil animais incluindo cães e gatos

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou um dia de campanha antirrábica neste sábado, dia 14 de maio. Centenas de animais, incluindo gatos e cães, foram vacinados em diversos pontos de vacinação espalhados por toda a cidade.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde  foram vacinados 4257 cães e 2707 gatos, totalizando 6964 animais, superando a meta que era de 3879 cães e 1912 gatos.

 

A raiva é uma doença que pode ser transmitida pela saliva de cães e gatos contaminados. A melhor forma de diminuir os casos da doença é vacinando os animais.

“A vacinação é fundamental para o controle da doença nos animais e no ser humano e deve ser feita todos os anos da vida do animal. A Raiva é uma doença que não tem cura e é fatal” , explica a secretária de Saúde, Dorilene Félix.

Da Redação

Wellington Sena é empossado como membro do Conselho Diretor Nacional da ASSEMAE

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior (SAAE), Wellington Sena, foi empossado como presidente da Regional Nordeste 2, da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), e como 2º diretor financeiro da ASSEMAE nacional.

A solenidade de posse aconteceu nessa última semana, durante o 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (CNSA), realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Eleito por unanimidade, Wellington Sena passa a representar as autarquias municipais de saneamento do Piauí e do Maranhão.

Ao lado do novo diretor da ASSEMAE nacional, Rodopiano Marques Evangelista, Wellington destacou os avanços no abastecimento e no saneamento básico de Campo Maior. Para ele, sua escolha para a presidência regional da associação é um reconhecimento das ações do SAAE de Campo Maior e a integração proporcionada com as autarquias da região.

“Nossa eleição para a regional representa o reconhecimento dos colegas diretores do nosso trabalho no SAAE de Campo Maior. E, com isso, colocamos Campo Maior no cenário nacional. Estamos ainda mais motivados para trabalhar pela integração das autarquias da região”, comentou.

50º CNSA
No 50º CNSA, o diretor Wellington Sena participou de seminários que apresentaram projetos inovadores de planejamento de infraestrutura e gestão em áreas urbanas e rurais, exposições de trabalhos técnicos, com novas tecnologias para tratamento de água e esgotos, centros de supervisão e controle operacional, desafios de gestão comercial e painel jurídico sobre o Marco Legal do Saneamento.

“No congresso podemos conhecer o que os demais estados do Brasil estão fazendo com relação ao abastecimento e saneamento. Uma integração excelente para aprimorarmos muito mais nossas ações para beneficiar o povo de Campo Maior. Estamos empolgados para avançarmos muito neste ano de 2022”, afirmou Wellington Sena.

Da Redação

MPPI/GACEP cobra melhorias na Delegacia Regional da Polícia Civil de Campo Maior

O Ministério Público do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), juntamente com a 1ª Promotoria de Justiça de Campo Maior, realizou, reunião virtual com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e da Polícia Civil (PC-PI), com objetivo de demandar dos órgãos estaduais de segurança pública a adoção de providências visando à melhoria da estrutura física e das condições de trabalho, no âmbito da Delegacia Regional da PCPI de Campo Maior.

No decorrer da reunião, ficou deliberado que a Secretaria de Segurança Pública deverá encaminhar um plano de ação e cronograma de execução do projeto de reforma da citada unidade policial, bem como levantamento e estudos a ser realizado após a conclusão do curso de formação dos agentes da PCPI, quanto à nomeação e lotação de novos agentes da PCPI na Delegacia Regional de Campo Maior.

Ao final da ocasião, foi marcado um novo encontro, o que será realizado em 45 dias, para acompanhar o cumprimento das deliberações realizadas.

Participaram da reunião a Promotora de Justiça e Coordenadora do GACEP, Fabrícia Barbosa de Oliveira; o Promotor de Justiça Marcondes Oliveira, titular da 1ª e 4ª Promotorias de Justiça de Campo Maior; o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Coronel Rubens Pereira, a assessora especial da Delegacia-Geral de Polícia Civil, Ana Luiza Reis, o delegado de polícia e coordenador da 5ª DRPC, Felipe Bonavides, e o delegado Guilherme Fortes Mendes Ferraz, representante da Corregedoria da Polícia Civil.

Da Redação

Começa montagem de barracas para o festejo de Santo Antonio

Depois de 2 anos sem o tradicional festejo de Santo Antonio, inviabilizado pela pandemia de Covid-19, a população de Campo Maior terá neste ano o retorno de uma das maiores festas do Nordeste brasileiro em louvor ao santo casamenteiro.

Durante todo o mês de maio, a cidade se prepara para a festa, onde a catedral de Santo Antonio organiza a programação religiosa, com celebrações dedicadas ao padroeiro, e a Prefeitura de Campo Maior se encarrega da parte social, com a montagem das barracas, parque de diversões, palcos, atrações e toda a estrutura necessária.

Nesta terça-feira, 3, começou a montagem das barracas na Praça Bona Primo, que, seguindo uma tradição secular, são construídas com madeira e palha de carnaúba, simbolizando a natureza popular e rústica das festas juninas no sertão nordestino. Também já foi iniciada a montagem de um parque de diversão na Praça do Rosário, como opção de lazer para as crianças e as famílias.

O lançamento oficial do festejo de Santo Antonio aconteceu com uma cerimônia no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na segunda-feira, 2, com a presença de autoridades e comissão organizadora. Na ocasião, foram explanados maiores detalhes sobre a festa. O evento contou com a participação do prefeito Joãozinho Félix e outros representantes do poder público.

Não houve grandes alterações na programação do festejo deste ano em relação a anos anteriores. As novenas serão campais, no espaço entre a catedral e a Câmara Municipal, as missas serão celebradas dentro da igreja e o percurso da procissão continua o mesmo, saindo do Patronato Nossa Senhora de Lourdes, no dia 31 de maio.

Ainda não houve a divulgação oficial pela Prefeitura Municipal de Campo Maior de atrações e bandas que se apresentarão durante o festejo. Esse comunicado deve ser feito, oficialmente, através dos canais da prefeitura na internet.

Com informações Ascom

Colisão entre caminhões deixa motorista gravemente ferido em Campo Maior

Foto: Divulgação / PRF-PI

Um homem de 36 anos ficou gravemente ferido após uma colisão entre dois caminhões na cidade de Campo Maior (84 km de Teresina), neste sábado (23), por volta das 13h. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí, o motorista de 36 anos conduzia um caminhão baú, que invadiu a faixa contrária após, supostamente, ter dormido ao volante. 

O segundo caminhão envolvido no acidente estava carregado com pedras e era conduzido por um homem de 51 anos, que saiu ileso do ocorrido. 

O motorista do caminhão baú sofreu lesões graves e foi removido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para um hospital de Campo Maior, de onde foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina. 

No caminhão baú havia um passageiro de 22 anos, que saiu ileso. 

 

Nataniel Lima
Com informações da PRF
[email protected] 

Posts anteriores