Cidadeverde.com

Colisão entre caminhões deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR-343, em Campo Maior

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um acidente envolvendo dois caminhões em um trecho da BR-343, em Campo Maior, deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida na madrugada deste sábado (3). 

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos veículos colidiu na traseira de um outro caminhão, que acabou sendo projetado sobre as duas vítimas. 

Uma das vítimas, ainda não identificada, teve a cabeça esmagada pelo caminhão. O corpo foi removido da pista por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML).

A outra vítima foi socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada com lesões graves para o Hospital Regional de Campo Maior.

Agentes da PRF realizaram os procedimentos preliminares de investigação no local do acidente. O resultado dos testes etilômetros realizados nos motoristas deu negativo. 

Breno Moreno (Com informações da PRF)
[email protected]

Uso de máscara volta a ser obrigatório em locais fechados

Em consequência do aumento de novos casos de covid-19 em todo o Piauí, a prefeitura de Campo Maior determinou a volta do uso obrigatório de máscara em locais fechados, públicos ou privados em todo o município. A medida foi adotada por meio de decreto publicado nessa terça-feira (29).

Segundo o documento, fica obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados públicos ou privados, unidades de saúde, transporte coletivo como ônibus e táxi.

Já em ambientes abertos ou semiabertos, o uso das máscaras continua facultativo, com exceção de idosos e imunossuprimidos.

Dentre os pontos levados em consideração, o decreto segue as recomendações do Comitê Científico Nordeste, que apontou para o aumento de casos da doença em todos os estados da região. E orienta a renovação de medidas restritivas para conter o avanço da covid.

João Bandeira
Da Redação

SMS divulga calendário de aplicação da 2ª dose da Coronavac

A prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta terça-feira (29) o cronograma de aplicação da segunda dose da Coronavac, para crianças de 3 a 4 anos.

A vacina também será destinada a adolescentes e adultos que estejam com a segunda dose atrasada.

Segundo o calendário organizado pela SMS, serão três postos de aplicação, a partir do dia 05 de dezembro. Veja abaixo.

UBS Paulo VI (05/12)
07h30 às 11h30 / 13h30 às 16h30

UBS Matadouro – Estação (07/12)
07h30 às 11h30 / 13h30 às 16h30

UBS Santa Cruz – Fripisa (08/12)
07h30 às 11h30 / 13h30 às 16h30

A Secretária de Saúde reforça que a 1ª e 2ª dose da Pfizer Pediátrica para crianças de 05 a 11 anos, está disponível todas as sextas-feiras na sede da SMS no bairro de Fátima.

Da Redação

Divulgadas atrações que farão o Pré-Réveillon em Campo Maior

A festa de ano novo em Campo Maior já está garantida. A prefeitura da cidade divulgou neste sábado (26), as atrações do Pré-Réveillon que acontece no dia 30 de dezembro, na Praça Valdir Fortes.O evento será comandado por Mara Pavanelly, Manu Cantora e ainda banda Pracima. Os campomaiorense e os visitantes que vierem à cidade vão poder celebrar a chegada de 2023 ao som de muito forró.

 
 

PPP de Energias Limpas: miniusina será entregue em dezembro

A concessionária Rio Poti finalizou a implantação de quase 7 mil placas fotovoltaicas na cidade de Campo Maior. Com mais uma etapa entregue, a previsão de conclusão das obras estruturais e montagem eletromecânica é até o final de novembro e o empreendimento já estará pronto para operação comercial no próximo mês.

A PPP de Energias Limpas, contratada através da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (SUPARC-PI), está implantando oito miniusinas de energia solar com capacidade de produção de cerca de 5Mw cada. Além de Campo Maior, as cidades de Altos, Barras, Coivaras, Esperantina e Valença também estão recebendo as miniusinas.

A PPP prevê mais de R$ 150 milhões em investimentos e uma redução mensal de 23% nos gastos do Estado com energia para abastecer os órgãos públicos, além de uma economia de mais de R$ 10 milhões por ano no custo com energia elétrica. O ganho ambiental também é significativo: a miniusina de Campo Maior vai reduzir a emissão de carbono na atmosfera em 500 toneladas por mês. O contrato da PPP tem duração de 25 anos.

Um dos pontos inovadores das miniusinas no Piauí é que elas utilizarão a tecnologia de tracker. Esse equipamento corrige a angulação dos painéis diversas vezes durante o dia para acompanhar o movimento do sol, fazendo com que a produção de energia seja maximizada, podendo ser até 30% maior.

As concessionárias da PPP também são parceiras nas ações do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (NUFPERPI), projeto de responsabilidade social desenvolvido junto com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com o objetivo de contribuir com a formação profissional através de pesquisas e aplicação de conhecimento científico e tecnológico. Mais de 200 pessoas já foram beneficiadas em vários municípios do interior do Piauí e até outros estados como São Paulo e Mato Grosso.

Da Redação

 

Menina filma próprio estupro e homem é preso em Campo Maior

Foto: Divulgação / PC-PI

 

A Polícia Civil de Campo Maior prendeu um homem suspeito de estuprar uma criança de seis anos após a menina filmar a violência sexual. 

O crime aconteceu por volta das 11h deste domingo (20/11) em Campo Maior, 84 km de Teresina. O suspeito flagrado no vídeo é um homem de 39 anos, primo da mãe da vítima. A criança filmou o próprio estupro e postou no status do WhatsApp. 

Segundo informações no processo, a mãe da criança, de 23 anos, assistiu ao vídeo enquanto estava na casa de uma cunhada. Segundo depoimento da mãe, a filha tem o aparelho telefônico para jogar e assistir vídeos de desenho animado.

“Tem uma conta no WhatsApp, mas só quem tem o contato dela sou eu, o pai dela e a madrinha. Eu estava olhando o WhatsApp quando vi que ela tinha acabado de atualizar o status. Fui olhar e vi o meu primo colocando o pênis para fora”, relatou a mãe da vítima ao prestar queixa na 5ª Delegacia de Polícia de Campo Maior. 

Após o flagra, a mãe da criança contou que mostrou o vídeo para a cunhada e juntas foram até a residência em que a mulher mora com as duas filhas. Segundo ela, o homem ainda estava deitado na rede onde o abuso teria acontecido e, ao ser confrontado, disse que a criança teria baixado sua calça. 

Segundo o processo, o avô da criança chegou a passar mal após tomar conhecimento do fato. A uma tia, a criança de seis anos alegou que aquela não fora a primeira vez que o homem de 39 anos “fez coisas daquele tipo com ela”, segundo o relato.  

Ao delegado Fábio Bhering, o suspeito confessou o crime e afirmou que estava deitado na rede quando a filha da prima chegou e se deitou. Alegou ainda que não sabe o porquê fez aquilo e que está arrependido. E, segundo o homem, aquela foi a primeira e única vez que aquilo tinha acontecido. 

O homem foi preso em flagrante pelo crime de estupro de vulnerário e está detido na Delegacia de Campo Maior, onde está à disposição da Justiça.

 

Nataniel Lima
[email protected] 

 

Dia D de vacinação antirrábica tem 3741 cães e 2404 gatos vacinados

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vacinou 3741 cães e 2404 gatos na zona urbana, neste sábado (19 de novembro), no dia D de vacinação antirrábica.

A ação foi realizada em 22 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade. A vacina antirrábica serve para prevenção da raiva, uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados.

O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação do cérebro) e que evolui de forma bem rápida. Por possuir alto índice de letalidade, a raiva é considerada uma doença fatal.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que a vacina é ofertada no Setor de Endemias na própria secretaria para onde deverão ser levados os animais ainda não vacinados.

Da Redação

Motociclista morre após perder controle de veículo na BR-343

Foto: Divulgação/PM-PI

Um motociclista de 57 anos, identificado como Gilmar João da Paz, morreu em um grave acidente na tarde desse sábado (19), na BR-343, em Campo Maior (a 78 km de Teresina).

Segundo informações do comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Etevaldo Alves, a vítima perdeu o controle da moto em uma curva, caiu do veículo e bateu a cabeça.

“O condutor da motocicleta estava em deslocamento na BR-343 quando no entroncamento com a PI-115, ele perdeu o controle da motocicleta, veio a cair, bateu a cabeça no meio-fio e teve traumatismo craniano”, explicou o comandante.

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) também chegou a ser acionada e constatou o óbito do motociclista.

O tenente-coronel Etevaldo Gomes acrescentou ainda que Gilmar João morava na comunidade Alto do Meio e estava sozinho no momento do acidente.

O local do acidente foi isolado e uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada para os procedimentos legais.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Maqueiro de hospital morre após colidir motocicleta em placa de sinalização em Campo Maior

Foto: Reprodução redes sociais

Um jovem de 24 anos, identificado como Samuel Silva Sousa morreu na manhã desta quarta-feira (16) após colidir a motocicleta em uma placa de sinalização no município de Campo Maior, a 84 km de Teresina. O jovem atuava como maqueiro no Hospital Regional de Campo Maior.

O comandante da PM no município, o coronel Etevaldo Alves, informou que o acidente aconteceu por volta das 6h30 na Avenida Alto Longá, na saída de Campo Maior para Coivaras.

“Quando a viatura chegou ao local encontrou o corpo próximo a uma placa de sinalização e a motocicleta ao lado. Ele já estava sem os sinais vitais e testemunhas relataram que ele colidiu a moto na placa de sinalização”, explicou o comandante.

De acordo com a PM, a vítima trabalhava como maqueiro no Hospital Regional de Campo Maior e morava no bairro Santa Cruz.

 

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Joãozinho Félix viaja a Brasília em busca de recursos para a Educação

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) usou as redes sociais, na tarde desta terça-feira (08), para anunciar que está em Brasília-DF em busca de recursos para a Educação de Campo Maior.

Os recursos serão destinados para a melhoria da estrutura de creches e escolas da rede pública municipal. Nas redes sociais, Joãozinho Félix anunciou a construção de uma nova escola de tempo integral, no bairro Fripisa, que deverá contemplar cerca de 600 alunos:

É para trazer mais recursos e melhorar ainda mais a educação de Campo Maior. Estive na presidência do FNDE, em Brasília, na missão de conseguir verbas para a construção de uma nova escola de tempo integral no Bairro Fripisa, assim como também viabilizando a liberação de recursos para o término das obras da nova creche no Bairro Parque das Estrelas. Sigo firme, trabalhando e buscando cada vez mais melhorar a vida dos campomaiorenses.

Da Redação

Posts anteriores