Cidadeverde.com

Programa Famílias Fortes é implantado em Campo Maior

Na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito Joaozinho Félix e o secretário municipal de Assistência Social, Joares Cavalcante, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campo Maior e o Governo Federal, para a implantação do Programa Famílias Fortes no município.

O convênio foi assinado durante solenidade realizada na Câmara de Vereadores e contou a presença da secretária Nacional da Família, Ângela Vidal Gandra.

O acordo permite atender famílias em situação de vulnerabilidade, assistidas na cidade pela Secretaria de Assistência Social, que tenham crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos.

O principal objetivo do programa é o fortalecimento dos vínculos familiares e desenvolvimento de habilidades sociais, promovendo o bem-estar dos membros das famílias, agindo na prevenção ao uso do álcool e outras drogas.

Para Ângela Gandra, investir na família tem um impacto que pode ser medido em “progressão geométrica”. “O impacto positivo em uma família transforma outras milhares”, disse.

Em sua fala o secretário, Joares Cavalcante, falou sobre os programas e ações desenvolvidas ela secretaria de Assistência Social e destacou que o Programa Famílias Fortes será implementado em 27 ciclos, beneficiando assim, 405 famílias campomaiorenses.

O prefeito Joaozinho Félix, ressaltou a importância da parceria entre o município e o Governo Federal e destacou que a gestão municipal trabalha pelo interesse de melhorar a vida das pessoas.

No fim da solenidade a secretária Nacional da Família, Ângela Vidal Gandra, foi agraciada pelo prefeito Joãozinho Félix, com a medalha Heróis do Jenipapo e recebeu uma réplica da imagem de Santo Antônio, padroeiro de Campo Maior.

Da Redação

Prefeitura de Campo Maior inicia recuperação de estradas na zona rural

A Prefeitura de Campo Maior vai iniciar a recuperação de mais de 160 km de estradas vicinais em diversas comunidades da zona rural do município. O objetivo da administração municipal é o de facilitar, ainda mais, o escoamento da produção agrícola e permitir uma boa mobilidade para os moradores da zona rural do município.

“Serão mais de 120 dias de obras ininterruptas que irão ligar as PI’s e a BR-343 para as mais diversas estradas vicinais de Campo Maior. As obras estão a todo vapor e as máquinas já recuperaram dezenas de quilômetros na grande região dos Corredores e Água Fria, mas que vai também contemplar todas as demais comunidades da zona rural de Campo Maior”, disse o prefeito Joãozinho Félix.


 
    

Centro de testagens para Covid-19 é transferido para o SAMDU

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunicou uma nova mudança no local de funcionamento do centro de testagem e atendimento para pacientes com síndromes gripais e suspeitas de Covid-19.

De acordo com a nota, a mudança de local se dá em razão do aumento do número de casos de síndromes gripais e Covid-19.

Confira a íntegra da nota

Em virtude do aumento no número de casos de síndrome gripais/COVID-19 nos últimos dias no município de Campo Maior, resolvemos fazer uma nova mudança no local de funcionamento do Centro de Testagem e Atendimento a Pacientes com Sintomas Gripais. Para melhor acolher a população campomaiorense, com um espaço mais amplo e arejado o novo endereço do Centro de Testagem será na Rua Antonino Freire, onde funcionava a antiga sala de fisioterapia, no prédio do SAMDU, ao lado da UBS Centro I. As atividades no novo endereço começarão a funcionar a partir desta segunda-feira 27/06/2022 e os atendimentos continuarão da mesma forma.

As testagens acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo para almoço e o atendimento médico de segunda a quinta-feira de 14 h às 17h e às sextas das 8h às 12h.

Da Redação

General visita Campo Maior e recebe medalha do Mérito Heróis do Jenipapo

O General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, atual comandante da 10ª Região Militar, visitou Campo Maior na tarde desta terça-feira (21 de junho). Ele é responsável por administrar 14 tiros de guerras e 14 quartéis nos estados do Piauí e Ceará.

Na ocasião, o general conheceu as instalações do Tiro de Guerra 10-019 e a Escola Cívico-Militar Coronal Octávio Miranda, e recebeu do prefeito, Joãozinho Félix, a medalha do Mérito Heróis do Jenipapo. Ele também foi recebido pelo presidente da Câmara de Campo Maior, Sena Rosa, e por secretários e vereadores.

“Eu coloquei como objetivo para este ano visitar todos os tiros de guerra. Passei por Piripiri-PI, visitei o Tiro de Guerra de lá, agora estou aqui em Campo Maior-PI, e parto para Teresina-PI, onde vou visitar o 2º Batalhão de Engenharia de Construção e o 25° Batalhão de Caçadores, além de uma série de atividades institucionais, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tribunal Regional Eleitoral, e com alguns senadores e deputados também. Estou muito satisfeito com o que eu tenho visto por parte das tropas do Exército do Ceará e do Piauí, que estão sob o meu comando. Tenho sido muito bem recebido no Piauí”, disse o general ao Portal Diário de Campo Maior.

O prefeito Joãozinho Félix usou as redes sociais para falar da honra que foi receber o general em Campo Maior:

Tive a grata satisfação de receber hoje em Campo Maior a visita do General André Allão que comanda a 10ª Região Militar do Exército Brasileiro. Um momento no qual pude agraciá-lo com a medalha Mérito Heróis do Jenipapo por estar a frente do órgão que por décadas vem promovendo e fortalecendo a cidadania de dezenas de jovens através das atividades desenvolvidas na unidade do Tiro de Guerra de Campo Maior, escreveu.

Acompanharam o general o coronel Rainier de Oliveira Coutinho, Assistente Pessoal do Cmt da 10ª Região Militar; o coronel de Engenharia Heider Staevie dos Santos, comandante da 2º Batalhão de Engenharia de Construção e o coronel de Infantaria Paulo Ricardo Borges de Aguiar, comandante do 25º Batalhão de Caçadores.

Ele garantiu que estará de volta ao município de Campo Maior no dia 13 de março de 2023 para participar da solenidade pelo bicentenário da Batalha do Jenipapo.

Biografia

General Allão é natural do Rio de Janeiro-RJ, onde nasceu em 27 de fevereiro de 1966. Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro, em 14 de fevereiro de 1981, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas-SP. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia, em 12 de dezembro de 1987, sendo classificado no 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola (GEsA), no Rio de Janeiro-RJ. Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2021.

Da Redação

SMS troca centro de testagens para pacientes com suspeitas de Covid-19

Foto: Ascom 

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que o centro de testagem para síndromes gripais/coovid-19, passou a funcionar no prédio da antiga Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro II, localizado na Avenida José Paulino, nº 163, Centro, próximo ao Educandário Menino Jesus.

Os atendimentos para pacientes com síndromes gripais e suspeitas de covid-19 funcionavam no Samdu (Serviço de Atendimento Móvel Domiciliar de Urgência).

A unidade disponibiliza uma sala de testes rápidos para usuários em casos de suspeitas de contaminação pelo coronavírus  e consultório para pacientes que necessitem de atendimento.

Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira das 14h às 17h e nas sextas-feiras das 8h às 12h. As testagens rápidas acontecem de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Festejo de Santo Antonio se consagra com um dos maiores já realizados em Campo Maior

  • CM_festejo_21.jpg Ascom
  • CM_festejo_8.jpg Ascom
  • CM_festejo_4.jpg Ascom
  • CM_festejo_2.jpg Ascom
  • CM_festejo_7.jpg Ascom
  • CM_festejo_6.jpeg Ascom
  • CM_festejo_1.jpg Ascom
  • CM_festejo_3.jpg Ascom

Os festejos juninos de Campo Maior, dedicados ao padroeiro, Santo Antonio Aparecido, chegaram ao fim nesta segunda-feira (13 de junho), data em que a Igreja Católica celebra o santo. É a primeira festa no pós-pandemia, realizada em seu formato tradicional, com a presença do público.

Nos dois últimos anos, os festejos do padroeiro aconteceram apenas com celebrações religiosas dentro da igreja a portas fechadas. No período, não houve a parte social com shows, barracas, apresentações, etc. As medidas visavam evitar aglomerações e coibir a disseminação da Covid-19.

Este ano, com avanço da vacinação e significativa redução de casos e óbitos causados pelo Coronavírus, as autoridades públicas permitiram a realização da festa de Santo Antonio. Uma verdadeira multidão de fiéis participou das procissões, trezenas e das celebrações religiosas. Os shows musicais na Praça do Rosário também contaram com a presença de milhares de pessoas todos os dias.

Foi, sem dúvidas, um das maiores festejos de Santo Antonio já realizados em Campo Maior, e participar da organização desta grandiosa festa é motivo de muita honra para mim enquanto campomaiorense e devoto de Santo Antonio e para toda a gestão pública, por meio de nossas secretarias municipais empenhadas em fazer deste momento um período especial, abençoado e repleto de alegria, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

O bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, também fez avaliação positiva do festejo e destacou que a devoção a Santo Antonio é uma das mais belas manifestações de fé do interior nordestino.

A cada ano, conseguimos entregar um festejo ainda melhor. Isso tudo só é possível graças a uma soma de esforços de muitas pessoas envolvidas. As homenagens dos campomaiorenses ao seu padroeiro é, sem dúvidas nenhuma, uma das maiores demonstrações de cultura e religiosidade de que tenho conhecimento, disse.

Os festejos de Santo Antonio Aparecido foram promovidos pela Paróquia Catedral de Santo Antonio, por meio do bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, e do pároco, pe. Gilberto Felipe, e pela Prefeitura de Campo Maior, através do prefeito Joãozinho Félix e de toda a gestão municipal.

Da Redação

Joãozinho Félix assina ordem de reforma do Mercado de Campo Maior

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) assinou, na manhã desta segunda-feira (13 de junho) ordem de serviço para reforma e ampliação do mercado público de Campo Maior. O senador e pré-candidato a deputado federal, Elmano Ferrer (Progressistas) participou, na ocasião.

Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Rural, Humberto Filho e de Habitação, Isnara Alves, e o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Sena Rosa.

Estamos muito felizes em saber que começaremos uma grande reforma no mercado público, uma reinvindicação antiga e que agora poderemos tirar do papel graças ao senador Elmano Ferrer, sempre atendendo as nossas solicitações, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Da Redação

Noite do vaqueiro reúne multidão nos festejos de Campo Maior

Uma multidão de 20 mil pessoas lotou a Praça do Rosário para prestigiar as apresentações musicais de Romim Mahta, Geovana Rocha, Marcos Julião e Henrique Sousa, neste sábado (11 de junho), nas comemorações pelo dia do vaqueiro nos festejos de Santo Antonio.

De acordo com estimativas da Polícia Militar de Campo maior, entre 18 e 20 mil pessoas participaram dos shows. Na parte da tarde, houve apresentações de Galego Aboiador, Xenhenhem, Gravata do Acordeon, Sara Morais e Forró Pra Cima no Parque do Vaqueiro.

O dia do vaqueiro contou também com café da manhã, santa missa na catedral de Santo Antonio, cavalgada por ruas de Campo Maior, almoço, vaquejada, premiações e sorteio de brindes. Foi um dia intenso e com vasta programação religiosa, social e cultural.

A festa do vaqueiro de Campo Maior é um dos eventos mais tradicionais do município, sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Campo Maior, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Da Redação

 

Campo Maior divulga atrações do Dia do Vaqueiro, comemorado no sábado (11)

A Prefeitura de Campo Maior divulgou a programação festiva para o próximo sábado (11), data em que é comemorado o Dia do Vaqueiro durante os Festejos de Santo Antônio.

De acordo com o pôster, as atrações começam logo cedo, com um café da manhã, e seguem com uma cavalgada, que sai da Igreja Santo Antônio e seguem até o Parque do Vaqueiro.

No Parque ainda ocorrerá uma vaquejada e uma pega de boi na moita. Vale lembrar que Galego Aboiador, Sara Morais, Xenhenhem, Forró Pra Cima e Geovana Rocha farão a festa para todos os presentes logo em seguida.

Da Redação

Força Tarefa flagra “oficina” de armas em Campo Maior; dois são presos

Foto: Divulgação / Polícia Militar

A Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) flagrou, nesta quinta-feira (09/06), uma oficina clandestina de armas na zona rural de Campo Maior (84 km de Teresina). Durante a ação, um homem de 50 anos e um de 19 anos foram presos e conduzidos à Delegacia Regional de Campo Maior. 

Segundo o major Etevaldo Alves, do 15º Batalhão de Polícia Militar, agentes da Força Tarefa abordaram um homem na PI-115 com uma espingarda. Ao ser abordado, o homem falou sobre a oficina e conduziu os policiais até o local. 

“Lá os policiais encontraram mais oito armas. Seis espingardas, duas pistolas e um rifle. Foram todas apreendidas. Segundo consta, lá é um local onde há consertos de armas. Mas, ninguém sabe ao certo se essas armas eram consertadas, emprestadas ou alugadas para a prática de crimes”, destacou o major Etevaldo Alves. 

Foto: Divulgação / Polícia Militar

Essa foi a maior apreensão de armas registrada no município, ainda segundo o major Etevaldo. “Estamos satisfeitos porque é um resultado muito bom. Em pleno festejo, onde estamos todos atentos para que condutas criminosas não aconteçam”, acrescentou o major.

A Força Tarefa está em Campo Maior para reforçar a segurança na cidade durante o festejo do padroeiro, Santo Antônio. A equipe está sendo coordenada pelo sargento Mota. 


Nataniel Lima
[email protected] 

Posts anteriores