Cidadeverde.com

Mercado Público de Campo Maior receberá investimentos de R$ 2 milhões de reais

O Mercado Público de Campo Maior receberá investimentos na ordem de R$ 2 milhões conforme anunciou, na manhã desta segunda-feira, nas redes sociais, o prefeito Joãozinho Félix. A emenda, destinada pelo senador Elmano Férrer (Podemos), vai garantir a reforma do espaço, que atualmente enfrenta muitos problemas estruturais.

O próprio senador Elmano Férrer esteve em visita ao Mercado Público de Campo Maior na companhia do prefeito Joãozinho Félix e do secretário de Assistência Social e Geração de Renda, Dogival Félix. Eles visitaram os estandes de venda, conversaram com permissionários e feirantes e aproveitaram para tomar café no local.

“Uma aliança que chega para nos ajudar a transformar o local em um verdadeiro shop popular. O projeto já está feito, o recurso está garantido através do senador Elmano e o processo de licitação já tem data marcada”, escreveu o prefeito Joãozinho Félix nas redes sociais.

De acordo com o senador Elmano Férrer, o espaço será totalmente revitalizado e vai garantir mais conforto, segurança e higiene aos comerciantes e o público em geral: “Vamos transformar este espaço num local totalmente moderno, com estrutura adequada para a venda de peixes, carnes, legumes, frutas e produtos típicos da terra. Tudo proporcionando mais conforto, segurança e higiene para os feirantes e os clientes”, destacou.

Da Redação
 

Campo Maior recebe mais 445 doses da Janssen e continua aplicação na sexta

Foto: Divulgação/Sesapi 

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior (SMS) confirmou o recebimento de mais 445 doses da vacina da Janssen para dar continuidade ao plano de imunização contra a Covid-19. No dia 14 de dezembro, o município havia aplicado 85 doses do imunizante, iniciando administração de reforço para os públicos que foram contemplados com a vacina em dose única.

Na sexta-feira, receberão o reforço da Janssen aquelas pessoas que haviam feito o agendamento no último dia 14. O restante das doses será aplicado através da distribuição de senhas, de acordo com a ordem de chegada. A aplicação das doses da Janssen acontecerá na Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h da manhã.

A quantidade de doses enviada ao município ainda não é suficiente para imunizar com a dose de reforço 100% dos grupos que tomaram a vacina da Janssen. Outras 260 pessoas serão imunizadas num outro momento, ainda sem data definida.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

Campo Maior quer vacinar mais de 4 mil crianças contra a Covid

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior (SMS) já se prepara para a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 05 a 11 anos, após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) receber do Ministério da Saúde nota técnica referente à imunização deste público. A expectativa é que o município possa imunizar mais de 4 mil pessoas nesta faixa etária. Ainda não há data para a distribuição de vacinas.
 
 
A vacina da Pfizer para este público será aplicada em duas etapas com o intervalo de oito semanas. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.
 
“Estas doses são de 0.2 ml e serão tomadas em duas etapas, com o intervalo da primeira para a segunda dose de 08 semanas, diferente do que diz a bula do imunobiológico, mas acreditamos que isso deve ser porque o Brasil ainda não tem doses suficientes para toda a população”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reforçou a necessidade da oferta da vacina contra a Covid-19, para crianças com idades de 5 a 11 anos, como estratégia para garantir maior segurança, controle da pandemia e imunização para a população.

“O Piauí foi o segundo estado a pedir a vacinação infantil para o combate à pandemia. Com este novo passo, no processo de imunização das nossas crianças, esperamos receber as vacinas o mais breve possível, para que possamos iniciar a proteção deste público. E pedimos aos pais e responsáveis que assim que a vacina estiver disponível levem suas crianças, pois a vacina é segura e fundamental para proteção”, destaca o gestor.

Da Redação

Dom Francisco de Assis, bispo de Campo Maior, testa positivo para Covid-19

Foto: Reprodução/TV Pai Eterno 

O bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, testou positivo para a Covid-19. Ele está em Campina Grande-PB, e participaria da abertura das festividades de Nossa Senhora do Bom Conselho em Esperança-PB, sua cidade natal.

Em nota, Dom Francisco comunicou que apresentou sintomas gripais, como febre e dores pelo corpo, no último domingo (02). Na terça-feira, dia 04, resolveu fazer um teste para Covid-19 em Garanhuns-PE, cujo diagnóstico foi positivo e confirmado por exame realizado em Campina Grande.

Ainda segundo a nota, Dom Francisco já começou a fazer o tratamento e está em isolamento num hotel de Campina Grande e não apresenta mais sintomas. Na próxima segunda-feira, dia 09, ele deve ser submetido a novos exames, inclusive pulmonar, para avaliar o seu quadro.

Os seminaristas da Diocese de Campo Maior que acompanhavam o bispo na viagem também foram testados para a Covid-19, tendo todos eles recebido diagnóstico negativo. Eles retornam para Campo Maior nesta sexta-feira, dia 07, onde deverão cumprir isolamento social de 14 dias.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

 

Em Campo Maior, 15º BPM registra mais de 600 prisões realizadas em 2021

Foto: Campo Maior em Foco 

O 15º Batalhão da Polícia Militar do Piauí divulgou nessa quarta-feira (05), o balanço das ações realizadas no ano de 2021. De acordo com os dados, foram mais de 600 prisões efetuadas em toda a área que o 15º BPM atua.

Segundo o comandante do 15º BPM, major Etevaldo Alves, ao todo, são 14 municípios da região dos carnaubais atendidos pelo batalhão. Ainda de acordo com os dados, além das prisões, foram apreendidas 37 armas de fogo, 101 motocicletas foram recuperadas e 23 homicídios foram registrados.

Foto: Divulgação/15ºBPM

Em relação ao número de homicídios, Etevaldo Alves ressalta que houve uma redução de 21% comparado ao ano de 2020.

“Já é motivo para nós ficarmos um pouco mais tranquilos porque já houve uma redução de 21% nessa taxa de homicídios”, destaca o comandante.

Para o ano de 2022, o comandante explica que espera intensificar ainda mais o policiamento ostensivo na região. Em Campo Maior, Etevaldo Alves acrescenta que houve a chegada de novas viaturas e a efetivação do motopatrulhamento que contribui para a redução dos índíces de criminalidade. 

“No ano de 2022, nós vamos intensificar mais ainda o trabalho ostensivo para prevenir esses crimes, para reduzir ainda mais essa taxa de homicídios. Especificamente em Campo Maior, nós temos a chegada de novas viaturas, entrega de novos armamentos, munições e a efetivação do motopratulhamento que tem colaborado bastante para que possamos reduzir os índices de criminalidade”,  conclui.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Prefeitura de Campo Maior reforça monitoramento de rios

 


Com a divulgação de alertas meteorológicos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Cemadem (Centro de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais) sobre a possibilidade de cheia dos rios por causa das fortes chuvas, a Prefeitura de Campo Maior, por meio da Defesa Civil municipal, reforça o monitoramento dos rios Longá, Surubim e Jenipapo.

Para o prefeito Joãozinho Félix, são importantes as ações de alerta e prevenção que a Prefeitura está realizando: “A Administração está preparada para atender a população caso as previsões de chuvas se confirmem. Estivemos na manhã de hoje fazendo um monitoramento na barragem do Surubim, mas queremos tranquilizar as pessoas, pois, no momento, a situação está sob controle.”, destacou.

O prefeito Joãozinho Félix reforçou que as famílias campomaiorenses podem ficar tranquilas e, caso se confirmem as previsões de chuvas intensas e enchentes, a administração estará preparada para lidar com a situação: “Até então não há motivos para preocupação, mas de qualquer forma já mobilizamos um plano junto à equipe da Defesa Civil, caso as chuvas permaneçam ao ponto de provocar alagamentos.”, reiterou.

As previsões meteorológicas apontam para chuvas intensas nos próximos dias. De acordo com os principais institutos, o mês de janeiro deve ter chuvas acima da média em todo o Nordeste. No último dia 31 de dezembro, o município de Campo Maior registrou 104 mm de chuva, segundo o Cemadem, ocupando o 4º lugar entre os maiores acumulados de chuva do Brasil, de acordo com o órgão.

Ainda na ocasião, o prefeito Joãozinho Félix comunicou que estão autorizados os trabalhos de recuperação e ampliação de um trecho da Avenida Surubim. O local foi considerado de risco para os motoristas e transeuntes por apresentar pontos estreitos, o que representa perigo, principalmente para quem insiste em dirigir em alta velocidade pela via.

 

Da Redação
[email protected] 

 

Incêndio causa perda total de insumos no Hospital Regional de Campo Maior

Atualizada às 10h30

Um incêndio atingiu o setor de almoxarifado do Hospital Regional de Campo Maior (distante 84km de Teresina) na manhã desta quarta-feira (29). Segundo a Polícia Militar, as chamas começaram por volta das 7h40 e foram controladas com ajuda de equipes da Defesa Civil municipal.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), explicou que o fogo causou perda total dos insumos presentes no prédio do almoxarifado e que todos os pacientes e colaboradores foram evacuados das áreas próximas ao almoxarifado por motivos de segurança. 

No local, o comandante do 15º Batalhão da PM, major Etevaldo Alves informou que o incêndio já foi controlado totalmente, a parte do almoxarifado foi isolada e ninguém ficou ferido. 

"O fogo foi controlado completamente, o prédio agora está isolado para que seja feita a perícia para identificar as causas do incêndio", acrescenta.   

O comandante do 15º BPM relatou ainda que um curto-circuito no ar-condicionado teria provocado o fogo. Uma perícia deverá ser realizada no local para identificar as causas do incêndio. 

“Começou por volta da 7h40 da manhã e tudo indica que foi um curto-circuito no ar-condicionado. Populares estão ajudando a ter acesso, estamos aguardando o pessoal do Corpo de Bombeiros, mas a Defesa Civil do município já conseguiu debelar boa parte das chamas”, explica o comandante.

Fotos: Reprodução/Polícia Militar

O major Etevaldo Alves ressalta ainda que a área do almoxarifado fica dentro da unidade de saúde, mas não é junto com a ala dos pacientes. O comandante acrescentou também que a direção do Hospital já realojou os pacientes da enfermaria.

“A direção do Hospital retirou os pacientes da enfermeira em tempo hábil e o fogo está controlado, não teve vítima, apenas danos materiais”, reforça.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Teresina deverão indicar o que provocou o incêndio. A Sesapi informou ainda que após vistoria dos bombeiros, o atendimento aos pacientes no local já foi liberado. 

 

Confira nota da Sesapi na íntegra: 

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) informa que o incêndio que atingiu o prédio anexo do Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), onde fica localizado o almoxarifado da unidade, na manhã desta quarta-feira (29/12), já foi controlado. 

As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que foram acionadas para controlar as chamas agora trabalham para identificar a causa. Ninguém ficou ferido em decorrência do incêndio.

A diretoria da unidade informou que o fogo causou perda total dos insumos presentes no prédio do almoxarifado e que, por motivo de segurança, todos os pacientes e colaboradores foram evacuados das áreas próximas ao almoxarifado. Os casos que chegarem até a unidade estão sendo encaminhados para o centro de referência do município até que a situação seja normalizada.

Em relação as perdas material e de insumos a Secretaria de Estado da Saúde- SESAPI, já está tomando as medidas necessárias para reposição, sem prejuízos ao tratamento dos pacientes e usuários internados.

O corpo de bombeiros finalizou vistoria no local e liberou o atendimento normal de pacientes na unidade, não sendo necessário o encaminhamento de novos paciente para o centro de referência do município.

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Centro de Especialidades já realizou 3.376 atendimentos desde inauguração

Foto: Ascom

Relatório emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior mostrou que o Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva já realizou um total de 3.376 atendimentos desde que foi entregue à população, no dia 18 de setembro. O mesmo documento mostra que o SAMDU (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar de Urgência), realizou ao longo de todo o ano 3.258 atendimentos, totalizando 6.634 usuários atendidos.

A unidade de saúde conta atualmente com 10 especialidades, sendo Ginecologia a que mais registrou atendimentos no período com 525 usuários atendidos, seguido de clínico-geral que teve 503 e Dermatologia com 497 atendimentos. O Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva oferta ainda serviços de Nutrição, Cardiologia, Urologia, Oftalmologia, Proctologia, cirurgias em geral e Ortopedia.

“A prefeitura tirou do papel uma das mais importantes obras deste primeiro ano de gestão, que está a disposição da população de Campo Maior para dar atendimento digno aos usuários do sistema de saúde. Aos poucos, este espaço vai recebendo novos investimentos e mais estrutura para melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade dos serviços municipais do Sistema Único de Saúde”, destacou a secretária de Dorilene Vidal.

De acordo com o prefeito Joãozinho Félix, a obra representa uma revolução na saúde pública de Campo Maior: “Trata-se de uma obra moderna que veio em benefício de todos. Nosso objetivo é promover uma verdadeira revolução na saúde pública de Campo Maior e devolver à população a dignidade. Durante muitos anos, nossa gente permaneceu desassistida pela falta de compromisso de gestores que nos antecederam, mas essa realidade está mudando”, disse.

O prefeito Joãozinho Félix também destacou que já há recursos assegurados a serem investidos na saúde pública do município: “Estivemos em Brasília dialogando com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e com alguns parlamentares da bancada federal com quem sempre mantemos diálogo e parceria pensando em oferecer o melhor para o povo. Em breve, iremos anunciar novos investimentos e melhorias, não somente na saúde, mas na Assistência Social, na infraestrutura e na Agricultura Familiar”, falou.

Da Redação
[email protected]

Empossados os novos membros do CMDCA de Campo Maior

O prefeito Joãozinho Félix, acompanhado do secretário municipal de Assistência Social, Dogim Félix, empossou, na manhã desta quarta-feira (22/12), o presidente e os representantes civis e de entidades governamentais, que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Idelfonso Alves Pereira e Francisco Wallysson Silva tomaram posse como presidente e vice, respectivamente.
O Conselho é constituído ainda por 20 conselheiros, divididos entre 10 representantes da sociedade civil e outros 10 representantes do poder público.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão colegiado, com a função de fiscalizar a implementação das políticas públicas para a infância e a juventude em todas as áreas, tais como a educação, saúde, assistência social, esporte, cultura, lazer e cumprimento de medidas socioeducativas.

Após a solenidade de posse dos membros do conselho foi realizado a entrega dos certificados das entidades cadastradas nos Conselhos de Assistência Social e no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA. Essas entidades estão devidamente cadastradas no conselho prestando serviços de atendimento e defesa e desenvolvendo atividades voltada a criança e ao adolescente do município.

Da Redação

Produtores assinam fornecimento para merenda escolar em Campo Maior

O novo modelo de gestão da alimentação escolar começa a ser desenhado pela Prefeitura de Campo Maior. Na manhã desta segunda-feira (20), um ato no auditório da Secretaria Municipal de Educação, formalizou a assinatura de 28 contratos que vão garantir frutas e hortaliças na merenda dos alunos das escolas públicas de Campo Maior.

A secretária de Educação, Maria José Félix destacou que a assinatura dos contratos mostra o respeito e compromisso do município com o produtor rural. “O compromisso nesta manhã é com os estudantes, que terão garantido no prato uma refeição de qualidade . Nossas crianças e jovens terão refeição digna, como eles merecem”, falou.

Para o prefeito Joãozinho Félix, a assinatura dos contratos vai beneficiar dezenas de famílias, através da geração de renda, além de incentivar a agriculta familiar. “Um fomento à cadeia produtiva, à geração de emprego e renda, em um momento tão delicado e necessário. Um grande benefício para a agricultura familiar e para a merenda dos alunos”, destacou.

Os investimentos para a aquisição de frutas, legumes e verduras são oriundos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar, que tem com objetivo contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e melhoramento do rendimento escolar dos alunos, assim como a formação de hábitos alimentares saudáveis.

A Prefeitura de Campo Maior fará a primeira compra dos alimentos ainda este mês e durante todo o ano de 2022. Os itens serão produzidos diretamente pelos agricultores do município, que, além de contribuir com alimentação saudável, terão rendimento financeiro para custear produção e ainda obter lucros com as vendas.

Ainda segundo a secretária de Educação, hábitos saudáveis devem se refletir, inclusive, na formação dos estudantes. “Se antes os estudantes se alimentavam com enlatados, cheios de conservantes e comidas processadas, hoje é possível ver no prato delas frutas, hortaliças, verduras, dentre outros produtos saudáveis, inclusive regionais, fazendo com que eles tenham mais qualidade de vida e mais facilidade de aprendizado”, explicou.

Da Redação

Posts anteriores