Cidadeverde.com

Empossados os novos membros do CMDCA de Campo Maior

O prefeito Joãozinho Félix, acompanhado do secretário municipal de Assistência Social, Dogim Félix, empossou, na manhã desta quarta-feira (22/12), o presidente e os representantes civis e de entidades governamentais, que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Idelfonso Alves Pereira e Francisco Wallysson Silva tomaram posse como presidente e vice, respectivamente.
O Conselho é constituído ainda por 20 conselheiros, divididos entre 10 representantes da sociedade civil e outros 10 representantes do poder público.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão colegiado, com a função de fiscalizar a implementação das políticas públicas para a infância e a juventude em todas as áreas, tais como a educação, saúde, assistência social, esporte, cultura, lazer e cumprimento de medidas socioeducativas.

Após a solenidade de posse dos membros do conselho foi realizado a entrega dos certificados das entidades cadastradas nos Conselhos de Assistência Social e no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA. Essas entidades estão devidamente cadastradas no conselho prestando serviços de atendimento e defesa e desenvolvendo atividades voltada a criança e ao adolescente do município.

Da Redação

Produtores assinam fornecimento para merenda escolar em Campo Maior

O novo modelo de gestão da alimentação escolar começa a ser desenhado pela Prefeitura de Campo Maior. Na manhã desta segunda-feira (20), um ato no auditório da Secretaria Municipal de Educação, formalizou a assinatura de 28 contratos que vão garantir frutas e hortaliças na merenda dos alunos das escolas públicas de Campo Maior.

A secretária de Educação, Maria José Félix destacou que a assinatura dos contratos mostra o respeito e compromisso do município com o produtor rural. “O compromisso nesta manhã é com os estudantes, que terão garantido no prato uma refeição de qualidade . Nossas crianças e jovens terão refeição digna, como eles merecem”, falou.

Para o prefeito Joãozinho Félix, a assinatura dos contratos vai beneficiar dezenas de famílias, através da geração de renda, além de incentivar a agriculta familiar. “Um fomento à cadeia produtiva, à geração de emprego e renda, em um momento tão delicado e necessário. Um grande benefício para a agricultura familiar e para a merenda dos alunos”, destacou.

Os investimentos para a aquisição de frutas, legumes e verduras são oriundos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar, que tem com objetivo contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e melhoramento do rendimento escolar dos alunos, assim como a formação de hábitos alimentares saudáveis.

A Prefeitura de Campo Maior fará a primeira compra dos alimentos ainda este mês e durante todo o ano de 2022. Os itens serão produzidos diretamente pelos agricultores do município, que, além de contribuir com alimentação saudável, terão rendimento financeiro para custear produção e ainda obter lucros com as vendas.

Ainda segundo a secretária de Educação, hábitos saudáveis devem se refletir, inclusive, na formação dos estudantes. “Se antes os estudantes se alimentavam com enlatados, cheios de conservantes e comidas processadas, hoje é possível ver no prato delas frutas, hortaliças, verduras, dentre outros produtos saudáveis, inclusive regionais, fazendo com que eles tenham mais qualidade de vida e mais facilidade de aprendizado”, explicou.

Da Redação

Polícia prende suspeito de pedofilia, estupro de vulnerável e corrupção de menores no Piauí

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

A Polícia Civil realizou a prisão de um homem, identificado apenas pelas iniciais C.N.M, suspeito de pedofilia, estupro de vulnerável e corrupção de menores. A ação ocorreu na última sexta-feira (17), na cidade de Campo Maior, a 78 quilômetros de Teresina.

Ainda de acordo com a Polícia, em desfavor do indivíduo, foi expedido um mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão na residência dele. Os mandados foram gerados após investigações contra ele pelos crimes que resultaram na sua prisão. 

Com a prisão, o suspeito deverá ficar à disposição da Justiça. Participarem da ação, a 5ª Delegacia Regional de Campo Maior, o Departamento de Inteligência (DINT) e a Gerência de Polícia do Interior (GPI).

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Palacete irá abrigar novas instalações da Cúria Diocesana de Campo Maior

A nova sede da Cúria Diocesana de Campo Maior foi inaugurada na noite deste sábado, dia 18 de dezembro, na presença de representantes do Clero e autoridades civis. O evento contou com a participação do bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, do prefeito Joãozinho Félix, secretários, vereadores, imprensa e da comunidade em geral.

As novas instalações do centro administrativo da Diocese funcionarão no sobrado da Praça Rui Barbosa, que recebeu o nome de ‘Palacete Diocesano Monsenhor Mateus Cortez Rufino’. No local, irão funcionar também a secretaria paroquial da Catedral de Santo Antonio e a Livraria Diocesana Padre Siron.

Em seu discurso, Dom Francisco destacou e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização da obra: “Nossa expectativa é que o novo Centro Administrativo traga mais conforto e proporcione um espaço mais acolhedor a todos os funcionários, ao clero e ao público em geral. Tudo isso só foi possível graças as doações que recebemos dos benfeitores e da colaboração de todos”, disse.

O evento contou também com apresentação de uma cantata natalina promovida pelos músicos do Lar da Juventude e homenagens ao Pe. Jonilson Torres Resende, que morreu no último dia 07 de dezembro, vítima de Covid-19. Na sequência, procedeu-se a benção das novas instalações, o hasteamento da bandeira pontifícia e queima de fogos.

As novas instalações da Cúria Diocesana de Campo Maior possuem uma área ampla e um ambiente com infraestrutura adequada para o atendimento e encaminhamentos administrativos, colaborando, de forma eficaz com o bispo diocesano na condução do governo da Diocese. O valor da obra de reforma e revitalização do Palacete Diocesano Monsenhor Mateus Rufino custou R$ 300 mil.

Da Redação

3 em cada 100 campo-maiorenses (12+) ainda não procuraram 1ª dose contra a Covid-19

O município de Campo Maior possui cerca de 39.081 pessoas aptas a receber vacinação contra a Covid-19. Esse público é formado por adolescentes a partir de 12 anos de idade, adultos com mais de 18 anos e idosos. Desse total, cerca de 1289 pessoas (3,2%) ainda não procuraram os postos de vacinação parece receber a primeira dose do imunizante.

37.792 pessoas receberam a primeira dose até agora, o que equivale a 80,7% da população. 31.632 receberam as duas doses completando o ciclo vacinal e 790 receberam a vacina de dose única. 69,23% é o percentual de pessoas com imunização completa. 5072 pessoas tomaram a dose de reforço (cerca de 10% da população).

Com a baixa procura da população pela primeira dose, a Secretaria Municipal de Saúde resolveu continuar com aplicação enquanto durar o estoque de vacinas.

“Nós havíamos planejado encerrar a campanha de aplicação de primeira dose convocando uma última chamada, mas mesmo assim as pessoas não compareceram. Por isso, vamos continuar com a vacinação enquanto durar o estoque, ou seja, até a data de validade do lote. Fazemos uma apelo para que todas as pessoas com mais de 12 anos de idade que ainda não se vacinaram, procurem a Secretaria Municipal de Saúde”, explicou a coordenadora de Imunização patrícia Rodrigues.

O município segue com calendário normal de aplicação da segunda dose conforme agendamento no cartão de vacinação. Quem tiver recebido a segunda dose há pelo menos 5 meses, já pode procurar a SMS para receber a dose de reforço. Já para os imunossuprimidos, ou seja, pessoas que apresentem graves problemas de saúde, podem receber a dose de reforço 28 dias após a aplicação da segunda dose.

Da Redação

 

Prefeitura de Campo Maior divulga programação de Natal da cidade

A Prefeitura de Campo Maior divulgou, nesta terça-feira (14), a programação de Natal da cidade. A abertura das festividades está marcada para esta quinta-feira (16) e o encerramento apenas para o mês de janeiro. Os eventos, que seguirão todas as medidas de biossegurança contra o novo coronavírus, serão abertos ao público.

Com o tema “Campo Maior no caminho da luz”, o Natal campomaiorense contará com apresentações culturais e ornamentações natalinas em diversos pontos da cidade, como a Praça Rui Barbosa, local escolhido como centro da programação. No local, os enfeites serão mantidos até o início de janeiro.

Nesta quinta (16), as atividades em comemoração ao período iniciam-se oficialmente com o acender das luzes e a queima de fogos na Praça Rui Barbosa a partir das 18h. Logo em seguida, às 19h30, ocorrerá um sarau no coreto da Praça com a família Napoleão Lima.

Na sexta-feira (17), às 18h, a programação continua na Praça Rui Barbosa com a apresentação do coral infantil, do Mater Dei e da orquestra de violinos do Lar da Juventude.

No sábado (18), será a vez da apresentação da Cantata Natalina Diocesana no Palacete Diocesano Monsenhor Mateus, às 18h, dos corais e da banda musical do Lar da Juventude.

Fechando a programação inicial, no domingo (19), a banda Honório Bona, a Orquestra Sanfônica Dom Abel e a Orquestra de Violões do Lar da Juventude, se apresentam também na Praça Rui Barbosa a partir das 19h30.

Da Redação

 

Prefeitura de Campo Maior cancela festa de réveillon para evitar aumento de casos de covid

Foto: Google Maps 

Mais um município piauiense cancelou as festividades de fim de ano. Dessa vez, a prefeitura de Campo Maior, a 78 quilômetros de Teresina, anunciou que não ocorrerá festa de réveillon na cidade.

Segundo a prefeitura, mesmo com a vacinação avançada em Campo Maior, as festas de fim de ano costumam gerar um aumento de casos no município.  

“Apesar da gente está com a vacinação avançada, existe todo um cuidado da prefeitura porque as festividades de fim de ano sempre dão um aumento de casos e a gente teve esse cuidado, já imaginando o que houve no ano passado porque a gente estava nessa situação e quando mudou o ano, a pandemia pegou força”, explica o coordenador de comunicação da prefeitura de Campo Maior, Jardanio Portela.

O coordenador Jardanio Portela acrescentou ainda que em relação aos casos de Covid-19, a situação está bastante controlada na cidade e a vacinação segue avançada 

"De quinta-feira (09) até hoje (13) foram registrados oito novos casos, um pouco mais de um caso por dia, mas temos dias que passamos três dias sem registrar caso. A pandemia aqui está super controlada. Em relação a vacinação, estamos chegando na casa de 70% com as duas doses", ressalta.  

Ainda sobre outras festividades, como o Carnaval, a prefeitura explicou que deverá analisar a situação para decidir se irá ocorrer ou não.

Nas redes sociais, a prefeitura anunciou o comunicado sobre o cancelamento do réveillon à população. Além de Campo Maior, o município de Água Branca havia anuciado a suspensão das festividade de fim de ano e do Carnaval de 2022 e o prefeito de Capitão de Campos, Tim Medeiros, também cancelou um show que aconteceria na cidade após o município registrar 15 casos de Covid-19 no périodo de setes dias. 

 

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Campo Maior terá 2ª dose da CoronaVac nesta sexta-feira

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Supervisão de Imunização, dará prosseguimento à vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro.

Haverá aplicação de segunda dose da Coronavac para aquelas pessoas que receberam a primeira dose do imunizante até o dia 12 de novembro. A administração das vacinas será no Complexo Valdir Fortes, na parte da manhã, a partir das 8h.

Na próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro, haverá última chamada para aplicação de primeira dose. Todas aquelas pessoas que têm a partir de 12 anos de idade e que ainda não receberam a primeira dose terão a segunda-feira para receber a imunização.

Da Redação

Sena Rosa é reeleito presidente da Câmara de Campo Maior

O vereador Sena Rosa (Progressista) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Campo Maior em eleição realizada na noite desta terça-feira (07) no plenário da Casa Legislativa. Ao final do pleito, a chapa encabeçada por Sena Rosa venceu com placar de 8 votos a 5.

O vereador Sena Rosa (Progressista) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Campo Maior em eleição realizada na noite desta terça-feira

Sena Rosa obteve os 8 votos dos vereadores da base do governo, enquanto os 5 parlamentares de oposição fecharam questão e encaminharam voto na chapa encabeçada por Raimundo Parente (Progressista).

“Encaro a nossa reeleição como um reconhecimento do nosso trabalho ao longo desse ano à frente da mesa diretora. Agradeço aos vereadores a confiança e a vereadora Miszarleia Almeida por representar a voz feminina em nosso grupo. Agora o trabalho continua pelo povo de Campo Maior”, disse Sena Rosa.

O vereador Sena Rosa (Progressista) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Campo Maior em eleição realizada na noite desta terça-feira

Chapa de situação:

Sena Rosa (Progressista), presidente; Miszarleia Almeida (PSD) vice-presidente; Neto dos Corredores (Republicanos) e Geraldo Paz (PTB) como secretários.

Chapa de oposição:

Raimundo Parente (Progressista) presidente; Junior Lustosa (PSD) vice-presidente; Michele Maroca (PTB) e Zacarias Neto (PSL) como secretários.

Da Redação

Conferência Municipal de Saúde acontecerá no dia 10 em Campo Maior

A Secretaria de Saúde de Campo Maior promoverá neste dia 10 de dezembro a 10º Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado a partir das 8h da manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A Conferência Municipal tem o objetivo de avaliar os serviços e programas desenvolvidos pelo Sistema Municipal de Saúde e de formular propostas para melhorar ainda mais os seus atendimentos à população.

A participação da comunidade, do conselho de Saúde, dos profissionais e dos prestadores de serviço junto aos representantes do governo municipal na formulação de propostas para a organização e oferta dos serviços de saúde pública está consolidada na legislação e expressa em seus instrumentos de gestão como na Lei Orgânica do Município.

“Ainda que a sociedade tenha descoberto o valor do SUS, em virtude da pandemia de Covid-19, o processo de aperfeiçoamento do planejamento local é indispensável. É oportuno ao término do primeiro ano de uma gestão municipal avaliar a situação da saúde e, dentro das possibilidades, propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento.”, explica a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

Ainda de acordo com a secretária, A Conferência é o momento de reunir elementos para a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que orientará o trabalho do setor nos próximos anos: “A realização da conferência, além de pautar os problemas da saúde local, poderá, com os aprendizados da pandemia, reforçar a participação da comunidade na construção dos instrumentos de gestão e de garantia do bom funcionamento dos serviços de Saúde.”, destacou.

Da Redação

Posts anteriores