Cidadeverde.com

Casal fica preso às ferragens em colisão de ônibus de turismo e carro na BR-343

Fotos:Divulgação/PM

Uma colisão entre um ônibus de turismo e um carro deixou  um casal ferido na cidade de Campo Maior. O acidente aconteceu na madrugada deste sábado (18) na BR-343, na zona Urbana da cidade. 

De acordo com informações do major Etevaldo Alves, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, o ônibus de turismo, que vinha de Caxias-MA com destino a Camocim-CE, colidiu frontalmente com um veículo modelo Gol. 

Um casal que trafegava no Gol ficou preso às ferragens. Segundo a PM, ele foram identificados como Antônio Alisson dos Reis Martins e Sabrina Waliana,  ambos moradores de Campo Maior. Ainda de acordo com a Polícia Militar, eles  ficaram com fraturas nas pernas, mas foram socorridos para o Hospital Regional de Campo Maior e não correm risco de morte. O veículo ficou bastante danificado. 

Entre os ocupantes do ônibus, apenas um idoso sofreu ferimentos, mas as escoriações foram consideradas “leves”. 

Ainda não foi possível detectar a causa do acidente. A colisão chamou atenção de populares, que se aglomeraram no local. 

Policiais Militares do 15° Batalhão auxiliaram no isolamento do local e na prestação de socorro até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.


Izabella Pimentel
[email protected]

Centro de Especialidades será entregue neste sábado em Campo Maior

Foto: ascom

Será inaugurada no próximo sábado, dia 18 de setembro, a mais nova unidade de saúde do município de Campo Maior. O Centro de Especialidades Enfermeira Dorivânia Vidal Neiva será entregue à comunidade, durante cerimônia com a presença de autoridades, às 9h da manhã.

Estarão presentes, na ocasião, o prefeito, Joãozinho Félix; a secretária de Saúde, Dorilene Vidal; o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; o pré-candidato ao Governo do Piauí, Dr. Silvio Mendes; o deputado estadual, Júlio Arcoverde; a deputada federal, Iracema Portela, e os senadores, Eliane Nogueira e Elmano Ferrer e alguns prefeitos de municípios vizinhos.

O espaço contará com a oferta de 12 especialidades médicas, como Cardiologia, Pediatria, Neurologia e outras, garantindo o acesso à saúde da população campo-maiorense, bem como de moradores de outras cidades da Região dos Carnaubais. O prédio precisou passar por algumas obras em sua estrutura para garantir o seu pleno funcionamento já que permaneceu esquecido por vários anos desde que foi construído.

Entres as intervenções realizadas pelo Poder Público para o funcionamento do espaço estão manutenção da rede elétrica, hidráulica, sanitária e nas instalações em geral, sistema contra incêndio, ar-condicionado, mesas, cadeiras, armários, materiais de trabalho, pintura, etc.

“Campo Maior passa a contar com uma nova unidade de saúde que estará à disposição de toda a população. A reabertura e o funcionamento da antiga UPA, como era conhecida, foi um compromisso de campanha que assumimos com os campo-maiorenses e hoje estamos honrando o que prometemos. O objetivo é evitar a procura por atendimento médico em Teresina e outras cidade”, disse o prefeito Joãozinho Félix.

Para a secretária de Saúde, Dorilene Vidal, a entrega da nova policlínica municipal é um sonho de todos os campo-maiorense: “Trata-se da realização de um sonho para todos. A partir deste sábado, teremos um espaço completamente reformado e adaptado para atender as demandas da população. Com isso, passaremos a ter uma cobertura médica ainda mais ampla, desafogando atendimentos em outras unidades de saúde, viabilizando mais qualidade de vida para todos”, destacou.

Com informações - Ascom

Campo Maior tem agora o Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa

Foto: Ascom

A saúde pública do município de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde, conta agora com o Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa. Uma ferramenta de acesso à saúde, disponibilizado pela Prefeitura de Campo Maior, ofertada  na moradia do paciente, caracterizada por um conjunto de ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação.

“Este é um Serviço de assistência a pacientes pós-hospitalar e acamados e que busca a redução de hospitalizações desnecessárias, redução do período de permanência de pacientes internados e do risco de infecções”, destacou a secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal.

Ainda segundo a secretária, o ‘Melhor em Casa’ representa um avanço para a saúde pública de Campo Maior: “O programa oferece um tratamento domiciliar mais próximo da rotina da família. O Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde do município pois prioriza a humanização do atendimento”, falou.

Em Campo Maior, a Equipe Multiprofissional do Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa será formada por 01 Médico, 01 Enfermeiro, 02 Fisioterapeutas, 03 Técnicos em Enfermagem, 01 Psicólogo e 01 Nutricionista.

João Bandeira
com informações Ascom

Confira a vacinação contra a Covid-19 desta segunda(13) em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior divulgou o cronograma de vacinação contra a Covid-19 desta segunda-feira (13). Haverá aplicação de primeira e segunda dose em diversos pontos de vacinação para vários públicos. Confira abaixo o cronograma.

1° DOSE

Aplicação de D1 para o público de 20 a 29 anos cadastrado na UBS Flores. A vacinação será na própria unidade de saúde, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.

2° DOSE

Aplicação de D2 para o público com retorno até o dia 11 de setembro, do Laboratório Pfizer, na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

Aplicação de D2 para o público com retorno até o dia 11 de setembro, que recebeu Coronavac e Astrazeneca, na Praça Valdir Fortes, das 8h às 11h30.

Aplicação de D2 conforme agendamento, no SAMDU, das 14h às 16h30.

Com informações - Ascom

Polícia prende suspeito de matar mototaxista em Campo Maior

Foto: Polícia Militar 

Equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar prenderam na tarde deste sábado (11) um homem de 35 anos suspeito de ter participado do assassinato do mototaxista Antônio Francisco de Oliveira, de 69 anos, que foi encontrado morto com sinais de violência no início da manhã, em um terreno da zona rural de Campo Maior. O suspeito, que já tem passagem pelo sistema prisional e dependente químico, foi localizado em uma residência e ainda tentou fugir. 

“Na noite de ontem, ele foi visto conversando com a vítima na praça Valdir fortes, onde a vítima fazia seu ponto de mototáxi. Esse individuo foi localizado pela policia militar, quando a equipe se aproximou, ele correu e se escondeu embaixo de uma cama, mas nós conseguimos retirá-lo. Em conversa com a Polícia Militar, ele entrou em contradição, apresentou muitos sinais de nervosismo. Pelo fato de ter sido visto com a vítima na noite de ontem, ele foi levado para a delegacia de Campo Maior”, informou o major Etevaldo Alves, comandante do 15º Batalhão da PM.

Ainda de acordo com a polícia, existe a suspeita de que outras pessoas possam ter participado do crime. As buscas continuam para tentar localizar outros suspeitos e também a moto de Antônio Francisco, que desapareceu

“Acreditamos que não somente esse indivíduo, mas outras pessoas podem estar envolvidas. Agora vai ser iniciado esse trabalho de investigação. Nós, da Polícia Militar, continuamos em diligência até conseguir localizar a moto da vítima”, ressaltou o comandante. 

O caso 

Antônio Francisco de Oliveira foi encontrado morto em um tereno na zona rural de campo maior nas primeiras horas da manhã deste sábado. A vítima estava parcialmente despida apresentava sinais de violência. Uma pedra suja de sangue foi encontrada ao lado do corpo. 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Jornalista Valdamir Alvarenga morre após complicações de câncer e Guilain-Barré

Foto: Redes sociais 

A jornalista Valdamir Alvarenga morreu na noite desta quinta-feira (09) após complicações de câncer e da Síndrome de Guilain-Barré. Ela estava internada no Hospital Universitário, em Teresina, mas não resistiu e teve morte encefálica confirmada.  

Formada pela Universidade Federal do Piauí, Valdamir atuou em diversos veículos de comunicação e trabalhou como assessora de imprensa, em Teresina e em sua terra natal, Campo Maior, onde morava atualmente. 

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram o falecimento da jornalista e prestaram homenagens. 

O velório de Valdamir Alvarenga acontece na manhã desta sexta-feira em sua residência, no bairro São João, em Campo Maior. O sepultamento está marcado para 11h. 

Foto: Redes sociais 

 

Natanael Souza
[email protected]

Campo Maior avança no ICMS Ecológico e prazo para habilitação vai até 22 de Setembro

Foto: Portaldeolho

Marco Bona, Secretário de Meio Ambiente – “Tivemos sucesso parcial em mais uma etapa. Dos dois itens antes interpostos, os auditores reanalisaram e validaram os documentos sobre o regimento interno da SEMAR de Campo Maior.”

 À frente do processo que rege sobre a habilitação de Campo Maior no Programa de Selo Ambiental do ICMS Ecológico, Marco Bona reforça que a cidade tem todos os requisitos e documentos para ampliar a pontuação de anos anteriores.

DIZ AINDA : “ Não perdemos. Na verdade conseguimos habilitar mais um item no processo que antes faltava. Agora nos resta apenas validar o Plano Diretor no processo. Temos até o dia 22 de Setembro de prazo e os caminhos para selar de vez Campo Maior no topo do Programa Ambiental que destina recursos do ICMS para os municípios do Piauí.

O secretário de Meio Ambiente, Marco Bona, explica que Campo Maior não perdeu a Habilitação no Programa de Selo Ambiental. Ao “De Olho”, ele explica que, na verdade, houve avanços no processo para habilitar Campo Maior – Os auditores verificaram o recurso e validaram o item antes colocado como não em conformidade”, disse.

O item antes rejeitado tratava sobre o regimento interno da Secretaria de Meio Ambiente. Com os avanços no processo, abriu-se mais um prazo, que vai até o dia 22 de Setembro, para que município apresente as conformidades que dispõe sobre o plano diretor de Campo Maior. O caso vai ser analisado pela Comissão Técnica Permanente de Licenciamento Ambiental do Conselho Estadual de Meio Ambiente – “Inclusive já fui chamado para uma reunião em Teresina justamente para tratar sobre o processo pela habilitação de Campo Maior “, completou Marco Bona.

O “De Olho” apurou que o município, junto à assessoria técnica, já trabalha para justificar os entraves antes mesmo do prazo estipulado pela Comissão Técnica do Conselho Ambiental do Piauí.

Nós iremos trabalhar para a manutenção do Selo A do ICMS Ecológico. Temos em poucos meses muitas ações desenvolvidas em prol do meio ambiente que irão possibilitar o recebimentos desses recursos para o município que visa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento de Campo Maior”, finalizou o Secretário de Meio Ambiente, Marco Bona.

Com informações portaldeolho

Governo asfalta primeiros quilômetros da PI-215 entre Campo Maior e Coivaras

O Governo do Piauí executa, de norte a sul do estado, obras de pavimentação de novas rodovias e recuperação de estradas já existentes. A PI 215, no trecho entre os municípios de Campo Maior e Coivaras, é uma das vias que recebem asfalto pela primeira vez. O secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, conferiu, nessa quarta-feira (8), o andamento dos serviços e percorreu os primeiros quilômetros da estrada que já foram asfaltados.

Na oportunidade, o gestor garantiu que a obra não sofrerá nenhuma paralisação, já que os recursos para execução dos serviços estão garantidos, e anunciou que os trabalhos serão concluídos até o início do primeiro semestre de 2022. “É uma obra importantíssima e sonhada há muito tempo pelos moradores dos Territórios dos Carnaubais e Entre Rios. É uma rodovia que passa por comunidades rurais e representa uma ligação a mais e encurta os deslocamentos para os municípios de Coivaras e Alto Longá, já que as relações sociais e econômicas da população dessas duas cidades são maiores com Campo Maior. Com isso, a via asfaltada vai ser um indutor do desenvolvimento econômico dessa região”, destacou Rafael Fonteles.

A estrada era carroçal e agora passa da lama e da poeira para uma nova realidade, devido ao asfalto novo. No total, serão asfaltados 27,88 quilômetros, que compreende toda a extensão do trecho da rodovia entre Campo Maior e Coivaras. A estrada já passou pelo serviço de melhoramento da terraplanagem e alargamento dos bueiros e agora já recebe asfalto nos primeiros quilômetros da via. Já foi asfaltado 1,2 quilômetro e a previsão é que até o fim desta semana três quilômetros da estrada já tenham recebido camada asfáltica. Os investimentos são do PRO Piauí da ordem de R$ 11.919.569,31 milhões.

Segundo a empresa que executa os serviços, outro trecho de três quilômetros, subsequente ao que está recebendo asfalto, já pronto para receber o asfalto já na próxima semana.

Além de incentivar o desenvolvimento econômico dos municípios de Campo Maior e Coivaras, já que será um corredor para o escoamento da produção agrícola das comunidades rurais, a pavimentação da pista vai fomentar também o turismo na região da Serra de Santo Antônio. A área ambiental e ecológica possui várias belezas naturais como cachoeiras e opções de práticas de lazer que inclui rapel e acampamento.

Da Redaçã[email protected]

Campo Maior já tem 65% da população total e 91% da população adulta vacinada com D1

O município de Campo Maior já conta com 65,1% da população total e 91% da população adulta (com mais de 18 anos) vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os números constam no painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), atualizado a todo instante com dados referentes à vacinação no Piauí.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 30.486 pessoas receberam a 1° dose. 14.414 receberam a 2° dose e 790 a vacina de dose única. O percentual de pessoas com imunização completa é 32,46%.

Levando em consideração apenas a população adulta, cerca de 33.509 pessoas segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já são 90% vacinados com a 1° dose e 45,37% com imunização completa.

Desde o início do Plano Nacional de Imunização (PNI), o Ministério da Saúde já enviou para Campo Maior um total de 48.343 doses. Até agora, 45.690 foram aplicadas no município.

Durante essa semana, a Secretaria Municipal de Saúde segue aplicando a 1° dose no público a partir de 20 anos de idade, através do sistema de agendamento junto às Unidades Básicas de Saúde. Também continua aplicação de 2° dose conforme consta no cartão de vacinação.

Da Redação
[email protected]

Ato marca comemorações de Independência do Brasil em Campo Maior

O município de Campo Maior teve comemorações cívicas alusivas ao 7 de setembro, feriado de Independência do Brasil. Autoridades civis, militares e a comunidade em geral participaram de ato na Praça Luís Miranda, no Centro da cidade. Na ocasião, houve hasteamento das bandeiras, apresentações dos pelotões, execução de hinos e pronunciamentos.

Estiveram presentes o prefeito Joãozinho Félix; a secretária de Saúde, Dorilene Vidal; de Educação, Maria José Félix; de Planejamento, Maria Tereza Portela; de Assistência Social, Dogim Félix; de Turismo e Cultura, Devan Eugênio; de Desenvolvimento Rural, Humberto Filho; de Meio Ambiente, Marco Bona; o presidente da Câmara, Sena Rosa; o diretor do SAAE, Wellington Sena, além de outros secretários, vereadores e autoridades. Acompanharam todo o ato os músicos da Banda Municipal Honório Bona.

Em seu pronunciamento, o prefeito Joãozinho Félix destacou que o município de Campo Maior teve grande contribuição para a independência do Brasil: “A Batalha do Jenipapo e outros importantes movimentos selaram a independência do Brasil. A independência que outrora se fizera com armas e derramamento de sangue hoje se faz com democracia e liberdade”, disse.

Com informações- Ascom


 

Posts anteriores