Cidadeverde.com

Município de Campo Maior recebe equipamentos agrícolas

O prefeito Joãozinho Félix usou as redes sociais para informar que o município de Campo Maior foi contemplado com materiais agrícolas, destinados a atender a produção rural e os agricultores. São caixas d’água, equipamentos de irrigação, insumos e arados, que irão beneficiar os produtores da agricultura familiar.

“Com o apoio da senadora Eliane Nogueira, recebemos da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), recebemos diversos kits agrícolas. Uma ação que vai incrementar cada vez mais a produção rural de Campo Maior”, escreveu o prefeito Joãozinho Félix.

O prefeito destacou que os equipamentos serão fundamentais para desenvolver a agricultura do município gerando emprego e renda. “Agradeço a senadora Eliane Nogueira pela importante parceria. Esses equipamentos chegam em uma boa hora e representam um reforço ao trabalho que já é realizado nas propriedades rurais, contribuindo para fortalecer a agricultura local. Fico muito contente em assegurar mais investimentos a este setor tão essencial para a nossa cidade. Vamos seguir trabalhando para dar o suporte necessário ao homem do campo”, destacou o gestor.

 

Augusto Pereira é eleito novo presidente da OAB de Campo Maior

Após acirrada eleição durante a tarde deste domingo (21), o candidato Augusto Pereira, da Chapa “Movimenta OAB” foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subsecção de Campo Maior.

Ao todo, 149 advogados campomaiorenses foram às urnas na eleição deste ano, que contou com todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Ao lado da advogada e vice da chapa, Micaelle Craveiro, Augusto terá a responsabilidade de administrar a subseccional campomaiorense durante no triênio 2022-2024.

Augusto e Micaelle derrotaram Hartônio Bandeira e Andréia Sousa, da chapa “Juntos Pela Advocacia”, por uma diferença de apenas dois votos.

VOTOS:

Movimenta OAB: 73 votos

Juntos pela Advocacia: 71 votos

Da Redação

 

Centro de Especialidades recebe equipamentos para o serviço de Fisioterapia

O Centro de Especialidades Medicas Enf. Dorivania Vidal Neiva recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), diversos equipamentos  para o serviço de fisioterapia do município. Os novos aparelhos serão de grande utilidade, oferecendo mais conforto e melhorando a qualidade de atendimento.

“São aparelhos de ponta, que irão proporcionar mais comodidade e rapidez no atendimento. Esses equipamentos constituem mais uma conquista para nosso município, podendo servir melhor as pessoas que necessitam desse serviço. Sou grata pelo comprometimento das equipes”, ressaltou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

O Centro de Especialidades agora passa a contar com oferta de aparelhos de u?ltima gerac?a?o para o tratamento de osteopatia, quiropraxia e reabilitac?a?o de pacientes. Ainda segundo a secretária, o prefeito Joãozinho Félix tem demonstrado bastante sensibilidade em relação à oferta de saúde no município.

“O nosso objetivo é proporcionar mais qualidade e conforto no atendimento aos pacientes, resultando em importantes avanços no tratamento. E quando temos um gestor sensível às necessidades da comunidade e que quer investir na qualidade dos serviços de saúde, os projetos se tornam realidade e a maior beneficiada é a população.”, destacou a secretária.

Da Redação

Carreta cai dentro de rio após se envolver em acidente em Campo Maior

Foto: Redes sociais 

Uma carreta que levava motocicletas caiu dentro de um rio, às margens da BR 343, em Campo Maior, após se envolver em um acidente na madrugada deste domingo (14). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo de carga colidiu lateralmente com um carro de passeio e o motorista perdeu o controle e saindo da pista. 

Apesar do susto, o motorista da carreta, um homem de 41 anos, saiu ileso e não teve ferimentos. 

O outro carro envolvido no acidente acabou tombando na pista da BR 343 após a colisão. No veículo estavam duas pessoas, um homem e uma mulher, que tiveram lesões leves e foram encaminhados ao Hospital de Campo Maior para receber atendimento médico. 

Equipes da PRF estiveram no local e verificaram que a causa do acidente pode ter sido a invasão de faixa contrária por um dos veículos  envolvidos. A dinâmica do acidente ainda está sendo definida. 

Foto: Divulgação/PRF

 

 

 

Natanael Souza (Com informações da Polícia Rodoviária Federal)
[email protected] 

 

Suspeito de assassinar mototaxista a pedradas é preso pela polícia em Campo Maior

Foto: Reprodução/Polícia Militar

Um homem de 31 anos, identificado pelas iniciais M.P.C.S, foi preso nessa sexta-feira (11), no município de Campo Maior, distante 78 quilômetros de Teresina. Segundo a polícia, ele é o principal suspeito no assassinato do mototaxista Antônio Francisco de Oliveira, crime ocorrido em 11 de setembro de 2021.

De acordo com o 15º BPM, responsável por realizar a prisão do suspeito, essa é a segunda vez que M.P.C.S é preso por conta do crime. No dia 11 de setembro, ele já havia sido detido pela PM, mas foi liberado em seguida por ausência de provas.

Ainda segundo a PM, dessa vez ele foi preso através de um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara da Comarca de Campo Maior. O homem foi localizado no bairro Cidade Nova.

Com a prisão do principal suspeito, a polícia também acredita que os outros envolvidos no crime também deverão ser presos.

O Crime

O mototaxista Antônio Francisco de Oliveira foi morto a pedradas em um loteamento na saída do município de Campo Maior para Teresina. O crime ocorreu no último dia 11 de setembro.

Rebeca Lima
[email protected] 

Suspeitos de roubar trilhos são presos em flagrante em Campo Maior

Foto: Divulgação/Polícia Militar 

Seis homens foram presos em flagrante na noite dessa terça-feira (09), no momento em que furtavam trilhos de uma linha férrea no povoado Alto do Meio, no município de Campo Maior, distante 78 quilômetros de Teresina.

Segundo informações do 15º Batalhão da Polícia Militar, com os suspeitos, que não tiveram a identidade revelada, estavam 30 pedaços de trilhos de diferentes tamanhos.

Ainda de acordo com a PM, os policiais foram acionados após receberem uma denúncia sobre o furto. Ao perceberem a presença da PM no local, os homens ainda tentaram fugir, mas foram capturados pela polícia.

O material roubado estava sendo carregado em um caminhão e o destino final da carga seria a cidade de São Miguel do Tapuio. A PM também informou que os trilhos pertencem à Rede Ferroviária Federal e possuem alto valor comercial.

Após a prisão, os suspeitos e o caminhão apreendido foram encaminhados à delegacia de Campo Maior para os procedimentos legais.

 

Da Redação
[email protected] 

Campo Maior e Hemopi coletam 309 bolsas de sangue durante campanha

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promoveram campanha de doação de sangue em Campo Maior neste sábado (05/11).

A ação aconteceu na Escola Cívico-Militar Coronel Octávio Miranda ao longo de todo o dia e contou com adesão de centenas de pessoas. Ao todo, a campanha conseguiu coletar um total de 309 bolsas de sangue, além de 46 cadastros para a doação de medula.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.

“Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas. Foi muito positiva a adesão dos campo-maiorenses em colaborar com esta campanha. Estamos muito satisfeitos em nos unir para mantermos nos nossos bancos de sangue com reservas suficientes para atender a quem precisa”, destacou a secretária de Saúde, Dorilene Vidal.

João Bandeira
[email protected]

Entidades querem criação de abatedouro e Inspeção Municipal na Região dos Carnaubais

Prefeitos e representantes de municípios da Região dos Carnaubais estiveram reunidos, nesta quarta-feira (03), na Câmara Municipal de Campo Maior, para tratar e discutir o projeto de construção de um abatedouro no município e, também, da importância da criação e implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Estiveram presentes no encontro a diretora Geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Alexandra Soares; o gerente estadual de Inspeção, Marcus Vinicius; o fiscal agropecuário, Jefferson Alcântara, e o agente de Desenvolvimento Sustentável do Território dos Carnaubais, Gecivaldo Gama.

Compareceram representantes de diversos municípios da Região dos Carnaubais como os secretários de Agricultura de Jatobá do Piauí, Sobrinho; de Nossa Senhora de Nazaré, Erlandia; de Cocal de Telha, Miriam; de Coivaras, Josiel e o prefeito de Cabeceiras do Piauí, Zé Filho.

Também participaram os secretários de Desenvolvimento Rural, Humberto Filho; de Administração, Rosário Félix; de Planejamento, Maria Tereza Portela; de Meio Ambiente, Marco Bona e de Relações Institucionais, Zé Chico (representando o prefeito Joãozinho Félix), além do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Sena Rosa.

“Foram abordados temas como a importância da criação, estruturação e implantação do SIM, como forma de garantir a qualidade dos produtos de origem animal produzidos e comercializados em Campo Maior e o consequente fortalecimento local das agroindústrias familiares e de pequeno porte.” destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Humberto Filho.

Ainda segundo o secretário, o objetivo do projeto é comercializar produtos de qualidade e fomentar a criação de mais empregos: “Nós queremos aproveitar o potencial da Região dos Carnaubais, criando um consórcio de municípios, para possibilitar a regularização, ou seja, que eles comercializem legalmente, oferecendo produtos de qualidade, isso sem falar na geração de emprego e renda que o projeto vai viabilizar.”, comentou.

Outras assembleias serão realizadas no futuro para dar continuidade ao projeto. O SIM tem a finalidade de inspecionar, fiscalizar e controlar aspectos higiênico-sanitários dos produtos. Além de cadastrar e credenciar estabelecimentos que comercializam e realizam as atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal, garantindo, assim, a oferta de alimentos seguros à população.

João Bandeira
com informações Ascom

Homem invade residência e agride vizinhos em Campo Maior

Foto: Polícia Militar

Um homem de 37 anos, identificado como Washington Rodrigues, agrediu pelo menos quatro pessoas na tarde deste domingo (31), na cidade de Campo Maior. Segundo a Polícia Militar, ele usou uma faca para agredir dois vizinhos, um gargalo de garrafa para agredir o próprio tio e uma cadeira para agredir a esposa do tio. 

A suspeita é que ele tenha tido um surto após ingerir bebida alcoólica 

Segundo informou ao Cidadeverde.com o major Etevaldo Silva, comandante do 15º Batalhão da PM, o homem invadiu a casa da vizinha com a faca e começou a agredir uma mulher de 33 anos. O marido da vítima, a fim de conter as agressões, travou uma luta corporal com Washington e também acabou sendo ferido pelo vizinho. 

O tio do agressor,  que tentou cessar as agressões, acabou sendo lesionado com um corte no pescoço, provocado pelo gargalo de garrafa. A esposa do tio de Washington também tentou conter o agressor, mas foi atingida na cabeça por uma cadeira. 

Washington Rodrigues só foi contido após policiais militares do 15º Batalhão de Polícia Militar chegarem ao local e efetuarem um disparo de  "bala de borracha". 

Após ser contido, o homem e as vítimas foram levados para o hospital regional de Campo Maior. "Eu acompanhei ele no atendimento e a médica acredita que ele teve um surto psicótico. Já que ele não tem histórico de ser usuário de drogas e tem uma boa relação com a vizinhança. Todo mundo estranhou esse comportamento", destacou o major ao Cidadeverde.com. 

Não há, até o momento, indícios de nenhum motivo pelo qual o homem tenha realizado as agressões. Segundo o major informou à nossa reportagem, ele se separou recentemente da mulher e tem um filho. "Ele é um trabalhador. Só pode ter sido um surto mesmo", completou o policial. 

Washington Rodrigues e uma das mulheres foram transferidos de Campo Maior para o Hospital de Urgência de Teresina devido à gravidade dos ferimentos. Apesar da transferência, ambos não correm risco de morte. 

"O homem está sob custódia no HUT e após receber alta será levado à delegacia de Campo Maior, onde vai responder pelo crime de tentativa de homicídio qualificado por conta das agressões", concluiu ao Cidadeverde.com o major Etevaldo Silva. 

 

Nataniel Lima
[email protected]

Pessoas com mais de 18 anos que não receberam 1° dose devem se vacinar hoje em Campo Maior

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior está convocando todas as pessoas a partir de 18 anos de idade que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para receberem o imunizante nesta terça-feira, dia 26 de outubro.

Apesar do município já ter avançado na vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, muitas pessoas adultas ainda procuram os pontos de imunização solicitando a administração de primeira dose. O mutirão de vacinação para este público vai acontecer na Praça Valdir Fortes, a partir das 8h da manhã.

De acordo com a cordenadora de Imunização do município, isso acontece porque muita gente ainda insiste em escolher a vacina que quer receber: “Muita gente ainda procura por vacina específica, e quando essas pessoas chegam aqui e não tem a vacina do seu interesse, ela volta e diz que vai aguardar uma nova remessa. Muitas vezes, a pessoa nem chega a vir. Se ela tomar conhecimento da vacina que está sendo aplicada e não for a do seu interesse ela nem vem”, explicou Patrícia Rodrigues.

Ainda segundo a coordenadora, escolher vacina pode ser perigoso porque expõe a pessoa ao contágio, além de atrasar o processo de imunização: “Quando se escolhe a vacina, a pessoa fica exposta à contaminação porque ela prefere esperar, e nesse intervalo ela pode ter contato com o vírus. Além disso, essa atitude atrapalha o processo de imunização porque ao invés de avançar para outros públicos, nós precisamos ficar fazendo repescagem”, destacou.

Patrícia garante que todas as vacinas usadas no Plano Nacional de Imunização (PNI) são eficazes: “As vacinas dos 4 laboratórios que estão sendo usadas em Campo Maior são seguras e eficazes. Receber a vacina disponível é importante. Além diso, fazemos um apelo para que as pessoas não deixem de receber a segunda dose. Somente com duas doses é possível garantir o máximo de eficácia na imunização”, reforçou.

João Bandeira
Com informações Ascom

Posts anteriores