Cidadeverde.com

Campo Maior lidera vacinação entre cidades mais populosas do Piauí

Foto: Divulgação Secretaria de Saúde de Campo Maior

Dados do painel epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde registram que o município de Campo Maior tem 39,36% da população vacinada com a 1° dose da vacina contra a Covid-19. 18.434 pessoas receberam a primeira dose e 6.033 a segunda. A vacina de dose única foi aplicada em 343 pessoas, sendo 13,61% o percentual de pessoas com imunização completa.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 30.913 doses, das quais 24.810 foram aplicadas. O restante, equivalente a 6.103 doses, faz parte do estoque para aplicação de 2° dose ou de cadastros que faltam ser lançados no SI-PNI. 80,26%, portanto, é o percentual de aplicação das doses recebidas.

A cidade de Campo Maior segue na liderança do ranking de vacinação entre os 10 municípios mais populosos do estado, ou seja, aqueles que possuem a partir de 40 mil habitantes. A capital Teresina aparece logo em seguida com 38,7% e Floriano em 3° lugar com 37,62%. Na sequência aparecem Esperantina (37,5%), Piripiri (36,07%), União (33,81%), Picos (33,71%), Altos (31,72%), Parnaíba (29,18%) e Barras (28,83%).

Nesta quarta-feira, dia 14, gestantes e puérperas serão imunizadas com a primeira dose. Também haverá aplicação de 2° dose para aquelas pessoas cujo retorno foi marcado para esta quarta. As informações constam no cartão de vacinação. 

Com informações do Portal de Olho

Campo Maior promove recuperação de estradas na região dos Corredores

Atendendo a uma reinvindicação do vereador Neto dos Corredores, a Prefeitura Municipal de Campo Maior, por meio da Secretaria de Obras, está realizando um melhoramento das estradas vicinais na região dos Corredores, zona rural de Campo Maior.

Até o momento, já foram mais de 35 km de estradas recuperadas na região, proporcionando aos motoristas e moradores uma melhor trafegabilidade, facilitando o acesso e o deslocamento entre as comunidades vizinhas.

“Estamos muito satisfeitos em ter a nossa solicitação atendida pela gestão municipal, em nome do prefeito Joãozinho Félix, por ter disponibilizado as máquinas e o pessoal para realizar a recuperação das estradas. Sem dúvidas, a obra trará uma série de benefícios para os moradores”, destacou o vereador Neto dos Corredores.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior: profissionais da limpeza serão imunizados contra a Covid-19 nesta sexta

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunicou a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para os profissionais da limpeza pública. O Ministério da Saúde havia incluído os profissionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no grupo prioritário de vacinação contra a Covod-19.

A imunização deste público acontecerá nesta sexta-feira, dia 02 de julho, a partir das 15h na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior. Os trabalhadores deverão apresentar os documentos pessoais como identidade e CPF (Cadastro de Pessoa Física), além da caderneta de vacinação, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e um comprovante de residência.

A secretária de Saúde de Campo Maior, Dorilene Vidal, destacou a importância da imunização deste grupo: “São profissionais que estão na linha de frente dos serviços essenciais e é fundamental incluir esses trabalhadores na vacinação porque mantêm contato com resíduos que podem ser infectantes e precisam da imunização”, destacou.

Além dos profissionais da limpeza pública, outros grupos deverão ser imunizados em breve. Já foram contemplados com a primeira dose em Campo Maior os bancários, trabalhadores dos Correios, do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), das Loterias, os profissionais da Comunicação e os funcionários da Cerâmica São Raimundo, no grupo dos industriais.

Da Redação
[email protected]

Vacinação de grupos prioritários de Campo Maior inicia nesta terça

Foto: ascom

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Supervisão de Imunização, comunicou a continuação do plano de vacinação contra a Covid-19, nesta terça-feira, dia 29 de junho.

Na parte da manhã, haverá imunização através do sistema drive-thru para o público com comorbidades a partir de 18 anos de idade, de 8h às 11h30, no Complexo Valdir Fortes. Como já divulgado em outros momentos, é necessária a apresentação de um laudo médico comprovando a comorbidade.

Já durante a tarde terá início a imunização dos públicos essenciais decididos após aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde de Campo Maior, conforme a Resolução CIB-PI, N° 126/2021.

Das 13h às 15h receberão a primeira dose trabalhadores das Lotéricas, dos Correios, da Comunicação, da Cerâmica São Raimundo e do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social). Das 15h às 17h, serão imunizados os bancários. A vacinação de todos esses públicos acontecerá na Secretaria Municipal de Saúde.

Para a vacinação, são necessários os seguintes documentos CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), RG (Registro Geral), caderneta de vacinação e um comprovante de residência.

A ordem de vacinação segue de acordo com os recebimentos das solicitações por meio do ofício direcionado à Secretaria Municipal de Saúde e conforme a disponibilidade dos imunizantes.

Da Redação
[email protected]

Policial penal é baleado em assalto a residência em Campo Maior

Policial penal identificado como Arlindo Lima de Oliveira e um amigo Sebastião Alves de Sousa Neto foram baleados durante uma tentativa de assalto no bairro Parque Estrela, em Campo Maior (a 80 km de Teresina), na noite deste domingo(27), por volta das 23h30. Os dois suspeitos do crime fugiram a pé do local. 

De acordo com o comandante do 15º BPM, major Etevaldo Alves, a dupla abordou um grupo de amigos que faziam uma comemoração na frente de uma casa e ao anunciare, o assalto teriam percebido a arma na cintura de Arlindo. 

“Eles atiraram contra Arlindo e ainda acertaram Sebastião no braço. Abandonaram a moto que estavam e fugiram a pé, depois abordaram um motoboy e levaram a moto dele, mas deixaram a arma cair no local”, informou o comandante do batalhão. 

Os policiais militares fizeram rondas pela cidade e prenderam um homem que estaria tentando arrombar uma pizzaria na saída da cidade para Altos. 

“Ele não soube dizer o que estava fazendo. Disse que estava esperando uns amigos, então foi conduzido para delegacia. A arma com cinco munições deflagradas também foi levada e a moto que eles abandonaram na hora do crime. A Polícia Civil também solicitou imagens de circuito interno de residências próximas ao local do crime e nós continuamos em diligências”, destacou major Etevaldo Alves. 

As duas vítimas estão fora de perigo. “O amigo do policial penal foi liberado ainda do hospital de Campo Maior e o policial foi encaminhado para Teresina, mas está fora de perigo”, declarou. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

 

Produtores celebram investimentos realizados pela SDR em Campo Maior

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Humberto Filho e o engenheiro agrônomo, Dr. Gildean Portela, visitaram alguns produtores rurais que estão colhendo os frutos de uma série de investimentos realizados pela Prefeitura de Campo Maior, logo no início da gestão.

Investimentos estes que contribuíram para o desenvolvimento de diversos setores como a piscicultura. No início do ano, cerca de 200 mil alevinos foram distribuídos e passados 6 meses, os produtores já começam a perceber os resultados, com espécies prontas para serem comercializadas e inseridas na alimentação de famílias.

De acordo com o secretário Humberto Filho, todas essas conquistas só foram possibilitadas pela sensibilidade do prefeito Joãozinho Félix (MDB) com as comunidades do município: “Graças ao interesse do nosso prefeito em apostar na zona rural e aproveitar todas as suas potencialidades é que podemos comemorar essa vitória, com uma alternativa para as famílias ganharem uma renda extra”, destacou.

João Bandeira
com informações Ascom

Joãozinho Félix manda suspender retirada de traillers em Campo Maior

Em entrevista ao Jornal Regional na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, informou que mandou suspender as notificações que ordenavam a saída de traillers das praças públicas da cidade.

Os responsáveis pelos estabelecimentos, nesta quinta-feira (23), haviam recebido uma ordem determinando que eles saíssem dos espaços nas próximas 72h. A medida foi tomada em cumprimento a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pelo ex-prefeito Ribinha junto ao Ministério Público na gestão passada.

Joãozinho explicou que, ao emitir as notificações que exigiam a saída dos traillers, estava apenas acatando o que foi estabelecido pelo TAC, que, inclusive, impõe uma multa de R$ 1.000,00 por cada dia de não cumprimento da medida.

“Esse TAC foi assinado pelo ex-prefeito Ribinha e ele não cumpriu em 2017, 2018, 2019 nem 2020. Esse TAC está correndo multa diária de R$ 1.000. Eu não assinei TAC nenhum”, disse.

Entendendo a situação dos trabalhadores, Joãozinho informou que reivindicará ao MP um prazo para que a Prefeitura encontre um espaço para realocar os estabelecimentos, evitando qualquer prejuízo aos donos.

Com informações Ascom

Arquiteta conhece serra onde ficarão estátua e capela de Santo Antonio

A arquiteta Ana Márcia Moura, acompanhada do secretário de Turismo e Cultura, Devan Eugênio e da secretária de Administração, Rosário Félix, subiram, na manhã desta quarta-feira (23), ao topo da Serra de Santo Antonio para conhecer o local onde será construída uma estátua do padroeiro e uma réplica da catedral de Campo Maior.

“O nosso objetivo foi fazer um estudo do local para iniciar os trabalhos. É preciso averiguar o terreno e o espaço para a construção da imagem e da capela. A intenção é que a estátua possa ser vista de longe. Também será planejado um melhor acesso ao topo da serra e construídas estações para a Via Sacra, além de pontos de apoio onde os turistas e visitantes possam descansar em determinados trechos da subida”, destacou a arquiteta Ana Márcia Moura.

Após o reconhecimento do local, a equipe esteve na catedral de Santo Antonio, cuja arquitetura servirá de molde para a construção de uma pequena igreja ao lado da estátua. Será um local reservado para celebrações particulares e para a visitação do público.

O prefeito Joãozinho Félix falou que o projeto vai fomentar o turismo local contribuindo com o desenvolvimento econômico do município: “Queremos aproveitar toda essa potencialidade para incentivar a prática do ecoturismo e turismo religioso, sempre visando o fortalecimento da economia, a geração de emprego e tornando Campo Maior uma das principais referências do turismo piauiense”, disse.

O lançamento da pedra fundamental, prática do catolicismo que antecede construção de imagens e templos, aconteceu no dia 11 de junho, durante as festividades em honra ao padroeiro de Campo Maior. Um grupo de cerca de 100 pessoas, incluindo políticos, religiosos, ambientalistas, empresários e a sociedade em geral subiu ao topo da serra com uma imagem de Santo Antonio, que se encontra no local onde serão erguidas a estátua e a capela.

Da Redação
[email protected]

Campo Maior vacina hoje pessoas com idade de 68 e 69 anos contra covid

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunicou a aplicação da 2° dose da vacina contra a Covid-19 para idosos de 68 e 69 anos em Campo Maior, nesta quarta-feira, dia 23 de junho de 2021. O agendamento para esta quarta foi marcado no momento da aplicação da 1° dose, que ocorreu a partir do dia 31 de março.

É importante verificar na caderneta de vacinação a data correta para o retorno. A vacinação vai acontecer através do sistema drive-thru na Praça Valdir Fortes. Haverá também uma fila para pedestres no colégio Hilson Bona, em ambos os locais a partir das 8h da manhã. O imunizante a ser aplicado é o da AstraZeneca.

A Prefeitura de Campo Maior segue em ritmo acelerado a vacinação contra a Covid-19. Mais de 35% da população foi contemplada com a prima dose até agora. A imunização só fica completa com a aplicação das duas doses. 3 imunizantes foram destinados para Campo Maior (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer)

Com informações Ascom

Joãozinho Félix recebe escultor que irá construir imagem de Santo Antonio na serra

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) recebeu em seu gabinete a visita do Mestre Bibi, escultor da imagem de São Francisco das Chagas, em Canindé-CE. A ‘lenda viva das grandes esculturas do Nordeste’, como gosta de ser lembrado, também idealizou e construiu outras estátuas pelo Brasil.

Mestre Bibi conversou com o prefeito Joãozinho Félix sobre o projeto de construção de uma imagem de Santo Antonio, no topo da serra de Campo Maior, que leva o mesmo nome do padroeiro. No último dia 11 de junho, foi celebrada a primeira missa no local e na ocasião houve o lançamento da pedra fundamental, onde uma réplica de Santo Antonio Aparecido foi instalada.

“Estamos trabalhando e elaborando a construção que será um sonho a ser realizado do povo de Campo Maior. Projeto esse que inclui também a inclusão das 15 estações da Via Sacra em todo percurso entre os mais de 1800 degraus e 410 metros de altura até o topo da Serra de Santo Antônio”, escreveu o prefeito nas redes sociais.


Ainda segundo o prefeito, a construção da estátua irá contribuir com o desenvolvimento do turismo local: “Estou determinado em poder contribuir junto com a sociedade civil, empresários, igreja e membros do Projeto Serra Viva dessa ação grandiosa que irá incrementar o ecoturismo e também religioso em nossa amada e abençoada Campo Maior”, disse.

Mestre Bibi, atualmente está trabalhando a construção de uma estátua de Nossa Senhora das Graças para a cidade de Caxias (MA). Ele é especialista em obras com altura superiores à 10 metros. Em breve serão divulgados mais detalhes sobre o projeto de Campo Maior.

Com informações- Ascom

Posts anteriores