Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Sefaz-PI lança Refis Estadual com prazo de até 120 meses para regularização de débitos

Começou nesta segunda-feira (25 de maio), Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, o prazo para os contribuintes regularizarem débitos junto ao fisco estadual. O Governo do Estado através da Secretaria de Fazenda (Sefaz-PI) está oferecendo anistia com parcelamento longo para quem tem débitos com o ICMS, IPVA e ITCMD negociarem esses débitos até o dia 30 de junho deste ano. “É uma oportunidade única para o contribuinte se regularizar junto ao fisco estadual e evitar que seu nome seja incluído no SERASA. Além de ser uma medida necessária para o Estado incrementar a sua receita”, afirma o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles.

refispeças

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A novidade desse Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) é que já fazia muito tempo que o Governo não concedia um prazo tão longo para os contribuintes parcelarem dívidas, principalmente do ICMS. Agora, o REFIS oferece anistia com parcelamento longo, de 120 meses, ou seja, os contribuintes têm 10 anos para quitarem dívidas com o ICMS, semelhante ao REFIS realizado pelo Governo Federal. Vale ressaltar que haverá redução de multas e juros para todas as negociações, podendo o contribuinte ser beneficiado com anistia de 100% dos juros e multas se as dívidas com o ICMS e IPVA forem quitadas até 30 de junho de 2015. No caso do ITCMD, esse mesma regra vale até o dia 31 de julho.

filipetacortadaO prazo de parcelamento do IPVA e do ITCMD também é longo, pode ser realizado em até 12 meses. Atualmente, o IPVA só pode ser parcelado em até 6 vezes.

Para efetuarem essa negociação, os contribuintes devem se dirigir a qualquer agência de atendimento da Secretaria Estadual da Fazenda, na capital e no interior.

Rafael Fonteles acrescenta que o REFIS é apenas uma das medidas que o Estado está implementando para incrementar a arrecadação estadual e melhorar o fluxo financeiro. Ele comenta que o governo do Estado ainda pretende lançar no final do mês de junho a campanha “CPF na Nota”, que incentivará os contribuintes a exigirem o cupom fiscal e ainda concorrem a premiações.

Com o “CPF na Nota”, a secretaria espera incrementar algo em torno de 20% a 25% do ICMS das vendas do varejo.

Serasa

O governo afirma que essa é uma oportunidade única para a quitação das dívidas e uma forma de evitar cadastro no Serasa. Quem não aproveitar a oportunidade, os débitos irão ao Serasa prejudicando a possibilidade de financiamentos e compras junto a fornecedores.  

1)CONFIRA AS CONDIÇÕES DE PARCELAMENTO PARA O ICMS:

Como será a redução dos juros e multas:

100% se o pagamento do débito for quitado até 30/06/2015

90% se parcelado em até 6 vezes

80% se parcelado em até 12 vezes

60% se parcelado em até 24 vezes

40% se parcelado em até 120 vezes

OBS: Existe previsão de parcela mínima, como sempre ocorreu. O valor da entrada é de 10% do débito ou 50.000, sendo o menor dos dois. 

Em relação às multas acessórias, também podem ter redução de: 

60% se quitadas até 30/06/15

50% em até 12 vezes

40% em até 24 vezes 

2)CONFIRA AS CONDIÇÕES DE PARCELAMENTO DO IPVA

Como fica a redução de juros e multas:

100% se o débito for quitado até 30/06/2015

80% se parcelado em até 6 vezes

60% se parcelado em até 12 vezes

OBS: Existe previsão de parcela mínima no valor de 20 UFR-PI 

3) CONFIRA AS CONDIÇÕES DE PARCELAMENTO DO ITCMD

Como fica a redução de multas e juros:

100% se quitado o débito até 31/07/2015.

80% se parcelado em até 6 vezes.

60% de parcelado em até 12 vezes.

Parcela mínima no valor de 50 UFR-PI.

Fonte: Sefaz-PI

Conheça o trabalho do Perito Contador

Clique no link abaixo e ouça a entrevista com o Presidente da Associação dos Peritos Contadores do Estado do Piauí (APCEPI), Arisbel Freitas, concedida para a Rede de Rádio EmdiaBrasil, no Programa Via Livre - Quadro "Contabilidade em Dia" no dia 22 de maio de 2015.

 

CFC participa da apresentação do Plano de Controle Externo do TCU

Joaquim Bezerra Filho, Coodenador-adjunto de Desenvolvimento Institucional do CFC

 

O coordenador-adjunto de Desenvolvimento Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), conselheiro Joaquim de Alencar Bezerra Filho, participou, neste dia 19, da apresentação do Plano de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) referente ao período de abril de 2015 a março de 2017.

O evento foi aberto pelo presidente do TCU, Aroldo Cedraz, e esteve presente o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Fernandes Pascoal; o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão; e representantes do Ministério Público do TCU e da Câmara dos Deputados, entre outras autoridades.

De acordo com o TCU, trata-se da primeira edição de 2015 do Diálogo Público, projeto desenvolvido pelo tribunal que este ano tem o tema “Controle mais efetivo, mais benefícios para o cidadão”.

Ainda, segundo informações divulgadas pelo TCU, “é a primeira vez que o tribunal divulga o plano de controle à sociedade”. As inscrições já estão abertas.

O plano contempla 34 linhas de ação, desdobradas em áreas temáticas, que direcionam a atuação do tribunal para questões como: análise das estruturas de governança e gestão, avaliação de aspectos de formulação, implementação e resultados de políticas públicas, redução da burocracia, avaliação dos serviços e-Gov e da qualidade do acesso à informação ofertada pela administração pública, avaliação da qualidade do gasto, da entrega e da regulação de serviços públicos essenciais e a execução de grandes eventos, como a Olimpíada de 2016.

Para mais informações sobre o plano, acesse:http://portal3.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/detalhes_noticias?noticia=5232135

Fonte: CFC

SESCON Piauí promove Café Empresarial

O SESCON Piauí realizará mais um Café Empresarial na manhã desta quinta-feira (21) no Hotel Metropolitan, de 07h30min às 11h30min.

O tema será: “Prática trabalhista - atualizações sobre jornadas e reflexos”, e terá como palestrante o Contador Antônio Gomes das Neves. O participante receberá certificado de 4h.

Público alvo do evento: Contabilistas, profissionais que atuam nos departamentos de pessoal e Recursos Humanos e demais interessados no tema.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sescon Piauí

CRCPI realiza Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

De 20 a 22 de maio, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí realizará o SINCASP – Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, no auditório da Justiça Federal. O evento está direcionado a profissionais contábeis, gestores e controladores municipais e tem como propostas debater o desenvolvimento científico da contabilidade, realizar um intercâmbio de experiências e agregar valor aos serviços prestados pelos profissionais contábeis do estado.

O SINCASP trará renomados profissionais possuidores de grande respaldo na contabilidade pública brasileira. Dentre estes, o especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal Diogo Duarte, Leila Márcia Elias, Paulo Henrique Feijó, Arnaldo Duarte, Antônio Firmino Neto, Vitor Maciel Santos, o coordenador nacional do SINCASP, Jorge Lopes, e o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas.

As inscrições para o SINCASP estão sendo realizadas por meio do site: http://www2.cfc.org.br/sisweb/sgewebsgi/

 

PROGRAMACAO_SINCASP

 

Conheça alguns  Palestrantes do Simpósio

O contador, consultor e vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas Júnior, também figura entre os grandes nomes do SINCASP. 

Aécio Dantas ministrará a palestra "Contador público - agente da transparência e controle social", na manhã do dia 21 de maio.

Foto de CRC-Piauí.
 

 

O contador, professor e especialista em Finanças e Controladoria, Arnaldo Duarte, também estará no SINCASP. O evento será realizado de 20 a 22 de maio, em Teresina.
Duarte ministrará a palestra "Fraudes na Contabilidade Pública e a importância da implantação de uma Controladoria Municipal", na tarde de 21 de maio.

Foto de CRC-Piauí.
 
 
 
 

O pós-doutor em Educação, pesquisador, professor e coordenador nacional SINCASP, Jorge Lopes, é um dos grandes nomes do Simpósio. Lopes ministrará a palestra “A Resolução nº10 do Conselho Nacional de Educação, de 28/12/2004, e as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis para a formação do Contador".

Foto de CRC-Piauí.

 

A contadora, doutoranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional e especialista em Gestão Pública Leila Márcia Elias também estará no SINCASP.
A especialista ministrará a palestra "Controle Interno - Fator de Governança" no dia 22 de maio, último dia do Simpósio.
 

Foto de CRC-Piauí.
 

Junta Comercial reforça parceria com a Prefeitura de Teresina

 

Secretário de Finanças de Teresina, Jalisson Hidd (à esq.) com a presidente da Jucepi, Alzenir Porto (Foto:Ascom Jucepi)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, se reuniu, nesta segunda-feira (11), com o secretário Municipal de Finanças de Teresina, Jalisson Hidd. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação técnica com o município de Teresina para melhorar os serviços prestados pelo sistema Empresa Fácil e a adesão ao Projeto Integrar.

Segundo Alzenir Porto, a demanda pelos serviços da Empresa Fácil aumentou nos últimos anos e, por isso, a necessidade de fortalecer a parceria com o município. Com o sistema, é possível realizar consulta prévia de viabilidade de endereço, nome empresarial e o preenchimento da Ficha de Inscrição Cadastral (FIC).

“Atualmente, nessa parceria, cabe à Jucepi a confirmação das informações e documentação apresentadas pelo usuário no sistema Empresa Fácil, eliminando a necessidade de entregar os mesmos documentos na Prefeitura para nova conferência. O próximo passo é integrar esse sistema do município no Módulo Integrador Estadual do Projeto Integrar”, explica.

O principal objetivo da parceria é eliminar a burocracia, reduzir os custos e facilitar a legalização das empresas.

 

Fonte: Ascom Jucepi

Receita Federal libera extrato para consulta de pendências

Declaração de Imposto de Renda

 

Os contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 podem consultar o extrato no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), na internet, para verificar eventuais pendências e acompanhar a situação perante o Fisco.

 

 

Acesso

Para ter acesso ao extrato, o contribuinte deve localizar a página do e-CAC, no portal da Receita Federal na internet, onde estão também outras informações relativas ao Imposto de Renda. Quem enviou as informações e identificou algum erro deve fazer a retificação para não cair na malha fina.

Para utilizar o e-CAC, o contribuinte precisará ter um código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, terá de informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

 

 

Restituições

A consulta aos lotes deverá ocorrer até o dia 8 e o primeiro depósito na rede bancária foi programado para o dia 15 de junho. As restituições serão liberadas uma vez por mês até o dia 15 dezembro, totalizando sete lotes regulares, como ocorre todo ano. De acordo com a legislação, terão prioridade no recebimento das restituições do IRPF os idosos e os contribuintes que têm alguma moléstia grave ou deficiência física

 

 

Balanço

Pelo último  balanço da Receita, até o fim do prazo para a entrega da declaração do IRPF/2015, foram enviadas 27.895.994 declarações. Os contribuintes que perderam o prazo estão sujeitos à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o imposto devido, podendo chegar até 20% e com valor mínimo de R$ 165,74. 

 

 

Senado assegura novos direitos para o trabalhador doméstico

O Senado concluiu na última quarta-feira (6) a votação do projeto de lei que regulamenta o trabalho doméstico. Conhecida como PEC das Domésticas, a Emenda à Constituição estabelece sete novos benefícios para os trabalhadores da categoria, além dos que entraram em vigor em 2013. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção presidencial.

O texto-base já havia sido aprovado, mas faltavam serem votados diversos destaques. O principal deles estabeleceu que a alíquota de recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do empregador será de 8%, e não de 12% conforme texto aprovado na Câmara.

A redução da alíquota foi mantida após os senadores aprovaram outro destaque, sobre a multa em casos de demissão sem justa causa. Ele estabelece que o empregador pagará 3,2% para um fundo que será responsável por arcar com a indenização de 40% sobre o saldo do FGTS e mais 0,8% para indenizações por acidente de trabalho.

Foram aprovadas ainda as mudanças em relação à compensação das horas extras dos empregados. O Senado retomou o texto que estabelece que o empregador será obrigado a pagar em dinheiro as primeiras 40 horas extras. As demais horas dadas além da jornada de trabalho poderão ser compensadas em regime de banco de horas que deverá ser usufruído pelo empregado no período máximo de um ano.

 

 

Restituições do IR começam a ser pagas em junho

Receita Federal recebeu 27.895.994 declarações do Imposto de Renda (IR) 2015. O número ficou acima das expectativas do fisco, que falava em 27,5 milhões de declarações. O prazo para entrega do documento terminou às 23h59 do dia 30 de abril.

Quem perdeu o prazo está sujeito a uma multa por atraso – cujo valor mínimo é de R$ 165,74.

A entrega dos "atrasados" pode ser feita a partir das desta segunda-feira (4).

 

Restituições
O pagamento das restituições do Imposto de Renda terão início em 16 de junho. Até dezembro deste ano, sete lotes devem ser pagos.

Pessoas com mais de 65 anos têm prioridade para receber a restituição do imposto, não importando a forma como a declaração foi feita.

Na sequência, deverão ser liberadas as restituições segundo a ordem de envio da declaração à Receita. O órgão afirma que, em qualquer uma das situações, é necessário que não haja nenhuma pendência ou irregularidade.

Calendário de pagamento
- 1° lote, em 15 de junho de 2015
- 2° lote, em 15 de julho de 2015
- 3° lote, em 17 de agosto de 2015
- 4° lote, em 15 de setembro de 2015
- 5° lote, em 15 de outubro de 2015
- 6° lote, em 16 de novembro de 2015
- 7° lote, em 15 de dezembro de 2015

Fonte: Receita Federal do Brasil

Marketing pessoal é fundamental na construção da carreira

“Pra quem não me conhece, eu sou um cara dinâmico, dedicado, organizado, centrado, ágil, versátil, flexível, criativo, pró-ativo, decisivo, comunicativo, comprometido, extrovertido, mas não sou metido. Isso não...”.

É assim que se descreve o comediante e empresário pernambucano Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil. Ganhador de dois prêmios iBest como melhor site pessoal, Gun já publicou dois livros sobre a web e foi empresário por 10 anos. Formado em Administração, com MBA em Gestão, em 2014 foi selecionado entre 80 empreendedores do mundo para morar 10 semanas no NASA Research Park, no Vale do Silício, estudando e desenvolvendo projetos de inovação.

Apostando na máxima de “Você é a sua marca!”, Murilo Gun apresenta, nesta terça-feira dia 5 de maio, no encerramento do Experience Day da Faculdade FACID | DeVry, a sua palestra “O Segredo do Fracasso”, onde fala, entre outros assuntos, da importância do Marketing Pessoal para alcançar o sucesso.
 

 

 

Mas o que é isso?

Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing. Meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.

O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira. É fazer-se notado! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. E para Murilo Gun, é essencial que o jovem empreendedor encontre seus diferenciais competitivos desde cedo e desenvolva estratégias para “mostrar ao mundo a que veio”.

Posts anteriores