Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Junta Comercial reforça parceria com a Prefeitura de Teresina

 

Secretário de Finanças de Teresina, Jalisson Hidd (à esq.) com a presidente da Jucepi, Alzenir Porto (Foto:Ascom Jucepi)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 

A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, se reuniu, nesta segunda-feira (11), com o secretário Municipal de Finanças de Teresina, Jalisson Hidd. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação técnica com o município de Teresina para melhorar os serviços prestados pelo sistema Empresa Fácil e a adesão ao Projeto Integrar.

Segundo Alzenir Porto, a demanda pelos serviços da Empresa Fácil aumentou nos últimos anos e, por isso, a necessidade de fortalecer a parceria com o município. Com o sistema, é possível realizar consulta prévia de viabilidade de endereço, nome empresarial e o preenchimento da Ficha de Inscrição Cadastral (FIC).

“Atualmente, nessa parceria, cabe à Jucepi a confirmação das informações e documentação apresentadas pelo usuário no sistema Empresa Fácil, eliminando a necessidade de entregar os mesmos documentos na Prefeitura para nova conferência. O próximo passo é integrar esse sistema do município no Módulo Integrador Estadual do Projeto Integrar”, explica.

O principal objetivo da parceria é eliminar a burocracia, reduzir os custos e facilitar a legalização das empresas.

 

Fonte: Ascom Jucepi

Receita Federal libera extrato para consulta de pendências

Declaração de Imposto de Renda

 

Os contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 podem consultar o extrato no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), na internet, para verificar eventuais pendências e acompanhar a situação perante o Fisco.

 

 

Acesso

Para ter acesso ao extrato, o contribuinte deve localizar a página do e-CAC, no portal da Receita Federal na internet, onde estão também outras informações relativas ao Imposto de Renda. Quem enviou as informações e identificou algum erro deve fazer a retificação para não cair na malha fina.

Para utilizar o e-CAC, o contribuinte precisará ter um código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, terá de informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

 

 

Restituições

A consulta aos lotes deverá ocorrer até o dia 8 e o primeiro depósito na rede bancária foi programado para o dia 15 de junho. As restituições serão liberadas uma vez por mês até o dia 15 dezembro, totalizando sete lotes regulares, como ocorre todo ano. De acordo com a legislação, terão prioridade no recebimento das restituições do IRPF os idosos e os contribuintes que têm alguma moléstia grave ou deficiência física

 

 

Balanço

Pelo último  balanço da Receita, até o fim do prazo para a entrega da declaração do IRPF/2015, foram enviadas 27.895.994 declarações. Os contribuintes que perderam o prazo estão sujeitos à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o imposto devido, podendo chegar até 20% e com valor mínimo de R$ 165,74. 

 

 

Senado assegura novos direitos para o trabalhador doméstico

O Senado concluiu na última quarta-feira (6) a votação do projeto de lei que regulamenta o trabalho doméstico. Conhecida como PEC das Domésticas, a Emenda à Constituição estabelece sete novos benefícios para os trabalhadores da categoria, além dos que entraram em vigor em 2013. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção presidencial.

O texto-base já havia sido aprovado, mas faltavam serem votados diversos destaques. O principal deles estabeleceu que a alíquota de recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do empregador será de 8%, e não de 12% conforme texto aprovado na Câmara.

A redução da alíquota foi mantida após os senadores aprovaram outro destaque, sobre a multa em casos de demissão sem justa causa. Ele estabelece que o empregador pagará 3,2% para um fundo que será responsável por arcar com a indenização de 40% sobre o saldo do FGTS e mais 0,8% para indenizações por acidente de trabalho.

Foram aprovadas ainda as mudanças em relação à compensação das horas extras dos empregados. O Senado retomou o texto que estabelece que o empregador será obrigado a pagar em dinheiro as primeiras 40 horas extras. As demais horas dadas além da jornada de trabalho poderão ser compensadas em regime de banco de horas que deverá ser usufruído pelo empregado no período máximo de um ano.

 

 

Restituições do IR começam a ser pagas em junho

Receita Federal recebeu 27.895.994 declarações do Imposto de Renda (IR) 2015. O número ficou acima das expectativas do fisco, que falava em 27,5 milhões de declarações. O prazo para entrega do documento terminou às 23h59 do dia 30 de abril.

Quem perdeu o prazo está sujeito a uma multa por atraso – cujo valor mínimo é de R$ 165,74.

A entrega dos "atrasados" pode ser feita a partir das desta segunda-feira (4).

 

Restituições
O pagamento das restituições do Imposto de Renda terão início em 16 de junho. Até dezembro deste ano, sete lotes devem ser pagos.

Pessoas com mais de 65 anos têm prioridade para receber a restituição do imposto, não importando a forma como a declaração foi feita.

Na sequência, deverão ser liberadas as restituições segundo a ordem de envio da declaração à Receita. O órgão afirma que, em qualquer uma das situações, é necessário que não haja nenhuma pendência ou irregularidade.

Calendário de pagamento
- 1° lote, em 15 de junho de 2015
- 2° lote, em 15 de julho de 2015
- 3° lote, em 17 de agosto de 2015
- 4° lote, em 15 de setembro de 2015
- 5° lote, em 15 de outubro de 2015
- 6° lote, em 16 de novembro de 2015
- 7° lote, em 15 de dezembro de 2015

Fonte: Receita Federal do Brasil

Marketing pessoal é fundamental na construção da carreira

“Pra quem não me conhece, eu sou um cara dinâmico, dedicado, organizado, centrado, ágil, versátil, flexível, criativo, pró-ativo, decisivo, comunicativo, comprometido, extrovertido, mas não sou metido. Isso não...”.

É assim que se descreve o comediante e empresário pernambucano Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil. Ganhador de dois prêmios iBest como melhor site pessoal, Gun já publicou dois livros sobre a web e foi empresário por 10 anos. Formado em Administração, com MBA em Gestão, em 2014 foi selecionado entre 80 empreendedores do mundo para morar 10 semanas no NASA Research Park, no Vale do Silício, estudando e desenvolvendo projetos de inovação.

Apostando na máxima de “Você é a sua marca!”, Murilo Gun apresenta, nesta terça-feira dia 5 de maio, no encerramento do Experience Day da Faculdade FACID | DeVry, a sua palestra “O Segredo do Fracasso”, onde fala, entre outros assuntos, da importância do Marketing Pessoal para alcançar o sucesso.
 

 

 

Mas o que é isso?

Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing. Meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.

O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira. É fazer-se notado! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. E para Murilo Gun, é essencial que o jovem empreendedor encontre seus diferenciais competitivos desde cedo e desenvolva estratégias para “mostrar ao mundo a que veio”.

Opção pelo Lucro Presumido termina em 30 de abril

 

 
 
A opção será manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano-calendário.A opção pela tributação com base no lucro presumido será aplicada em relação a todo o período de atividade da empresa em cada ano-calendário
A opção será manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano-calendário.
Como o primeiro período de apuração de 2015 encerrou-se em 31.03.2015 (relativamente ao 1º trimestre de 2015), conclui-se que o prazo de opção pelo regime termina em 30.04.2015, pois nesta data vence o pagamento da 1ª quota do imposto deste período.
Será considerada formalizada a opção mediante a indicação, no campo 04 do Darf, do código de receita próprio do imposto apurado no regime do lucro presumido (2089 para o IRPJ e 2372 para a CSLL).
Lembrando que a opção pela tributação com base no lucro presumido será definitiva em relação a todo o ano-calendário.
Base Legal: Lei 9.430/1996, artigo 26.

Treino de Corrida de Rua na Semana da Contabilidade

corrida 1
 
Ocooreu na manhã de ontem (25) o 6º Treino de Corrida de Rua do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí – CRC-PI,  na Av. Raul Lopes. O evento fez parte da programação da Semana da Contabilidade.

Além de praticar esporte, os contadores, técnicos em contabilidade, estudantes, funcionários e demais convidados do CRC/PI comemoram o Dia do Profissional da Contabilidade (25/04). “É um momento não só para praticarmos uma caminhada ou corrida, com o objetivo de termos mais qualidade de vida, mas também para promover a integração entre a categoria. O grupo está aumentando, a cada mês conseguimos mais adesões ao esporte”, diz entusiasmado o presidente do Conselho, Elias Caddah,  acrescentando que "hoje o treino era especial, pois os profissionais estão festejando o seu dia durante toda a semana realizamos atividades festivas e encerramos neste domingo (26.04) com torneio de futebol, feijoada e pagode, no SINTUFPI”.

A data do próximo treino já está marcada para o dia 30 de maio. O CRC-PI  já está programando a 1ª Corrida de Rua dos Contabilistas do Piauí, com previsão para acontecer no dia 27 de setembro. As inscrições estarão abertas não só para os contabilistas, mas para toda a sociedade. Haverá duas categorias de corridas com percurso de 5 e de 10 quilômetros e caminhada. Os treinos continuarão ocorrendo mensalmente.

.corrida 2corrida 3

Apoio: Meirelane Freitas / Crédito das Fotos: Raulino Neto e Meirelane Freitas

 

Sessão solene na Câmara dos Deputados comemora Dia do Profissional da Contabilidade

 

 

 
 
A Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (24), sessão solene em homenagem aos profissionais da contabilidade de todo o País. A sessão terá início às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães. Oficialmente, a data é comemorada no dia 25 de abril.
 
A iniciativa é do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), que também é profissional da área. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, será representado, na ocasião, pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda.
 
Segundo o CFC, existem, no Brasil, mais de meio milhão de profissionais da contabilidade. Ao longo dos últimos anos, mudanças importantes ocorreram no mercado contábil brasileiro, a começar pelo papel dos próprios profissionais.
 
Contadores e técnicos deixaram de ser coadjuvantes e tornaram-se fundamentais, não só para as empresas nas quais atuam, mas também para a sociedade. Prova recente foi a entrada da categoria no trâmite eleitoral brasileiro. Toda prestação de contas de candidatos, comitês financeiros e partidos políticos passou a ter a assinatura de um profissional da área.
 
Para o CFC, a norma é uma conquista da classe, que, desde a primeira eleição democrática, luta pelo reconhecimento da importância do profissional da contabilidade no controle dos gastos e receitas das campanhas eleitorais. A obrigatoriedade da assinatura acabou abrindo um nicho de mercado na profissão.
 
A convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais (IFRS, na sigla em inglês), ocorrida nos últimos anos, também abriu novos campos de trabalho e fortaleceu o papel dos contadores nas organizações em geral. “Esses profissionais têm discutido o controle do gasto público por meio da implantação de uma nova contabilidade patrimonial”, explica o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho.
 
Até pouco tempo, o Brasil não tinha um padrão de contabilidade pública, o que começou a mudar com a implantação, em 2010, de normas aplicadas a esse setor. Atualmente, alguns Estados, como Santa Catarina e Pernambuco, já trazem em seus balanços ativos e passivos, que antes não eram reconhecidos. Dessa forma, a previsão é que os gestores públicos passem a conferir maior transparência ao trato com o recurso público e que a sociedade tenha um maior controle social.
 
“Mais do que proteção às posses e aos bens, a contabilidade precisa ser encarada como uma profissão que tem como objetivo proteger a sociedade. Essa é, sobretudo, uma das nossas missões. Afinal, trabalhamos com a ciência da informação. Qualquer decisão necessita de informações que a contabilidade oferece. Decisões baseadas em dados reais significam uma possibilidade de acerto muito grande”, acrescenta o presidente do CFC.
 
O Brasil atingiu a marca de meio milhão de profissionais da contabilidade em agosto do ano passado. Para Martonio Coelho, o número reflete a importância da profissão para a sociedade brasileira. “Essas mudanças exigem das empresas melhores estruturas de controle interno e, dos profissionais, maior capacitação e atualização”, diz.
 
Esse número tende a aumentar. Paralelamente ao crescimento desses profissionais, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informam que o curso de Ciências Contábeis ficou entre os mais procurados pelos estudantes de graduação em 2014, ocupando a quarta colocação no ranking, com 328.031 futuros profissionais.
 
Fonte: CFC

50 vagas para Contábeis na FACID | DeVry

A FACID | DeVry abriu as inscrições para o vestibular 2015.2. São oferecidas 1.195 vagas para o segundo período letivo do ano de 2015, nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional,  Sistemas de Informação, e ainda quatro novos cursos que passam a integrar a partir deste semestre o portfólio da FACID | DeVry: Engenharia Elétrica, Gestão da Tecnologia da Informação, Comércio Exterior e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O edital contendo as normas, rotinas e procedimentos referentes à realização do vestibular já está disponível no site da FACID | DeVry. As inscrições podem ser feitas até 26 de maio. As provas estão marcadas para 31 de maio de 2015. Para o Curso de Contábeis são oferecidas 50 vagas no período noturno.

CRC-PI promoverá Curso sobre Rotinas Trabalhistas

O curso intensivo de “Departamento de Pessoal – Rotinas Trabalhistas e Recursos Humanos” será ministrado por Luciano dos Santos Nunes no dia 23 de abril, na sede do CRC-PI. Ao efetivar a inscrição, os participantes receberão, gratuitamente, o livro “Rotina de Pessoal - Cálculos Trabalhistas, Previdenciários e de Imposto de Renda na Fonte na Relação de Emprego”, de autoria do ministrante do curso.

 

Luciano Nunes é Bacharel em Ciências Contábeis, Professor Universitário, Servidor do Ministério do Trabalho e Emprego, Especialista em Auditoria e Legislação Trabalhista, Autor do Livro Rotina de Pessoal – Cálculos Trabalhistas, Previdenciários e de Imposto de Renda na Fonte na Relação de Emprego. Atualmente é Superintendente Substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Piauí. Maiores informações pelo telefone (86) 3221-7531.

 Fonte: CRC-PI

Posts anteriores