Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

CRC-PI e Sescon Piauí realizam parceria para interiorização de cursos via satélite


  Elias Caddah (vice-presidente do CRC-PI) e Raimundo Nonato Filho (presidente do Sescon Piauí)


O CRC-PI e o Sescon Piauí realizaram parceria para a  instalação em municípios pólos de antenas que possibilitem  a recepção de cursos via satélite e via web oferecidos pela Universidade Corporativa, UniFenacon
. O objetivo é promover a qualificação dos contabilistas em todo Piauí.
A parceria consiste em instalar inicialmente antenas nas delegacias do CRC-PI que funcionam em diversas cidades do interior do Estado.

UniFenacon
A Universidade Corporativa Fenacon (Unifenacon) é um projeto promovido pela Fenacon em parceria com os Sescap´s e Sescon´s de todo o Brasil.

Programa "Honorários Contábeis" está disponível gratuitamente

A Fortes Informática  em parceria com o CRC-PI, Sescon Piauí e SINDCONT-PI,  promoveu na segunda-feira (22) no auditório do CRC-PI uma palestra sobre "Formação de Preço de Honorários Contábeis", tendo como palestrantes Cassius Regis Antunes Coelho (Presidente do CRC-CE) e  José Carlos Fortes (Presidente da Fortes Informática).
 
O evento foi bastante prestigiado por contabilistas que queriam conhecer o programa "Honorários Contábeis" que realiza a formação do preço, banco de cargos, acompanhamento dos custos e das despesas fixas, alocação e ocupação do pessoal por cliente, simulações on-line, dentre outros procedimentos.

Profissionais contábeis regularmente inscritos no CRC-PI, Sescon Piauí ou no SINDCONT-PI poderão contar com o software "Honorários Contábeis" totalmente gartuito por um ano.


Maiores informações acesse: www .honorarioscontabeis.com.br




Cassius Coelho, Elias Caddah, Antonio das Neves e José Carlos Fortes 


Valfran Batista, Raulino Filho, Nonato Filho, José Arimatea e José Carlos Fortes




Público atento às informações da Palestra

Contador piauiense ministrará palestra em Portugal


Contador Joaquim Bezerra Filho

O empresário e contador piauiense Joaquim Bezerra Filho foi convidado pelo Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Juarez Domingues Carneiro e pelo Presidente da Ordem dos Técnicos de Contas de Portugual, Bastonário Antonio Domingues de Azevedo, para ministrar uma palestra no evento Luso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá na cidade de Porto em Portugual, no dia 23 de setembro, com o tema "A importância da Política na Contabilidade Mundial".



Joaquim Filho  é atuamente destaque no cenário contábil brasileiro, como um dos representantes do Estado do Piauí no CFC, onde participa de forma atuante em várias Comissões, dentre elas: Comissão de Responsabilidade Social, Comissão de Controle e Prestações de Contas Eleitorais, Comissao de Transferência do Conhecimento Contábil em Países de Língua Portuguesa e  Comissão de Assessoramento Parlamentar. 

Picos será sede de Encontro Regional de Contabilidade


 
Picos: a capital do mel

O CRC-PI e a Associação dos Contabilistas de Picos promovem, nos próximos dias 25 e 26 de agosto, o I Encontro Regional da Associação de Contabilidade Picoense. O evento será realizado no auditório da OAB de Picos, localizado na Praça Raimundo Leandro de Almeida, no centro da cidade.

Programação

A palestra de abertura do Encontro, será proferida às 19h30 do dia 25, pelo  vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI, Elias Caddah, e terá como tema “Gerenciamento de Custos e Fluxo de Caixa com Fator de Decisão Empresarial”. No segundo dia, a atividade inicia às 8h com a palestra “Homologanet”, ministrada pelo contador e presidente do CRC-PI, Antônio Gomes das Neves. Em seguida será ministrada a palestra “Retenções de Imposto e Contribuições”  pelo professor, contador e especialista em Auditoria Financeira, Rimario de Jesus Rodrigues.

Inscrições

As inscrições para o Encontro na cidade de Picos podem ser feitas com o delegado do CRC-PI em Picos, Edilson José Santos. Maiores informações pelo telefone (89) 3422-5136.

Picos é o segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste. Foi o maior impulso que a cidade teve com vistas a seu desenvolvimento. Além de ser conhecida como cidade modelo, do alho, da cebola e da comercialização da castanha, hoje é conhecida em todo Brasil por sua importância na produção do mel, sendo também chamada de capital do mel.

X Encontro Regional de Contabilidade de Parnaíba e Região

O CRC-PI em parceria com a Associação Comercial de Parnaíba e com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promove, neste final de semana (dias 19 e 20), o X Encontro Regional de Contabilidade de Parnaíba e Região.

O evento está sendo realizado no prédio da Estação da Moda na Rua São Vicente de Paula, no centro de Parnaíba. 

A abertura do evento foi bastante prestigiada e contou os pronunciamentos do presidente do CRC-PI Antonio Gomes das Neves, do vice-presidente do CRC-PI Elias Caddah, do presidente da Associação Comercial de Parnaíba e conselheiro do CRC-PI Luiz Sousa Pessoa e do delegado do CRC-PI em Parnaíba Bernardo Júnior.

Na sequencia foi proferida pelo consultor empresarial, Mury Campos, a palestra motivacional “Mude Você, Mude o Mundo”.

No sábado, a programação segue, com a palestra “Contabilidade: Novo Cenário, Novos Desafios" proferida pela professora mestra em Controladoria e Contabilidade pela USP, Francyslene Abreu Costa, que é professora da UFPI e conselheira  do CRC-PI.

Ainda pela manhã, o mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade, também pela USP, Jesusmar Ximenes, falará sobre “Desmistificando o IFRS”. A programação segue a partir das 14hs, com a palestra “Retenções Imposto e Contribuições” (PIS, COFINS, CSLL, INSS), ministrada pela contadora Patrícia Leite, com mais dez anos de experiência na área contábil e fiscal.

Finalizando o evento, Francisco Orlando tratará sobre “Acompanhamento do Fluxo de Caixa pela Lei Complementar 123 – Simples Nacional". Orlando além de contador  e presidente da Associação dos Contabilistas do Ceará, é autor do livro “Simples Nacional – Aspectos Práticos e Comentários".

Confira as fotos do evento:


 
Mesa de honra formada na abertura oficial do evento


 Luiz Sousa Pessoa em seu discurso ressaltou sobre a importância do evento para os contabilistas


Consultor Mury Campos deu um show em sua palestra sobre motivação 


 Bernardo Junior, Antonio das Neves, Elias Caddah, Luiz Pessoa e José Corsino


Luiz Carlos, ex-presidente do CRC-PI (ao centro) com os conselheiros do CFC Bernado e Miguel


Francyslene Abreu Costa, em sua palestra que tratou sobre os novos desafios da Contabilidade


Jesusmar Ximenes, desmistificando o IFRS

Mais de duas mil pessoas foram capacitadas pelo CRC-PI no primeiro semestre


Antonio das Neves: meta para o segundo semestre é continuar no mesmo ritmo

Somente no primeiro semestre deste ano foram realizados pelo CRC-PI 46 eventos (entre cursos, minicursos, palestras e workshops), promovendo o aperfeiçoamento de mais de 2.200 contabilistas, estudantes, empresários e pessoas interessadas nos preceitos da contabilidade.

Educação continuada 

Segundo o presidente do CRC-PI, Antonio Gomes das Neves,  outra meta da entidade para este segundo semestre, além de dar prosseguimento aos cursos e treinamentos é, em parceria com o Sescon Piauí, instalar em municípios pólos antenas que possibilitem  a recepção de cursos via satélite oferecidos pela Universidade Corporativa, UniFenacon. O objetivo é promover a qualificação dos contabilistas em todo Piauí.

Fundação Brasileira de Contabilidade define o coordenador geral para a 2ª Edição do Exame de Suficiência

O contabilista José Lopes Castelo Branco foi novamente designado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) para coordenar a realização do Exame de Suficiência no Piauí.

As provas da 2ª edição de 2011 do Exame de Suficiência acontecerão no dia 25 de setembro. Os candidatos deverão acertar pelo 50% das questões para obter a aprovação e ter direito ao registro junto ao CRC-PI como Técnico em Contabilidade ou como Contador, conforme o caso.

José Lopes é membro do Conselho Fiscal da FBC, presidente do sindicato dos Contabilistas do Piauí em segundo mandato, responsável pela contabilidade de diversas empresas e também já representou o Piauí no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

No dia 23 de agosto, José Lopes participa em Belém (PA) de uma reunião com os coordenadores de outros Estados e com a coordenação nacional do Exame.

Exame
Segundo estabelecido no Edital, as provas da segunda edição de 2011 serão executadas, em todo o território nacional, na mesma data e horário, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Inscrição
Durante o mês de agosto, o formulário de inscrição estará disponível nos sites da FBC (www.fbc.org.br), dos CRCs e do CFC. A taxa de inscrição será de R$ 100,00.
Da mesma forma que na primeira edição de 2011 do Exame, realizada no dia 27 de março, somente poderão se inscrever nesta segunda edição os candidatos que tenham efetivamente concluído - ou que venham a concluir até a data do Exame - o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

Programa
As provas para bacharéis e técnicos serão compostas, cada uma, de 50 questões objetivas, abrangendo as seguintes áreas:

Para Técnicos em Contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; e Língua Portuguesa Aplicada.

Para Bacharéis em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; e Língua Portuguesa Aplicada.

Normatização
O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei n.º 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei n.º 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A importância da educação continuada para o CRC-PI

A educação continuada, uma das principais ferramentas para a qualificação e valorização profissional, é tratada neste artigo pelo Contador e Professor Elias Dib Caddah Neto (Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC- PI)


Elias Caddah
                 
                    A importância da educação continuada para o CRC-PI
O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) possui uma Câmara de Desenvolvimento Profissional. Essa Câmara acompanha a evolução do processo de ensino nos últimos anos e se preocupa com a qualificação profissional como  requisito fundamental para a valorização e desenvolvimento do profissional da Contabilidade e dos estudantes.
A educação profissional continuada é um avanço da classe contábil brasileira e uma exigência da sociedade. Ampliar essa atuação constitui-se na quebra de uma crença de que a função do CRC é puramente registro e fiscalização.
Em função disso, o primeiro semestre de 2011 foi marcado pela realização de vários eventos com o objetivo de capacitar os profissionais. No total já foram realizados 46 eventos (entre cursos, minicursos, palestras e workshops), promovendo o aperfeiçoando de mais de 2.200 contabilistas, estudantes, empresários e pessoas interessadas nos preceitos da contabilidade.
Aliado a isso, a Câmara de Desenvolvimento Profissional realiza, nesse segundo semestre, vários encontros regionais em diversas cidades do interior do Piauí e em Teresina. Durante esses eventos são realizadas ações que viabilizam a aplicação de novos conhecimentos e o esclarecimento de dúvidas sobre os aspectos da contabilidade.
No interior do Estado, a escolha dos palestrantes se dá por meio do seu representante local, que discute e define os temas dos mini-cursos com a comunidade, de acordo com as necessidades da região, iniciativa que promove a democratização e o rodízio dos palestrantes envolvidos na ação.
Além de dar prosseguimento aos cursos, uma outra meta para este segundo semestre é instalar em municípios pólos antenas que possibilitem  a recepção de cursos virtuais. Esta é uma maneira mais eficiente e rápida de se levar conhecimento simultâneo a diversas localidades.
Outra ação da Câmara de Desenvolvimento Profissional é a realização do concurso de produção cientifica, como forma de incentivar a pesquisa entre os alunos, professores e profissionais de contabilidade.
A contabilidade, ao longo do tempo, deixou de ser uma ciência puramente técnica.  Ela abrange e requer conhecimentos que vão muito além da escrituração, exigindo uma mudança de postura do contabilista. E a excelência profissional tornou-se um fator primordial neste mundo competitivo dos negócios. Daí a necessidade de estar sempre discutindo os assuntos pertinentes ao dia-a-dia dos nossos profissionais e estudantes.
Estamos cumprindo o compromisso assumido com a classe de realizarmos, pelo menos, quatro palestras e treinamentos por mês, fora a interiorização das ações do conselho, levando profissionais renomados aos mais diversos municípios do estado do Piauí, como Picos, Valença, Piripiri, Pedro II, Oeiras, Corrente, Bom Jesus, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Floriano, Barras, Uruçuí, Esperantina dentre outros.
Um outro aspecto importante  é a preocupação com a responsabilidade social, por isso foi realizada a arrecadação de leite e alimentos, que foram distribuídos a várias entidades sem fins lucrativos. Os mantimentos foram adquiridos através de troca de taxa de inscrição em seus eventos por latas de leite que foram doadas para instituições filantrópicas.
A educação é a base para construção de uma sociedade mais qualificada e preparada para o futuro. Notoriamente, a educação estabelece padrões provenientes de pesquisas e aprofundamento de estudos. A teoria aplicada à prática edifica qualquer profissional. Desta forma, o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí está comprometido a investir cada vez mais  nesta valorosa área.  
 

Elias Dib Caddah Neto
Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI

AESPI aprovou 80% de seus alunos de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência

A Faculdade AESPI (Associação de Ensino Superior do Piauí)  se destacou no ranking de aprovação no último Exame de Suficiência promovido pelo CRC-PI.
A Instituição de Ensino que tem como Coordenador do Curso de Ciências Contábeis o Contador Gustavo Steiner, conseguiu aprovar 80% de seus alunos inscritos no Exame.


 Gustavo Steiner - Coordenador do Curso

Governo anuncia novos limites e parcelamento para o Simples Nacional

A Presidente Dilma Rousseff assinou na manhã de ontem (09) Mensagem da Presidência da República onde enviou novo texto de Projeto de Lei Complementar que altera a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

Reajuste no Simples
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega apresentou na oportunidade as principais mudanças, como o ajuste de R$ 36 mil para R$ 60 mil o teto da receita bruta anual do empreendedor individual. E a elevação do teto de R$ 240 mil para R$ 360, no caso das micro empresas e de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões, para empresas de pequeno porte, o que representa uma elevação de 50%.

Parcelamento
Outra medida é o parcelamento da dívida tributária para os empreendedores que estão enquadrados no Simples Nacional, o que até agora não era permitido. O prazo de pagamento será de até 60 meses.

Declaração
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou também que será suspensa a necessidade de declaração anual do Simples Nacional. Para substituí-la, as declarações mensais serão consolidadas pela Receita Federal. “Essa ampliação vai no sentido de abranger um número maior de empresas que estariam agregadas naquele que é o regime tributário mais moderno que nós temos no país”, disse o Ministro.

 

Reunião no Palácio do Planalto
Foto

Posts anteriores