Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Receita Federal define as regras sobre o Parcelamento do Simples Nacional

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN 92/2011, publicada no DOU de 22.11.2011, que regulamenta o parcelamento dos débitos tributários apurados no Simples Nacional.

ÓRGÃO CONCESSOR

O parcelamento será solicitado junto:

1) à Receita Federal do Brasil (RFB), exceto nas situações descritas nas duas próximas hipóteses;

2) à Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN), quando o débito estiver inscrito em Dívida Ativa da União (DAU);

3) ao Estado, Distrito Federal (DF) ou Município, com relação ao débito de ICMS ou de ISS nas seguintes situações:

- transferidos para inscrição em dívida ativa estadual, distrital ou municipal, quando houver convênio com a PGFN nos termos do § 3º do art. 41 da LC 123/2006. A relação dos entes que fizeram o convênio será divulgada mensalmente no Portal do Simples Nacional.

- lançados individualmente pelo Estado, DF ou Município, na fase transitória da fiscalização – antes da disponibilização do Sistema Único de Fiscalização (Sefisc). O parcelamento desses débitos obedecerá inteiramente à legislação do respectivo ente;

- devidos pelo Microempreendedor Individual.

DÉBITOS OBJETO DO PARCELAMENTO

Poderão ser parcelados débitos apurados no Simples Nacional constituídos e exigíveis.

O débito pode ter sido constituído:

- pela RFB, Estado, DF ou Município por meio de lançamento fiscal;

- pelo contribuinte, por meio:

1) da DASN – débitos até o ano-calendário 2011;

2) do PGDAS, débitos a partir de janeiro de 2012.

CONDIÇÕES GERAIS DO PARCELAMENTO

Prazo: até 60 parcelas

Correção das parcelas pela SELIC

VEDAÇÕES

É vedada a concessão de novo parcelamento enquanto não integralmente pago o parcelamento anterior, salvo nas hipóteses de reparcelamento.

REPARCELAMENTO

No âmbito de cada órgão concessor, serão admitidos até 2 (dois) reparcelamentos de débitos do Simples Nacional constantes de parcelamento em curso ou que tenha sido rescindido, podendo ser incluídos novos débitos.

A formalização de reparcelamento de débitos fica condicionada ao recolhimento da primeira parcela em valor correspondente a:

- 10% do total dos débitos consolidados; ou

- 20% do total dos débitos consolidados, caso haja débito com histórico de reparcelamento anterior.

O reparcelamento para inclusão de débitos do ano-calendário 2011 (que ainda vão ser objeto de constituição por meio da DASN, até 31/03/2012):

- não contará para efeito do limite de 2 (dois) reparcelamentos;

- não estará sujeito ao recolhimento inicial acima descrito.

VALOR DAS PRESTAÇÕES

O valor de cada parcela será obtido mediante a divisão do valor da dívida consolidada pelo número de parcelas.

No âmbito da RFB e da PGFN, o valor mínimo será de R$ 500,00 (quinhentos reais), exceto quanto aos débitos de responsabilidade do MEI, quando o valor mínimo será estipulado em ato do órgão concessor.

O Estado, DF ou Município estabelecerá o valor mínimo nos parcelamentos de sua competência.

RESCISÃO

Implicará rescisão do parcelamento:

1) a falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não; ou

2) a existência de saldo devedor, após a data de vencimento da última parcela do parcelamento.

PEDIDO

A RFB disponibilizará o pedido do parcelamento em seu âmbito, pela internet, em 2 de janeiro de 2012 para as Microempresas – ME e Empresas de Pequeno Porte EPP.

V Jornada de Contabilidade em Parnaíba




Otemberges Borges,
Coordenador de Ciências Contábeis da FAP de Parnaíba e Coordenador Geral do evento

A FAP de Parnaíba realizará em seu auditório a V Jornada de Contabilidade que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 deste mês, tendo como tema “Contabilidade, Cenários que Geram Resultados”.
Durante a Jornada serão apresentados Trabalhos Científicos. A palestra de abertura será proferida por Mury Campos dia 24 às 19:00h.

 

Contabilista que não votou na eleição do CRC terá que apresentar justificativa

O Contabilista que não votou na última eleição do CRC-PI, realizada nos dias 10 e 11 de novembro, tem até 30 dias a partir da data da eleição para apresentar sua justificativa. Quem não se justificar estará sujeito a multa de 30% do valor referente à anuidade.

Entre as causas aceitas para que a multa seja dispensada estão impedimento legal ou força maior e enfermidade, mas, para que a ausência seja abonada, é necessário que o profissional apresente por escrito ou em arquivo eletrônico a justificativa da falta. O voto era facultativo apenas para profissionais com idade igual ou maior que 70 anos.

Para justificar, basta entrar no link de votação https://eleicao.cfc.org.br/ e entrar com o número de registro e senha, seguindo os procedimentos indicados.

Organização Contábil Raulino Filho comemora 25 anos de fundação


    Contador Raulino Filho

A Organização Contábil Raulino Filho (OCRF) comemora nesta quinta-feira (17) 25 anos de criação. "São 25 anos de muito trabalho e de dedicação, mas também de grandes resultados e de muita satisfação" ressaltou emocionado Raulino Filho.

Para festejar o Jubileu de Prata na Prestação de Serviços Contábeis, será realizado no Restaurante Canoas do Hotel Blue Tree Rio Poty um Jantar de Confraternização com a presença de clientes, amigos e familiares do Presidente da empresa, José Raulino Castelo Branco Filho.

Na oportunidade também estarão prestigiando o Contador Raulino Filho seus sócios da Rede Nacional de Contabilidade (RNC). Empresários Contábeis de todo Brasil associados à RNC estarão em Teresina para participar de mais uma reunião nacional e comemorar os 25 anos da OCRF, considerada  uma das maiores empresas de Contabilidade do Piauí.

SINDCONT promove dia 26 Curso de Contabilidade Comercial, Industrial e de Serviços



O Sindicato dos Contabilistas do Piauí (SINDCONT-PI) irá promover no próximo dia 26 das 8:00 às 13:00h, no auditório do CRC-PI, um curso sobre “Contabilidade Industrial, Comercial e de Serviços”, que será ministrado pelo contabilista José Lopes Castelo Branco, presidente do SINDCONT-PI.

Programa

No conteúdo programático está a apuração do custo industrial, controle de estoque, balancete, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial.
 
Inscrição
O valor da  inscrição é de R$ 30,00 e podem ser realizadas na sede do SINDCONT ou no CRC-PI.

O depósito para pagamento da taxa de inscrição deve ser feito na conta na Caixa Econômica Federal – Ag. 0029/ Conta: 2081-0/ Op. 003. O comprovante do pagamento pode ser enviado por fax para  (86)3221-7531 ou para o e-mail [email protected].

Maiores informações pelos telefones: (86) 3221-6898, 8827- 4330 e 3221-7531.

 

Chapa 1 vence a eleição do CRC-PI com 51,40% dos votos



Os Contabilistas do Piauí elegeram os componentes da Chapa 1 como seus novos representantes com 51,40% dos votos.

Renovação de 1/3
A eleição que renovará 1/3 dos Conselheiros do CRC-PI foi realizada d
urante  dois dias (10 e 11 de novembro).

Resultado
3.691 Contabilistas, mais de 90% dos profissionais habilitados, usaram a internet para votar. Desse total 1987 profissionais escolheram a Chapa1, a Chapa 2 contou com 5,64% e a Chapa 3 com 35,49% do total dos votos.

Novo Presidente
Elias Dib Caddah Neto será o Presidente escolhido na primeira plenária de 2012 realizada com a presença de todos Conselheiros. Elias Caddah irá substituir o atual Presidente do CRC-PI Antonio Gomes das Neves, que deixará o cargo em 31 de dezembro deste ano.

Novos Conselheiros do CRC-PI
Os componentes da Chapa 1, relacionados abaixo, tomarão posse no CRC-PI em janeiro de 2012 para um mandato de quatro anos (2012/2015).



.

Bacharel em Ciências Contábeis (CESVALE), Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas da Universidade Federal do Piauí, Ex-Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do CESVALE, Ex-Professor da UESPI, Faculdade Santo Agostinho, NOVAUNESC, e Avaliador Ad Hoc Institucional e dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP/MEC. Tem experiência na área de Consultoria Empresarial e Auditoria. É vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PI. Membro da Comissão do Conselho Federal de Contabilidade para estudar viabilidade dos Conselhos de Contabilidade, firmar parcerias e oferecer Plano de Previdência Privada Complementar aos profissionais.

 


Bacharel em Ciências Contábeis (CESVALE – Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba); Bacharel em Direito (UFPI – Universidade Federal do Piauí); Especialista em Contabilidade, pós-graduado pela UFPI; Ex-professor do CEUT e do CESVALE; Ex-coordenador do Curso de Ciências Contábeis da AESPI; Presidente da empresa contábil Comax Contabilidade S/S Ltda; Professor do IFPI; Diretor do SESCON-PI (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Piauí); Responsável pela Coluna “Espaço Contábil”, publicada semanalmente pelo Jornal O DIA; Editor do blog “Contabilidade” do Portal www.cidadeverde.com; Perito Contador nomeado em diversos processos judiciais; Contador e Advogado.

 


Técnico em Contabilidade.  Trabalhou como Contabilista em várias empresas de Teresina. É presidente da HSM Contabilidade, que tem uma carteira de mais de 50 clientes de pequeno e médio porte e conta com uma equipe de 06 colaboradores. Trabalha como contador adjunto na TV Rádio Clube de Teresina S/A e atualmente é Diretor Administrativo do SESCON-PI. Participa constantemente de Seminários e Cursos de atualização na Área Contábil. Fez vários trabalhos voluntários. É Mestre Maçom e Presidente do Rotary Clube de Teresina – Ininga.

 


Contadora, pós-graduada  em Contabilidade Tributária, empresária contábil e ex-delegada do CRC em Floriano-PI, atuando há 27 anos na cidade de Floriano.

  


Advogado, Contador, Especialista em Direito Tributário e Direito Processual Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialista em Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas pela Associação Paulista de Estudos Tributários (APET), Mestrado em Direito Tributário pela PUC-SP. Possui ampla experiência em Consultoria Tributária e Contencioso Tributário.

 

 
Técnico em contabilidade e empresário contábil em Teresina, com experiência de 32 anos na área contábil e fiscal.

Lei Geral é sancionada pela Presidente Dilma

A partir de 1º de janeiro, as micro e pequenas empresas poderão ampliar as atividades sem correr o risco de serem excluídas da tributação simplificada. A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje (10) o Projeto de Lei Complementar nº 77/11, que entre outras ações amplia em 50% os limites do Simples Nacional. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto com a presença de diversos representantes de entidades e empresas.

Novos limites
Com a nova lei, o limite de enquadramento no regime simplificado de tributação será elevado de R$ 240 mil para R$ 360 mil para as microempresas e de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões para as pequenas empresas. No caso dos empreendedores individuais (EI) o valor máximo de faturamento passou de R$ 36 mil para R$ 60 mil por ano.

Parcelamento
Outra novidade é a autorização do parcelamento das dívidas tributárias em até 60 meses para as empresas do Simples. A medida beneficiará até 500 mil empresas que devem aos governos federal, estaduais e municipais e seriam excluídas do regime tributário em janeiro.

Enviado ao Congresso em agosto pelo Executivo, o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara e no Senado. De acordo com dados do governo a ampliação beneficiará até 30 mil empresas excluídas do Simples Nacional.

Foto

Presidente comemora sanção da Lei Geral


Luto: faleceu nesta madrugada o Contabilista João Ventura

Com pesar  comunicamos o falecimento do Contabilista João Ventura Ivo (56 anos), diretor do Sindicato dos Urbanitários do Piauí, na  madrugada de hoje (10).

 
              João Ventura Ivo

À família e aos companheiros de trabalho de João Ventura na Eletrobrás  nossos votos de conforto e de muita força neste momento de dor pela perda do grande profissional e amigo.

Investimentos: CRC-PI apresenta ao CFC projetos para a reforma da sede, nova frota de veiculos e novo parque de informática


    Presidente do CFC Juarez Carneiro e Antonio das Neves

Em visita à sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o presidente do CRC-PI, Antônio Gomes das Neves, debateu com vários setores assuntos de interesse dos contabilistas piauienses. Na oportunidade, foi tratada da prestação de contas junto ao Controle Interno e, principalmente, da aquisição dos novos veículos e renovação do parque de informática.



Sobre a aquisição dos novos veículos, destinada ao trabalho de fiscalização, o presidente do CRC-PI informou que já está em andamento, através da comissão de licitação. Em relação ao parque de informática, está sendo realizado o levantamento para solicitação do fornecimento dos equipamentos às empresas ganhadoras do pregão presencial Nº15/2011, realizado em nível nacional.

Também já estão previstos com recursos assegurados a realização de concurso público para o CRC e a reforma do prédio com a instalação de um elevador.

 “A aprovação dos nossos projetos é a consolidação do reconhecimento pelo Conselho Federal à gestão 2008-2011 do CRC-PI”, ressaltou Antonio das Neves.




 

Eleição do CRC será pela internet



A eleição para renovação de 1/3 dos Conselheiros do CRC-PI  acontecerá pela internet com
início à 0h do dia 10 de novembro de 2011 e término às 20h do dia 11 de novembro de 2011.
O voto é obrigatório para todos os Contabilistas.



Senhas
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) começou a gerar e remeter, pelos Correios, senhas provisórias para todos os profissionais com registros ativos, contidos na base de dados do CRC-PI. A senha emitida pelo CFC é provisória. Para alterar, o contabilista deverá efetuar login no site 
https://eleições.cfc.org.br, usando o nº de registro e a senha provisória.

Votação
Nos dias de votação, o eleitor deve acessar o mesmo endereço eletrônico, 
https://eleições.cfc.org.br, para efetuar o login. O usuário terá a opção de usar a senha emitida pelo CFC ou a senha modificada, enviada por e-mail a pedido do usuário. Após o login, uma janela de votação será aberta com as opções de chapa.
Caso o eleitor queira confirmar os integrantes da chapa, ao lado das opções um link destinará aos respectivos integrantes.
Além das opções da chapa, a tela de votação ainda apresentará as opções branco ou nulo, caso o eleitor não tenha decisão de voto.
Após a conclusão do voto, o sistema emitirá a mensagem “seu voto foi registrado com sucesso” e um comprovante de votação, que deverá ser impresso para comprovação do voto.

Justificativa
Concluído o período de votação, o acesso pela internet estará disponível por 30 (trinta) dias para justificativa de ausência de voto. 

Voto facultativo
O voto é facultativo para os contabilistas com setenta (70) anos de idade ou mais, ou seja, os profissionais acima dessa idade podem optar por votar ou não.

Maiores informações no site do CRC-PI http://www.crcpi.org.br

Posts anteriores