Cidadeverde.com

Governo já autorizou a antecipação de feriados, diz Guedes

Foto: Alan Santos/PR

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse neste sábado, 4, em live com varejistas, que o governo já autorizou a antecipação de feriados neste momento em que muitas cidades estão em isolamento social, e o comércio está fechado. A afirmação sobre essa hipótese foi feita assim que um empresário que participava da live fez tal sugestão.

Num primeiro momento, Guedes citou a possibilidade de antecipar todos os feriados para o período de quarentena e, depois, disse que isso já foi autorizado, sem detalhar.

"Depois desse período, o Brasil seria reaberto, poderíamos sair para trabalhar", afirmou. "Já estamos passando os sábados e os domingos 'juntos'. Nós vamos precisar disso, do comércio funcionando nos feriados quando essa fase passar, até do ponto de vista de uma ressurreição espiritual", afirmou o ministro.

Guedes disse que todos precisam ter resiliência neste momento e que, se o dinheiro não está chegando à ponta final, algo está acontecendo e tem de ser solucionado.

Pediu aos empresários que comuniquem ao governo se estiver ocorrendo. "Se não está chegando, precisamos conversar para calibrarmos e sabermos o porquê não está chegando. Esses R$ 600 vão chegar. Vamos usar aplicativos para que isso chegue, o que dará um empurrão ao comércio. Haverá um poder de compra nunca visto antes. O que estamos fazendo é desburocratizar o acesso ao crédito, radicalizar o microcrédito", disse.

Por Fabrício de Castro, Eduardo Gayer e Maria Regina Silva
Estadão Conteúdo

Ex-deputado Maurício Melo está internado com Covid-19 em Teresina

Foto: Reprodução/Arquivopessoal

O ex-deputado estadual do Piauí, Maurício Melo, 67 anos, está internado com Covid-19 em um hospital particular de Teresina. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com neste sábado (4) pela família do político.

O irmão de Maurício Melo, médico César Melo,  informou que o ex-deputado está em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há nove dias, mas já apresenta melhora no quadro pulmonar. 

Dias antes dos sintomas do coronavírus, Maurício se submeteu a uma cirurgia para retirada de um nódulo. Três dias após ter alta ele começou a apresentar um quadro gripal e outros sintomas como febre, tosse, dor torácica e desconforto respiratório, que logo evoluiu para grave falta de ar. Maurício de Melo está respirando com ajuda de aparelhos.

A família acredita que Maurício contraiu o coronavírus em Teresina.

Natural de Campo Maior, Maurício Melo foi deputado estadual do Piauí por dois mandatos [1983-1987 e 1987-1991] e também vice prefeito da cidade entre os anos, no período 1997-2001. 

“Além dos colegas médicos, sua fé em Deus, no Anjo da Guarda e em Santo Antônio de Campo Maior vão lhe recuperar”, espera César Melo, que também foi deputado estadual.

 

Izabella Pimentel com informações de Fenelon Rocha
[email protected]

Mais dois pacientes de Teresina testam positivo, e Piauí tem 24 casos de Covid-19

Foto: CLAUDIO FURLAN/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Com dois novos pacientes com teste positivo em Teresina, o Piauí chegou, neste sábado (4), a marca de 24 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. 

Os pacientes com teste positivo são um homem de 29 anos e uma mulher de 35 anos de idade, ambos fora da faixa etária do grupo de risco. 

Teresina reúne 21 dos 24 casos confirmados de todo o Piauí - os outros são de Parnaíba, Campo Maior e São José do Divino. 

Desde o último domingo (29), o Piauí acumula 13 novos casos da Covid-19, como foi batizada a doença provocada pelo novo coronavírus. Quatro pacientes morreram: 2 de Teresina, um de Parnaíba e um de São José do Divino. 

Entre os casos confirmados está o ex-deputado estadual Maurício Melo, 67 anos, internado em Teresina, mas contabilizado nos registros como vindo de Campo Maior. Outro paciente com acompanhamento médico na capital é o professor de física Cleanio da Luz Lima, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Neste sábado, o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) descartou 43 casos suspeitos, mantendo a média de resultados dos últimos dias. 

Mas o número de casos suspeitos continua em crescimento gradual. Agora são 293 testes com resultado pendente, seja de pacientes ou de pessoas que faleceram com sintomas da Covid-19 - até ontem, eram 13 em investigação. 

 

 

Fábio Lima
[email protected]

Popó coloca cinturão mundial em leilão na luta contra a pandemia

Reprodução/Instagram

Acelino Popó Freitas está na briga contra o coronavírus. O tetracampeão mundial gravou um vídeo, neste sábado, no qual coloca um de seus cinturões a leilão. O primeiro lance é de R$ 20 mil.

O cinturão é o da Associação Mundial de Boxe, categoria superpenas, conquistado em janeiro de 2002 na vitória sobre o cubano Joel Casamayor. O brasileiro venceu o duelo, por pontos, após 12 assaltos eletrizantes, em Las Vegas.

"É com muito carinho que eu estou fazendo o leilão deste cinturão para pessoas que têm boa condição financeira. Para a gente poder comprar mais cestas básicas. Conto com sua ajuda. Não é para mim. É para todos", disse o ex-boxeador baiano, de 44 anos.

Desde o início da pandemia, Popó tem participado de várias ações na busca de ajuda para as pessoas, principalmente em Salvador, onde mora.

Popó foi campeão pela primeira vez em 1999, quando ganhou o cinturão dos superpenas da Organização Mundial de Boxe. Em 2002, unificou os títulos, ao bater Casamayor. Subiu de categoria e foi campeão dos leves pela Organização Mundial, em 2004. Ganhou também o cinturão da AMB, em 2006.

 

 

Por Wilson Baldini Jr.
Estadão Conteúdo

Brasil tem 10.278 casos de coronavírus e 432 mortos

Arte: Ministério da Saúde

Atualizada às 18h53

O Ministério da Saúde corrigiu o número de mortes pela covid-19 confirmadas no Brasil neste sábado, 4. O número correto é 432, e não 431 como informado mais cedo.

O Brasil ultrapassou a marca de 10 mil pessoas contaminadas pela covid-19, chegando a 10.278 casos, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado na tarde deste sábado. A taxa de mortalidade é de 4,2%.

Foram 72 mortes e 1.222 novos casos registrados nas últimas 24 horas. O número de mortes totaliza 432.

Nos próximos dias, os números devem crescer rapidamente, por causa do maior número de testes que estão sendo realizados pelos Estados.

O Estado de São Paulo continua a ter o maior número de vítimas, com 4.466 contaminados e 260 mortos. Rio de Janeiro tem 1.246 casos de contaminações e 58 mortos. Ceará tem 22 mortos e 730 casos. No levantamento divulgado neste sábado, apenas os Estados de Mato Grosso e Acre não registram óbitos no País.

Toda a preocupação do governo, neste momento, está centrada em formas de prestar atendimento à população. A precariedade e a falta de suprimentos, leitos e itens de segurança são generalizadas em todo o País.

O documento elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde afirma que a capacidade laboratorial do Brasil ainda é insuficiente para dar resposta a essa fase da epidemia. A Rede Nacional de Laboratório é semi-automatizada, composta pelos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs), Instituto Evandro Chagas e todas as unidades da Fundação Oswaldo Cruz que juntas, em carga máxima, são capazes de processar aproximadamente 6.700 testes por dia.

Para o momento mais crítico da emergência, será necessária uma ampliação para realização de 30 mil a 50 mil testes de RT-PCR, que é o tipo de exame mais confiável.

O Ministério alerta que "não há escala de produção nos principais fornecedores para suprimento de kits laboratoriais para pronta entrega nos próximos 15 dias". Além disso, afirma que há carência de profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem para lidar com pacientes graves de Covid-19.

Outro ponto frágil são os locais de atendimento a casos críticos "Os leitos de UTI e de internação não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia", afirma o relatório.

 

 

Por André Borges
Estadão Conteúdo

 

Governador fará apelo a igrejas para população não viajar na Semana Santa

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias afirmou nesta sexta-feira (3) que vai pedir ajuda a líderes religiosos na recomendação para o isolamento social na Semana Santa. 

“Vamos fazer um alerta para a Semana Santa, pedir aos representantes religiosos  para solicitar que as pessoas fiquem em casa, evitarem viagens e retiros. Vamos também intensificar as fiscalizações de transportes de passageiros, pois esse deslocamento pode levar o vírus para as cidades do interior e/ou trazer para Teresina, além de ter possibilidade de sobrecarregar os hospitais do interior”, ressaltou o gestor.

Nessa sexta-feira, o governo determinou, a partir das 0h de terça-feira (7), a suspensão de ônibus e vans intermunicipais. Os veículos poderão ser retidos se flagrados descumprindo a medida que vale até as 24h de domingo (12).

Valmir Macêdo 
[email protected]

Dybala volta a testar positivo para coronavírus após ser considerado curado

Reprodução/Instagram

O atacante da Juventus, Paulo Dybala, fez um terceiro teste para o novo coronavírus, que deu positivo mesmo após o jogador ser declarado durado da doença.

"Em 21 de março, meu namorado e eu fizemos um teste e o resultado foi positivo [para o coronavírus]. Três dias atrás eu fiz outro teste, que deu negativo. Agora, pela manhã, fiz outro, que deu positivo: portanto, ainda estou com o Covid-19. Quase não temos sintomas. Nos sentimos muito bem", explicou a namorada dele, Oriana Sabatini, em suas redes sociais.

Ainda não há consenso na comunidade científica sobre a possibilidade de contrair o vírus duas vezes. Outra hipótese seria que, nos casos em que a pessoa volta a apresentar sintomas, a resposta imune do corpo não foi suficiente para imunizá-la -então o vírus que estava armazenado em algum reservatório do organismo se "recupera".

"Não sei como funciona e por que foi negativo e depois positivo. Ouvi dizer que pode ser um falso negativo. Isso prova o quão pouco sabemos sobre o vírus. Achamos que fomos infectados pelo contato do meu namorado com seu parceiro (Daniele Rugani, da Juventus) que deu positivo. Isso seria errado, porque os 15 dias teriam passado e não faria sentido continuarmos com isso", comentou Oriana.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

 

Morte da mãe de Johnny Herrera, ex-goleiro do Corinthians, entristece o Chile

Reprodução/Twitter @SamuraiAzul25

A morte de Gladys Muñoz Pacheco, mãe do goleiro Johnny Herrera, aos 79 anos, na última quinta-feira, vítima do coronavírus, continua comovendo o Chile.

"Queria agradecer a todos. Minha mãe quis vir para cá (Angol, sua cidade natal), então a trouxemos. Fico feliz pelo reconhecimento das pessoas daqui. Obrigado por me acompanharem", afirmou o ex-goleiro do Corinthians, de 38 anos, atualmente no Universidad de Chile.

Devido à tragédia familiar, Johnny Herrera, bicampeão da Copa América com a seleção chilena, foi capa da revista "La Quarta" na última semana, cujo título foi "Johnny: todos contigo!"

Seguindo as orientações das autoridades locais, o "Samurai Azul", como o goleiro é conhecido no Chile, não pôde fazer o velório de sua mãe. O enterro foi acompanhado por poucos parentes. Ao retornar à sua casa, em Santiago, o atleta foi recebido por vários torcedores.

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, Herrera jogou no Corinthians em 2006, mas só vestiu a camisa do clube em nove oportunidades. Ele está há dez anos no Universidad Católica e é um dos maiores ídolos do clube.

Fonte: Estadão Conteúdo

Parque Olímpico do Rio de Janeiro pode virar hospital

Foto: Brasil2016/AndreMotta

O Ministério da Economia selecionou 80 imóveis da União, entre eles o Parque Olímpico do Rio, para a construção de hospitais de campanha em todo o Brasil. São prédios, terrenos e galpões que estão sem uso, muitos na lista para serem vendidos.

Com a pandemia, o governo suspendeu as licitações e repassou a lista ao ministérios da Defesa e da Saúde, que serão os responsáveis pela vistoria das áreas e construção dos hospitais. Isso será feito segundo a demanda de cada região, na medida em que a doença avance e a necessidade de leitos aumente.

"Precisamos ter alternativas para a possibilidade de o sistema público de saúde colapsar. Existem diferentes cenários, quanto mais subir a curva (de infectados), mais necessidade de atendimento. Nesse sentido, o governo já está com a área mapeada", explica o secretário de Coordenação do Patrimônio da União do Ministério da Economia, Fernando Bispo.

Foram reservados espaços nos 27 Estados. Na lista, há de prédios históricos a grandes terrenos, como as áreas do Pátio do Pari, com 120 mil m², onde funcionava a Feira da Madrugada, e o Pátio ferroviário de Pirituba, com 31,6 mil m², ambos em São Paulo. No Rio, foram selecionadas as instalações do Parque Olímpico da Barra - onde foram disputadas as competições na Olimpíada de 2016 - , o Edifício A Noite (na Praça Mauá), que na época de sua inauguração, em 1930, chegou a ser considerado o mais alto do mundo em concreto armado, e uma área da Quinta da Boa Vista, um parque em São Cristóvão.

Três estádios também estão no grupo: em Curitiba (PR), o Estádio do Paraná Clube (Vila Capanema), em Teresina (PI) o Estádio Rei Pelé (Trapichão) e o Estádio de Futebol Aluízio Ferreira (Aluizão), em Porto Velho (Rondônia). As arenas estão em áreas da União cedidas aos clubes. No caso de Curitiba, a área já foi avocada para ficar na reserva em caso de necessidade.

Segundo Bispo, a ideia é que, nas áreas abertas, sejam construídas estruturas temporárias, como a que está sendo feita no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Já prédios e outras construções podem passar por reformas e adaptações e serem aproveitados como hospitais.

A intenção foi escolher duas áreas em cada grande centro, uma para a triagem e outra para internações, que tenham fácil acesso e proximidade com hospitais e centros de saúde já existentes. Foram reservados espaços em todas as capitais e em grandes centros.

Com o maior número de casos, o Estado de São Paulo é também o que possui mais espaços à disposição. São quatro áreas na capital e 16 no interior. Em São Paulo, os locais estão em um cinturão na região central: além dos dois terrenos há ainda uma antiga escola na região Sul, na área de Interlagos e da represa Billings, e um sítio com 189 mil m² na Anhanguera,

No interior, foram selecionadas áreas em Campinas, Bauru e Mogi das Cruzes. Também foram reservados antigos galpões do Instituto Brasileiro do Café pelo País, foram selecionados galpões e um edifício da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Goiás, e até um clube de servidores, no Distrito Federal. Na Bahia, um antigo prédio do Dnit, em Salvador está na lista, assim como o Edifício da Sudene, em Recife (PE). No Maranhão, um campo de futebol com 5,9 mil km² foi reservado em Imperatriz. Na Região Norte, foram listados espaços como o Armazém Central, em Manaus (AM), e um ginásio em Porto Velho (RO).

De acordo com o secretário, novas áreas poderão ser selecionadas, à medida em que a pandemia avance. O Ministério da Defesa começou agora a vistoria dos imóveis. Em Roraima, um hospital de campanha em área da União já está em fase final de construção pelo Exército. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por Lorenna Rodrigues
Estadão Conteúdo

Ponte Estaiada recebe iluminação em homenagem as vítimas do Coronavírus

Foto: Divulgação/PMT

A Ponte João Isidoro França, conhecida popularmente como Ponte Estaiada, localizada na zona Leste de Teresina, ficará iluminada com as cores da bandeira nacional, amarelo, azul e verde, em homenagem as vítimas do Coronavírus e como um alerta aos teresinenses dos cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do vírus.

De acordo com o Secretario Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antonio Ayres, a Estaiada é um dos pontos turísticos de maior destaque dentro da capital e, frequentemente, é utilizada como instrumento para mobilizar e conscientizar a população sobre campanhas em prol da saúde.

“A iluminação especial permanecerá enquanto estivermos passando por esse momento delicado. Para lembrar a todos os teresinenses que estamos unidos na luta conta a COVID-19 e que precisamos da colaboração de todos para diminuir a contaminação e os impactos do vírus na nossa cidade. É preciso cumprir as orientações de isolamento social, de higienização pessoal e cuidados especiais com os grupos de risco. Estamos juntos nessa luta contra o coronavírus”, completou o gestor.

Da redação
[email protected]

Posts anteriores