Cidadeverde.com

Chegam ao Piauí 18 mil kits de testes rápidos e 14 hospitais farão exames

Foto: Sesapi

A partir deste sábado (4), 14 hospitais do estado vão passar a realizar testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus. Nos últimos dois dias chegaram ao Piauí 18 mil kits para a realização dos exames. São oito mil enviados pelo Ministério da Saúde e 10 mil kits comprados na China pelo governo do estado. Com recursos próprios, o estado comprou 120 mil exames, investindo cerca de R$ 30 milhões. 

O governador Wellington Dias (PT) anunciou que a prioridade da testagem são os profissionais que trabalham na linha de frente no combate ao vírus: os profissionais da saúde, policiais e os pacientes com suspeita da doença.

“Discutimos exatamente como serão realizados os testes. Primeiramente, todas as pessoas que estão na linha de frente devem ser testadas: os profissionais de saúde, as pessoas que estão trabalhando nas barreiras sanitárias, como a Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, médicos legistas, que estão nos aeroportos e alargando a escala para as pessoas que estão vulneráveis. O objetivo é melhorar nossa capacidade de resposta”, afirmou o governador.

Além dos 10 mil testes que chegaram ao estado hoje (3), há previsão de outros 10 mil testes chegarem até segunda-feira (6), adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Foto: Sesapi

Teste em 15 minutos

De acordo com o Ministério da Saúde, os resultados dos testes rápidos saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.

O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença.

“É um teste rápido, mas ele mede o anticorpo. Você teve a gripe, que pode ser de qualquer vírus e, no sétimo dia, a gente fala que a gripe que você está ou que já acabou era causada pelo coronavírus. Esse teste vai ser fundamental para a gente saber se aquela enfermeira, aquele médico ou o profissional de segurança, que teve uma gripe ou que está com uma gripe, testou positivo para coronavírus. Se sim, vamos tratar de um jeito. Se não, poderá retornar ao trabalho”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Valmir Macêdo (Com informações da CCom e do Ministério da Saúde)
[email protected]

 

Brasil tem 359 mortes por coronavírus e 9.056 casos confirmados

Arte: Ministério da Saúde

Atualizada às 20h14

O Brasil tem 9.056 casos confirmados da covid-19, transmitida pelo novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 3. Foram 1.146 novas confirmações nas últimas 24 horas. As mortes pela doença subiram de 299 para 359. A taxa de mortalidade está em 4%.

No Mundo, a doença já passou da marca de 1 milhão de infectados, com mais de 50 mil mortos. Uma das principais preocupações das autoridades é em relação aos sistemas de saúde, que passam a ficar sobrecarregados. Nos EUA, que registraram ontem 25 mil novos casos confirmados da doença, o modelo estatístico que tem sido usado pela Casa Branca indica que, no pico da doença, um terço dos americanos que precisarão de internação não terão lugar nos hospitais. Com isso, os médicos americanos se aproximam do mesmo dilema já enfrentado por italianos e espanhóis: decidir quem será ou não atendido.

No Brasil, embora o pico da pandemia ainda não tenha sido alcançado, os sistemas de saúde público e privado já enfrentam sobrecarga por causa do aumento do número de internações e registram até 38% de seus leitos ocupados por pacientes com infecção suspeita ou confirmada da doença.

Para diminuir a velocidade da disseminação da epidemia no país, o Ministério da Saúde orienta que a população siga medidas de isolamento social, o que também é recomendado por especialistas e autoridades internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na contramão da pasta, o presidente Jair Bolsonaro defende flexibilizar medidas como fechamento de escolas e do comércio para mitigar os efeitos na economia do país, permitindo que jovens voltem ao trabalho.

Após dias contrariando publicamente as orientações do ministro da Saúde, Bolsonaro expôs na quinta-feira,2, seu incômodo com o ministro. Bolsonaro disse que falta "humildade" a Mandetta e, embora tenha dito que não pretende dispensá-lo "no meio da guerra", ressaltou que ninguém é "indemissível" em seu governo.

As declarações do presidente Jair Bolsonaro não surpreenderam a equipe da pasta. Segundo auxiliares do ministro ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, a leitura é de que o presidente tenta se afastar de responsabilidades na crise envolvendo a pandemia do coronavírus para jogar no colo de Mandetta e dos governadores os efeitos negativos na economia. A ordem interna é não rebater e seguir o trabalho de combate à covid-19, a exemplo do que tem feito o próprio ministro.

Os números do Governo Federal são atualizados todas as tardes, com dados enviados pelos órgãos estaduais. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulga seu boletim somente durante a noite, e confirmou 22 casos, um a mais do que o divulgado pelo Ministério da Saúde. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo e Cidadeverde.com

Fiscalização fecha mais de 40 estabelecimentos na zona Sul

Foto: Ascom SDU/Sul

Nesta sexta-feira (03), a equipe formada por fiscais da SDU Sul, agentes da Guarda Municipal e policiais militares fechou 43 estabelecimentos na zona Sul de Teresina. Ações como essa estão acontecendo em vários pontos da cidade para que haja o cumprimento de decreto que determina regras de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus.

Nessa quinta-feira (2), o Cidadeverde.com acompanhou o trabalho de uma equipe de fiscalização na zona Sul e flagrou, em menos de dez minutos, cinco estabelecimentos no bairro Promorar descumprindo a medida.

Segundo o gerente de Fiscalização da SDU Sul, Rogério Rodrigues, esse primeiro momento serviu como alerta da necessidade que todos cumpram a determinação, fundamental para o sucesso do controle da pandemia na cidade. “Sabemos que todos estão passando por uma situação difícil, mas o decreto precisa ser cumprido por todos aqueles que estão relacionados no documento. Somente estão liberados os serviços essenciais como padarias, supermercados, farmácias, entre outros”, explicou.

O gerente alertou ainda que quem descumpre a determinação está sujeito detenção e multa, de acordo com o Decreto Lei 2848/40. O artigo 268, do mesmo decreto, destaca que podem ser penalizados com detenção de um mês a um ano, e multa, quem infringir a determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa.

“Não podemos esquecer que é muito importante as pessoas ficarem em casa, e só sair em caso estritamente necessário. Temos que lembrar que a vida é mais importante”, concluiu.

Da redacao
[email protected]

Artistas gravam vídeo para reforçar pedido de doação a músicos

 

Alguns artistas entraram na corrente solidária para ajudar os músicos autônomos de Teresina que estão impossibilitados de trabalhar, devido a pandemia do novo coronavírus. São pessoas que viviam de eventos e por causa do isolamento social estão sem sua principal renda. Por isso, o Palácio da Música e a Orquestra Sinfônica de Teresina lançaram uma campanha de arrecadação de alimentos e outras doações para eles, através do Cultura Solidária Teresina. 

 Nesta sexta(03), o maestro Aurélio Melo, regente da Orquestra, a cantora Laurenice França e Daiana Almeida (vocalista da banda Rosa Xote) e outros artistas gravaram um vídeo pedindo doações para esses músicos. Os artistas ressaltam que é uma situação passageira e que deve se normalizar quando a crise sanitária passar. 

Os alimentos podem ser entregues no Palácio da Música, localizado à Rua Santa Luzia, nº 1241, Centro, ou em dinheiro via transferência bancária para a conta da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina (AAOST), agência do Banco do Brasil nº 4249-8, conta corrente 16916-1, CNPJ nº 07018687/0001-31.

Para isso, é necessário fazer um cadastro que dará informações necessárias para a entrega das cestas básicas. Neste primeiro momento, a prioridade é ajudar aqueles que não têm nenhuma outra fonte de renda fixa, aqueles que ganham somente sobre sua produção, que está totalmente afetada por causa da quarentena sugerida pela Organização Mundial de Saúde. O cadastro pode ser realizado AQUI.

Outros artistas 

Foto: Arquivo Coletivo Piauhy

Os artistas do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes também estão passando por dificuldades econômicas, devido a paralisação das atividades e por isso criou uma vaquinha virtual para que as pessoas possam contribuir neste momento. 

O grupo está realizando ações nas redes sociais, como leituras dramáticas em lives, como uma forma de amenizar esse período de isolamento. O coletivo, que realiza leituras dramáticas e oficinas afirma que a internet não substitui os espetáculos, mas é uma maneira de conectar o público aos artistas. 
 
No dia 07 de abril (próxima terça) às 20h, será feira a Leitura Dramática "AGRIDOCE", no Instagram @coletivopiauhy. Quem desejar contribuir com a vaquinha, cliquei aqui. 

 

Caroline Oliveira

[email protected]

Veja os pagamentos que foram prorrogados no estado com a Covid-19

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

Várias medidas já foram tomadas no Piauí através de decretos, desde que a Covid-19 tem se alastrado no país. Uma série de medidas econômicas e sociais também foram inseridas no pacote de enfrentamento ao coronavírus.

A Secretaria de Fazenda (Sefaz), por exemplo, suspendeu e prorrogou prazos para ajudar contribuintes a superarem a crise econômica. Em decreto, foram suspensas e prorrogados prazos relativos ao cumprimento de obrigações acessórias e credenciamentos em regimes especiais de tributação, bem como prática de atos relativos aos processos administrativos tributários. Em relação à Dívida Ativa não serão feitas novas inscrições nem ajuizamentos, exceto se for ocorrer prescrição, como está previsto no decreto.

O pagamento do IPVA com desconto de 5%  foi prorrogado até o próximo dia 30 de junho. A medida foi efetivada por meio de portaria editada pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e publicada no Diário Oficial do Estado. O prazo com esse desconto encerraria no dia 31 de março, mas em virtude da pandemia do Coronavírus, o governador determinou a prorrogação para que os contribuintes tenham mais tempo de se organizarem financeiramente.

O recolhimento do Simples Nacional também foi prorrogado por 90 dias, os prazos de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado no âmbito do regime do Simples Nacional referente às competências de março, abril e maio de 2020. Também foram prorrogados por 90 dias os prazos de recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços) das empresas do Simples, e por 180 dias o diferimento do ICMS e ISS dos Microempreendedores Individuais (MEI).

A Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc) garantiu a reabertura dos restaurantes populares com o fornecimento de quentinhas, a fim de evitar aglomerações de pessoas. As unidades do centro e Uespi, em TEresina, abrem às 8h para venda de tickets e das 10h às 14h é feita a entrega da comida. Quanto aos moradores de rua, está sendo realizada a montagem de central de acolhimentos para na Unidade Escolar Anita Burlamaqui, localizada na zona sul de Teresina.

Hercília Amorim, coordenadora da Pastoral do Povo de Rua de Teresina, explica que 36 pessoas foram acolhidas na escola e devem ficar por pelo menos 60 dias, de forma a obedecer as recomendações de isolamento social. Os acolhidos são acompanhados por uma equipe de monitores e recebem três refeições diárias.

A Agespisa suspendeu cortes de água por causa da pandemia. A suspensão do corte no abastecimento de água é válida para os clientes inadimplentes por um prazo de trinta dias. A medida tem como objetivo garantir condições para que todos possam enfrentar a pandemia do coronavírus, adotando medidas de higiene determinadas pelos órgãos de saúde.

“Estamos apoiando as medidas determinadas pelas autoridades sanitárias, como o isolamento social. Com isso, vai haver maior consumo de água na casa das pessoas para higienização pessoal e de utensílios domésticos com o objetivo de reduzir a disseminação do coronavírus. Essa é uma medida que consideramos urgente e necessária”, justificou Genival Sales.

Da redação
[email protected]

Festival Cannes Lions é cancelado por causa do coronavírus

Foto: Reprodução/instagram/@cannes_lions

A organização do Cannes Lions confirmou o cancelamento do evento em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Seria a 67ª edição do Festival Internacional de Criatividade, principal premiação do mundo publicitário, que deixa de ser realizado pela primeira vez desde a inauguração em 1954.

Inicialmente o evento estava marcado para o período de 22 a 26 de junho e havia a intenção de realizá-lo em outubro.

O presidente do festival, Philip Thomas, indica a grande turbulência pela qual passam as indústrias criativas, de marketing e muitas outras.

"O Cannes Lions, em sua essência, sempre foi sobre criatividade e os Leões. Entendemos que a comunidade criativa tem outros desafios neste momento, e claramente não tem condições para seguir com o trabalho que estabelece as melhores referências", afirma.

A próxima edição do festival será realizada no intervalo de 21 a 25 junho de 2021. Segundo a organização, os prêmios já inscritos serão transferidos para o ano que vem, assim como os ingressos já vendidos.

"Todos esperamos um momento mais positivo. No momento, o Cannes Lions continuará a reunir a comunidade criativa global e a inspirar onde podemos encontrá-la", diz Simon Cook, diretor-administrativo doe vento.

"Acreditamos firmemente que os Leões continuam a oferecer um reconhecimento valioso a essa comunidade e esperamos celebrar e homenagear o trabalho em 2021, quando se espera que o mundo se sinta mais estável", completa.

Em 2019, o festival francês de publicidade diminuiu o número de premiações, de 1.186 para 933 -e 85 foram dados a participantes brasileiros.

A a agência AKQA legou dois Grand Prix, grandes prêmios. Um na categoria mídia para Air Max Graffiti Stories, campanha da Nike, e outro na categoria entretenimento para Bluesman, vídeo do rapper Baco Exu do Blues.

 

Fonte: Folha Press

Governo proíbe circulação de transporte intermunicipais a partir de terça-feira (7)

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com


O governador Wellington Dias (PT) baixou portaria nesta sexta-feira (3) proibindo a circulação de transporte intermunicipais - ônibus, micro-ônibus e vans - a partir de terça-feira (7), dois dias antes da Semana Santa. 

A medida, anunciada pelo secretário de Governo, Osmar Júnior, quer forçar o isolamento social principalmente para coibir o fluxo de pessoas durante o feriado. A  suspensão vale até as 24h de domingo, dia 12 de abril. 

A portaria conjunta é assinada pela secretarias de Saúde, Transporte e Governo e se apresenta como medida sanitária excepcional. A medida leva em consideração que, na Semana Santa, “tradicionalmente ocorre o acréscimo no volume de circulação de pessoas entre os municípios do estado" e que esse aumento de movimentação "contraria as medidas de isolamento social" determinadas pelo decreto.

A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão com barreiras nos pontos principais das estradas piauienses para fazer cumprir a medida. Osmar Júnior alertou que os veículos que descumprirem a medida serão retidos.

“Está determinada à polícia que faça a retenção do veículo. Serão recolhidos para o pátio de alguma organização pública”, afirmou.

O documento diz ainda que a "retenção será feita de imediato, e o veículo ficará retido em local indicado pelo órgão ou agente responsável pela fiscalização, pelo período que durar a suspensão”, ou seja, o proprietário só poderá recolher o veículo no dia 13 de abril. Veja a portaria na íntegra.

 

Foto: Reprodução/Arquivo Cidadeverde.com

Carros de passeio

A medida não vale para carros de passeio já que o Estado não tem poderes para impedir o tráfego de veículos particulares, mas faz o alerta para a população que planejar viajar no feriado. “Quem sair de casa para outras cidades, poderá transmitir o vírus. Por isso vamos orientar que as pessoas fiquem em casa”, contou.

Um plano extraordinário da Secretaria de Segurança irá convocar todos os policiais por meio da compra de folga de policiais. O objetivo é reforçar a fiscalização e segurança nas ruas, estradas e divisas.

Multa e perda de concessão

A empresa de transporte coletivo intermunicipal que for autuada descumprido a medida está sujeita à multa e até a perda da concessão. “A portaria determina a aplicação de multa além de outras sanções previstas em lei que em caso a empresa concessionária pode perder a concessão”, adiantou. 

Na segunda-feira (30), o governador Wellington Dias (PT) anunciou a prorrogação do prazo de isolamento social e da ampliação das restrições para entrada e saída de pessoas nas divisas do estado. O decreto O decreto também manteve a suspensão de todas as atividades comerciais, educacionais, religiosas, eventos esportivos e culturais até o dia 30 de abril.


 

Valmir Macêdo
[email protected]

Isolamento social atingiu pico de quase 70% no Brasil em março, aponta índice

A partir de uma base de dados com cerca de 60 milhões de dispositivos móveis de todo o Brasil, uma empresa de segurança da informação e antifraude criou um índice de isolamento social. A ferramenta permite mapear a movimentação de pessoas dia a dia, o que pode ajudar na elaboração de ações preventivas de combate a pandemia do novo coronavírus.

A média nacional do índice aponta para um crescimento da taxa de isolamento dos brasileiros a partir do dia 14 de março, quando autoridades públicas passaram a tomar medidas de restrição para prevenir a expansão da doença pelo país.

O maior percentual de aparelhos em casa no mês de fevereiro, por exemplo, foi de 37,9%, no feriado de Carnaval (25/02). O índice chegou ao maior patamar, de 69,9%, no último dia 22 de março, já com os incentivos ao isolamento social.

O último registro da empresa é desta quinta-feira (2), quando a média nacional foi de 58,9%. Os menores percentuais foram dos estados de Tocantins (51,2%) e Roraima (53,1%). Já Goiás (65%), Pernambuco (60,9%) e Rio Grande do Sul (60,9%) tinham as maiores taxas de aparelhos em casa.

A In Loco, empresa responsável pela ferramenta, fechou parcerias com os governos de seis estados (Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Alagoas, Pará e Paraíba), e com a prefeitura do Recife. O governo do Mato Grosso do Sul também divulgou nesta quinta-feira (2) que vai utilizar as estatísticas, disponibilizadas gratuitamente. Os dados estão disponíveis no site https://www.inloco.com.br/pt/.

A ideia é que os órgãos públicos utilizem as informações para trabalhar em ações direcionadas, como enviar carros de som para alertar a população de determinada localidade sobre a importância do distanciamento social e orientar para as medidas de higiene de combate ao novo coronavírus.

Segundo a In Loco, a tecnologia respeita a privacidade de dados do usuário, pois não são coletadas informações pessoais e não é possível identificar diretamente os usuários dos aparelhos mapeados. O único dado captado e analisado é a localização e os relatórios gerados e enviados a órgãos públicos contêm apenas informações cartográficas e estatísticas.

Publicamente, a empresa se comprometeu em excluir os dados após o término da pandemia.

A In Loco afirma que a tecnologia é 30 vezes mais precisa do que o GPS e se baseia num software integrado a aplicativos de parceiros da empresa, utilizado para segurança, autenticação e contagem de visitas a estabelecimentos.

As informações são criptografadas e agregadas por bairro. São então transformadas em estatísticas de movimentação do grupo de pessoas naquela localidade. Assim, quanto maior o número de indivíduos entrando ou saindo de determinada região, mais baixo o isolamento.

A tecnologia permite também enviar alertas para as pessoas via aplicativos do governo, como os de transporte público, por exemplo. Nesse caso, o usuário vai receber uma mensagem informando que o dado será utilizado exclusivamente para o combate à disseminação do novo coronavírus e terá a opção de compartilhar ou não a localização.

A In Loco pretende criar outras ferramentas de enfrentamento ao novo coronavírus, como um mapeamento de aglomerações para direcionar medidas de dispersão. Segundo a empresa, por meio dos aparelhos, já é possível identificar um grande número de pessoas reunidas em determinada localização.

KATNA BARAN
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS)

 

Atendimentos do Ceir continuam suspensos até dia 3 de maio

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) suspendeu suas atividades até o dia 3 de maio. Com a medida, os atendimentos a pacientes em terapias, consultas médicas ambulatoriais, agendamentos e as atividades do Centro de Diagnóstico permanecem suspensos. 

A medida, que objetiva amenizar a disseminação do Coronavírus no Piauí, obedece aos decretos municipais nº 19.540/20 e nº 19.548/20 e ao Decreto Estadual n° 18.913/20. 

De acordo com o superintende multidisciplinar, Aderson Luz, o retorno das atividades da instituição está previsto para o dia 4 de maio, sem prejuízos para os usuários. 

“Diante da atual situação, a Associação Reabilitar, gestora do Ceir, está colaborando com a orientação de se evitarem aglomerações ao decidir paralisar as atividades. Assim, os atendimentos estão suspensos, porém, todos os agendamentos que já existiam serão mantidos. Ninguém perderá sua vaga, não existirá suspensão de atendimento por falta e todos os pacientes serão reconvocados, por telefone, por nosso Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME)”, explica o gestor.

Da Redação
[email protected]

Para 50%, coronavírus causou impacto na situação financeira pessoal, diz pesquisa

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

 

A proporção de pessoas que diz já ter sentido um impacto da crise do coronavírus sobre sua situação financeira pessoal subiu de 26% em meados de março para 50% no começo de abril, de acordo com a Pesquisa XP com a População. A margem de erro é de 3,2 ponto porcentual.

No mesmo período, a proporção de pessoas que considera que suas dívidas vão aumentar ou aumentar muito disparou de 25% para 45%, enquanto a taxa dos que esperam que seus débitos diminuam ou diminuam muito derreteu de 30% para 17%.

A proporção de pessoas que acredita que haverá um impacto na sua situação financeira no futuro avançou de 76% para 82%, estável no limite da margem de erro. A proporção dos que não enxergam impacto no futuro caiu de 21% para 15%.

Segundo a pesquisa, a proporção de pessoas que considera pequena ou muito pequena a chance de manter o emprego nos próximos seis meses subiu de 40% para 45%, enquanto os que veem chance grande ou muito grande passaram de 52% para 45%.

O levantamento também captou que 80% da população considera que o isolamento social "é a melhor forma de se prevenir e tentar evitar o aumento da contaminação pelo coronavírus." Apenas 6% disseram que não é o melhor caminho para se enfrentar a crise, enquanto outros 12% disseram que as medidas estão sendo exageradas.

Segundo a pesquisa, 64% das pessoas espera que o distanciamento social dure até um mês. Outros 26% esperam que a duração fique em dois meses ou mais.

De acordo com o levantamento, 60% da população também discorda do isolamento vertical, com reabertura de escolas, empresas e comércio. 34% da população disse concordar com a medida.

Também 60% da população disse concordar com o adiamento das eleições municipais de 2020, enquanto 28% se disseram contra e outros 12% não responderam.

A pesquisa ouviu 1000 pessoas, por telefone, entre os dias 30 de março e primeiro de abril. A amostragem leva em conta sexo, região, idade, tipo de cidade, religião, porte do município, ocupação, nível educacional e renda.

 

Por Cícero Cotrim do Estadão Conteúdo

Posts anteriores