Cidadeverde.com

Brasil tem 299 mortes por coronavírus e 7.910 casos confirmados

Foto: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

O Brasil registrou nesta quinta-feira, 2, em plataforma do Ministério da Saúde, 7.910 casos confirmados da covid-19, transmitida pelo novo coronavírus. Foram 1.074 novas confirmações nas últimas 24 horas. As mortes pela doença subiram de 241 para 299. A taxa de mortalidade está em 3,8%.

Número de casos de coronavírus em cada Estado e região do Brasil

O Estado de São Paulo segue sendo o mais afetado pela doença, com 3.506 casos confirmados e 188 óbitos. Em seguida, vêm Rio de Janeiro (992 casos, 41 óbitos), Ceará (550 casos, 20 óbitos), Minas Gerais e Distrito Federal (Cada um com 370 casos e 4 óbitos).

A região sudeste é a que concentra o maior número de casos: 4 988, o equivalente a 63% do total. Já a região Norte, menos afetada, tem 377 casos confirmados da doença, o equivalente a 5% do total.

Sistema de Saúde

Embora o pico da pandemia ainda não tenha sido alcançado no Brasil, os sistemas de saúde público e privado já enfrentam sobrecarga por causa do aumento do número de internações e registram até 38% de seus leitos ocupados por pacientes com infecção suspeita ou confirmada da doença.

Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo de dados e relatos de profissionais e pacientes de 12 hospitais da rede pública e particular do País, entre eles os Hospitais Albert Einstein, o Sírio Libanês, hospitais da rede Sancta Maggiore, a Santa Casa de São Paulo e o Hospital São Paulo, o número crescente de internações por problemas respiratórios nas unidades já leva UTIs ao limite, pacientes esperam mais de 24 horas por leitos e hospitais veem sua capacidade ser tomada cada vez mais por pacientes com sintomas da covid-19.

Para retardar o avanço da doença e conter a sobrecarga do sistema de saúde, o Ministério da Saúde recomenda isolamento social. Conforme publicado nesta quinta-feira, 2, pelo jornal O Globo e confirmado pelo Ministério da Saúde ao Estado, a pasta está sem estoques de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, para distribuir a profissionais de saúde, e aguarda resultado de negociação com fornecedores do exterior. A expectativa é que a reposição do estoque seja encaminhada ainda na noite desta quinta-feira, 2.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Secretário pede cautela e diz que o SUS vai enfrentar "maior desafio de sua história"

As autoridades do Estado e municípios continuam, a todo momento, pedindo a colaboração da população para que todos fiquem em casa durante a pandemia do coronavírus. Nesta quinta-feira (2), o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, alertou que a situação ainda não está sob controle e que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem pela frente o maior desafio de sua história.

“Nós temos que ter humildade, nesse momento. O nosso sistema se prepara para o maior desafio de sua história. O SUS nunca enfrentou uma pandemia. Nosso sistema de saúde no Piauí se prepara para atender a maior dificuldade que atendeu até hoje”, disse o gestor  durante entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo Florentino, as medidas adotadas pelo Estado e prefeituras estimulando o isolamento social são eficazes no combate ao coronavírus.

“Não podemos fazer um relaxamento e achar que as coisas já estão resolvidas. Estamos apenas no início dessa guerra, que nós vamos vencer, mas vai ser uma luta difícil”, afirmou.

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

Testes

Nesta quinta-feira, o Piauí recebeu 8.400 testes rápidos para detectar o coronavírus. Foram 420 caixas enviadas pelo Ministério da Saúde.

“A partir de hoje temos um incremento na capacidade de testagem. Recebemos hoje 8.400 testes do Ministérios da Saúde. É uma quantidade muito menor do que a nossa necessidade, mas temos que entender que o Piauí foi um dos primeiros estados do Nordeste a conseguir fazer a testagem para a covid-19. Nossa equipe está fazendo a divisão para que chegue em cada macrorregião e nos hospitais regionais e agilizar a testagem dos pacientes internados e dos profissionais de saúde”, afirmou, acrescentando que testes adquiridos pelo próprio governo estadual devem chegar nesta sexta.

“No mundo todo não tem como dizer que tem alguma situação sobre controle. As redes privadas e públicas no mundo todo estão em dificuldade. O fique em casa é na verdade a melhor providência que se tem que tomar hoje para que a gente possa fazer a prevenção ao novo coronavírus. É uma situação grave. Promover o isolamento é uma medida eficaz”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Jennifer Lawrence pede que fãs exijam voto em casa durante pandemia do coronavírus

Foto: Reprodução/Facebook/Jennifer Lawrence



Jennifer Lawrence, 29, pediu aos seus fãs que exigissem a possibilidade de votar em casa, enquanto vivem a pandemia do novo coronavírus e se aproximam das eleições presidenciais, previstas para a primeira semana de novembro.

A atriz gravou um vídeo da campanha RepresentUs, da qual ela é membro do conselho, para convidar as pessoas a exigirem o poder de escolher seu futuro representante "na segurança de sua própria casa", e aproveitou o espaço para agradecer aos que estão na linha de frente da luta contra a pandemia, como socorristas e profissionais de saúde.

"A melhor coisa que podemos fazer para retardar a propagação deste vírus é ficar em casa", diz ela. "Mas ainda há uma eleição chegando para milhões de americanos que ainda não votaram nas primárias de 2020, e é por isso que você deve acessar o representar.us/voteathome para que você possa votar na segurança de sua própria casa ," explicou.

Ela continuou: "Isso é extremamente importante. Estamos falando de nossas eleições, então ajude a espalhar a notícia postando em suas mídias sociais com a hashtag #VoteAtHome".

 

Fonte: Folha Press

Barreiras nas pontes entre Teresina e Timon vão orientar população sobre covid-19

Foto: Roberta Aline

A partir deste sábado (04), as pontes que ligam as cidades de Teresina (PI) e Timon (MA) passam a receber barreiras montadas pelas Guardas Municipais das duas cidades e Polícia Militar. As barreiras nas pontes funcionarão diariamente e por tempo indeterminado.

A ação tem o objetivo de orientar as pessoas que transitam entre as duas cidades sobre o novo coronavírus e ainda identificar e encaminhar possíveis casos da doença à rede de atendimento de pacientes.

Na manhã desta quinta-feira (02), o secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, esteve reunido com representantes da Prefeitura de Timon para acertar os últimos detalhes.

“Estaremos orientando as pessoas que chegam na nossa cidade ou na cidade de Timon sobre essa pandemia e ainda buscando dar o encaminhamento caso alguém apresente algum sintoma do coronavírus. Essa é uma ação muito importante porque temos Timon como uma cidade irmã, com muitos teresinenses morando lá e muitos timonenses trabalhando na nossa cidade. Então, precisamos orientar essas pessoas”, destaca Samuel Silveira.

Da Redação
[email protected]

Morre Bucky Pizzarelli, renomado guitarrista de jazz, vítima de coronavírus

Foto: Reprodução/YouTube

O guitarrista de jazz Bucky Pizzarelli

Bucky Pizzarelli, um dos mestres da guitarra de jazz, morreu na última quarta (1º), aos 94 anos, em New Jersey. Segundo revelou seu filho, John Pizzarelli, que é cantor e guitarrista, ao New York Times, a causa da morte foi a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Pizzarelli ficou conhecido na cena de jazz nova-iorquina dos anos 1970, depois de se tornar um guitarristas de estúdio mais requisitados da indústria. Nos anos 1950 e 1960, ele gravou em centenas de jingles e músicas pop. Participou da gravação da versão original de "Stand by Me", Ben E. King, de discos de Frank Sinatra - toca na música "Fly Me to The Moon", entre outros hits.

Nascido em janeiro de 1926, ele aprendeu a tocar em casa, e começou a carreira como instrumentista já na adolescência, tocando e depois liderando pequenos grupos de jazz. Ele também foi músico da equipe do canal americano de TV NBC, tendo participado como guitarrista do programa "Tonight Show".

Nos anos 1980, iniciou uma parceria com seu filho, John, e continuou tocando nas décadas seguintes. Em 2015 e 2016, Pizzarelli enfrentou problemas de saúde, incluindo um derrame e pneumonia, que o afastaram dos palcos, mas ele conseguiu retomar as atividades, já passando dos 90 anos.

Entre os músicos com os quais ele tocou, também estão Stanley Jordan, Sarah Vaughan, Nat King Cole, Miles Davis, Tony Bennett e Dizzy Gillespie, entre outros.
Pizzarelli deixa o filho, a mulher, Ruth, duas filhas, Anne e Mary, e quatro netos.

 

Fonte: Folha Press

"Passei dias terríveis", diz Leandro Lehart após ficar em UTI com covid-19

Fotos: Reprodução/instagram/@leandrolehart

Seis dias internado na Unidade de Terapia Intensiva. Esse foi o tempo que o sambista Leandro Lehart ficou no hospital por causa dos sintomas do novo coronavírus. O músico usou as redes sociais nesta quarta-feira, dia 1º, para dar explicações aos internautas sobre seu sumiço.

"Meus fãs, grande razão da minha vida, quero confessar uma coisa para vocês. Hoje estou em casa, mas fiquei seis dias na UTI logo depois que organizei o 'Samba Cura Live'. Passei muito mal, tive uma pneumonia por causa do covid-19, fiquei seis dias na UTI", desabafou o cantor.

Entre os sintomas mais graves do novo coronavírus estão febre alta, tosse intensa, coriza e falta de ar. Leandro Lehart disse que preferiu ficar em silêncio e não divulgar seu diagnóstico na internet. "Tive que silenciar. Me silenciei por uma opção, achei que era mais importante ficar quieto", afirmou.

Sobre os sintomas que teve, o músico confessou que foram graves: "passei seis dias terríveis, mas quero dizer que estou novo, muito bem graças à Deus. Mas hoje estou em alta, feliz, em casa e rezando pelos doentes do covid-19. Obrigada todo mundo que me ama, que está comigo, e vamos pra frente agora. Um beijo gente, amo vocês", concluiu Lehart.

Fonte: Estadão Conteúdo

Bares e salões de beleza desrespeitam decreto e viram foco da Guarda Municipal

  • senador_marcelo_castro_-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-17.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-16.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-15.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-14.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-8.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • senador_marcelo_castro_.jpg Roberta Aline / Cidade Verde

A Guarda Municipal de Teresina já abordou mais de 1.600 estabelecimentos comerciais não essenciais que descumprem o decreto municipal de fechamento de comércio em decorrência da epidemia de Covid-19. Nesta quinta-feira (2), o Cidadeverde.com acompanhou o trabalho de uma equipe de fiscalização na zona Sul e flagrou, em menos de dez minutos, cinco estabelecimentos no bairro Promorar descumprindo a medida.

Somente em um trecho de menos de 30 metros, cinco estabelecimentos foram abordados na Avenida Ulisses Guimarães. Em um outro trecho, foi flagrada aglomeração próxima a uma agência lotérica que funciona em um posto de combustíveis.

De acordo com a Guarda, os pontos comerciais que mais insistem em permanecer abertos são bares, metalúrgicas, estofarias, salões de beleza e lojas de confecção. Apenas na manhã de hoje, 17 estabelecimentos foram abordados pelos guardas municipais apenas na zona Sul. 

“A nossa orientação inicial é educativa. Pedimos para que o proprietário feche o estabelecimento. Apresentamos o decreto e explicamos os riscos que a abertura traz para o proprietário e para os clientes”, informou o guarda César Sousa.

Um dos estabelecimentos na Avenida Ullisses Guimarães que estava aberto era o do ferreiro Francisco de Assis. Ele afirmou aos guardas ter ciência do decreto municipal. “Eu sei que não posso abrir, vim só pegar uma peça, acabei de chegar”, respondeu. 

A poucos metros do ferreiro, uma loja de confecções de peças íntima aberta com caixas de som funcionando do lado de fora. Com a vitrine aberta, os proprietários não abriram a porta para os guardas municipais.

“Nesse caso a gente registra o nome do estabelecimento e o endereço e envia para SDU da zona, no caso, a Superintendência da zona Sul para que ela faça a autuação”, informou a guarda municipal Karla de Almeida.

Outras equipes de guardas trabalham nas demais regiões da cidade. O não cumprimento do decreto pode gerar multa e até cassação do alvará do estabelecimento que desrespeitar a medida. 

Desde o início das fiscalizações, a Guarda Municipal já fechou mais de 1.630 estabelecimentos comerciais que não se enquadram nos setores de alimentação e saúde, os únicos com permissão para funcionarem normalmente. É o caso das três filiais de uma grande rede de lojas e de uma fábrica de cervejas.

Como denunciar

A população pode e deve cooperar denunciando o descumprimento dessas medidas. O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254. Além disso, o cidadão pode também acessar o Colab para denunciar.

Apoio da PM

A Guarda Municipal, a Polícia Militar e os fiscais das quatro Superintendências Municipais de Desenvolvimento Urbano iniciam, a partir desta sexta-feira (03), operações conjuntas de fiscalização do cumprimento do decreto de isolamento social e funcionamento dos setores econômicos em Teresina durante a quarentena. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Ministério da Saúde faz cadastro de 14 categorias para ajudar no combate ao coronavírus

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Ministério da Saúde pediu ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) o cadastro de médicos-veterinários que possam ser recrutados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia.

Segundo o Conselho, foram fornecidos os dados de 140 mil profissionais de todo o país.

O pedido é parte da ação "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde" para cadastrar profissionais da saúde que podem ser convocados enquanto o país estiver em estado de emergência de saúde pública.

Além dos veterinários, profissionais das áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos de radiologia fazem parte da base de dados.

Os conselhos de cada profissão são responsáveis por enviar suas bases de dados e comunicar aos registrados que realizem o preenchimento do formulário.

Antes de serem convocados, os profissionais preencherão um formulário eletrônico, disponibilizado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (2). Os dados desses documentos serão cruzados com a base fornecida do CFMV para confirmar as informações.

Após essa fase de validação, eles passarão por uma capacitação obrigatória, com protocolos oficiais de enfrentamento à Covid-19 por meio de cursos à distância.

A portaria com a regulamentação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2).

O Ministério da Saúde ressaltou ao CFMV, em comunicado oficial, "o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação" e que "identificará e informará ao conselho o respectivo profissional da área da saúde que não concluir os cursos de capacitação."

O CFMV já havia criado um cadastro nacional de equipamentos veterinários que possam vir a ser usados no combate ao coronavírus.

A base reúne informações sobre três equipamentos até agora: ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos e concentradores de oxigênio.

O levantamento, que começou no último dia 20, tem cerca de 90 estabelecimentos e 200 equipamentos cadastrados.

 

Por  Carolina Moraes da Folhapress

Terminais de ônibus passam por sanitização contra coronavírus

Foto: PMT

A Prefeitura de Teresina está realizando a sanitização dos terminais de ônibus com o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão do coronavírus. A ação já está sendo feita nas áreas externas dos estabelecimentos de saúde, dos mercados públicos da capital e de outros locais.

“A ação consiste na pulverização de solução de água com hipoclorito de sódio, por meio de bombas costais”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital. Ela reforça ainda que atitudes como evitar aglomerações em ruas ou espaços públicos e lavar as mãos podem reduzir o contágio pelo coronavírus. “Vamos também fazer um trabalho de conscientização nos mercados públicos, orientando a evitar aglomeração de pessoas".

No momento, a prevenção é a melhor aliada no combate ao coronavírus como manter o hábito de lavar as mãos frequentemente, com água e sabão. É recomendado proteger o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos; evitar ambientes com muita aglomeração e contato com pessoas contaminadas.

Foto: PMT

Da redação
[email protected]

Veja quais são as 20 UBSs para atendimento exclusivo a casos de síndrome gripal

Foto:  Ascom/FMS

Vinte Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão exclusivamente os casos de síndrome gripal, enquanto as outras 71 ficam a cargo das demandas da Estratégia Saúde da Família. Em função da reorganização no serviço de atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 e o andamento dos serviços na Atenção Básica Municipal, a Fundação Municipal de Saúde definiu uma nova estratégia de atendimento. 

Entre as UBS exclusivas para síndrome gripal, estão as 10 que já atendem em horário estendido (de segunda a sexta das 7h às 21h e aos sábados das 7h às 17h), e mais 10 que funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h. A lista inclui unidades nos pontos centrais das quatro zonas da cidade que devem ser procuradas por pacientes com sintomas suspeitos para Covid-19, onde receberão atendimento e encaminhamento caso necessário.

Já as outras 71 UBS responderão às demandas regulares da Atenção Básica como atendimento a gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças com problemas que não sejam gripais e todos os serviços que funcionavam antes da pandemia.

"É importante destacar que está sendo permitida a realização de consultas nestes grupos, porém continua a recomendação de evitar aglomerações", explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS, que exemplifica: "Se você é um hipertenso que precisa apenas buscar receita, você irá medir a pressão e receber a sua medicação. Se você faz pré-natal mas não está sentindo nada ou não chegou seu período de consulta, aguarde. Mas se você precisa fazer consulta pré-natal porque já está sentindo algo ou porque já está no momento, procure uma das UBS que não estejam atendendo síndromes gripais", exemplifica ele.

O diretor frisa que neste momento estas 71 UBS estão sendo orientada a atender pacientes de qualquer zona da cidade, mesmo que eles sejam acompanhados originalmente por outra unidade. "Isso é possível graças ao sistema E-sus, que possibilita aos médicos acessar o prontuário eletrônico de qualquer paciente atendido nas UBS pela internet", diz Kledson Batista. Além disso, estas unidades também estarão encarregadas de realizar serviços como retirada de pontos, curativos e troca de sondas, entre outros.

Segundo o presidente da FMS, Manoel Moura Neto, a reorganização está em sintonia com recomendações da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) enviadas ao Ministério da Saúde. "A experiência de outros países tem mostrado que minimizar o contato presencial entre profissionais de saúde e usuários com síndrome respiratória agora, bem como evitar aglomeração de pessoas nestas unidades, é crucial para impedir a propagação do vírus, conforme recomendação da Organização Muncial de Saúde sobre a organização da atenção à Covid-19", comenta o presidente.

Confira a lista das UBS com atendimento exclusivo para síndrome gripal

SUL
UBS Portal da Alegria
UBS Irmã Dulce
UBS Dagmar Mazza
UBS Parque Piauí
UBS Monte Castelo
UBS Promorar

SUDESTE
UBS Todos os Santos
UBS Novo Horizonte
UBS Carlos Alberto Cordeiro

NORTE
UBS Poty Velho
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Real Copagre
UBS Karla Ivana
UBS Mocambinho

LESTE
UBS Taquari
UBS Planalto Uruguai
UBS Cidade Jardim
UBS Satélite
UBS Santa Isabel
UBS São João

Atendimento odontológico

Já o atendimento odontológico está concentrado nas UBS dos bairros Saci e Buenos Aires, apenas para casos estritamente necessários, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. Já a vacinação está acontecendo exclusivamente para a Campanha de Vacinação contra a gripe, sendo que a rotina de atualização de cadernetas será normalizada a partir do dia 16 de abril.

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Posts anteriores