Cidadeverde.com

Maiores bancos do Brasil negociam vencimento de dívidas de empresas afetadas por coronavírus

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Os cinco maiores bancos do país -Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa- estão abertos a discutir a prorrogação, por 60 dias, do vencimento de dívidas de empresas, com destaque para micro e pequenos negócios, que venham a enfrentar problemas por causa do avanço do coronavírus no Brasil.

A medida foi anunciada nesta segunda-feira (16), por meio de nota, pela Febraban (federação que representa os bancos).

A iniciativa dos bancos acompanha uma decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional). Em reunião extraordinária nesta segunda-feira, o órgão superior do sistema financeiro anunciou medidas que liberam instituições financeiras para garantir fluxo de caixa às empresas que possam ter a rotina dos negócios afetada por uma redução ou mesmo pela paralisação das atividades com o avanço da doença no país.

Segundo a entidade, os bancos associados estão "sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus, e vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda".

Na avaliação dos bancos, há risco de "choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória".

A Febraban também destacou que os bancos estão engajados em colaborar com a promoção de medidas de estímulo à economia, e que a rede de agências e demais canais de atendimento ficarão à disposição do público para prestar esclarecimentos.

Nota FEBRABAN – Bancos/Medidas

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos associados, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda. Entendem que se trata de um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória.

Os bancos estão engajados em continuar colaborando com o País com medidas de estímulo à economia. Nesse sentido, os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. 

A rede bancária e os seus canais de atendimento ficarão à disposição do público e prontos para apoiar todos os que estejam enfrentando dificuldades momentâneas em função do atual contexto. 

 

Fonte: Folhapress

Governador aciona Segurança para investigar casos de fake news sobre o coronavírus

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O governador Wellington Dias (PT) pediu  o apoio da população para que não divulguem “fake news” sobre a propagação do Coronavírus no Piauí. Ele autorizou a Secretaria de Segurança a investigar as pessoas que iniciam os boatos e que as divulgam nas redes sociais. Na tarde desta segunda(16),  uma foto com o emblema da FMS afirmando que Teresina possuía três casos confirmados com o novo coronavírus circulou nas redes sociais e a Fundação afirmou que era fake news.

De acordo com o chefe do executivo piauiense, a situação é muito séria e envolve profissionais das mais diferentes áreas, tendo também um impacto econômico. “É uma situação em que precisamos lidar, principalmente, com a verdade. E a verdade no momento, é que nos exames já realizados no Piauí, não se confirmam nenhum dos casos. 

Com muita responsabilidade, cada pessoa que chega com os sintomas é colocada como caso suspeito, onde é feito o exame pela nossa equipe no estado do Piauí e encaminhamos para confirmação ou não dos laboratórios credenciados em Brasília. E até um momento não houve nenhuma confirmação”, declarou Wellington Dias. 

O governador aproveitou para chamar a atenção para que a população evite reproduzir fake news e reafirmou que todos dos protocolos do Ministério da Saúde estão sendo cumpridos.

“Considerando que todo os cuidados que temos tido é a fim de evitar que se tenha situação de pânico e de colocar as pessoas de qualquer área em situação constrangedoras. Temos trabalhado seguindo os protocolos e a legislação e pedimos o apoio da população para não disseminar mentiras, que só geram mais insegurança, o que não é razoável”, conclui.

 

Lídia Brito
[email protected]
Com informações da Ccom

Firmino Filho suspende aulas em escolas municipais após reunião com equipe

Fotos: Renato Bezerra/Ascom

O prefeito Firmino Filho (PSDB) determinou a suspensão das aulas na rede municipal para tentar barrar a proliferação do coronavírus na capital. A decisão foi comunicada no início da noite desta segunda-feira (16), após reunião com secretariado. A medida vai atingir mais de 90 mil estudantes. O governo do estado também suspendeu as aulas nas escolas estaduais.   

A suspensão da rede municipal será por um período de 15 dias. Durante a reunião, também foram definidas medidas nas áreas da saúde e outros  serviços ofertados pela Prefeitura de Teresina.

"Devemos ter responsabilidade porque lidamos com vidas e precisamos manter a segurança e saúde das nossas crianças. Não há casos confirmados em Teresina, mas temos que nos preparar, levando em consideração a facilidade de transmissão do vírus. Devemos adotar  um conjunto de ações para a cidade e esta reunião com os gestores municipais é justamente para alinhar essas medidas", disse o prefeito Firmino Filho.

O prefeito acrescentou que, na área de saúde, a Fundação Municipal de Saúde tem um Plano de Contingência sobre a doença.

"Várias medidas estão sendo tomadas para garantir o atendimento à população. Na atenção básica, toda Unidade Básica de Saúde (UBS) será a porta de entrada preferencial para os casos suspeitos de COVID 19. Haverá também a suspensão de visitas no HUT e nos demais hospitais municipais, sendo apenas um visitante por paciente em dias alternados. Além disso, serão canceladas as atividades coletivas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)", disse.

A Prefeitura de Teresina está consolidando um documento com todas as orientações no que diz respeito às ações e funcionamento dos órgãos municipais. O prefeito Firmino Filho divulgará essas informações em entrevista coletiva nesta terça-feira (17), às 10h, no Palácio da Cidade.

 

Flash Yala Sena (Com informações da prefeitura)
[email protected]

FMS alerta para fake news e afirma: Teresina não tem caso positivo para coronavírus

Foto: divulgação/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que é fake news a foto que circula nas redes sociais com o emblema da FMS afirmando que Teresina possui três casos confirmados com o novo coronavírus. A fundação confirmou que monitora 33 casos suspeitos, mas que nenhum até a tarde desta segunda-feira (16), deu positivo para o coronavírus.

"Atualmente, a Fundação monitora 33 casos suspeitos, que encontram-se em isolamento e que aguardam resultados de exames,  conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde", diz a nota da FMS. 

A FMS ressalta "que manterá a população informada sobre a quantidade de casos na cidade,  conforme prevê a lei municipal 5.499/2020, sancionada pelo prefeito Firmino Filho. O objetivo é  garantir a transparência do serviço público e viabilizar ações de cuidados por todos". 

 

Nota de esclarecimento

Após circulação de notícia  falsa de que, em Teresina, teria supostamente três casos confirmados de Coronavírus, a  Fundação  Municipal de Saúde (FMS) esclarece que esta informação não é verdadeira, uma vez que, em Teresina, não há nenhum caso confirmado da doença.  Atualmente, a Fundação monitora 33 casos suspeitos, que encontram-se em isolamento e que aguardam resultados de exames,  conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde. 

A FMS ressalta ainda que manterá a população informada sobre a quantidade de casos na cidade,  conforme prevê a lei municipal 5.499/2020, sancionada pelo prefeito Firmino Filho. O objetivo é  garantir a transparência do serviço público e viabilizar ações de cuidados por todos.

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]  

Coronavírus: Azul comunica ao governo do Piauí a suspensão de voos para Parnaíba

Foto: Gianfranco Panda Beting/Azul

A Azul Linhas Aéreas comunicou ao governo do Piauí a suspensão de suas operações em 11 cidades, incluindo o município de Parnaíba. Segundo a empresa, a suspensão ocorrerá no período de 23 de março a 30 de junho devido à pandemia do coronavírus. A Secretaria de Turismo foi informada da decisão pelo representante da empresa, Ronaldo Veras.

Segundo a Setur, a Companhia explicou ainda que os passageiros em Parnaíba serão deslocados via terrestre até Teresina. 

“Em função dessa situação, estamos revendo toda nossa malha aérea emergencialmente. Não vamos deixar de operar. No caso do Piauí, vamos suspender os voos em Parnaíba, do dia 23 de março até 30 de junho. Lamentavelmente tivemos que tomar essa decisão. É uma situação temporária, vamos voltar”, garantiu a Azul.

O secretário de Turismo, Flávio Nogueira, disse que a medida é necessária.  "Estamos numa situação delicada, medidas como essas são necessárias para prevenir que o vírus se espalhe ainda mais. Mas precisamos reforçar que será temporário, que aquela viagem que você faria para o Piauí, não seja cancelada e sim adiada", finaliza o gestor. 

Confira a lista das cidades que terão suspensão dos voos:

De 23 de março a 30 de junho

  • Lages-SC
  • Pato Branco-PR
  • Toledo-PR
  • Ponta Grossa-PR
  • Guarapuava-PR
  • Araxá-MG
  • Valença-BA
  • Feira de Santana-BA
  • Paulo Afonso-BA
  • Parnaíba-PI

Hérlon Moraes (Com informações da Setur)
[email protected]

INSS restringe horário de funcionamento de agências

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

O INSS anunciou nesta segunda-feira, 16, que vai restringir o horário de funcionamento das agências. O atendimento espontâneo, aquele que não precisa de agendamento, só será feito de segunda à sexta, das 7 horas às 13 horas.

Das 13 horas às 17 horas, apenas segurados com atendimento pré-marcado serão atendidos. Caso não haja nada programado, a agência será fechada.

"Vale lembrar que a maioria dos atendimentos espontâneos feitos nas agências são em função de pessoas que buscam por informações, que estão disponíveis nos canais digitais", diz o INSS em nota.

A orientação do órgão é só buscar atendimento presencial em casos imprescindíveis, como em caso de perícia médica.

O INSS também vai restringir a presença de acompanhantes dos segurados durante o atendimento nas agências. Apenas poderão permanecer procuradores ou representantes legais devidamente identificados.

"Nas situações em que for necessário comparecer a uma agência, os segurados devem seguir as regras de higiene - amplamente divulgadas - e manter sempre as mãos lavadas, com uso posterior do álcool em gel", diz a nota.

O INSS também determinou que todos os servidores e empregados acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes ou aqueles cujos familiares que habitam na mesma residência estejam no grupo de risco de aumento de mortalidade sejam deslocados do atendimento ao público para exercerem suas atividades de forma remota.

"Vale destacar que as prestadoras de serviços de limpeza e conservação, mediante orientação dos gestores e fiscais, já estão dando especial atenção à limpeza dos banheiros, elevadores, corrimões, maçanetas, áreas de atendimento e salas de perícia. Além disso, devem garantir a disponibilidade de sabonetes nos banheiros para a higienização das mãos", afirma a nota.

O INSS informou ainda que poderá adotar, a qualquer momento, novas medidas de prevenção sob orientação do Ministério da Saúde

Fonte: Estadão Conteúdo

Teste de Jorge Jesus para coronavírus dá 'positivo fraco', e Flamengo pede contraprova

Foto: Alexandre Vital/ Flamengo

O Flamengo anunciou, nesta segunda-feira (16), que o técnico Jorge Jesus realizou teste para coronavírus e o "resultado foi um positivo fraco ou inconclusivo".

O treinador realiza um exame de contraprova.

Toda a delegação rubro-negra fez testes na última semana devido ao contato com Maurício Gomes de Mattos, vice-presidente do clube e que contraiu o vírus. O dirigente esteve com o grupo na Colômbia, onde o time jogou contra o Junior Barranquilla, na estreia na Libertadores.

Ainda segundo o comunicado do Flamengo, "atletas, integrantes do departamento de futebol e comissão técnica testaram negativo para o Covid-19".

Fonte: Folhapress

Coronavírus: MEC adianta verba de apoio pedagógico

 

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com 

O

MEC (Ministério da Educação) vai adiantar repasses federais às escolas para auxiliar instituições na compra de artigos de higiene, como álcool em gel, como medida contra o avanço do coronavírus. Não se trata de recursos novos, mas, sim, do adiamento de recursos direcionados usualmente às unidades para apoio pedagógico e pequenas obras.

O governo Jair Bolsonaro criou nesta segunda-feira (16) um sistema de monitoramento do coronavírus nas redes públicas de ensino. Promete, ainda, publicar portaria do MEC para autorizar a substituição de aulas presenciais pela modalidade a distância na educação básica.

O prazo da autorização será de 30 dias, prorrogáveis. A adesão da medida, que a pasta reforça que tem caráter excepcional, valerá enquanto durar a situação de emergência por causa da disseminação da doença –hoje, a legislação permite apenas ao ensino médio a oferta de parte das aulas de forma não-presencial.

Com relação ao dinheiro, o MEC informa que serão liberados nos próximos dias R$ 450 milhões referentes às duas parcelas do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

Essas parcelas são depositadas usualmente em abril e setembro, mas serão adiantadas.

Secretários de Educação se queixam da medida, segundo relatos obtidos pela reportagem, porque os repasses não representam dinheiro novo. Com a necessidade de compra de materiais de higiene, como álcool em gel e sabonete, fica reduzida a possibilidade de usar os recursos em materiais pedagógicos.

Apesar de antecipar os repasses, o dinheiro só vai chegar inicialmente a 64 mil escolas. São unidades que não possuem pendências de prestação de contas.

O Brasil tem cerca de 140 mil escolas públicas de educação básica. Na nota, o MEC informa que "quando as demais unidades atualizarem os cadastros, também ficarão aptas a obter recursos".
O valor poderia chegar a R$ 900 milhões, segundo a pasta.

O MEC realizou nesta segunda-feira (16) a primeira reunião do Comitê Operativo de Emergência, criado com a participação de vários órgãos, como representantes de secretarias de Educação. O sistema online de acompanhamento reunirá informações sobre número de pessoas infectadas e as instituições com aulas suspensas.

"O objetivo é monitorar em tempo real as redes federal, estaduais e municipais para saber onde e como o governo – em conjunto com os outros entes federativos, entidades representativas e as próprias instituições – deve agir", diz nota da pasta.

O Brasil já registra 234 casos confirmados até esta segunda-feira (16), segundo o Ministério da Saúde.
 

A previsão é de que os registros aumentem nas próximas semanas, atingindo um pico no país –No mundo, 6.513 pessoas já morreram até agora.

O MEC não havia recomendado interrupção de aulas. Em vídeo publicado nas redes sociais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia sugerido que as redes se preparassem para atividades a distância.

Nove redes estaduais de ensino já suspenderam ou paralisaram as aulas como medida de combater o avanço do coronavírus no país, segundo informações atualizadas até esta segunda.
O Distrito Federal foi o primeiro a suspender aulas, conforme anúncio de quarta-feira (11), e antecipou o recesso escolar.

O governo de São Paulo, estado que concentra o maior número de casos e tem a maior rede pública do país, iniciou nesta segunda-feira uma suspensão gradativa das aulas.
Os estados de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins já decidiram por suspensão de aulas, conforme balanço do Consed (órgão que reúne os secretários estaduais de Educação).

Fonte: Folhapress

TJ, Corregedoria e Varas Federais não vão realizar audiências

Foto: Roberta Aline

A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) anunciaram a suspensão até o dia 31 de março dos prazos judiciais, audiências em casos não urgentes e sessões de julgamento administrativas e judiciais dos órgãos julgadores do Tribunal de Justiça e das Turmas Recursais, excetuados os julgamentos eletrônicos.

"A medida leva em consideração manifestação da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarando que a contaminação com o coronavírus, causador da COVID ­19, caracteriza pandemia e as orientações emanadas pelo Ministério da Saúde, assim como a necessidade de preservar a integridade física e a saúde de magistrados, servidores, auxiliares da justiça, colaboradores e jurisdicionados", informou o TJ-PI.

Essa decisão segue a Portaria Nº 906/2020, que também determinou a adoção de regime de trabalho remoto e teletrabalho no Poder Judiciário do Estado do Piauí, por igual período. 

Até o dia 31 de março, " as unidades judiciárias e administrativas do Judiciário Estadual devem funcionar com o mínimo de servidores e estagiários necessários ao atendimento presencial, em sistema de rodízio". 

Serviços suspensos no TJ-PI

Por determinação da Portaria Nº 906/202 ficam temporariamente suspensos:

  • O atendimento presencial ao público externo que possa ser prestado pelos meios tecnológicos disponíveis ou por telefone;
  • As apresentações em Juízo dos apenados no regime aberto, bem como dos réus que cumprem medida cautelar e suspensão condicional do processo;
  • A entrada de público externo nos restaurantes e cantinas do Poder Judiciário do Estado do Piauí;
  • O acesso do público externo aos caixas eletrônicos existentes nas dependências do Poder Judiciário do Estado do Piauí;
  • A realização, nas dependências do Poder Judiciário do Estado do Piauí, de quaisquer eventos coletivos que não guardem relação direta com as atividades jurisdicionais.

JUSTIÇA FEDERAL

A assessoria de comunicação da Justiça Federal do Piauí afirmou que cada vara irá determinar a necessidade de suspensão ou não das suas atividades, pelo tempo que julgar conveniente:

Até o momento estão suspensas na Justiça Federal para "evitar aglomerações de pessoas, sobretudo em ambientes onde não seja possível garantir a ventilação adequada" e "adiar reuniões presenciais que não sejam estritamente necessárias" para reduzir os riscos de contaminação com o coronavírus:

  • 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí (SJPI): Geraldo Magela e Silva Meneses, juiz titular, e Francielle Neves Thives, juíza substituta – resolvem adiar todas as audiências marcadas para o período de 16 a 30 de março de 2020, até ulterior deliberação. A referida Portaria “Estabelece medidas preventivas, de caráter temporário, para a redução dos riscos de disseminação do coronavírus, causador da COVID-19, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.”
     
  • Centro Judiciário de Conciliação (CEJUC) da Justiça Federal no Piauí (JFPI): por meio de sua coordenadora, juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, resolve suspender as audiências de conciliação de previdenciário e da Caixa Econômica Federal, a partir do dia 18 de março de 2020, por tempo indeterminado. A tentativa de conciliação nesses processos continuará sendo realizada pelo CEJUC, mas por meio de vistas dos autos às partes. Já as audiências de Políticas Públicas estão parcialmente canceladas, uma vez que continuam mantidas apenas aquelas que forem de urgente necessidade", explica a magistrada.
     
  • Perícias Criminais: está suspenso no período de 17 a 31 de março de 2020 a realização das perícias nos Juizados Especiais Federais da Capital (6º, 7º e 8º Varas).  Esta Portaria 9949235 poderá ser revista a qualquer momento, para fins de adaptação à realidade epidemiológica do País, assim como poderá ser prorrogada, se necessário.
     
  • 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí (SJPI): os magistrados resolvem adiar todas as audiências marcadas para o período de 17 de março a 1 de abril de 2020, bem como o adiamento das reuniões presencias que não sejam estritamente necessárias ou urgentes. 
     
  • Turma Recursal Federal: cancelou o agendamento das sessões de julgamentos presenciais da 1ª Turma Recursal designadas para os dias 17/03/2020 e 31/03/2020; remarcando as sessões citadas, respectivamente, para os dias 02/04/2020 e 14/04/2020, ambas às 10 horas. 

 

 

Carlienne Carpaso (com informações do TJ-PI e Justiça Federal)
[email protected] 

Coronavírus: Sesapi suspende cirurgias eletivas e estuda adquirir leitos de UTI

Fotos: Yasmim Cunha

Atualizada às 17h

O secretário de saúde, Florentino Neto, afirmou nesta segunda-feira (16) que o Estado possui 250 leitos de UTI e que está pleiteando novas unidades junto ao Ministério da Saúde, que vai disponibilizar 2.000 novos leitos nacionalmente. 

"Nós estamos com nossos hospitais preparados com nossas equipes a postos. Estamos adquirindo novos equipamentos, novos respiradores. Enviamos pedidos de mais EPIs, de parte de leitos alugados para Teresina e para o interior e se houver necessidade, podemos convocar novos profissionais", revelou o secretário.

Florentino participa de reunião com diretores de clínicas e hospitais particulares para repasse do plano de contensão do Covid-19 no Brasil.

O encontro debate a disponibilidade de leitos, e a reserva de locais nos hospitais privados destinados para pacientes diagnosticados. O COE reforçou os protocolos de atendimentos para pacientes com suspeitas dentre eles a disponibilidade de leitos de isolamento.

Rede privada está integrada

A Sesapi nega a situação de possíveis casos suspeitos não notificados na rede privada. "Todos os casos, todos os exames passam pelo Lacen e são acompanhados pelo Estado. O hospital de referência, tanto para a rede de saúde pública como privada, é o Hospital Natan Portela", assegurou.

Cirurgias eletivas suspensas por 15 dias na rede estadual 

Cirurgias, exames e consultas eletivas estão suspensas temporariamente por 15 dias no Piauí a partir desta segunda-feira (16). A medida da Secretária Estadual de Saúde segue orientação do Ministério da Saúde de reservar mais leitos hospitalares para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o novo coronavírus.

Pacientes que aguardam data para cirurgia terão de esperar o contato da rede de regulação. Segundo a Sesapi, a medida não altera a ordem da fila quando a suspensão for encerrada.

A diretora de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joseane Oliveira, explica que o cancelamento vale apenas para procedimentos eletivos, aqueles que não são procedimentos de urgência.

"Queremos acalmar as pessoas da regulação. Esses pacientes afetados serão contactados após 15 dias. Como não temos nenhum caso confirmado, nenhum caso no Piauí, vamos aguardar o andamento da situação. Não sabemos se esse cancelamento será de 15 dias ou se esse aumento será aumentado posteriormente", alertou.

Os procedimentos de urgência e emergência continuam em toda a rede hospitalar estadual.

 

Hospital Getúlio Vargas 

O diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, publicou circular tomando medidas preventivas a serem adotadas na unidade. Estão suspensas as consultas no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde, os estágios curriculares e as visitas para pacientes serão restritas e com alguns critérios.

As medidas serão colocadas em prática a partir desta segunda-feira (16), com as seguintes recomendações: restringir o número de visitantes aos pacientes durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo Coronavírus (Covid-19).

As recomendações, de acordo com o HGV, incluem: os pacientes com acompanhante terão a visita suspensa; aos pacientes sem acompanhante será permitido um visitante por dia, evitando-se a entrada de pessoas com sintomas gripais.

Também foi recomendada a suspensão dos estágios curriculares, exceto os Internatos de Medicina, Estágios Extracurriculares da Sesapi, Programa de Voluntários, Residências Médicas e Multiprofissionais. Também estão suspensas as atividades coletivas no auditório.

As consultas ambulatoriais também estáo suspensas, exceto as de retorno pós-operatório e as atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória serão intensificadas.

 

Flash Valmir Macêdo
[email protected]

Posts anteriores