Cidadeverde.com

Covid-19: prefeitura proíbe eventos na cidade e anuncia abertura de 10 UBS à noite

  • firmino_coletiva_corona_virus-20.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-19.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-18.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-17.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-16.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-15.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-14.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-13.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-12.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-11.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-10.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-9.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-8.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-7.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-6.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-5.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-4.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-3.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus-2.jpg Roberta Aline / Cidade Verde
  • firmino_coletiva_corona_virus.jpg Roberta Aline / Cidade Verde

O prefeito Firmino Filho ( PSDB) reuniu a imprensa, em coletiva, nesta terça-feira (17) para anunciar medidas de prevenção diante da expansão do vírus Covid- 19 no país. Firmino anunciou a suspensão de todos eventos públicos e privados que possam resultar na aglomeração de mais 50 pessoas em espaço fechado e 100 pessoas em espaço abertos. O prefeito também anunciou que 10 Unidades Básicas de Saúde passarão a funcionar no horário das 07 ás 21 horas, e também, nos sábados.

Na coletiva, foram anunciadas as medidas que serão adotadas não apenas no setor da saúde, mas em todas as áreas da administração municipal.

"Temos o plano de contingência da Fundação Municipal de Saúde. Em relação á atenção básica vamos ter a suspensão das várias consultas programadas, das atividades executadas pela atenção básica como gestão e recém nascidos. Toda atenção básica vai trabalhar com demanda específica para receber  as pessoas com sintomas do vírus. Junto com isso, vamos ter 10 UBS funcionando á noite e nos sábados. Se a demanda determinar, poderemos ter mais abertas á noite. Mas temos 10 hospitais municipais de portas abertas. Vamos priorizar a urgência, evitando cirurgias e  consultas programadas", destacou.

As visitas a pacientes internados estão suspensas. Somente nos casos essenciais serão mantidas. Nestes casos, apenas um familiar terá autorização para visitar o doente. 

As medidas são válidas para festas, eventos esportivos e culturais.  "Esse vírus tem uma propagação rápida. O sistema de saúde não vai aguentar. A Chiba e a Itália mostram isso. A estratégia é diminuir a propagação. Isso com medidas de prevenção e isolamento. É evitar o contato social. Se for rápido demais, o sistema de saúde não vai aguentar. Fechamos as escolas, vamos cancelar eventos, inaugurações, campeonatos. Não vamos autorizar show e nem festivais”, afirmou.

No setor da educação, as férias foram adiantadas a partir do dia 19 de março pelo período de 15 dias. " No dia 19 de março ocorre a antecipação das férias escolares. Serão 15 dias. Na área da Assistência Social, teremos a suspensão das atividades nos centros de convivência, das atividades coletivas no Cras, suspensão de atividades de concessão do passe livre e da carteira de estudante. Suspensão de toda atividade que possa gerar aglomeração de pessoas em ambiente fechado”, disse.

Firmino demonstrou preocupação com relação aos impactos na economia. Ele afirma que empresas podem quebrar e o setor público pode viver um colapso. 

“Vai ter impacto na área da economia. Se não tomares as devidas providências podemos ter uma quebradeira geral das empresas. As empresas não mais venderão. As pessoas circularam menos e não poderão pagar seus servidores. Da mesma forma a arrecadação do governo irá cair. Determinamos medidas de corte de gastos nas secretarias”, destacou.

Unidades Básicas de Saúde que estarão abertas das 07 às 21 horas

Portal da Alegria
Irmã Dulce
Todos os Santos
Novo Horizonte
Daguimar Mazza
Poti Velho
Santa Maria do Codipi
Taquarí
Planalto Uruguai
Cidade Jardim

 

Lídia Brito
[email protected]

PF restringe emissão de passaportes a casos de 'extrema necessidade'

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Polícia Federal afirmou que os atendimentos das unidades "referentes aos serviços de emissão de Passaportes e de Regularização Migratória de imigrantes, mesmo que previamente agendados, estarão limitados às situações consideradas de extrema necessidade, segundo avaliação da unidade descentralizada, conforme os seguintes parâmetros gerais".

Esta é mais uma medida da PF em suas dependências para conter o avanço do coronavírus. Além das restrições, a PF em São Paulo, por exemplo, já havia decidido restringir os trabalhos relacionados a imigrantes. Em todo o País, foi suspenso o curso de formação profissional dos novos agentes.

Leia as regras da PF sobre passaportes e imigração:

1. Processamento dos pedidos de emissão de passaporte para as pessoas que tenham viagem devidamente comprovada nos próximos 30 dias;

2. Processamento dos pedidos de regularização migratória nos casos em que a comprovação da condição do imigrante no País seja indispensável para o exercício inadiável de direitos essenciais, como, por exemplo, situações laborais que gerem penalidades ao empregador, hipóteses de incidência do Decreto 9.175/2017 (transplante de órgãos), dentre outras a serem avaliadas pelas unidades descentralizadas da Polícia Federal;

3. Entrega de Passaportes, CRNM's (Carteira de Registro Nacional Migratório) e DPRNM's (Documento Provisório de Registro Nacional Migratório);

4. Emissão de certidões para comprovação de situação migratória, de restrição de atendimento, dentre outras situações comprobatórias de direitos.

- Entende-se por procedimentos de Regularização Migratória os atinentes a Refúgio, Asilo, Apatrídia e demais hipóteses de autorização de residência previstas na legislação pátria.

- Consideram-se prorrogados os prazos de vencimento de protocolos, carteiras e outros documentos relativos às atividades de Regularização Migratória, situação que perdurará até o final da situação de emergência de saúde pública, com nova orientação da Coordenação-Geral de Polícia de Imigração.

5. Não serão processados, diante da falta de urgência, os pedidos referentes à Naturalização e à Igualdade de Direitos e Obrigações.

6. Esclarece-se que a regularização migratória prejudicada por fato a que o requerente não deu causa, como restrição no atendimento, justifica a não autuação e notificação do imigrante durante o período da excepcionalidade.

7. Os prazos migratórios serão suspensos a partir desta data, retomando-se a contagem ao final da situação de emergência de saúde pública, com nova orientação da Coordenação Geral de Polícia de Imigração.

8. O disposto nos itens 6 e 7 aplica-se à prorrogação de prazos de estada de visitantes. Caso este prazo já esteja vencido na corrente data, a autuação será realizada por ocasião da saída do visitante do País, considerado o período de suspensão dos prazos

9. O atendimento nos postos de controle migratório portuários, aeroportuários e de fronteiras deve ser mantido em conformidade com a política do Governo Federal de admissão de viajantes.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Coronavírus: Strans pede que ônibus circulem com janela aberta

 

Foto: Arquivo CV

A partir desta terça-feira (17)  a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) adota uma série de medidas para evitar a propagação do novo coronavírus em Teresina.

A orientação é que, a partir de hoje, todos os ônibus circulem com as janelas abertas, inclusive os que têm ar condicionado. Ofício enviado pela Strans  também pede aos consórcios de ônibus que intensifiquem a limpeza diária nos veículos e aos fiscais dos terminais de integração que reforcem a higiene de todos os espaços , bem como nas estações de passageiros do Sistema Inthegra.

A Strans também vai estender a validade dos cartões de estacionamento dos idosos e deficientes que venceriam este mês para 30 de abril. Com essa prorrogação, as pessoas não precisam se deslocar até a superintendência.  

A Strans adianta que a limpeza já é feita diariamente nos veículos e espaços de uso do Sistema Inthegra, e que os ônibus das linhas alimentadoras (entre bairros e terminais) já circulam com janelas abertas, o que favorece a entrada e saída de ar.

O diretor de Transportes da Strans, Adriano Barreto, diz que as recomendações devem ser cumpridas para evitar qualquer risco de contaminação. 

“Estamos com essa orientação para que utilizem os materiais de limpeza que tenham comprovada eficácia no combate a esse vírus e também a outros germes. Essas medidas adotadas visam dar mais tranquilidade aos usuários dentro dos ônibus e quando permanecem nos terminais. Sabemos que a população já está bem informada sobre as medidas de higiene e de proteção e todos devem cumprir as recomendações”, diz.

Izabella Pimentel (Com informações da Strans)

Brasil tem primeira morte por covid-19; paciente estava em São Paulo

Foto: Folhapress

O Brasil teve a primeira morte pelo novo coronavírus nesta terça-feira (17) em São Paulo. O paciente é um homem de 62 anos.

Novas informações devem ser divulgadas pelo Governo de Estado de São Paulo nesta terça às 13h.

Assim como nos casos de gripe e da Sars (síndrome respiratória aguda grave, também causada por um coronavírus), o novo coronavírus costuma vitimar pessoas que tenham moléstias como diabetes (quem tem a doença tem 8,1 vezes o risco de morrer em relação a uma pessoa sem problemas crônicos de saúde), hipertensão (6,7), doenças cardiovasculares (11,7) e doenças respiratórias crônicas (7,0).

A letalidade estimada para o novo coronavírus é de cerca de 3,4%.

Os autores pertencentes ao Grupo Chinês de Especialistas Médicos para o Tratamento da covid-19, obtiveram dados de pacientes atendidos ou internados em 522 hospitais distribuídos por 30 províncias chinesas, durante o mês de janeiro de 2020.

A idade média dos pacientes foi 47 anos, sendo 41,9% do sexo feminino. Os sintomas mais comuns foram febre (44% na admissão e 89% durante a hospitalização) e tosse (68%). Diarreia foi uma manifestação incomum, ocorrendo em apenas 3,8% dos pacientes. A manifestação laboratorial mais comum foi a redução do número de linfócitos (um dos tipos de glóbulos brancos) no sangue.

A necessidade de internação em unidade de tratamento intensivo (5% dos casos), a necessidade de respiração assistida (por instalação de tubo traqueal e ventilação mecânica, em 2,3% dos casos) e a evolução para morte (1,4% dos casos) foram os critérios adotados para definir pacientes com evolução muito grave da doença.

Com base nesses critérios, os autores investigaram quais foram as características clínicas ou doenças pregressas que tiveram maior associação com a evolução grave da doença. A idade superior a 65 anos foi um importante fator de risco, pois metade dos pacientes que evoluíram de forma grave estavam nesta faixa etária.
A dispneia progressiva (sensação de falta de ar com aceleração da frequência respiratória) é a principal manifestação desenvolvida durante a evolução da doença e ocorre em 54% dos pacientes que evoluem de forma grave.

Até esta terça, o Brasil contabilizou mais de 200 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em todo o mundo, já são mais de 185 mil infectados e 7330 mortes.
No dia 12 de março, foi confirmado em São Paulo o primeiro caso de transmissão sustentada do país. A transmissão sustentada significa que o contágio pode ocorrer mesmo entre pessoas que não viajaram e não tiveram contato com pessoas que viajaram.

Com a mudança na forma de transmissão, o diagnóstico da doença passa a ser realizado por exame clínico e de imagem. Os testes laboratoriais ficam restritos aos casos de internação graves, pesquisa e os atendidos na rede sentinela dos municípios do estado de São Paulo. Para tanto, o governo adquiriu 20 mil desses kits.
No dia seguinte, 13 de março, o Rio de Janeiro confirmou ter dois casos de sustentada. Em entrevista à Rede Globo na segunda, o secretário de saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, fez uma projeção: mantido esse ritmo, o Estado do Rio poderá chegar a 24 mil casos confirmados em abril.

Apesar de apresentar maior risco para pessoas mais velhas, os mais jovens são bombardeados por informações, o que pode causar medo e dúvida.

 

Fonte: Folhapress

No Rio, decreto suspende visitas a pacientes com coronavírus internados

O governo do Estado do Rio de Janeiro suspendeu, por um prazo de 15 dias, as visitas a pacientes diagnosticados com coronavírus que estão internados na rede pública ou privada de saúde.

A medida faz parte de um decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 17, com uma série de recomendações e determinações para o combate ao coronavírus. Assinado pelo governador Wilson Witzel, o decreto reconhece situação de emergência na saúde pública do Rio de Janeiro em razão da pandemia.

Como forma de prevenção do contágio e combate à propagação do coronavírus, o governador determinou ainda a suspensão, por 15 dias, da realização de eventos e atividades com presença de público e aglomerações, como eventos desportivos, shows, funcionamento de salão de festas ou casa de festas, feiras, evento científico, comício, passeata e afins. Também estão suspensas atividades coletivas de cinema e teatro.

As aulas estão temporariamente suspensas em todo o Estado, tanto nas unidades de ensino da rede pública e quanto privada, inclusive de ensino superior.

O governo suspendeu ainda a visitação a detentos em unidades prisionais e o transporte de detentos para a realização de audiências de qualquer natureza. Segundo o texto, "a visita de advogados nos presídios do Estado do Rio de Janeiro deverá ser ajustada pelo Secretário de Estado de Administração para possibilitar o atendimento das medidas do presente Decreto".

No transporte público, o governo suspendeu a circulação de ônibus interestadual com origem em Estado com circulação confirmada do coronavírus. Fica proibido por um período de 15 dias o uso de passe livre por estudantes. Além disso, ônibus, barcas, trens e metrô terão que reduzir o transporte de passageiros a 50% da capacidade de lotação.

O decreto recomenda ainda restrição de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes a 30% da capacidade de lotação; fechamento de academias e centros de ginástica; fechamento de shopping centers e centros comerciais; restrição a frequentar praia, lagoa, rio e piscina pública; restrição a voos com origem em Estados e países com emergência decretada ou circulação de coronavírus confirmada; e restrição a atracação de cruzeiro com origem em estados e países com emergência decretada ou circulação de coronavírus confirmada.

O governo determinou ainda o funcionamento de forma irrestrita dos serviços de saúde, como hospital, clínica, laboratório e estabelecimentos congêneres.


Fonte: Estadão Conteúdo

Ouvidora-geral da OAB-PI é internada com suspeita de coronavírus e faz alerta

A Ouvidora-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil- seccional Piauí (OAB-PI), Élida Fabrícia Franklin, está internada em um hospital particular de Teresina com suspeita de COVID-19. A advogada teria contraído o novo coronavírus durante uma conferência nacional que ocorreu nos dias 5 e 6 de março em Fortaleza (CE). Uma  conselheira presente no  encontro testou positivo para a doença.

Élida, que está em um leito de isolamento do hospital, contou ao Cidadeverde.com que apresenta sintomas da doença, como tosse, dor de garganta, febre e falta de ar. Ela teve conhecimento que a conselheira do evento estava com coronavírus no sábado(14) à noite.

No domingo (15) a advogada Élida Fabrícia  resolveu ficar em isolamento e ontem (16) procurou atendimento médico, sendo indicada a internação. O resultado do exame que vai detectar se a paciente tem ou não a COVID-19 só ficará pronto em sete dias.

No hospital ela não recebe visitas e tem contato apenas com equipes médicas paramentadas. Em vídeo enviado com exclusividade ao Cidadeverde.com, a advogada conta que a sensação é de impotência porque não tem como saber quem está infectado ou não.

"A sensação é de impotência porque a gente nunca sabe onde esse vírus está. Não tive contato conscientemente com ninguém infectado.  Fica o alerta para a gente aprender que o perigo pode estar em qualquer lugar e a gente tem que se precaver mesmo.  Estou aguardando o resultado dos exames. Até agora não há nenhuma confirmação, mas minha primeira reação,  ao tomar conhecimento da possibilidade de contato com o vírus, foi buscar o isolamento primeiramente em domicílio e depois vir ao hospital em decorrência dos sintomas que estava sentindo", relata a advogada.

Élida decidiu fazer o alerta porque na semana passada participou de eventos em Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

"Procurei avisar todo mundo que eu tive contato  para que a gente possa ter um resguardo maior, para que a gente possa redobrar as atenções ,evitar contato com outras  pessoas para que a gente possa conseguir quebrar a cadeia de transmissão desse vírus.  Eu nunca imaginei que pudesse entrar sob suspeita, pois não tinha nenhum fator que indicasse risco de contágio. Foi uma situação totalmente alheia à minha autodeterminação, pois sequer sabia que alguma colega participante da Conferência houvesse viajado para a Europa. Caso eu imaginasse qualquer possibilidade, jamais teria exposto outras pessoas ao risco", ressalta Élida.

Vice- presidente da OAB desmente fake news

A vice-presidente da OAB-PI, Alynne Patrício, usou suas redes sociais nessa segunda-feira (16) para negar boatos de que ela estaria com coronavírus. A defensora pública participou da conferência em Fortaleza e decidiu ficar em isolamento domiciliar após tomar conhecimento do caso confirmado no evento.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Bem meus queridos essa é a verdade dos fatos. Muito obrigada aos amigos e amigas que estão ligando realmente preocupados com a minha saúde. Ocorre que, em tempos difíceis como esse que estamos atravessando, tem gente que se alimenta do pânico para semear ainda mais o caos. Sempre fui absolutamente transparente em tudo que faço e tenho feito isso desde a confirmação do teste positivo da nossa Conselheira na conferência que participei. A preocupação agora é agirmos com responsabilidade para contermos essa pandemia. As fake news só atrapalham. Quem precisar da minha ajuda estou à disposição para esclarecimentos sobre como fazer os testes e se prevenir. E antes de propagarem qualquer coisa sugiro que chequem comigo primeiro. Vamos superar tudo isso com positividade e altivez!! Mais uma vez obrigada pela solidariedade de todos.

Uma publicação compartilhada por Alynne Patricio (@alynnepatricio) em

 

Alynne condenou as fake news e diz que não apresenta nenhum sintoma da COVID-19. A vice-presidente da OAB-PI fez exames preventivos e aguarda resultados.

"Lamentável que num momento como esse as pessoas propaguem fake news. Tenho família e temos que ter responsabilidade ao divulgar tais informações. Não se preocupem que, como tenho feito desde o início e com meu senso de solidariedade e responsabilidade, serei a primeira a informar o resultado dos meus exames", declarou em nota.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

 

Sintomas, contágio, prevenção: tire dúvidas sobre o coronavírus

Foto: Roberta Aline

O coronavírus está mudando a rotina das pessoas e das instituições. Tire aqui as principais dúvidas sobre o novo vírus. 

O que é coronavírus?

É uma família de vírus que podem infectar animais e seres humanos e causar doenças respiratórias que variam de resfriados comuns até a Sars (síndrome respiratória aguda grave). Seu nome vem dos picos de suas membranas que lembram uma coroa.

O novo coronavírus foi batizado de Sars-CoV-2, e o nome da doença respiratória que ele causa é covid-19.

Como é transmitido?

O vírus é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

gotículas de saliva;
espirro;
tosse;
catarro;
contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Segundo a OMS, a fonte primária do surto tem origem animal, e as autoridades de Wuhan disseram que o epicentro da pandemia era um mercado de peixes e animais vivos. Não se sabe qual bicho teria passado o vírus a humanos.

Qual é o período de transmissibilidade?

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível que ocorra a transmissão apesar da ausência de sintomas, mas os pesquisadores ainda estudam esse aspecto em relação ao novo coronavírus.

Quais são meus riscos de pegar o coronavírus?

Os riscos dependem de onde você está e se há um surto de covid-19 nesse lugar.

No Brasil, a transmissão sustentada do vírus, ou seja, o contágio pode ocorrer mesmo entre pessoas que não viajaram, foi confirmada no dia 12 de março.

Qual é o período de incubação do vírus? 

Período de incubação é o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas. Ele pode ser de um a 14 dias, mas o mais comum são cinco dias.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum, segundo a OMS.

Pessoas mais velhas e com doenças de saúde como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares têm mais chance de desenvolver um quadro grave da doença.

Crianças, idosos e pacientes com baixa imunidade fazem parte do grupo de risco da doença e podem apresentar manifestações mais graves.

Posso fazer testes sem sintomas?

Os testes estão disponíveis na rede pública e privada, mas a recomendação do Ministério da Saúde é que os médicos só investiguem com exames específicos os casos de pacientes com ao menos dois sintomas e histórico de viagem ao exterior.
 
Qual o tratamento para coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. A maioria das pessoas irão se recuperar sozinhas. Porém, algumas medidas podem ser adotadas para aliviar os sintomas, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse; ingestão de bastante líquidos; e repouso. Internação e suporte ventilatório para os pacientes com sintomas graves é o recomendável.

Infectologista diz que não é exagero ficar em casa durante pandemia

O infectologista Eduardo Mendes disse que não é exagero que as pessoas ficarem em casa devido à pandemia do coronavírus. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta terça-feira (17), o médico alertou também que a população não encare a situação como férias. 

"Não é exagero que as pessoas se resguardem. É uma medida de prudência e o que é recomendado pelas autoridades de saúde nacional e internacional. Precisamos manter as pessoas com o menor contato possível, evitando a circulação de pessoas, a aglomeração de pessoas, eventos, shoppings, cinemas, encerrar as aulas por um período a se reavaliar é fundamental. É muito importante deixar claro que as crianças e os mais jovens entendam que não é um período de férias. Não é não ir para a escola e se encontrar no shopping, ou no clube. A ideia é ficar em casa e diminuir o contato ao máximo com outras pessoas", disse Mendes. 

O infectologista disse que a população deve repensar a rotina diária e chama atenção para a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas. 

"O cidadão assintomático, mas que teve contato com quem está com o vírus, também é capaz de transmitir e espalhar bastante o vírus na comunidade. As medidas de precaução são de fundamental importância neste momento e é a estratégia que funcionou no mundo para diminuir a curva de ascensão de novos casos da infecção. É preciso que as pessoas entendam que esse momento de ficar dentro de casa e diminuir o contato é de extrema importância para que evitemos a situação dramática de muitos casos aos mesmo tempo onde a rede pública pode ter dificuldades de assistir a saúde das pessoas", enfatiza o médico alertando para as pessoas mais vulneráveis a serem infectadas. 

"Os idosos, imunossuprimidos, pacientes portadores de doenças crônicas como doenças do coração, pulmão. Essa população deve ter plena consciência do seu risco e evitem ir para condição de maior risco de transmissão", reitera. 

 

Só pacientes com sintomas graves devem ir ao médico

Eduardo Mendes orienta que somente pessoas com sintomas graves procurem atendimento médico. O infectologista também diferenciou os principais sintomas entre o Covid-19, gripe e alergia.

 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Direção do COE faz "apelo" para higiene de profissionais contra coronavírus

  • reunião_Sesapi_-13.jpg Yasmim Cunha
  • reunião_Sesapi_-11.jpg Yasmim Cunha
  • reunião_Sesapi_-9.jpg Yasmim Cunha
  • reunião_Sesapi_-8.jpg Yasmim Cunha
  • reunião_Sesapi_-5.jpg Yasmim Cunha
  • reunião_Sesapi_-4.jpg Yasmim Cunha
  • reunião_Sesapi_-3.jpg Yasmim Cunha
  • reunião_Sesapi_-2.jpg Yasmim Cunha
  • reunião_Sesapi_.jpg Yasmim Cunha

O médico coordenador do Centro de Operações de Emergência (COE) estadual, José Noronha, que também é diretor do Hospital Natan Portela, centro de referência para o Covid-19 no Piauí, apelou para que as normas de segurança e higiene sejam seguidas pelos profissionais da saúde. 

Diretores de hospitais e clínicas particulares do Piauí se reuniram na tarde desta segunda-feira (16) com a coordenação do do Piauí, no Centro Administrativo em Teresina. Na ocasião, foi frisada a atenção para a higiene na rotina de trabalho, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de técnicas de esterilização e vigilância sanitária.

"Essa reunião serve para fazer esse apelo e essa conscientização da alta gestão nos hospitais e retreinamento porque basicamente essas técnicas já são usadas para outras síndromes respiratórias agudas, por isso fazer essas reuniões de retreinamento", revelou Noronha.

Representante de nove direções de hospitais particulares estiveram presentes. O encontro também debateu a disponibilidade de leitos e a reserva de locais nos hospitais privados destinados para pacientes diagnosticados. O COE reforçou os protocolos de atendimentos para pacientes com suspeita, dentre eles a disponibilidade de leitos de isolamento.

Até o momento, o Piauí não confirmou nenhum caso para infecção por Covid-19. O COE garantiu que a população e a imprensa serão informadas caso algum exame aponte um caso de infecção no estado

Testes do Covid-19 nos hospitais privados

O coordenador do COE estadual informou que a rede privada realiza testes para diagnóstico de Covid-19 no Piauí. 

“Alguns hospitais estariam fazer o teste. A nível de contabilização, se o hospital mandar para o laboratório privado, ele tem que enviar uma amostra para o laboratório e mostrar para o poder público. Só é validado com uma contraprova”, afirmou.

Contratação de mais profissionais

Na reunião, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou a possibilidade de contratação de novos servidores em caso de aumento exponencial confirmações. “Nosso grande problema são profissionais. Nós temos autorização para contratar temporariamente equipes para serem treinadas para trabalhar temporariamente", revelou.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

 

 

Epidemiología recomenda que pessoas que vieram de locais com casos confirmados fiquem em casa

Fotos: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

A coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, esclarece que pessoas que vieram de cidades brasileiras com casos confirmados de coronavírus não devem procurar o serviço de saúde se não apresentarem os sintomas da doença. Medidas preventivas como o uso de máscara e o recolhimento domiciliar por sete dias são indicados.

“Se você veio de um lugar que há muitos casos confirmados, como São Paulo, e não está com nenhum sintoma, a recomendação é que você use máscara e fique em casa até sete dias. Agora a pessoa apresentar febre alta, tosse, problema de saúde, ela precisa ir até a unidade de saúde”, explicou Amélia Costa.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia, apenas 3% dos casos suspeitos do Piauí são de pacientes que vieram de locais com casos confirmados no Brasil. “85% dos casos são pacientes que têm vínculo internacional com a doença”, informou.

“Tem pessoas que estão vindo de outros lugares e vão ao hospital dizendo que estão com sintomas mas quando são avaliados não tem nada. Se você não está sentindo nenhum sinal ou sintoma, não é necessário fazer exame. Os médicos estão descobrindo pessoas que querem fazer exames sem necessidade. Isso atrapalha, atrasa o exame para quem realmente precisa de confirmação”, apontou.

Diretores de clínicas e hospitais particulares de Teresina se reuniram para repasse do plano de contensão do Covid-19 no Brasil.

“Álcool em gel não é suficiente se não lavar as mãos”, diz coordenadora de Epidemiologia

A coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, alerta para a prevenção do coronavírus por meio da higienização das mãos. Segundo ela, a lavagem correta das mãos, utilizando água e sabão, ainda é a ação o método mais eficaz, seguido do recolhimento domiciliar.

“Não adianta eu exclusivamente colocar álcool gel se eu não lavar com água e sabão. Se eu lavei com água e sabão, eu posso passar outras vezes alcool gel. E também evitar locais com aglomeração. Nesse momento estamos com uma sazonalidade muito grande para síndrome gripal, por isso evitar locais com muita aglomeração”, avisa.

Valmir Macêdo
[email protected]

Posts anteriores