Cidadeverde.com

O dispositivo de proteção que pode evitar uma tragédia

Créditos: Leo Caldas

No setor elétrico podemos enumerar diversos dispositivos destinados à proteção de pessoas, instalações e edificações contra anomalias e surtos que podem vir a ocorrer nos circuitos. Hoje vamos abordar um desses dispositivos, o DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). Mas o que é um surto? Podemos definir surto como sendo uma onda transitória de tensão elétrica, o que provoca um elevado valor de corrente elétrica em um curtíssimo intervalo de tempo. Ele pode se propagar ao longo de toda a instalação elétrica, danificando equipamentos e dependendo da intensidade, provocando incêndios.  Frequentemente, os surtos elétricos advêm de descargas atmosféricas (raios) diretas e indiretas, mas também podem ter origem na operação de ligação e desligamento de máquinas e até da própria rede elétrica de distribuição de energia (caso de blecautes) onde o abastecimento de um bairro pode ser desligado e religado. 

Para proteger a rede elétrica e os demais equipamentos o DPS atua com um desvio da descarga para o sistema de aterramento. O processo ocorre em apenas uma fração de segundo. No entanto, o DPS tem vida útil, sendo necessária sua substituição depois de um tempo de uso. É extremamente importante que o projeto elétrico da instalação seja elaborado e executado por profissionais qualificados. O DPS pode ser instalado antes ou depois do disjuntor geral da instalação a depender do caso concreto e o quão protegido queremos deixar a edificação. Agora, um ponto importante: é essencial proteger não somente os condutores fase, mas também o condutor neutro (em sistemas monofásicos e trifásicos). 

A instalação do DPS protege não só a edificação de surtos elétricos, mas também prolonga a vida útil dos equipamentos eletroeletrônicos conectados à rede elétrica. Não tem como prever quando seremos submetidos a uma queda de um raio, picos de energia ou um blecaute geral. Os prejuízos evitados podem ir além dos materiais. No caso de um incêndio, vidas podem ser salvas por conta do uso do DPS. Sua instalação não deve ser negligenciada. Não é um acessório, mas sim necessidade fundamental no projeto. O seu uso não dispensa a instalação de SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas), a depender do tipo de edificação. Dependendo da aplicação e da classe, o DPS tem valor estimado entre R$ 150,00 e R$ 400,00. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais