Cidadeverde.com

Seu lixo pode virar desconto na conta de energia

Crédito: divulgação equatorial Piauí

A produção de lixo no Brasil se tornou um dos grandes problemas para os centros urbanos, sobretudo no que diz respeito à dimensão ambiental. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia. As informações foram coletadas e publicadas pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que os catadores são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado no Brasil. Nesse sentido, evidencia-se que o brasileiro está mais consciente da necessidade de reciclar resíduos. A motivação para a reciclagem ganha um novo reforço, pelo menos para os moradores de Teresina. É o projeto E+ Reciclagem, o qual integra a Plataforma E+ da Equatorial Energia.

O projeto é parte das ações do Programa de Eficiência Energética da Aneel e busca promover iniciativas voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, descarte consciente e correto de resíduos sólidos e preservação do meio ambiente no planeta em que vivemos. Em relação ao desconto na conta de energia, a partir da quantidade e do tipo de material levado ao posto de coleta do E+ Reciclagem, o valor do bônus na fatura de energia é estabelecido. Este desconto pode ser aplicado na fatura de energia do cliente ou pode ser doado a uma instituição social. Por meio de uma parceria com o Assaí Atacadista, o primeiro posto de coleta no estado está instalado na loja do supermercado localizado na zona sudeste de Teresina (Rua Jacinto Rufino Macedo, 1000 - São Raimundo).

A ação de conceder desconto na tarifa de energia elétrica a partir da reciclagem do lixo não é inédita. Outras concessionárias já adotam essa prática, como ocorre no Ceará já há algum tempo. Contudo, é preciso que se reconheça que a Equatorial Piauí acertou ao implementar o projeto. Esse tipo de ação diz muito à respeito da política ambiental da empresa e do seu papel para um ambiente mais sustentável. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais