Cidadeverde.com

Nova bateria pode armazenar energia solar e eólica por 12h

Crédito: Narcisa Aciko

Quando se fala em energias renováveis, um grande problema é como acumular essa energia quando o recurso natural não está disponível. Por exemplo, como usar energia eólica ou solar, quando não há vento ou sol, respectivamente? Várias empresas vivem uma verdadeira “corrida” para desenvolverem baterias que além de eficientes tenham uma vida útil considerável para armazenarem esse tipo de energia. Nesse sentido, uma nova tecnologia em baterias promete revolucionar o mercado de energia. A empresa Honeywell está anunciando uma bateria de fluxo que funciona com fontes renováveis de geração – como eólica e solar – para atender à crescente demanda por armazenamento sustentável de energia. A nova bateria de fluxo usa um eletrólito seguro e não inflamável, que converte energia química em eletricidade para armazenar energia para uso posterior.

A bateria armazena energia que pode ser usada quando não há vento ou sol, em caso de queda de energia fornecida pelas concessionárias. Ela pode armazenar e descarregar energia por até 12 horas, excedendo a duração das baterias de íon-lítio, que podem descarregar energia, em média, por até 4 horas. A bateria foi projetada com componentes recicláveis e não se degrada com o tempo, garantindo o desempenho do sistema, e uma tecnologia confiável e de baixo custo por até 20 anos.

A tecnologia de bateria de fluxo será testada nos Estados Unidos pela Duke Energy. A Honeywell entregará uma unidade de 400 quilowatts-hora (kWh) para as instalações da Duke Energy,  em Mount Holly, em 2022, com o objetivo de implantar um projeto piloto em escala de serviço público de 60 megawatts-hora (MWh) a partir de 2023. Pesquisadores do MIT e da empresa Tesla também correm por fora para apresentarem suas tecnologias de baterias com a mesma finalidade.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais