Cidadeverde.com

Inmetro certifica a primeira telha solar de fibrocimento no Brasil

Crédito: divulgação

Na última semana, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concedeu à empresa Eternit o registro oficial da primeira telha solar de fibrocimento do Brasil, a qual foi “batizada” de Eternit Solar. Antes da certificação, a telha passou por vários testes no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). A própria Eternit já havia lançado, em 2021, a primeira telha solar de concreto do Brasil. Em um mercado em que o padrão é a instalação de placas solares nos telhados, a telha solar se configura como uma excelente opção do ponto de vista arquitetônico, sobretudo para aquele consumidor que ainda vai construir a sua residência ou para aquele que está disposto a substituir a cobertura parcial da edificação pelas telhas solares.

Um cuidado comum quando se fala em qualquer dispositivo de geração de energia solar é com o sombreamento sobre o dispositivo ao longo do dia. Portanto, residências situadas ao lado de prédios requerem atenção redobrada na hora do projeto. A fase de testes da telha solar de fibrocimento da Eternit possibilitou várias adaptações em sua geometria. Assim, o peso da telha permanece praticamente o mesmo de uma telha convencional, permitindo que a mesma possa ser instalada em estruturas pré-existentes, sem a necessidade de mudanças significativas no telhado. Cada unidade da telha fotovoltaica de fibrocimento possui potência superior a 142,2 Wp (watt-pico), o que representa, aproximadamente, um terço da potência de uma placa solar usualmente comercializada.

Segundo os representantes da Eternit, cerca de 4 a 6 telhas são suficientes para atender às necessidades de uma residência pequena, mantendo a estrutura da parte restante do telhado com as tradicionais telhas de fibrocimento. Com a certificação do Inmetro, a Eternit fará os últimos ajustes na telha adequando-a ao perfil do cliente. O cronograma de comercialização da telha fotovoltaica de fibrocimento bem como o valor estimado de venda deve ser divulgado ainda em 2022.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais