Cidadeverde.com

Piauí detém 11% dos 1.894 projetos do próximo leilão de energia

Crédito: Amol Monde

Está previsto para ser realizado no dia 27 de maio de 2022 o próximo Leilão de Energia Nova A – 4 (a letra “A” indica que se trata de uma energia nova e o número “4” que o empreendimento deve entrar em operação em até 4 anos. O Leilão é promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No total são 1.894 projetos cadastrados na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) totalizando 75.250 megawatts (MW) de potência. O Piauí possui 208 projetos cadastrado perfazendo um total de 8.060 MW de potência, o que corresponde a quase 11% dos projetos cadastrados no Leilão. Nessa condição o estado só fica atrás, em número de projetos, dos estados da Bahia e Minas Gerais.

O Leilão em sua ampla maioria (97,35%) será composto por projetos de energia solar e eólica, mas também há a presença de outras fontes: hidrelétricas e termelétricas à base de biomassa. Uma vez instalados os novos empreendimentos, o tempo de suprimento energético dos mesmos também é diferenciado. Para as fontes eólica e solar, a contratação será por quantidade de energia gerada e o tempo de suprimento será de 15 anos. O mesmo acontece com a energia das hidrelétricas, mas o tempo de suprimento será de 20 anos. Para a termelétrica à base de biomassa, a contratação dependerá da disponibilidade do recurso e o tempo de suprimento será de 20 anos.

A Região Nordeste lidera o número de projetos, com 70% dos projetos e da potência cadastrados. Nessa região se destacam as fontes eólica e solar. Os projetos hidrelétricos se encontram nas regiões Sul e Centro-Oeste. Já os projetos relacionados às usinas termelétricas estão concentrados nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais