Cidadeverde.com

Projeto Escolas Solares desenvolve ações em Oeiras

Crédito: Marcos Lira

O projeto Escolas Solares é um projeto de extensão da UFPI que nasceu em 2018 com o apoio de recursos advindos de uma emenda parlamentar da então senadora Regina Sousa. O projeto tem o objetivo de difundir o uso da energia solar conectada em escolas públicas no estado do Piauí. Para tanto foi utilizada como projeto piloto a escola do contentamento, localizada na zona rural do município de Oeiras, se tornando a primeira escola rural no Brasil a receber esse tipo de instalação. Naquela escola foram identificadas condições potenciais para instalação de um sistema de energia solar. O projeto vai além da simples instalação de energia solar, uma vez que também trabalha aspectos relacionados à educação ambiental, sobretudo o uso racional de energia elétrica, o aproveitamento da água da chuva, o reuso da água dos bebedouros e ar condicionados e a implantação de pequenas hortas orgânicas na área da escola.

O projeto é executado por professores, técnicos e alunos da UFPI e do IFPI e conta com o apoio da Emater e da Secretaria de Educação do município de Oeiras. O sistema foi instalado em janeiro de 2021 e em um ano de instalação proporcionou uma redução dos custos de energia elétrica na ordem de 12 mil reais. Cabe destacar como a Secretaria de Educação de Oeiras abraçou a ideia dando total suporte para implementação das ações desenvolvidas naquela escola.

Crédito: Albemerc Moraes

Os alunos participantes do projeto desenvolveram uma série de ações, dentre elas Gibi Solar que é uma espécie de revista didática em quadrinhos explicando o que é energia solar. No último final de semana foi realizado um encontro presencial com alguns alunos daquela escola, respeitando-se  todas as medidas de biossegurança. Na ocasião os alunos participaram de uma oficina de Cordel e realizaram o Quis Solar, um jogo de perguntas e respostas onde os alunos podiam identificar o seu nível de conhecimento a respeito do tema. Para tanto, a secretaria de educação forneceu os tabletes para que os alunos pudessem responder ao quis. Foi um momento de partilha e de troca de experiências, além de um momento cultural que contou com a presença de vários professores do município de Oeiras e o corpo técnico do projeto.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais