Cidadeverde.com

Série carros elétricos: o mercado global

Crédito: Mike

Quando se fala em uso de energia de forma sustentável, o segmento de carros elétricos é o que vem experimentando a mais célere expansão. No ano de 2012, em todo o mundo, foram vendidos em torno de 130.000 carros elétricos. Mesmo em um cenário pandêmico, o mercado permaneceu aquecido, alcançando números impressionantes. Em todo o mundo, nos anos de 2020 e 2021, foram vendidas 3 milhões e 6,6 milhões de unidades, respectivamente. A International Energy Agency (IEA) estima que existam cerca de 16 milhões de carros elétricos nas estradas em todo o mundo, consumindo cerca de 30 terawatts-hora (TWh) de eletricidade por ano, o equivalente aproximadamente a toda a eletricidade consumida na região Norte do Brasil em 2020

Os carros elétricos contribuíram para a redução do consumo de combustíveis não renováveis e consequentemente para a redução das emissões de CO2 na atmosfera em 2021. É verdade que parte da energia elétrica usada nestes veículos vem de fontes não renováveis, mas ainda assim o balanço é positivo do ponto de vista ambiental. Para um país como o Brasil, a geração dessa energia seria muito mais sustentável do que em qualquer outro lugar do mundo, dado o caráter renovável da nossa matriz elétrica nacional. 

A China liderou o crescimento global nos mercados de carros elétricos em 2021, com as vendas quase triplicando e atingindo 3,4 milhões de unidades. Em outras palavras, mais carros elétricos foram vendidos em 2021 apenas na China do que foram vendidos em todo o mundo em 2020.  A meta oficial do governo chinês é que os carros elétricos atinjam uma participação de mercado de 20% em 2025.  Na Europa, as vendas de carros elétricos aumentaram quase 70% em 2021 atingindo 2,3 milhões de unidades. O aumento nas vendas de veículos elétricos na Europa no ano passado foi parcialmente impulsionado por novos padrões de emissões de CO2. Os subsídios de compra para veículos elétricos também foram aumentados e expandidos na maioria dos principais mercados europeus. Os Estados Unidos, em 2021, ultrapassaram meio milhão de unidades vendidas.

Apesar do crescimento impressionante nos principais mercados, as vendas de carros elétricos não estão avançando no mesmo ritmo globalmente. Na maioria dos outros mercados, os carros elétricos representam menos de 2% das vendas totais, e em grandes economias em desenvolvimento, como Brasil, Índia e Indonésia, a participação ainda está abaixo de 1%, sem nenhum aumento significativo em relação ao ano de 2020. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais