Cidadeverde.com

Série carros elétricos: indústrias têm metas ambiciosas

Crédito: KIndel media

Se tem algo que, decididamente, tem alavancado o mercado de carros elétricos em várias partes do mundo são as políticas governamentais. O ano de 2021 refletiu esse incentivo, o qual ganhou ainda mais força em meio às metas e lançamentos de novos modelos desde segmento. Por outro lado, a expansão das vendas dos veículos elétricos se contrapôs à limitada oferta de componentes e aumentos nos preços de materiais que compõem a estrutura veicular. Ao longo de 2020 e 2021, muitos governos estabeleceram metas para eliminar gradualmente as vendas de carros com motor de combustão interna nas próximas duas décadas, assim como vários fabricantes de automóveis. Os veículos elétricos tornaram-se a tecnologia de transporte rodoviário preferida de muitos governos e da indústria automotiva. O governo dos EUA anunciou em novembro de 2021 uma meta ambiciosa de 50% de eletrificação para carros novos até 2030, apoiada pelo anúncio da instalação de 500.000 pontos de carregamento para ajudar a aumentar a confiança do consumidor. 

Na Europa, a Comissão Europeia propôs zerar o padrão de emissão de CO2 para carros novos até 2035. Ao mesmo tempo, várias montadoras anunciaram metas de eletrificação. Por exemplo, a Volkswagen disse que metade de suas vendas serão elétricas até 2030. A Ford disse que espera que entre 40% e 50% de suas vendas sejam elétricas até o final da década. Outro marco significativo em 2021 foi a declaração da Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, anunciando novos investimentos visando atingir vendas de carros elétricos de 3,5 milhões por ano até 2030. A adoção de carros elétricos por fabricantes de automóveis históricos provavelmente terá fortes repercussões no mercado. À medida que os fabricantes aprimoram suas estratégias de eletrificação para competir por participação de mercado, veremos mais recursos dedicados à publicidade, preços cada vez mais agressivos e ao desenvolvimento de modelos elétricos cada vez mais atraentes.

No final de 2020 e ao longo de 2021, foram lançados vários novos modelos de carros elétricos. Esses modelos se beneficiaram da crescente experiência dos fabricantes no design de veículos elétricos. Na Europa, a Volkswagen apresentou a série ID, enquanto a Stellantis apresentou novos modelos menores apenas para veículos elétricos. Nos Estados Unidos, a Ford apresentou o novo MachE, enquanto Stellantis e Toyota lançaram um novo modelo híbrido plug-in. Na China, os veículos elétricos somente produzidos por startups chinesas representaram 300.000 veículos vendidos. Mas o veículo elétrico mais vendido na China foi o Wuling Hongguang Mini EV, com pouco menos de 400.000 unidades vendidas em 2021. No geral, a introdução de novos modelos elétricos em diferentes segmentos do mercado automotivo provavelmente continuará a estimular a demanda. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais