Cidadeverde.com

Guerra na Ucrânia faz Europa reavaliar seus suprimentos de energia

Crédito: Loïc Manegarium

Na dimensão energética, um dos efeitos imediatos da invasão da Ucrânia pela Rússia foi o fato de que vários governos europeus, incluindo o do Reino Unido, precisaram reavaliar os seus suprimentos de energia. Tal reavaliação já deveria ter acontecido, mas a guerra catalisou o processo.  O primeiro resultado foi uma nova determinação em alguns países de pressionar por mais geração de energia renovável e eficiência energética para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Boa parte da Europa é extremamente dependente do gás, sobretudo para uso no aquecimento domiciliar. Para as casas localizadas em regiões um pouco mais quentes, as energias renováveis são a solução mais barata e rápida. 

A Alemanha anunciou planos para aumentar a eficiência energética e as energias renováveis, mas está considerando adiar o fechamento de suas usinas nucleares existentes. O francês Emmanuel Macron pediu um “renascimento” da energia nuclear de baixo carbono para garantir o fornecimento doméstico de energia. Com o avanço da guerra na Ucrânia existe uma possibilidade de tomada de atitudes que iriam na contramão das políticas de redução dos efeitos das mudanças climáticas:  se Putin cortar o fornecimento de gás, a Europa, para reduzir a dependência em relação à Rússia, pode usar carvão ou combustíveis alternativos, como óleo, em substituição ao gás usado nas usinas elétricas. A decisão pode ser tomada por empresas do setor privado com usinas a carvão que foram recentemente fechadas ou programadas para fechar e podem ser retomadas rapidamente. Uma complicação adicional é que a Europa também depende da Rússia para o carvão, embora em intensidade menor que o gás.

Após anos de progresso bastante lento no abandono do carvão e do petróleo, se os países retomarem o uso de combustíveis fósseis por conta do impacto da guerra da Ucrânia, será um retrocesso nas tentativas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Esta semana, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas alertou para a devastação global já em andamento e deve se intensificar se as temperaturas subirem ainda mais, no que os cientistas chamaram de “o aviso mais sombrio até agora”.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais