Cidadeverde.com

Acidentes elétricos envolvendo celular e acessórios

Crédito: Steve Johnson

Frequentemente o(a) caro(a) leitor(a) deve acompanhar notícias relacionadas à acidentes elétricos envolvendo aparelhos celulares e seus acessórios, sobretudo os carregadores. Tais notícias dão conta de celulares que incendeiam, pessoas que sofrem descargas elétricas e até mesmo a ocorrência de mortes associadas aos aparelhos. A partir de agora vamos esclarecer quais são os riscos elétricos (e como evitá-los) envolvendo estes acessórios que ninguém abre mão da companhia. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracobel), somente no ano de 2020, o Brasil registrou 22 ocorrências de choques elétricos envolvendo carregadores de celular, dos quais 18 foram a óbitos. O total de incêndios provocados por carregadores naquele ano foi 17. Aparentemente, há uma subnotificação nestes dados e os números pode ser bem maiores. Embora os números de 2021 não tenham sido divulgados ainda, há razões para acreditarmos que os valores de 2020 devem ser superados. 

Em tese, nenhum aparelho celular nem seus acessórios foram construídos para dar choques ou incendiarem. Pelo contrário, os mesmos se fundamentam em aspectos de segurança e no caso do Brasil, são rigorosamente certificados pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel (Anatel). No entanto, em havendo falhas no carregador ou na bateria, principalmente se não forem originais, as chances de ocorrência de acidente aumentam significativamente. Portanto, a primeira regra de segurança é não fazer uso do aparelho enquanto o mesmo estiver carregando. O risco aumenta se, durante o período de carregamento, o aparelho for levado ao ouvido para atendimento de uma ligação ou forem usados fones de ouvido. A explicação para estas recomendações é simples: a corrente elétrica está presente na tomada onde se vai conectar o carregador, então o atendimento do celular ou uso de fones enquanto o mesmo carrega cria um “caminho” entre a tomada e o corpo humano para a circulação da corrente elétrica e, se houver alguma falha elétrica nestes acessórios, o risco de choque é real.

No caso das baterias, deve-se atentar para o fato de que ao substituir as mesmas sempre deve-se priorizar a bateria original do aparelho. Outra observação é se o aparelho não está superaquecendo. As baterias originais possuem um dispositivo que cessa a passagem de corrente quando as mesmas estão totalmente carregadas. O superaquecimento pode levar à explosão da bateria. Se a bateria tiver “inchada” a atenção deve ser redobrada, pois pode ser um indício de que está superaquecendo. 

Algumas dicas de segurança no manuseio de celulares em processo de carregamento da bateria:

- Se há um temporal, ficar longe do aparelho carregando;
- Se o temporal for acompanhado de descargas atmosféricas (raios), retirar o carregador da tomada;
- Quando for dormir, deixar o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis;
- Se precisar atender um telefonema, desconectar o aparelho do carregador.
- Não usar fones de ouvido;
- Usar carregadores certificados pela Anatel;
- Atenção aos carregadores falsificados. Por fora podem até ser parecidos com os originais, mas internamente poder estar cheios de problemas;
- Não carregar o celular em áreas úmidas, como banheiro e área de serviço;
- Se for mexer no telefone com ele carregando, use calçados nos pés.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais