Cidadeverde.com

Testamos o Programa troca com bônus da Equatorial

Crédito: Cottonbro

Recentemente a Equatorial Piauí lançou o Programa Troca com Bônus Equatorial. Segundo a empresa, esta é mais uma ação que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia e tem como objetivo incentivar os seus clientes consumidores de energia a efetuarem a substituição de refrigeradores, condicionadores de ar, televisores e ventiladores de mesa antigos em funcionamento por aparelhos novos e mais eficientes, com a finalidade de reduzir o consumo de energia elétrica. Como concessionária de energia a empresa é obrigada a destinar 0,5% do seu faturamento anual para financiar projetos de eficiência energética. Nessa perspectiva a iniciativa é louvável, pois já vimos aqui neste blog que qualquer medida de eficiência energética é sempre bem-vinda. 

Ainda segundo a empresa, o benefício é destinado aos clientes que desejarem participar do Programa Troca com Bônus Equatorial, por meio do qual será concedido um bônus pela concessionária, equivalente a 50% de desconto no produto disponibilizado no projeto, conforme tabela de produtos participantes amplamente divulgada e enquanto durar o estoque destinado ao Programa. Cabe ressaltar que antes de escolher o equipamento para a realização da troca, o cliente deve certificar-se que seu equipamento velho é compatível com o equipamento novo. Refrigerador por refrigerador, televisores de tubo ou LCD por televisores de LED 32", ventiladores de mesa por ventiladores de mesa, condicionadores de ar por condicionadores de ar. Por fim, o cliente deve estar em dia com sua conta de energia.

Como cliente que sou, resolvi testar o serviço. Inicialmente acessei o site do Programa e fiz o meu cadastro. Em seguida assisti a um vídeo e respondi a um quiz com 5 perguntas. Finalmente, entrei com as informações do produto velho (no meu caso um ar condicionado) e escolhi o modelo do novo aparelho de ar condicionado. Eu adicionei ainda a troca de um ventilador velho por um novo (o ventilador é um único equipamento que você pode ser adicionado para compor o combo). Diariamente é mostrado o estoque disponível dos equipamentos novos. Então, é importante fazer o cadastro nas primeiras horas do dia. Com o desconto de 50% o ar condicionado novo (modelo inverter) ficou por R$ 999,00 e o ventilador (40 cm) ficou por R$ 124,50. Ao final do cadastro eu recebi um e-mail de confirmação informando em quais lojas eu poderia me dirigir num prazo de até 72h para realizar o pagamento. Todo esse procedimento eu realizei em um tempo médio de 10 minutos. O site é bem simples e intuitivo, aspecto positivo, na nossa avaliação.

Dois dias após o cadastro me dirigi a uma das lojas indicadas, situada na Av. Presidente Kennedy (importante levar a conta de energia e um documento de identificação com foto). Inicialmente, um dos vendedores fez um pré-cadastro que levou 10 minutos. Em seguida fui encaminhado para um outro atendimento para confirmar o cadastro. A morosidade no atendimento era tanta que em um intervalo de uma hora foram atendidas 4 pessoas. Abortei a missão, visto que já tinha entrado pelo meio dia. Retornei à loja no mesmo dia no fim da tarde. A situação era desanimadora, agora com dez vezes mais pessoas para serem atendidas. Nova desistência!  Nitidamente, aquela loja estava com um problema de gerenciamento interno das demandas do programa, caracterizando um fato isolado que isenta de culpa a concessionária Equatorial e que merece ser corrigido.  Voltei no dia seguinte e desta vez consegui finalizar o processo. O pagamento é realizado (em até 10 vezes sem juros), mas o produto só será entregue após uma visita de um representante da Equatorial para atestar o estado e realizar medições nos equipamentos velhos e liberar para a loja realizar a entrega dos equipamentos novos e recolher os antigos, prazo que pode chegar a 60 dias. No geral, a minha avaliação foi positiva com destaque para o site onde o cliente realiza o cadastro no Programa, deixando a desejar no atendimento presencial da loja escolhida.