Cidadeverde.com

Central de logística reversa de eletroeletrônicos é inaugurada em Teresina

Crédito: Emmet

A Prefeitura de Teresina, em uma ação conjunta com o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), inaugurou no último dia 21 um local onde a população poderá descartar o lixo elétrico e eletrônico. Trata-se da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos. A realização do armazenamento ficará por conta do Projeto Recicla Codipi, cooperativa que também será responsável pelo descarte adequado destes resíduos.

O lixo eletrônico se descartado de forma incorreta pode se tornar um grave problema de saúde pública, uma vez que muitos destes equipamentos são integrados por componentes químicos, os quais, por sua vez podem ter forte impacto ambiental. De acordo com o Artigo 33 da Lei N° 12.305/2010, conhecida como Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), toda fabricante de eletrônicos é obrigada a fazer a logística reversa dos produtos que comercializa.

De acordo com Tamara Monteiro, relações institucionais da ABREE, “após o recebimento do descarte, os parceiros da ABREE recolhem os materiais no local e encaminham para a manufatura reversa, que realiza a desmontagem dos produtos para a reciclagem”.