Cidadeverde.com

Mitos e verdades sobre energia solar

Crédito: Gustavo Fring
Com a difusão do uso da energia solar a partir de 2012 é comum que surjam dúvidas sobre esta tecnologia. Algumas informações são propagadas sem nenhuma fundamentação técnica e podem levar os consumidores a incorrerem em concepções equivocadas. Neste artigo, pontuaremos 6 (seis) mitos e verdades sobre aspectos que permeiam o setor.
 
1 - Energia Solar reduz a conta de energia
Verdade! Dependendo da quantidade de placas instaladas na edificação, a economia na conta de energia pode chegar a 95%. O ideal é que sempre se consulte uma empresa especializada.
 
2 - Energia Solar “zera” a conta de energia
Mito! Ainda que o cliente contrate uma quantidade de placas capaz de gerar mais energia do que o que ele precisa, mesmo assim não é possível zerar a conta de energia. A taxa de iluminação pública e a taxa de disponibilidade são valores que não tem como serem excluídos da conta.
 
3 - Energia solar é perigosa
Mito! Se forem utilizados todos os protocolos de segurança e os equipamentos de proteção adequados o sistema não oferece risco. Para tanto é importante que o projeto e a instalação sejam feitos por profissionais especializados. 
 
4 - Energia solar não impede a falta de energia na residência 
Verdade! Nos sistemas conectados à rede simples, ao faltar energia na rede da concessionaria, o sistema de energia solar também sai de operação. A razão tem relação com a segurança, uma vez que se o sistema continuasse gerando energia para a rede poderia ocasionar acidente em quem estivesse trabalhando na mesma.
 
5 – Não compensa investir em energia solar
Mito! O tempo de retorno do investimento é em média de 3 anos. Poucos investimentos têm um retorno tão bom assim. O sistema funciona em torno de 25 anos. Várias instituições possuem linhas de financiamento para energia solar. Em algumas situações é possível pagar a parcela do financiamento apenas com o que se economiza na mensalmente com a conta de energia.
 
6 – Energia solar valoriza o imóvel
Verdade! A instalação de um sistema de energia solar valoriza a edificação. Importante verificar o projeto antes da instalação para verificar a adequação do posicionamento das placas à arquitetura da edificação.