Cidadeverde.com

Prorrogado por seis meses o início da cobrança extra para quem pretende instalar energia solar

Crédito: Jamshaid Anwar 

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (6/12) o projeto de lei que prorroga por seis meses o início da cobrança extra para quem pretende instalar um sistema de energia solar fotovoltaico. Essa taxa extra é referente ao uso que o consumidor faz da rede de distribuição para “injetar” sua energia excedente oriunda da geração solar. Para quem instalar o sistema antes de findar este prazo terá isenção dessa taxa até 2045. A proposta segue para apreciação do Senado.

O prazo atual da Lei 14.300/22 termina no dia 7 de janeiro de 2023. Em sendo aprovada a prorrogação e o projeto sendo convertido em lei, quem desejar instalar um sistema de energia solar terá até julho de 2023 para protocolar o pedido junto à concessionária de energia da sua região.

Para a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) a aprovação do PL é “um avanço nas garantias do direito do consumidor e um passo importante para preservar a aplicação da lei para o segmento".

Em postagem feita neste Blog em outubro passado abordamos sobre o que é a cobrança extra para quem vier a instalar um sistema de energia solar depois da expiração do prazo. Segue o link: https://cidadeverde.com/energiaativa/120077/para-evitar-sobretaxacao-em-2023-consumidores-aumentam-a-procura-por-energia-solar