Cidadeverde.com

Sabotagem em linhas de transmissão de energia

Crédito: Brett Sayles

Até o dia 14 de janeiro de 2023 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia registrado pelo sete casos de vandalismo envolvendo torres de transmissão de energia elétrica nas regiões Norte, Sudeste e Sul do país. No último final de semana mais uma ocorrência, desta vez em uma área rural entre os municípios de Toledo e São Pedro do Iguaçu, no oeste paranaense. A ação danificou uma torre de transmissão de Furnas que distribui energia elétrica da usina de Itaipu e está sendo objeto de investigação pela Polícia Federal. O governo federal criou um gabinete de crise para apurar estes eventos, onde se evidencia indícios de sabotagem e de vandalismo, como o corte de cabos de sustentação das linhas de transmissão.

O Brasil conta com mais de 150 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia elétrica. A quantidade de cabos usados nestas linhas é suficiente para dar cinco voltas ao redor do planeta Terra. As linhas de transmissão são responsáveis pelo “transporte” da energia elétrica desde o local onde é gerada  a energia até o local onde é distribuída nos centros urbanos, percorrendo, na maioria das vezes, centenas de quilômetros. Estas estruturas podem conduzir energia com tensão que variam de 138.000 a 750.000 volts, esta última equivale a 3410 vezes mais do que a tensão que temos em nossas residências (220 volts).

O vandalismo praticado em linhas de transmissão pode causar interrupção no fornecimento de energia de várias cidades que delas dependem, ocasionando grandes transtornos no cotidiano das pessoas. Temos como exemplo as três linhas de transmissão de 750.000 volts que levam a energia produzida na Usina Hidrelétrica de Itaipu até a região metropolitana de São Paulo, cada uma com extensão de aproximadamente 900 km. Imagine o caos que seria São Paulo diante da falta de uma dessas linhas. 
.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais