Cidadeverde.com

Aterramento de sistemas elétricos

Crédito: Damir Mijailovic
 
Aterramento é a ligação de estruturas ou instalações elétricas com a terra com o objetivo de estabelecer uma referência para a rede elétrica e permitir que fluam para a terra corrente elétricas de naturezas diversas, tais como correntes de raios; descargas eletrostáticas; correntes de filtros, supressores de surtos e para-raios de linha e correntes de faltas (defeitos) para a terra. Nestas instalações podemos encontrar dois tipos de aterramento:
1. O aterramento funcional, que consiste na ligação à terra de um dos condutores do sistema (geralmente o neutro) e está relacionado com o funcionamento correto, seguro e confiável da instalação;
2. O aterramento de proteção, que consiste na ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação, visando à proteção contra choques elétricos por contato direto.
 
As entradas dos serviços públicos de energia e sinais (telefonia, TV a cabo etc.) têm de estar localizadas próximas entre si e junto ao aterramento comum (os aterramentos de energia e de sinal dos equipamentos devem ser comuns na entrada da instalação). O aterramento do neutro deve ser feito somente na entrada da edificação – daí em diante, o neutro recebe o tratamento de um condutor vivo (energizado). O condutor de aterramento tem de ser conduzido junto ao cabeamento de energia, desde a entrada da instalação.
 
Ainda sobre segurança, a tomada de três pinos é o novo padrão brasileiro de tomada. O terceiro pino, chamado de “terra”, tem como função levar a energia excedente para o solo, o que desmagnetiza o aparelho e evita acidentes. É neste pino que deve ser instalado o fio terra (condutor de proteção).
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui a Norma Brasileira (NBR) de número 5410 que trata das Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Nela existe um item que trata da obrigatoriedade das instalações em possuir e distribuir o terra em todo o circuito e em todas as tomadas.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais