Cidadeverde.com

O custo mensal com energia para manter equipamentos elétricos em stand by

Crédito: cottonbro studio

É comum deixarmos aparelhos eletrônicos ligados em stand by, mesmo quando não os estamos utilizando. No entanto, essa prática pode gerar um gasto desnecessário de energia elétrica. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), cada aparelho ligado em stand by pode consumir até 2 watts/hora de energia. Isso pode parecer pouco, mas, quando somado ao consumo de todos os aparelhos de uma residência, pode representar um gasto significativo.

O Inmetro estima que, em média, os equipamentos em stand by podem representar até 12% do consumo total de energia elétrica de uma residência. Em uma conta de luz hipotética de R$ 100, isso significaria um gasto de R$ 12 com aparelhos que não estão sendo utilizados. Alguns dos aparelhos que mais consomem energia em stand by são: televisores, computadores, impressoras, roteadores, modens, etc.

Para reduzir o gasto com energia elétrica, é importante desligar os aparelhos completamente quando não os estiver utilizando. Outra dica é utilizar protetores de tomadas com chave para desligar todos os aparelhos de uma só vez. Aqui estão algumas dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com equipamentos em stand by:
- Desligue completamente os aparelhos quando não os estiver utilizando.
- Utilize protetores de tomadas com chave para desligar todos os aparelhos de uma só vez.
- Desconecte os aparelhos da tomada quando forem ficar fora de uso por longos períodos.
- Atualize os aparelhos para versões mais recentes, pois os modelos mais novos costumam consumir menos energia.

Ao seguir essas dicas, você poderá economizar dinheiro e contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais