Cidadeverde.com

Mercado livre de energia: o que muda a partir de 2024?

Crédito: PhotoMix Company

Atualmente, o mercado livre de energia é restrito a consumidores de alta tensão com demanda contratada superior a 500 kW. Esses consumidores podem escolher sua fornecedora de energia elétrica e negociar o preço da energia diretamente com ela. A partir de janeiro de 2024, todos os consumidores de média e alta tensão, independentemente da demanda contratada, poderão participar do mercado livre. Para isso, basta que a unidade consumidora esteja conectada em média ou alta tensão.

Com a abertura do mercado livre, os consumidores terão mais opções e poderão negociar preços mais competitivos. Isso deve levar a uma redução nos custos da energia elétrica para os consumidores. Além disso, a abertura do mercado livre deve contribuir para o aumento da eficiência do setor elétrico. Com mais concorrentes, as empresas terão que se esforçar para oferecer melhores preços e serviços aos consumidores.

A seguir, estão alguns dos principais pontos que devem mudar com a abertura do mercado livre de energia:

Consumidores: Todos os consumidores de média e alta tensão, independentemente da demanda contratada, poderão participar do mercado livre.
Fornecedores: O número de fornecedores disponíveis deve aumentar, o que deve levar a uma maior concorrência e preços mais competitivos.
Preços: Os preços da energia elétrica devem cair para os consumidores que migrarem para o mercado livre.

A abertura do mercado livre de energia é uma medida importante para o setor elétrico brasileiro. Ela deve contribuir para aumentar a concorrência, reduzir os custos para os consumidores e promover a eficiência do setor.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais