Cidadeverde.com

Sistema de abastecimento de água é ampliado e deve funcionar em julho

Floriano teve seu sistema de abastecimento de água ampliado. Uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura para a construção de dois reservatórios dobrou a capacidade de reservação de água, permitindo a regularização na distribuição em toda a cidade. Foram investidos na melhoria do sistema R$ 5,3 milhões.

Foram construídos dois grandes reservatórios, que já em estão em operação, um de 1500 m³ e outro de 800m³, além de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que ampliou a capacidade de tratamento em 30%. O prefeito Joel Rodrigues explica que com essa obra um antigo problema da cidade agora está solucionado. 

“Duas regiões importantes, região mais ligada ao bairro Campo Velho, conjunto Pedro Simplício como do Alto da Cruz eram regiões que tinham dificuldades por ser a parte mais alta da cidade e agora vamos estar com esse problema resolvido. Então muito gratificante pra nós essa importante parceria com o Governo do Estado resolvendo um problema que era grave e muito sério aqui na nossa cidade”, explicou o prefeito.

A ampliação do sistema permitiu que fossem feitas 1200 novas ligações de água, beneficiando cerca de 5 mil pessoas em seis bairros da cidade. Outra melhoria que está sendo realizada é a substituição da rede antiga de amianto por uma nova com canos de PVC.

“Existe ainda a necessidade de trabalhar mais algumas melhorias em Floriano, como ainda existe uma tubulação principal de amianto que ainda precisa ser substituída. A substituição já foi feita em um trecho, faltam apenas 5 mil metros, um trecho de certa forma pequeno, e ai acaba toda essa tubulação”, explicou o diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Francisco Costa.

O diretor destacou ainda que o Governo do Estado está buscando alternativas para universalizar o serviço de abastecimento de água em Floriano com a construção de mais um reservatório. “Para atender ainda alguns bairros que têm alguma dificuldade como o conjunto Filadélfia e também o Zé Pereira, no bairro Meladão, já se está trabalhando para buscar recursos para a construção desse outro reservatório e ai se universaliza o acesso a água na cidade de Floriano”, disse Costa.

Esse terceiro reservatório está projetado para comportar 800m³  de água o que permitirá que Floriano deixe no passado os seus problemas de abastecimento de água mesmo nos bairros mais altos.


[email protected]

Carro-forte é alvo de explosão na PI-140; bando foge com dinheiro

Um carro-forte da empresa de transporte de valores Secopi foi alvo da ação de bandidos no final da madrugada desta quinta-feira(01), por volta das 5h30, na PI-140, há dez quilômetros da penitenciária Vereda Grande em Floriano. 

De acordo com informações do tenente coronel Edson Ferreira, comandante de policiamento dos Cerrados, um grupo de pelo menos quatro homens armados de fuzis abordaram o veículo. Com a ação, os vigilantes fugiram e se esconderam na mata. 

Os bandidos explodiram o carro e fugiram levando todo o dinheiro. Eles usaram um Fiat Punto, cor preta, blindado com chapas de aço, que foi encontrado na comunidade Alecrim, zona rural da cidade horas depois. 

A polícia só foi acionada duas horas depois do fato, o que prejudicou as buscas por pistas dos assaltantes. As investigações do crime ficarão com a Polícia Civil.


Caroline Oliveira
Com informações do repórter Tiago Melo da TV Cidade Verde
[email protected]

“Dia do Desafio” acontece hoje na Avenida Beira Rio

Floriano participará nesta quarta-feira, 31 de maio, do Dia do Desafio, uma ação global que busca incentivar a prática de atividades físicas e esportivas pela população. O projeto é realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem qualquer tipo de atividade física por 15 minutos. Neste dia vale movimentar o corpo com qualquer tipo de exercício, como caminhada, corrida, artes marciais, natação, entre outras modalidades. Em Floriano, o evento seguirá uma programação extensa, começando a meia-noite do dia 31, no Ginásio Defalla Attem e seguirá por toda madrugada.

Durante o dia, diversas empresas, instituições públicas, escolas e academias estarão focadas no Dia do Desafio e incentivarão as pessoas a praticaram algum tipo de atividade física. A culminância do evento acontecerá na Avenida Frei Antônio Curcio (Beira Rio), a partir das 18:00h. Toda uma estrutura será montada para oferecer aulões de ginástica, aeróbica, treinamento funcional e atividades esportivas, como ciclismo, judô, capoeira, jiu-jitsu, boxe, entre outros.

“Convidamos toda população para fazer parte desta grande ação que tem como objetivo movimentar a cidade, melhorando a qualidade de vida da população”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos.

Fonte: Ascom

Seid realiza Fórum Regional para Pessoas com Deficiência em Floriano

Com o objetivo de levar informações e serviços às pessoas com deficiência, familiares e agentes que trabalham com essa causa, foi realizado, na sexta-feira (26) e no sábado (27), no Comércio Esporte Clube, em Floriano, o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.  

O evento realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com outros órgãos do Estado e a Prefeitura de Floriano, teve a participação de quase duas mil pessoas dos municípios que compreendem a região. 

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca a importância de descentralizar os serviços para as pessoas com deficiência do Piauí e levar mais informações sobre os direitos das PCDs.  “O Governo do Estado, por meio da Seid, vem buscando melhorar, cada vez mais, a vida da pessoa com deficiência. O que nós queremos é que cada um de vocês possam absorver bem o que é repassado e que possam ser, a partir de amanhã, um defensor da causa dos direitos da pessoa com deficiência. Buscamos fazer com que a sociedade não veja essas pessoas como “coitadinhas’. Queremos que a sociedade veja as PCDs como cidadãos de direitos, que podem desenvolver qualquer atividade, de acordo com seu grau de deficiência”, destaca o gestor. 

A Coordenadora-geral do fórum, Helena Lima, fala que o evento é destinado às pessoas com deficiência, familiares e profissionais que trabalham a política de inclusão e moram na região de Floriano. “Promovemos dois dias de muitas informações e serviços. Levamos todas as políticas que o Estado oferece para a melhoria de vida das pessoas com deficiência ao município de Floriano. Na área da saúde, educação, esporte, lazer. Nosso fórum também objetiva a mudança atitudinal da sociedade em relação às PCDs”, destacou a coordenadora.
   
 A assistente social de Simplício Mendes Ana Clotildes participou do encontro e falou da importância de realizar eventos que abordem os direitos das pessoas com deficiência. “Sou assistente social e pessoa com deficiência. Esse fórum é muito importante para que toda a sociedade conheça e respeite as pessoas com deficiência! ”, finaliza a profissional.  

Durante o fórum, foram realizadas palestras, oficinas e outras atividades no sentido de levar informações e serviços à sociedade voltados à temática do evento.
 
Fonte: Ccom

Piauí: bombeiros resgatam de torre homem que pedia renúncia de Temer

  • torre41.jpg Divulgação
  • torre1.jpg Divulgação
  • torre2.jpg Divulgação
  • torre3.jpg Divulgação
  • torre4.jpg Divulgação
  • torre5.jpg Divulgação

O teólogo e estudante de Administração Pedro Nunes Bucar foi resgatado às 17h30 de ontem (26), por militares do Corpo de Bombeiros do Piauí. Pedro estava no alto de uma torre de telefonia, a 80m de altura, e pedia a renúncia do presidente Michel Temer. Ele foi retirado após quase 24h de protesto em Floriano, 244 km de Teresina. 

O comandante dos Bombeiros da cidade, capitão Jesus Divino, disse ao Cidadeverde.com que o manifestante foi resgatado depois de desmaiar no alto da torre. Ele ficou desacordado em uma pequena plataforma e não corria o risco de cair. Ele acredita que Pedro foi vencido pelo cansaço extremo. 

"Eu acompanhei a ocorrência desde o começo, não dormi um segundo sequer desde as 19h da quarta-feira [24], quando ele subiu. A nossa estratégia foi ficar o tempo todo conversando com ele, para ele não dormir e acabar se cansando e desistindo. O que aconteceu foi que sem dormir e com o sol forte durante todo o dia, ele não resistiu e acabou desmaiando", relatou o capitão. 

Antes disso, o resgate não havia sido tentado porque o manifestante ameaçava jogar gasolina e atear fogo em quem subisse na torre. Quando adormeceu, os Bombeiros posicionaram os equipamentos de segurança e o Sargento Amaral, Subtenente Milton e Cabo Ramon amarraram Pedro a uma cadeira e conseguiram resgatá-lo em segurança. 

"Conseguimos utilizar nossas técnicas da forma correta e não houve imprevistos, não tivemos prejuízos. Ele foi levado pelo Samu ao hospital e a família está agora acompanhando ele, que está bem, só bastante cansado e desgastado pelo sol", informou o bombeiro. 

Exigências

Durante o período em ficou no alto da torre, ele pediu três dúzias de pães. "Nós demos apenas alguns pães e água para ele, que disse que estava com fome, mas que tinha mantimentos para passar três dias lá em cima", disse o capitão. 

Posteriormente, ele pediu que alguém fizesse imagens suas com um drone. "Lá do alto, ele cantou o hino nacional".

O capitão falou ainda sobre a experiência de acompanhar o resgate de Pedro. "Em todos os anos que tenho como bombeiro, nunca vi uma coisa dessas, ainda mais durando tanto tempo. Mas é uma experiência, algo novo que se aprende e comemoramos ter dado tudo certo", finalizou o militar. 

 

Maria Romero
[email protected]

Homem sobe em torre de 80m e pede renúncia de Michel Temer

  • torre41.jpg Divulgação
  • torre1.jpg Divulgação
  • torre2.jpg Divulgação
  • torre3.jpg Divulgação
  • torre4.jpg Divulgação
  • torre5.jpg Divulgação

Os protestos contra a permanência de presidente Michel Temer (PMDB) ganham repercussões em todo o país. Em Floriano, a 244 km de Teresina, o lutador de artes marciais identificado como Pedro Nunes Bucar está há mais de 12 horas no topo de uma torre de telefonia. De acordo com informações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da cidade, a atitude é um protesto e o homem afirma que só vai descer após a renúncia do peemedebista.

A torre de telefonia tem cerca de 80 metros de altura e fica a poucos metros da prefeitura de Floriano, no bairro Caixa D`Água.

"O Corpo de Bombeiros foi acionado por um vizinho. Quando a equipe chegou, ele ainda estava na metade da torre e quando viu a viatura dos Bombeiros, subiu rapidamente. Ele chegou lá de carro, estacionou e subiu. Disse que está preparado para passar três dias. Em nenhum momento ele ameaça pular, mas disse que só vai descer quando o Temer renunciar", explica o capitão Jesus Divino, comandante do Corpo de Bombeiros de Floriano. 

Para garantir a permanência na torre, o lutador levou mochilas, um capacete e até mesmo um aparelho celular. Na noite de ontem (24), ele ainda manteve contato com a equipe de resgate, porém não houve negociação. 

"Ele disse que se tentarem subir para retirá-lo, ele vai jogar combustível e atear fogo.... acreditamos que o celular dele já descarregou. Então, tentamos comunicação via rádio e hoje levamos o irmão e a mãe para conversar com ele, mas não quis. Fica caminhando de um lado para o outro. Porém, lúcido. Agora pediu três dúzias de pães", acrescenta o comandante. 

Equipes dos Bombeiros e da Polícia Mililitar seguem acompanhando o protesto. Pedro Nunes escalou a torre por volta das 18h30 desta quarta-feira (24). 


Graciane Sousa 
[email protected]

Hospital de Floriano conta com assistência em UTI Neonatal

Com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN), o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, reforça a assistência em alta complexidade, sendo ainda uma unidade que absorve os casos de bebês prematuros de toda aquela região. Em pleno funcionamento desde o início de maio, o Hospital já atendeu 13 recém-nascidos, com uma transferência para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina.

“Esse bebê transferido foi um caso cirúrgico, que será atendido na Maternidade. Os demais casos, os clínicos, o Hospital Tibério Nunes tem plena condições de assistência, tanto pela estrutura, como de equipamentos e de profissionais”, relata o diretor geral Paulo Bonfim. De acordo com ele, todos os pacientes também foram submetidos a exames mais complexos, como ecodopller cardiograma.  

O método Canguru também está em fase experimental na UTIN. “Estamos implantando o método Canguru na UTIN, que reforça os laços entre mãe e filho, tornando o tratamento mais humanizado e com uma resposta mais rápida também”, explica Bonfim.

Compondo o conjunto de ações da Rede Cegonha nos cuidados e assistência às gestantes e bebês no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde estruturou o Hospital com os 10 leitos de UTI Neonatal para poder ofertar mais um serviço em alta complexidade.  Além dos cuidados aos recém-nascidos, ao lado do Hospital, está em fase de conclusão o Centro de Parto Normal(CPN) e a Casa da Gestante.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, “a oferta dessa assistência neonatal no sul do Estado irá diminuir o volume de atendimento da Maternidade Dona Evangelina Rosa, evitando deslocamentos em longa distâncias do interior para capital”.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, referência em alta complexidade no Estado, conta uma assistência neonatal comparada aos grandes centros do país. A unidade conta 20 leitos de UTIN, 17 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional(UNINCO) e mais 17 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru(UNINCa). Em processo licitatório mais 10 leitos de UTIN, o que vai resultar em 64 leitos para aqueles bebês prematuros que necessitam de algum tipo de assistência especial.

Os atendimentos em Terapia Intensiva Neonatal também são ofertados no interior, além de Floriano. Em Parnaíba, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, conta com 10 leitos de UTIN. 

Além disso, estão em fase de conclusão mais 10 leitos no Hospital Regional Justino Luz, em Pico. Também para os hospitais de Piripiri e São Raimundo Nonato também estão sendo estruturados mais 10 leitos em cada unidade, de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal(UCIN).  

Fonte: Ascom

Caminhoneiro procurado há 5 anos em Goiás é preso no Piauí

Um caminhoneiro foi preso, na manhã desta quarta-feira (17), pela Polícia Rodoviária Federal em Floriano, 244 quilômetros ao Sul de Teresina (PI). Procurado há pelo menos cinco anos, ele responde por roubo na Justiça de Goiás. 

F.C.S.S, 38 anos, estava em um caminhão abordado na BR-230. Ao checarem os documentos do motorista, os policiais rodoviários encontraram um mandado de prisão expedido em 29 de junho de 2012 pela 10ª Vara Criminal de Goiânia (GO). 

O motorista do caminhão disse aos policiais que desconhecia o fato, apesar de seus dados pessoais serem confirmados pelo mandado de prisão. Ele foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil em Floriano. 

Fábio Lima
[email protected]

Inspirados no PCC, facção no PI cria o Primeiro Comando da Princesinha

Inspirados no Primeiro Comando da Capital (PCC), um grupo de criminosos no Piauí resolveu criar o PCP- Primeiro Comando da Princesinha. A sigla foi alterada em alusão à cidade de Floriano, conhecida como a Princesinha do Sul, município de atuação dos suspeitos. 

O PCC é considerada uma das maiores organizações criminosas do país responsáveis por rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico. A organização é financiada principalmente pela venda de maconha e cocaína, mas roubos de cargas e assaltos a bancos também são fontes de faturamento. 

Ontem (16), João Marcos Rodrigues dos Santos, conhecido como Tupac, foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. Ele é investigado por tentativa de homicídio e uma série de roubos e apontado pela Polícia Militar como o líder do PCP.

Em sua rede social, por exemplo, há imagens dele e de outros jovens ostentando drogas e dinheiro. É comum também posts com os números 121 e 157,  artigos do Código Penal que se referem aos crimes de homicídio e assalto a mão armada. 

Já em uma outra postagem, a legenda da foto diz: "Mais se mexer com nois a bala come eu bonde do PCP tacar bala até nós homem" [sic]. A mensagem seria uma ameaça aos policiais. Apesar de aparentemente não temer a polícia, o líder do PCP gravou um vídeo após a prisão pedindo desculpas.

"Nunca mais vou 'coisar' muro de policial. Desculpa toda a polícia aí...de Floriano" [sic].

No vídeo o suspeito ainda delata os demais membros da suposta faccção e diz que eles são os 'próximos a cair' : "Pepeô e Rorão, Israel e Matheus... vão cair 'tudim' [sic].

De acordo com a Polícia Militar de Floriano, o PCP é violento. Nas ações criminosas, além de humilhar as vítimas, os suspeitos efetuam disparos de armas de fogo. 


Graciane Sousa
[email protected]

Floriano oferta serviço em telemedicina para pacientes em UTI

A Secretaria de Estado da Saúde fortalece a alta complexidade no sul do Estado ao implantar a telemedicina na assistência aos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Com a implantação do serviço, profissionais de lá podem interagir, on line, com a equipe do Hospital Albert Einstein, num estudo de casos de capa paciente.

Por meio de um equipamento de videoconferência, os médicos plantonistas passam o caso para os profissionais do Albert Einstein, apresentando o prontuário, resultados e discutindo sobre quais procedimentos estão sendo e devem adotados no tratamento do paciente.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, esteve neste final de semana no Hospital e acompanhou a videoconferência entre as duas equipes, a do plantão do Tibério Nunes e a equipe do Einstein, com o médico Leonardo Ferraz, gerente médico do Departamento de Pacientes Graves do Hospital Albert Einstein. “É uma a satisfação muito boa de ter profissionais de uma equipe com experiência maior, com grande know how que o Hospital Albert tem. Com isso temos a certeza que a mesma conduta terapêutica que um paciente no Albert tem, é a mesma que está sendo aqui discutida com os profissionais da saúde que já trabalham na Terapia Intensiva, oferecendo assim uma atenção diferenciada aos usuários dessa região”, diz Costa. O serviço foi implantado há aproximadamente 15 dias.

O médico plantonista da UTI do Tibério Nunes, Marcos Kalume, explica a dinâmica na assistência. “A consultoria à Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Tibério Nunes é feita diariamente através da corrida de leito, aonde o paciente é visualizado e nós, que estamos de plantão, discutimos a conduta diagnóstica mais adequada para cada paciente”, diz. 

O procedimento pioneiro na rede pública piauiense utiliza-se no uso de tecnologias de informação, agregando qualidade, conectividade e velocidade nas informações.  Assim os médicos têm acesso imediato e podem tomar condutas com maior agilidade. A telemedicina é fundamental para que os pacientes do Hospital Regional Tibério Nunes tenham a oportunidade de receber os cuidados oferecidos por profissionais de saúde especialistas de referência nacional. 

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores