Cidadeverde.com

Floriano sedia evento voltado a criação cinematográfica

A cidade de Floriano durante essa semana se transformou no maior celeiro cinematográfico dos sertões. Com uma programação completa, que inclui exibições, palestras e workshops, o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões segue até o dia 20 de novembro.

E para os que pretendem investir na própria formação, o encontro dos sertões oferecerá gratuitamente oficinas, palestras e workshop, de 17 a 19 novembro com temas: Roteiro Cinematográfico “A Inspiração Vem de Onde”.

Grandes nomes do cinema, como Rodrigo Murat e Jackson  Abacatu ministrarão oficinas durante o  evento.

O público também poderá conferir a programação do Piauí Mix,  no Cineteatro Maria Bonita, com grandes apresentações musicais de Vavá Ribeiro e Banda, Soraya Castello Branco, Frank Farias, Rosinha Amorim, Gonzaga Lú e Banda, Maurício e Banda.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Empresário é morto a tiros dentro de concessionária em Floriano

O dono de uma concessionária de veículos foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (11) na cidade de Floriano, distante 244 quilômetros de Teresina. José Gilson Manoel da Silva, 39 anos, conhecido como Gaguim, foi morto dentro da sua loja de carro, localizada na BR-230.

Segundo a polícia, dois homens armados chegaram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Eles pediram o celular e o relógio do empresário e depois efetuaram pelo menos quatro disparos. 

“O empresário deu os pertences aos assaltantes e mesmo assim foi alvejado”, conta a delegada titular do 2º Distrito Policial de Floriano, Luana Alves. Depois da ação, a dupla fugiu em um carro Celta, cor prata. 

A princípio a polícia tem duas linhas de investigações. O crime pode ter sido um latrocínio [roubo seguido de morte] ou execução. Durante o assalto, a dupla não fez ninguém de refém e roubou somente o empresário.  “Os tiros foram direcionados ao empresário e não levaram nada de outras pessoas que estavam na loja”, acrescenta a delegada.

A delegada Luana informou, ainda, ao Cidadeverde.com que José Gilson cumpria pena em regime semiaberto desde abril de 2015. O dono da concessionária já foi preso suspeito de praticar tráfico de drogas na cidade de Picos, no ano de 2009. 

A Polícia Civil está realizando diligências a fim de identificar os  suspeitos do crime.  

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Agentes abortam fuga de presos na Vereda Grande em Floriano

  • 0f436e62-141c-48e3-8d51-ac3ec0deedbe.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • 4d3d4939-c16f-4c4e-82af-3cf01e701f93.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • 4e5a57a2-c5b1-486b-b909-6d8a982f48b2.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • 045f63e7-f293-4f3c-8134-100cc44e5e1d.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • 077b370f-f87c-45ca-863b-985f5a81db57.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • 258e49b1-1db4-4719-a555-6ca117005807.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • 522132c9-4fe5-4c13-996c-0b2a9f2916cb.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • 614158c4-b7e2-446f-9de6-ed3cd024ff2b.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • a893ca8a-a690-456d-85a6-c5f56d22790e.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • a19066f4-baba-494d-977c-569dc3400dea.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • ace6ddaa-0ddf-4ee1-83f8-7b79a19e82be.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • c4f25e4a-e639-4691-af1d-64f90066c02e.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • da59fe98-ecb3-4593-8976-15b519109dec.jpg Ascom Sinpoljuspi
  • f36c4caa-73d5-466c-b800-b53af94ad7c0.jpg Ascom Sinpoljuspi

Os agentes penitenciários do presídio Vereda Grande, em Floriano, conseguiram abortar uma fuga em massa de presos do pavilhão C no início da madrugada deste sábado(05). Eles ouviram um barulho estranho e ao procurarem, viram os detentos na laje tentando sair por um buraco no telhado. 

Os agentes abordaram os presos e acionaram os policiais militares das guaritas externas que ajudaram na contenção. A parte destelhada era em cima da cela 15. 

De acordo com Jefferson Dias, diretor de assuntos sindicais do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), cerca de 23 presos estavam na cela e foram encaminhados para a triagem depois da tentativa. 

“Normalmente se faz transferência, mas não tem pra onde ir. Fazer como aconteceu em Picos, que tiraram 16 presos, os cabeças da rebelião, e transferiram para outro presídio, também superlotado, só mudaram o problema de lugar”, afirma Jefferson Dias. 

Em Floriano, havia oito agentes no plantão e para mais de 300 presos. A capacidade da Vereda Grande é de cerca de 120 detentos. 

“Todo o sistema está superlotado, menos em São Raimundo Nonato e de Altos, que ninguém sabe qual motivo”, afirma o diretor dizendo ainda que a falta de agentes e a fragilidade das estruturas danificadas por fugas e rebeliões deixam o sistema mais abalado. 

Picos 

Este é o segundo incidente da semana numa penitenciária do interior do Estado. No feriado do Dia de Finados, na última quarta-feira(02), dois presos foram mortos em uma rebelião no presídio João de Deus Barros em Picos.  

 


Caroline Oliveira e Yala Sena
[email protected]

Hospital de Floriano terá pronto atendimento em neurologia

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, apresentou as ações para fortalecimento na assistência hospitalar de urgência e emergência, além da retaguarda, nos hospitais de Teresina e interior. As ações são focadas para ortopedia, neurologia e nefrologia, nos hospitais de referências de Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano.

Para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, um novo serviço deve ser implantado ainda em 2016: neurologia clínica e para o primeiro semestre de 2017, a cirúrgica. “Já contamos com um Centro de Diagnóstico por Imagem equipado com tomógrafo e com oferta de exames tanto ambulatorial, como de urgência. Aliado a essa estrutura, contamos com dez leitos de UTI adulta”, informa o secretário, relatando ainda que profissionais que vão dar suporte no atendimento já foram capacitados. “Nossa expectativa é que em dezembro seja aberto esse novo serviço em média e alta complexidade no pronto atendimento”, destaca Francisco Costa.

O fortalecimento nos atendimentos dos hospitais de Floriano, Parnaíba, Picos e Piripiri já vem avançando ao longo dos últimos dois anos, principalmente na assistência em ortopedia. “Temos ampliado o acesso aos serviços de saúde em toda a rede estadual, principalmente com a realização de cirurgias ortopédicas nos hospitais de referências. Em Piripiri, por exemplo, conseguimos atender toda a demanda de ortopedia”, disse Costa. Essas unidades se consolidam como referência ortopédica naquelas regiões.

No serviço de nefrologia, haverá ampliação na assistência, com hemodiálise sendo realizada para pacientes internados na UTI do Hospital Tibério Nunes. Inicialmente, os atendimentos serão feitos somente aos pacientes internados, seja na UTI ou em leitos comuns, e que tenham alteração no quadro clínico e necessitem do procedimento.

A ampliação da oferta na assistência foi apresentada ao secretário municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade; à presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Fátima Garcez; e à equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), além dos diretores das unidades hospitalares, em duas reuniões realizadas nessa quinta-feira (3), no Centro Administrativo.

Da editoria de Cidades
[email protected]

Ciclista do Piauí é arremessado a 45 metros e morre em acidente

O atleta do ciclismo piauiense, Manoel Dionísio, 33 anos, morreu atropelado por veículo na BR-230, próximo à cidade de Floriano. O acidente ocorreu por volta das 18h, desta quinta-feira (27). O chefe da 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Bernardino Oliveira, conta que a vítima foi arremessada a cerca de 45 metros de distância. 

"Estamos coletando os dados do local e também ouvindo as testemunhas para saber o que de fato ocorreu. Se o ciclista trafegava na própria via, pelo acostamento ou na faixa de bordo", disse Oliveira.

Manoel Dionísio pedalava uma bike speed e estava com mais dois ciclistas que não sofreram ferimentos. Pela situação em que ficaram as bicicletas é possível perceber a gravidade do acidente. O piauiense teve morte imediata.

O condutor do veículo de passeio- que não teve a identidade revelada- seguia no mesmo sentido da vítima em um carro modelo Parati. De acordo com a PRF, o motorista foi submetido ao teste do etilômetro, que deu negativo. Ele prestou socorro a vítima, foi conduzido à delegacia e liberado em seguida.

Manoel Dionísio- que competia nas modalidades de ciclismo estrada e mountain bike- treinava para conseguir ranqueamento nacional de ciclismo após expressivos resultados em competições piauienses.

O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, George Augusto Rodrigues, lamentou a perda do atleta que participaria da corrrida ciclística Pedro Tomaz, que acontece em novembro, entre as cidades de Floriano-Jerumenha. 

"Para a gente, não tem uma notícia mais triste que a morte do atleta, que era bastante conhecido e morreu fazendo o que gostava. Ele estava disputando o ranking estadual e acumulava títulos. Inclusive, ele já foi atleta da federação piauiense. O Dionísio era um bom atleta, não um ciclista aventureiro", lamenta o presidente da federação.

George Augusto ressalta que o número de acidentes com ciclistas tem afastado atletas do esporte e chama a atenção para a falta de sinalização no trânsito. 

"A cada acontecimento como este, atletas deixam de pedalar com medo do trânsito. Não quero julgar a imprudência do motorista, mas a falta de respeito no trânsito nos deixa muito desanimados. Este não é o primeiro e nem o segundo atleta que perdemos e infelizmente não será o último. Falta sinalização nas estradas e um local para que os atletas possam treinar", desabafa George Augusto.

 Pelas redes sociais, amigos e admiradores do atleta também lamentaram a perda do ciclista. Manoel Dionísio deixa a esposa e duas filhas menores de idade. O sepultamento está previsto para as 17h, desta sexta-feira (28), no cemitério São Pedro de Alcântara.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Coren-PI realiza Encontro em Floriano nos dias 27 e 28 de outubro

 


O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren–PI) realiza em Floriano de 27 a 28 de outubro no auditório do IFPI, o Encontro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (ENCREPI).
 
O ENCREPI foi idealizado com o objetivo de congregar os profissionais de enfermagem em torno das questões de interesse da categoria, enfatizando a legislação e as questões éticas no exercício profissional.
 
Com o tema “O aprimoramento profissional visando o cuidado ético, responsável e competente de Enfermagem”, os profissionais da categoria poderão participar da conferência “Atuação de Enfermagem na solicitação de exames, prescrição de medicamentos e encaminhamentos: aspectos éticos e legais”, minicurso sobre interpretação de exames na Atenção Básica e curso sobre a assistência de enfermagem no tratamento de feridas e ostomias.
 
De acordo com o presidente do Coren-PI, Dr. Lauro César de Morais, os ENCREPIs são importantes para o aprimoramento da enfermagem piauiense, “são oportunidades de discutir os melhores direcionamentos para o futuro da enfermagem no Piauí e avaliar de perto a realidade da categoria e do exercício da profissão nestas cidades”, finalizou.
 
As inscrições serão feitas no dia do evento e o participante deverá doar um kit de higiene pessoal para validar sua inscrição.

Da Redação
[email protected]

Palhaço mantém tradição há 50 anos e distribui uma 1,5 tonelada de bombons

  • c86d8ad7-87bf-4a1c-bec0-5d57166316cc.jpg Divulgação
  • ca1.jpg Divulgação
  • ca8.jpg Divulgação
  • ca10.jpg Divulgação

Uma história que começou ainda na infância, quando ele se fantasiava para distribuir bombons. A 'plateia' que era de poucas dezenas, passou para mais 1.500 só na cidade de Floriano, a 244 km de Teresina. Assim, há 56 anos, surgiu o palhaço Carrapeta responsável por 'adoçar' o Dia da Crianças e resgatar as melhores lembranças. 

"Eu faço isso desde o quatro anos de idade e hoje tenho 60 anos. Quando eu era criança, me vestia de palhaço e fazia um 'showzinho' na porta da minha casa para as criancinhas da rua. Na época, distribuía cerca 10 bombons, um saco. Com o tempo, comecei a percorrer comércios, ir atrás de doações em dinheiro, anunciava em rádio para conseguir mais doces", relembra.

O palco do palhaço Carrepeta- que prefere manter a verdadeira identidade- não é em um picadeiro de circo, mas a bordo de uma camionete. Por meio de um alto falante, ele avisa que vai passando e então começam a correr crianças para todos os lados. 

"A gente vai andando e não para...o locutor vai anunciando e vamos distribuindo para as crianças que aparecem. Me sinto realizado e a cada nova edição é um começo. Tem muita dificuldade, por que cada vez mais o apoio privado e público cai. O detalhe é que as doações individuais de pessoas- que ficam sabendo e querem ajudar com pelo menos um saco de bombom- aumentam", desabafa o palhaço cujo nome faz referência a uma música infantil. 

Neste ano, foram arrecadados cerca de 1.600 quilos de bombons, o que corresponde, a mais de uma tonelada e meia. Somente na manhã desta quarta-feira (12), Carrapeta percorreu mais de 20 bairros de Floriano. À tarde, o palhaço faz a boa ação no município de Barão de Grajáu, no Maranhão. 


Graciane Sousa
[email protected]

Piauí amplia rede e terá quatro Centros Odontológicos no interior

O Piauí vai dispor de quatro Centros Estaduais de Especialidades Odontológicas (CEOs), que serão implantados nos municípios de Floriano, Picos, Parnaíba e Bom Jesus e terão gestão estadual. O projeto foi solicitado no início de 2016 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Saúde Bucal, ao Ministério da Saúde, e objetiva ampliar o atendimento odontológico, com aumento da oferta diversificada de procedimentos, e, a partir de investimentos, aumentar o acesso aos níveis secundário e terciário de atenção.

Segundo o coordenador estadual de Saúde Bucal do Piauí, Marcelo Almeida, os Centros de Especialidades Odontológicas são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os CEOs estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os serviços de diagnóstico bucal (com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca), periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a pessoa com deficiência. Posteriormente, poderão ser ofertadas as especialidades ortodontia (aparelhos) e implantodontia.

“Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e, no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Agora, com a implantação do CEO estadual, será possível ampliar o atendimento de saúde bucal à população dando suporte maior ao trabalho realizado pelos CEOs municipais já existentes”, afirma Marcelo Almeida.

Para a implantação dos centros de especialidades odontológicas, serão disponibilizados de R$ 120.000 para cada um dos CEO, que poderão ter de sete a 11 consultórios odontológicos. Já para o funcionamento desses espaços de saúde, vão dispor mensalmente de custeio federal de R$ 19.750, e contrapartida de R$ 10.000 da Secretaria de Estado da Saúde.

Para facilitar a implantação e reduzir os custos, os CEOs funcionarão em prédios do Governo do Estado e, de início, vão contar com profissionais que já atuam na rede estadual desses municípios. Em casos específicos, poderá haver a necessidade de contratações, por não conseguir o profissional necessário para a especialidade em questão.

Os Centros de Especialidades Odontológicas possuem gestão estadual e a participação dos municípios será no encaminhamento dos pacientes a partir da Atenção Básica, ou seja, do Programa de Saúde Bucal fazendo, assim, a regulação do atendimento.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

PRF localiza e prende condenado por estupro que estava foragido

Na manhã desta segunda-feira (03), no trecho urbano da BR 343 em Floriano/PI, policiais rodoviários federais realizavam ronda quando avistaram um motociclista transitando pela contramão de direção sem usar o capacete de segurança.

No momento da abordagem, o homem de 30 anos disse inicialmente que não portava nenhum documento de identificação, mas a equipe PRF realizou buscas e encontrou sua carteira de identidade  (“R.G.”). Dando sequência às consultas, os policiais constataram que o documento era verdadeiro e realmente pertencia a ele, bem como que contra o indivíduo pesava um Mandado de Prisão em aberto.

A ordem, expedida pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal e Territórios, foi expedida em 19/09/2013 e tinha validade até 02/04/2020, decorrente de condenação definitiva pelo crime de estupro. 

Ele tinha ainda incidência do artigo 226, II do Código Penal Brasileiro, que prevê aumento de pena “*de metade, se o agente é ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título tem autoridade sobre ela*”. No caso, ele foi condenado à pena de prisão de 12 anos, em regime fechado.

O indivíduo foi preso e a ocorrência encaminhada à Delegacia local.

 

Da Redação
[email protected]

Joel Rodriges é eleito prefeito com 46,96% dos votos em Floriano

O candidato Joel Rodrigues (PP) foi eleito prefeito do município de Floriano, a 244 km de Teresina. Ele que é deputado estadual foi eleito junto com o vice Antônio Reis com 16.040 representando 46,96% dos votos.

Os candidatos foram eleitos pela coligação "A Força Que Vem do Bem" que engloba os partidos PP/PSDC/PSDB/REDE/PHS/SD/PCdo B/PV PMN/PTB/PRTB/PPS/PTN e PSC.

O candidato que ficou em segundo lugar foi Almir Reis do PMDB que totalizou 15,328 votos representando 44,87% dos votos. Didi da lotérica segue em terceiro com 6,48% dos votos e Moura Fé aparece em último com apenas 1,69% dos votos.

O município teve 34.160 votos válidos  e o comparecimento de 85,66% do eleitorado do município. A abstenção foi de apenas 14,34% dos eleitores. Foram 526 votos brancos e 1297 votos nulos.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores