Cidadeverde.com

PRF prende dois homens por tráfico de drogas em Floriano

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite deste sábado (23), dois homens portando drogas. Os suspeitos, de iniciais L. G. L. S. e C. R. F. R. L. C. R foram abordados no Km 261 da BR 230.

Segundo a polícia, os dois homens estavam numa motocicleta  Honda Pop 100 de placa PIF-0350. Eles desobedeceram ordem de parada e empreenderam fuga, mas foram acompanhados pela equipe PRF, que efetuou a prisão. 

No momento da abordagem, o passageiro da motocicleta tentou se desfazer de um pacote plástico que ele portava, no qual a PRF encontrou 350 gramas de maconha.

Os dois e a droga foram encaminhados à delegacia de Floriano.

Hérlon Moraes
[email protected]

Agente sofre infarto e após enterro, bandidos fazem arrastão em sua casa

  • Screenshot_2016-04-23-09-17-56.png Cidadeverde.com
  • bb8acb71-edf7-401d-9d2c-4b78a8e13b4d.jpg Cidadeverde.com
  • 77f68911-6877-4455-afc6-12364ec15401.jpg Cidadeverde.com
  • 448d685d-a6b2-476f-b0d1-d0dc9a1d483f.jpg Cidadeverde.com
  • 04489fdc-15af-4057-bae0-6a86fa9f9ef9.jpg Cidadeverde.com
  • 8ed08ebd-c7dd-428f-a295-9c0afd66f78f.jpg Cidadeverde.com

 

O agente penitenciário Hugo Pereira da Fonseca, sofreu um infarto fulminante e veio a óbito na última quinta-feira (21) em Floriano, município a 249 km de Teresina. Sua morte seria lembrada como uma fatalidade, não fosse o crime que se desenrolou após o enterro de Hugo no município de Landri Sales onde nasceu. Após o enterro, bandidos arrombaram a residência onde morava em Floriano e levaram todos os percentes do agente, objetos, eletrodomésticos, botijão de gás e até comida que havia no local, que ficou totalmente revirado.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, José Roberto, Hugo era bastante conhecido na região e morava sozinho em Floriano, quando souberam de sa morte, bandidos da própria cidade, aproveitaram que o imóvel ficou fechado para realizar o arrastão. "Como o corpo foi levado para Landri Sales eles perceberam que o imóvel ficou fechado esses bandidos foram lá e fizeram o rapa", pontuou.

Hugo foi agente penitenciário por mais de 36 anos e para o Sinpoljuspi era um funcionário exemploar. "Ele nunca esteve envolvido em nenhum escândalo profissional e sempre foi exemplar. Uma pessoa muito boa", completou o presidente.

Concurso

José Roberto acrescenta que 70% do efetivo de agentes penitenciários de Floriano já tem idade avançada e esse é um dos motivos que levou o sindicato a apelar pela realização de um concurso público com novas vagas para a categoria. "Para se ter uma ideia de julho até agora é o nosso terceiro agente que perdemos por problemas de saúde, ou morte natural. A situação está difícil e precisamos admitir agentes jovens para o trabalho também", concluiu o presidente.

O caso do arrombamento e furto da casa de Hugo foi denunciado à Polícia Militar e levado à Polícia Civil que cuidará da investigação.

Rayldo Pereira
[email protected]

PRF prende homem transportando marrecos em Floriano

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na noite desta quarta-feira (20), um motorista transportando sete marrecos selvagens. A apreensão aconteceu no posto fiscal da cidade de Floriano.

As aves estavam em uma caixa  dentro de um veículo Gol de placas LVI-0623. A equipe PRF encontrou ainda redes e outros equipamentos de captura e caça de aves.

De acordo com a polícia, é a segunda apreensão desse tipo feita pela PRF nas estradas do Piauí esta semana. No último domingo, a PRF apreendeu 18 aves em Parnaíba.

Hérlon Moraes
[email protected]

PGJ visita Promotorias e agiliza trâmites para construção de sede em Floriano

O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, esteve hoje (07/04) na sede da Promotoria de Justiça de Regeneração, visitando as instalações. Também estavam no município o Corregedor-Geral do Ministério Público, Aristides Pinheiro, e o Promotor Corregedor Cláudio Bastos, que conduziam uma correição ordinária. A equipe foi recepcionada pela Promotora de Justiça Valesca Caland Noronha.

O objetivo do Procurador-Geral é verificar as condições de trabalho dos membros do Ministério Público, a fim de desenvolver estratégias para aprimorar ainda mais a atuação institucional em todo o estado. 

“Nosso plano de gestão prevê a execução de uma série de medidas para agilizar a prestação de serviços. Um exemplo é a criação dos núcleos regionais de Promotorias de Justiça, que devem contribuir para facilitar a distribuição de materiais, equipamentos e outros itens essenciais ao trabalho”, declarou Cleandro Moura.

O Procurador-Geral esteve ainda em Floriano, onde se articulou com os Promotores de Justiça da comarca para finalizar o processo de doação do terreno que deverá abrigar a próxima sede própria do Ministério Público no interior. De acordo com ele, a construção de sedes próprias é uma prioridade, pois viabiliza o oferecimento de melhores condições de trabalho aos integrantes da instituição, que assim podem prestar um melhor atendimento à população. 

“Temos investido na construção de sedes modernas, amplas, bem localizadas e totalmente acessíveis. As atribuições do Ministério Público estão sendo continuamente ampliadas, e por isso precisamos disponibilizar, para a comunidade de Floriano, uma casa condigna, onde sejam ouvidos os anseios sociais”, relatou o chefe do MP/PI.

Durante o evento realizado na atual sede das Promotorias de Justiça, o Prefeito do Município, Gilberto Júnior, entregou ao chefe do Ministério Público um termo de compromisso de doação. Após a apreciação do Poder Legislativo Municipal, a titularidade do terreno deve ser transferido à instituição dentro de poucas semanas. Também participaram da reunião os Promotores de Justiça Arimatéa Leão, Cláudio Soeiro e Manoel Monteiro. Em seguida, o Procurador-Geral foi conhecer o terreno doado, antecipando que em breve serão instaurados os procedimentos necessários para o início das obras.

 

Da Redação
[email protected]

Internos recebem certificados do Pronatec e melhorias na Penitenciária

Quinze reeducandos da Penitenciária Vereda Grande, em Floriano, receberam, nesta quinta-feira (7), os certificados do curso de Pizzaiolo, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e desenvolvido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além de entregar os certificados, a Secretaria de Justiça do Piauí inaugurou um consultório odontológico, um banheiro, um centro de treinamento de agentes penitenciários e reformas no setor de administração da unidade.

Interno da Penitenciária Vereda Grande, Francisco Tiago, um dos que receberam o certificado do Pronatec, fala de seus planos para o futuro. “Assim que cumprir minha pena, pretendo abrir uma pizzaria no município de Regeneração. O curso de Pizzaiolo me deu uma nova chance e eu não vou desperdiçá-la”, diz. Cerca de 500 pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Piauí já foram ou estão sendo beneficiadas por cursos profissionalizantes executados nas unidades penitenciárias do Estado.

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, comenta que as melhorias nas unidades prisionais fortalecem a política de humanização e ressocialização do sistema penitenciário. “Paralelo às melhorias, estamos oferecendo capacitação aos agentes, além do desenvolvimento de programas e projetos voltado à educação e preparação dos reeducandos para o mercado de trabalho, ampliando as ações de humanização, portanto, e dando a essas pessoas a oportunidade de mudar suas vidas”, frisa.


Unidos vencem o Campeonato Vereda Grande de Futsal

Pelo placar de 4 a 3, o time do Unidos venceu os Guerreiros da Luz na final do Campeonato de Futsal de Vereda Grande, com times formados pelo internos da unidade. No total, 90 reeducandos disputaram o torneio, que é realizado trimestralmente. O secretário Daniel Oliveira deu o pontapé inicial da partida.

O reeducando Jarbas Ferreira, que disputou a final do campeonato, destaca que a prática esportiva auxilia na disciplina. “Ajuda no nosso comportamento e nos permite um pouco de entretenimento. Sempre participo das competições”, destaca.

O gerente da Penitenciária Vereda Grande, Defran Rodrigues, diz que “o esporte vem contribuindo bastante dentro da penitenciária. Nossa meta é expandir essas competições no intuito de fortalecer nossas ações de ressocialização”.

O Campeonato de Vereda Grande, que acontece na quadra da própria penitenciária, foi realizado em cinco rodadas, com pontos corridos, de onde saíram quatro semifinalistas. Foram premiados o time campeão e o vice-campeão, artilheiro, melhor jogador e jogador mais disciplinado. 

Ator Kayky Brito interpretará Pilatos na Paixão de Cristo de Floriano

Três dos principais personagens da Paixão de Cristo em Floriano serão encenados pelos artistas nacionais Kayky Brito, que interpretará Pilatos, Rosa Maria que fará o papel da mãe de Jesus e Armando Babaioff que viverá Caifás. O espetáculo é gratuito e acontecerá nos dias 25 e 26 de março. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas assistam a peça que será realizada no Teatro Cidade Cenográfica, o segundo maior a céu aberto do Brasil. 

“Acredito que não há emoção maior para o público assistir a Paixão de Cristo ao vivo. O teatro representa o momento, o agora, e acho que as nossas emoções vêm naturalmente. Não há sentimento maior do que estar no palco. O público pode esperar uma dádiva de um espetáculo, ou melhor, um teatro com atores com vontade de fazer o seu melhor espetáculo”, disse Kayky Brito.

A Paixão de Cristo mostrará a trajetória marcante de Jesus, do batismo à ressurreição. O espetáculo está sob direção Alisson Rocha e organização do Escândalo Legalizado de Teatro – Escalet, grupo fundado em 1987, por jovens de Floriano.


Da Editoria de Cidades
[email protected]

Campus de Floriano executa projeto de extensão com dependentes químicos

Valorização dos vínculos familiares, respeito e amor à vida, reavivamento de sonhos e esperanças. Esses e outros desafios são os objetivos de um projeto de extensão da Universidade Estadual do Piauí, Campus Dra. Josefina Demes, no município de Floriano. A ação é executada por professores, alunos e funcionários da instituição que ajudam dependentes químicos da Casa de Recuperação Peniel a reavivar sonhos que foram perdidos.

O projeto de extensão “Esperança semeada, sonhos restaurados: (re) valorização dos relacionamentos entre dependentes químicos na Casa de Recuperação Peniel” é realizado nas tardes de quarta-feira, com grupos educativos de orientações e aconselhamentos. A ressocialização é destinada ao público masculino, com faixa etária entre 18 e 55 anos. Atualmente, o grupo acolhe 35 internos.

O coordenador do projeto, professor Dr. Francisco Cardozo, explica como funcionam as ações: “realizamos palestras motivacionais, exibimos filmes que retratam lutas diárias e superação de problemas oriundos do desgastes provocado pelo uso de drogas”. A equipe é formada por uma professora da Psicologia e outra da Biologia, um bolsista do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU), graduandos dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Biologia e dois funcionários administrativos da UESPI.

“Cada área é responsável por uma ação no projeto. A Psicologia auxilia nas conversas com os internos. Exames físicos e clínicos são de encargo da Enfermagem, as atividades lúdicas e ginástica laboral é de atribuição da Educação Física”, explicou o coordenador. A extensão também conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Floriano, com doações de alimentos e vestuário e na construção de hortas.

O gerente da Casa de Recuperação, Eudésio de Sá, falou que a implantação do projeto de extensão foi uma proposta admirável. “A ação trouxe atividades bem dinâmicas, com exibição de documentários e palestras que auxiliam na recuperação. A presença dos professores e alunos está sendo muito importante para os internos”, afirmou. Segundo ele, a autoestima dos dependentes tem melhorado.”O desejo de todos é abandonar a dependência química”, finaliza.

O projeto de extensão é executado no período de um ano, de acordo com o edital do PIBEU 19/2015. O “Esperança semeada, sonhos restaurados” teve início em em 01 de setembro de 2015 e se estende a 02 de setembro de 2016.

Homem esfaqueia a irmã e mata o irmão a facadas em Floriano

Celso dos Santos de Aquino, 51 anos e aposentado, matou o irmão - David dos Santos de Aquino, 39 anos, estivador - a facadas e atingiu com um golpe de faca a irmã Lúcia Maria dos Santos de Aquino, 34 anos. Os crime aconteceram no bairro Matadouro, em Floriano, nessa terça-feira (8). De acordo com o escrivão de Polícia Civil da cidade, Heraldo Freitas, o suspeito foi preso em flagrante e chegou a ameaçar os policiais. 

Segundo depoimento de Lúcia à polícia, Celso saiu de casa às 10h com a arma do crime e foi até um bar, onde consumiu bebida alcoólica por algumas horas. Por volta das 15h, ele foi até a casa da irmã e a agrediu. 

"Ela conta que ele sentou ao lado dela sem falar nada, tirou a faca da cintura e tentou acertá-la com uma facada no pescoço. Ela conseguiu desviar e foi atingida no músculo trapézio [no ombro]. De lá, ele foi até a casa que era dos pais deles e esfaqueou o irmão, que morreu no local", informou.

Davi dormia em uma rede em um dos quartos da casa. Ele foi atingido na região do abdômen com quatro a cinco facadas. O suspeito foi encontrado em casa por policiais militares encarregados de fazer as buscas. Ele estava com a arma do crime e fez ameaças à polícia. 

"Assim que os policiais chegaram, ele desafiou a polícia, disse que ninguém iria entrar na casa dele, ninguém iria prendê-lo. Ele chegou a passar a faca no chão, como fazendo uma ameaça", relatou. 

O escrivão informou que o homem será transferido ainda hoje para a penitenciária Vereda Grande, em Floriano. Em depoimento, o suspeito relatou não lembrar o que tinha feito.

"Ele disse que não sabe o que fez, que não lembra porque estava muito bêbado. Mas sabemos que ele já costuma beber e nunca tinha feito isso antes. Não existe também relato de possível insanidade mental, então fica caracterizado o motivo fútil para o cometimento do crime. Depois de algum tempo, ele disse que se desentendeu com o irmão por conta do portão da casa, que um queria deixar aberto e o outro, fechado", declarou. 

 

Maria Romero
[email protected]

Organização prevê recorde de público na Paixão de Cristo de Floriano 2016

Nos dias 25 (sexta-feira) e 26 (sábado) de março, às 20h, durante a Semana Santa, a cidade de Floriano, que fica a 240 km da capital Teresina, no Piauí, vai apresentar a 21ª montagem do espetáculo “Paixão de Cristo”, uma das mais emocionantes histórias da humanidade. A expectativa é que as apresentações, no Teatro Cidade Cenográfica, o segundo maior a céu aberto do Brasil, superem a última edição e mais de 20 mil pessoas, de todas as idades, devem comparecer nos dois dias do evento, com entrada gratuita.
 
Com direção de Alisson Rocha e organização do Escândalo Legalizado de Teatro – ESCALET, “Paixão de Cristo” mostra a trajetória marcante de Jesus, do batismo à ressurreição. No elenco, além de 350 atores formados nas oficinas do grupo, três nomes de projeção nacional: Kayky Brito será o governador romano Pilatos, Armando Babaioff, o edomita judeu Caifás, e Ana Rosa viverá a personagem Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo, que será interpretado por Rithelly Moura.

“A história de Jesus é o maior acontecimento de todos os tempos. Já participei da Paixão de Cristo muitas vezes, desde a minha infância, no circo do meu avô. Minha primeira personagem foi o Anjo que anunciou a Maria, a Ressurreição de Jesus. Também fiz a Virgem Maria num especial lindíssimo da Semana Santa, para o SBT, em 1981, mas é a primeira vez que participo de uma mega produção como essa, ao ar livre. Estou feliz pela oportunidade e a minha expectativa é que será impactante. Tenho a certeza de que em Floriano, será um espetáculo bonito e tocante, que sensibilizará as pessoas”, afirma Ana Rosa, nascida em Promissão, no interior de São Paulo, e que entrou para o Guiness Book em 1997, como a atriz que mais participou de telenovelas no mundo. No ano passado, atuou na peça “Elza e Fred”, e, em 2014, foi a Zuleica, na novela “Boogie Oogie”, na TV Globo.

Desde 2002, as montagens anteriores de “Paixão de Cristo”, de Floriano, no Piauí, já contaram com renomados artistas como Monica Carvalho, Caio Blat, Camila Rodrigues, Ricardo Pereira, Luciano Szafir, Thiago Fragoso, Marco Pigossi, Gisely Soares, Jackson Antunes, Luigi Barriceli, Oscar Magrini, Elke Maravilha, entre muitos outros.
 
“Vejo Pilatos como certeza de um vilão retrospectivo de uma história em que ele foi o cruel, porém voltou atrás na hora de condenar Jesus por uma série de fatos. Será um desafio sentir os dois lados da moeda e viver esta história tão polêmica e é isso que me motiva”, diz Kayky Brito, que, no ano de 2014, viveu o personagem Israel, na novela “Alto Astral”, da TV Globo.
 
O espetáculo conta com o apoio da Secretaria de Estado de cultura e Governo do Estado do Piauí, Prefeitura do Município de Floriano, Ministério da Cultura, Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, Credshop, Drogarias Globo, São Jorge Supermercado, Comercial Carvalho, R. Damasio, Casas das Linhas, Ferronorte, Analise Contabilidade, Jeva/Rommanel, Armazém Paraíba e Fiat Santa Clara.

A cidade de Floriano está à margem do rio Parnaíba e possui cerca de 55 mil habitantes. Os principais pontos turísticos religiosos são as Igrejas Matriz São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora da Guia, Capela Padre Pio de Pietrelcina e Mosteiro das Monjas Concepcionistas. Já no roteiro ecológico, atrações naturais como balneário Manga, passeio de barco no rio Parnaíba e trilhas ecológicas.
 
O Grupo Escândalo Legalizado Teatro foi fundado, em 1987, por jovens de Floriano. Nessa trajetória, deu várias contribuições culturais à região, desenvolvendo atividades socioculturais, realizando montagens de espetáculos teatrais e festivais de teatro e cinema.
 
SERVIÇO:
Espetáculo “Paixão de Cristo”
Dias – 25 (sexta-feira) e 26 (sábado) de março de 2016
Horário – 20h
Local – Teatro da Cidade Cenográfica
Endereço: PI 05 2747 SANTA RITA, Floriano – Piauí.
Entrada Franca
Mais informações: (89) 9978 6996 – Cesar Crispim / www.paixaodecristopi.com.br
Capacidade do teatro – 15 mil pessoas
Tempo de duração – 02h
Entrada franca
Classificação etária: livre

 

Da Redação
[email protected]

Projeto Águas de Março promove expedição de Teresina a Floriano

  • f57bd301-f824-40bf-a6c5-5a234d393fad.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • f6edf06d-a43a-4ad3-80c4-b59b8c17baa6.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • e397ce75-8d53-4037-810a-e68191995834.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • dc0cd059-9878-47a2-a780-fabaec4cd374.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • d604a6b7-448a-43ed-814b-e3df8d749a47.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • c0a1d11d-4583-4145-baad-1271a2304f0d.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • b2a72d0e-2d38-4b35-96c2-5c2ea31eaa7c.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • aee69ec7-a787-4236-8f3d-2e36d1a98b5a.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • a2d737cb-3c81-4874-b0ac-90d93055f6eb.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 36169264-9f57-4d72-8e34-68d766603f84.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 89347fca-08f2-40a0-96d3-5e2c28f5dd8f.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 6919dca5-3177-4a9e-8449-461283570918.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 2042d3ec-f161-43ea-9cfd-fd35402adac9.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 56fad311-0c94-4bda-a899-e656e9415951.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 45be181a-98be-482b-9080-3d9de4196d03.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 38bb31d8-e7b4-46b8-a543-8b9ef5802ff6.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 19f863e9-7d52-4ce3-a337-9b95f98895b9.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 09c3315b-b82c-4c26-b46f-75c665fb5c07.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 7f3232f7-e674-45aa-b26e-c28f13e2d51c.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 7e5236aa-a5c2-47d3-a60e-93025db00ca2.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 6f05d5be-ffe1-4be1-9b56-76129ed75049.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 4c6f55d8-b963-4991-926e-4907f485d3df.jpg Cleide Coelho / Divulgação
  • 3d455e94-9e22-4849-812e-42fd3eb468b3.jpg Cleide Coelho / Divulgação

No último sábado (5), o Jet Club do Piauí e Iate Clube de Teresina realizaram mais uma edição da Expedição “Águas de Março”, que partiu da cidade de Teresina em direção a Floriano. 

De acordo com o navegante Genuíno Cavalcante, o evento promovido pela comunidade náutica tem como objetivo alertar as autoridades para a precária situação do Rio Parnaíba.

“Mapeamos alguns pontos de degradação do rio, que levaremos a conhecimento das autoridades, e estamos com isso tentando alertar estas autoridades responsáveis pela preservação do Rio Parnaíba, para que eles tratem de produzir ações efetivas para que se solucione e o rio não morra”,disse.

Genuíno Cavalcante informou ainda que a equipe, composta por 22 navegadores, encontrou dificuldade de conduzir as embarcações em alguns pontos do rio, especialmente devido à degradação da bacia hidrográfica.

“A dificuldade maior foi na saída de Teresina, devido ao assoreamento urbano, que é muito grande, e a gente tem certa dificuldade de navegar, mesmo com embarcações de calado pequeno, que são o caso das motos aquáticas, porém saindo de Teresina a gente tem uma navegação tranquila”.

Neste domingo (6), a Expedição “Águas de Março” retornou para a capital piauiense, com paradas programadas em Amarante e no Pontão de Parnarama, em Palmeirais.

Com informações de Floriano News
[email protected]

Posts anteriores