Cidadeverde.com

Prefeito Antônio Reis abre a campanha 'Nosso bairro é Limpeza'

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta manhã, 2, a campanha "Nosso Bairro é Limpeza", que quer dar um novo aspecto aos bairros de Floriano através de uma ação integrada com as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Ouvidoria. A abertura foi realizada em frente a UBS Alfredo de Carvalho, no bairro Campo Velho, cujos trabalhos foram iniciados, ao mesmo tempo, também nos bairros Tiberão e Centro.

A campanha “Nosso Bairro é Limpeza” será realizada nos moldes de um grande mutirão atuando em várias frentes. A de infraestrutura coordenará as equipes de capina, roço, limpeza e tapa-buracos. A de saúde terá os agentes de endemias visitando as casas, conversando com os moradores, levando orientações sobre o manejo com o lixo e os cuidados para prevenir criadouros do mosquito transmissor da dengue, zica e chicungunya. 

Os fiscais da secretaria de Meio Ambiente farão o papel educativo e de conscientização também nas escolas e farão o monitoramento de eventuais irregularidades relacionadas à limpeza e preservação das praças. Já a Ouvidoria terá o papel de registrar as demandas da população, levando a informação, reclamação, opinião ou sugestão feita no atendimento à pasta adequada para as devidas providências durante a campanha.

A Comunicação desenvolverá uma campanha educativa em massa, conscientizando as pessoas de seu importante papel na prevenção de doenças e na manutenção da cidade limpa e organizada, além de dar publicidade a todas as ações da campanha "Nosso bairro é limpeza".

Para o prefeito Antônio Reis, com o fim do período das chuvas, esse é o momento de todos - população e poder público - se darem as mãos na ação para devolver a Floriano o aspecto de organização e limpeza de outrora.

A campanha vai abranger os 56 bairros, entre eles 12 conjuntos habitacionais de Floriano, com uma área total de 7,1 km quadrados. "Queremos contar com a colaboração de toda a população, cada morador para juntos construirmos uma cidade digna para todos nós florianenses", disse Júlio César, secretário municipal de Infraestrutura.

Da Redação

PRF-PI prende motorista com índice de embriaguez 18 vezes acima do permitido

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) prendeu um homem de 36 anos que estava com índice de embriaguez 18 vezes acima do limite permitido na BR 230, no município de Floriano, a 246 km de Teresina.

A prisão ocorreu na noite de sexta-feira (29) quando foi realizada uma abordagem a um veículo durante uma fiscalização de rotina na BR 230.

O homem apresentava sinais de ingestão de bebida alcoólica, por isso os policiais realizaram um teste de etilômetro que resultou em 0.74 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, ou seja, um índice 18 vezes acima do limite regulamentado e que configura crime de trânsito.

O motorista foi então preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Floriano para os procedimentos legais. A identificação do motorista não foi informada pela PRF.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Autoridades de Saúde visitam Policlínica de Floriano

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, participou na manhã desta segunda-feira, 25, de reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional dos Vales dos Rios Piauí e Itaueira. O encontro contou com a presença da secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas e da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI), Auridene Freitas, que representa o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país. O momento contou com a presença do diretor da Policlínica, Jussinaldo Duarte e da assessora técnica, Goretti Pereira. 

A secretária Caroline Reis convidou a gestora para conhecer as instalações da Policlínica de Floriano “Tereza Chaib”. No local, a presidente do COSEMS-PI avaliou como positiva a visita e afirmou que a estrutura vista em Floriano é um sonho do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí para todo o estado. “Estou entusiasmada pelo município ter buscado este tipo de oferta para a população. Quando a gente vê essa estrutura e serviços que estão sendo ofertados aqui, podemos repensar na descentralização para outras regiões, podendo fortalecer os municípios circunvizinhos”, disse Auridene Freitas. 

Caroline Reis explicou que o modelo inicialmente pensado para a policlínica de Floriano tem mais de 12 anos e muita coisa mudou de lá pra cá. Agora, em uma nova etapa, técnicos da secretaria de Saúde estudam novas possibilidades de serviço e linhas de cuidados que poderão ser implantadas ao longo do tempo no centro de saúde. “Inicialmente estamos ofertando apenas consultas especializadas. Vamos organizar cada etapa e fluxograma de cada serviço, para que tenham constância e efetividade”, enfatizou.

Da Redação

Motociclista tenta fugir de fiscalização e é atuado pela PRF na BR-343

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou no último domingo (24), na BR-343 no município de Floriano, um motociclista, que não teve o nome revelado, pilotando uma motocicleta sem habilitação. Segundo a PRF, ao receber a ordem de parada, o condutor tentou fugir.

“Durante fiscalização de rotina, os policias deram ordem de parada a uma motocicleta. Na motocicleta se encontrava o condutor e sua mãe que estava como passageira. Ao receber a ordem de parada, o homem desobedeceu ao comando e empreendeu fuga em sentido a um bairro residencial, desenvolvendo velocidade incompatível com as vias locais, expondo a risco a população local. Logo em seguida, o homem parou para que sua mãe descesse da motocicleta e voltou a imprimir velocidade acelerada”, informou a PRF.

Após acompanhamento tático, os policiais conseguiram abordar o motociclista e verificaram que ele não tinha habilitação para conduzir veículos automotores.

Diante disso, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o condutor e motocicleta foi recolhida pela PRF por estar com o licenciamento atrasado.

Ainda de acordo com a polícia, a infração por dirigir veículo automotor, em via pública, sem permissão, pode chegar à detenção de seis meses a um ano, ou multa.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Prefeitura de Floriano faz intervenções em estrada após chuvas

A prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou obras na estrada vicinal da PI 371, que dá acesso a várias comunidades rurais, entre elas o Amolar. A estrada tinha sido recuperada recentemente pelo Governo do Estado, mas apresentou vários problemas estruturais após as últimas chuvas.

A equipe técnica da prefeitura identificou que um bueiro obstruído provocou enchentes que danificaram trechos da estrada.

Mesmo sendo responsabilidade do Estado, a prefeitura se antecipou, fez a desobstrução do bueiro e a recuperação da estrada, resolvendo o problema de mobilidade da região.

“Atendemos a uma reivindicação dos moradores das localidades do Distrito Amolar, que necessitam se locomover até a zona urbana em busca de suprir suas necessidades diárias e decidimos fazer essas intervenções com recursos do Município”, destacou o secretário de Infraestrutura, Júlio César.

Ele disse que, com a finalização do período chuvoso, a prefeitura de Floriano deve fazer a recuperação de outros trechos de estradas vicinais do município.

Da Redação

Antônio Reis participa de solenidade em homenagem ao ministro Aldir Passarinho

O prefeito de Floriano, Antônio Reis, participou, nesta terça-feira, 12, da solenidade de inauguração das obras de modernização da subseção judiciária de Floriano, da Justiça Federal, com aposição da placa de homenagem póstuma ao florianense, ministro do Supremo Tribunal Federal, Aldir Guimarães Passarinho.

Estiveram presentes: o representante do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal, Carlos Augusto Pires Brandão; o diretor do Fórum da Seção Judiciaria do Piauí, juiz federal Nazareno César Moreira Reis; o diretor da Subseção Judiciária de Floriano, juiz federal, Flavio Marcelo Sérvio Borges, o vice-presidente da OAB Piauí Subseção de Floriano, Carlos Augusto Pereira Silva, além do presidente da Câmara Municipal de Floriano, Joab Curvina, que também é advogado, secretários municipais, juízes federais e outras autoridades e servidores do judiciário.

É o segundo prédio de Floriano a receber o nome do ministro Aldir Guimarães Passarinho.  O Fórum da Comarca de Floriano foi inaugurado em novembro passado e também homenageou um dos florianenses mais respeitados da magistratura brasileira, que foi ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal,  presidente do Tribunal Superior Eleitoral, dentre muitas outras funções importantes. Aldir Passarinho morreu em 2014.

Da Redação

SEINFRA realiza operação tapa-buracos e de limpeza

Foto: Ascom

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Infraestrutura, intensificou a operação tapa-buracos no município. As equipes  estão concentradas na rua Castro Alves, bairro Caixa Dágua, que é bem problemática, sendo uma das vias de Floriano que mais sofrem danos durante o período chuvoso, por ser uma região encharcada e que acumula grande quantidade de água. 

A rua Castro Alves, a exemplo de outras vias da cidade, ficou bem danificada pelas fortes chuvas. A previsão é que os reparos sejam concluídos em cinco dias e será feito em etapas: primeiro será consertado o calçamento para, em seguida, ser feita a aplicação da camada asfáltica. 

“Sabemos que pedir paciência nesse momento seria pedir muito, mas temos a obrigação de praticar nossos atos de forma transparente e dizer que a gestão pública também possui as suas limitações, tais como o fator chuva, alinhada com a burocracia processual e as limitações financeiras, porém, com o final das chuvas, iremos avançar nas operações de tapa-buracos, pavimentação poliédrica e asfáltica e limpeza urbana da nossa cidade.  Todas as ações já estão planejadas, e nosso objetivo é desenvolver o trabalho de forma estratégica, a fim de trazer resultados concretos para toda a população. Sem tanta água, o serviço flui melhor", disse Júlio César, secretário municipal de Infraestrutura.

Da Redação

PRF recupera no Piauí carro alugado em Natal há dois anos que não foi devolvido

Foto: Divulgação/PRF

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperaram nesse sábado (09), na BR-343, no município de Floriano, um veículo alugado em Natal (RN) há dois anos e que não havia sido devolvido à empresa.

Segundo a PRF, o carro estava com um jovem de 22 anos. Ele informou que o veículo era seu e o havia comprado há cerca de 15 dias de um terceiro na cidade de Jerumenha (PI).

“Diante dessas informações, a equipe aprofundou a identificação veicular e constatou que o automóvel possuía restrição de apropriação indébita nos sistemas, com boletim de ocorrência registrado no 10º Distrito Policial da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte”, acrescentou a PRF.

Ainda de acordo com a PRF, a data de devolução do veículo era para o dia 7 de junho de 2020, porém o contrato nunca foi renovado e nem o veículo devolvido até o momento da abordagem dos policiais.

Diante dos fatos, o veículo e o condutor foram encaminhados à Polícia Civil de Floriano para os procedimentos cabíveis. A princípio, o jovem responderá pelo crime de receptação.

 

Rebeca Lima (Com informações da PRF)
[email protected]

Sem internações por Covid, Hospital Tibério Nunes encerra ala exclusiva à doença

Foto: Reprodução/Sesapi

Sem pacientes com Covid-19, o Hospital Tibério Nunes (HTN), em Floriano, encerrou as atividades das alas exclusivas para o tratamento da doença. Na última quinta-feira (07), a direção da unidade hospitalar realizou um ato simbólico de fechamento do setor, que será transformado em uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. 

De acordo com o hospital, há 10 dias não havia registro de internações na ala Covid-19. “Foram mais de quatro mil atendimentos e três mil admissões de pacientes que vieram ser assistidos nesse setor. Foram muitas perdas, mas a maioria foram vitórias [...] fomos referência no setor covid de toda essa região”, afirmou Davyd Basílio, diretor do HTN.

 

 

Segundo dados do HTN, foram realizados desde o início da pandemia cerca de 4.829 atendimentos, destes 3.691 pacientes foram admitidos para internação clínica, UTI ou no “hospital dia”, onde o indivíduo comparecia ao centro de saúde apenas para tomar a medicação recomendada pelo médico.

Com a queda na procura por atendimento e a considerável redução do número de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano também encerrou as atividades do Centro de Referência para Síndromes Gripais no último dia 31 de março. Naquele momento, dados epidemiológicos mostram que a cidade não possuía casos ativos da doença há 15 dias.

Breno Moreno (Com informações da Prefeitura de Floriano)
[email protected]

Caroline Reis faz reunião com diretores e coordenadores da Saúde

A nova secretária de Saúde do município de Floriano, Caroline Reis, se reuniu com coordenadores, diretores e gerentes das unidades básicas de saúde na manhã desta quarta-feira (06). O encontro teve a presença do prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, do secretário de Governo, Marcony Allison e da secretária de Finanças, Josélia Rodrigues. 

O momento foi marcado por falas de união e trabalho. O prefeito Antônio Reis Neto pediu empenho dos profissionais para a solução de problemas que afetem diretamente os menos necessitados. “É na Atenção Primária que as pessoas menos favorecidas vão buscar medicamento, atendimento básico. É lá onde devemos estar. O foco da minha gestão será o fortalecimento da atenção primária.”, disse. 

A nova gestora já realizou novas composições de equipe administrativa que irão atuar diretamente na celeridade de processos, licitações e outras demandas corporativas. “Será um desafio administrar uma máquina tão grande como a Saúde de Floriano, mas tenho certeza que com esse grande time vamos fazer grandes realizações. Estamos nos organizando, conversando com os setores e alinhando metas a serem alcançadas. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais. Tenho fé em Deus que iremos deixar nossa marca na história da saúde de Floriano”, salientou.

Caroline Reis trouxe um dado importante para balizar o grau de resolutividade da Atenção Primária. “É comprovado que cerca de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos sem a necessidade de ir a um serviço de emergência ou pronto-socorro. O próprio Ministério da Saúde aponta que as unidades básicas de saúde são capazes de dar solução à maioria dos casos”, explicou.

Conheça Caroline Reis

Caroline Reis nasceu em Floriano. Estudou no Colégio Industrial São Francisco de Assis. É formada em Farmácia/Bioquímica no CEUMA, em São Luiz/MA. É especialista em Análises Clínicas, especialista em Hematologia, aperfeiçoamento em anemias e leucemias. Tem experiência administrativa no setor público e privado. Responsável pelo setor de hematologia e microbiologia do Laboratório Adala Attem.

Da Redação

Posts anteriores