Cidadeverde.com

SEMDAS entrega certificados de curso promovido pelo Projeto de Trabalho Social

Na manhã desta quarta-feira, 6, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafaela Barros, realizou a entrega de certificados para participantes do curso de Pizzaria Delivery, do Projeto de Trabalho Social- PTS pós-ocupação, no residencial Alto da Cruz.

O projeto PTS ocupação faz o acompanhamento dos moradores de conjuntos habitacionais de Floriano, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida deles, bem como realizando ações e cursos para a conquista da independência financeira dos participantes.

O curso, com carga horária de 20h/a, foi realizado aos finais de semana, visando  facilitar a participação de mais moradores, que por ventura tenham outras ocupações durante a semana.

O projeto de trabalho social-PTS pós ocupação, é idealizado pela CEF, desenvolvido por meio do Programa Minha Casa Verde e Amarela e realizado pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, cuja execução é de responsabilidade da Associação Brincantes do Folclore Nordestino.

Da Redação

Secretário presta contas sobre a reforma de 15 escolas municipais

Convocado através de um requerimento aprovado pela maioria dos vereadores de Floriano, o secretário de Educação de Floriano, Nylfrânyo Ferreira dos Santos esteve, nesta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Floriano, para prestar esclarecimentos sobre a situação física e de funcionamento das escolas do Município.

Primeiro o secretário fez uma explanação, através de slides, do antes e depois das reestruturações de 15 escolas municipais, que passaram por reformas em toda a sua estrutura: Escolas Ribamar Leal e Câmara Júnior, no bairro Taboca; Francisquinha Silva, no Pau Ferrado; Maria do Carmo Guida de Miranda, no Riacho Fundo; Dorinha Carvalho, na Sambaíba Velha; Centro de Educação Infantil Professora Solimar, também na Sambaíba Velha; Odorico Castelo Branco, no Irapuá I; Raimundo Neiva, no Conjunto Pedro Simplício; Antônio Guilherme, na Santa Rita; Raimundinha Carvalho, na BR-230; Centro de Educação Infantil Eduardo Neiva, no Conjunto Pedro Simplício; Maria do Socorro Coelho, na Vila Leão; Iracema Miranda, no Alto da Cruz; Marenice Attem, na Rede Nova e Professor Freire, no Cajueiro II. O investimento foi de mais de 1 milhão de reais.

Além disso o secretário anunciou que mais cinco escolas iniciarão reformas nos próximos dias: Escolas municipais Barjonas Lobão e Dom Edilberto, ambas no bairro Tiberão; Padre Pedro da Silva Oliveira, no Viazul e duas escolas municipais da zona rural: Socorro Araújo, na comunidade Manga Piauí e Sagrado Coração de Jesus, na comunidade Cuia.

Nylfrânyo também falou sobre a implantação em breve da escola Cívico Militar em Floriano, na escola municipal Antônio Nivaldo, que receberá uma quadra coberta, com início da construção previsto para julho deste ano e destacou o projeto de implantação de escolas de tempo integral, a primeira delas, a Raimundinha Carvalho, a partir de 2023.   

O secretário também fez um balanço do alunado da rede municipal que cresceu em mais de 300 novos estudantes e conta hoje com 7.345 alunos em 49 escolas, com probabilidade de, ao final das matrículas, chegar a mais de 7.500 alunos.

Entre os temas questionados pelos vereadores, Nylfrânyo esclareceu a demora para a instalação dos ares condicionados nas escolas, provocada por atrasos dos fornecedores, problema que segundo ele está praticamente solucionado, e também da dificuldade do acesso do transporte escolar em algumas regiões por causa das estragadas danificadas pelas fortes chuvas.

Sobre a demanda de cuidadores, o secretário de Educação fez um comparativo do número de alunos que precisam de cuidados especiais que, em 2005 não passava de 19 e hoje são 335, inclusive vindos de outras cidades. “O Município tem feito convocações de cuidadores para suprir essa necessidade, mas em sintonia com o prefeito Antônio Reis, enquanto precisar nós vamos chamar”, disse o secretário, lembrando que Floriano é a única cidade da região que dispõe deste serviço especial para os alunos. “Nem o Estado, nem a rede privada ofertam este tipo de serviço com os cuidadores, somente a Rede Municipal de Floriano”, finalizou.

Da Redação

Operação da ANTT apreende vans por transporte clandestino no Piauí

 

Uma operação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) já apreendeu duas vans no município de Floriano por transporte clandestino no primeiro dia de fiscalização.  

A operação teve início hoje (4) e vai até sexta-feira e conta com parcerias da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) e Polícia Rodoviária Federal. 

Fiscais de Brasília participam da operação que vai combater no estado o transporte ilegal, reforçar a segurança e dar orientações para os passageiros sobre o uso do cinto de segurança e as gratuidades.

Clemilson Resende, supervisor de fiscalização da ANTT, informou que outro foco da operação é o transporte de produtos perigosos que serão fiscalizados no Terminal de Petróleo. 

Fotos: Ascom/ANTT

A fiscalização acontecerá em Teresina, Picos e Floriano. 

Uma das vans que foi apreendida estava levando passageiros do Piauí para o Maranhão. Os passageiros foram levados para a Rodoviária de Floriano.

“Existem riscos de acidentes, já que falta manutenção nos veículos, já encontramos carros com pneu careca, extintor de incêndio vencido, veículo sem cinto, para brisa trincado  e motorista sem treinamento, que é obrigatório”, disse Clemilson Resende.

Os veículos são apreendidos e dependendo do crime podem ser multados de R$ 1.800 a R$ 7.800. 

A orientação da ANTT é que os passageiros comprem bilhetes nos terminais de passageiros para evitar transporte ilegal. 

A população também pode  denunciar irregularidades pelo telefone 166 ou pelo e-mail [email protected].

 

Flash Yala Sena
[email protected]

TJ-PI decide punir juiz que determinou soltura do próprio filho em Floriano

Foto: Reprodução / YouTube

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio do Tribunal Pleno, decidiu aplicar a pena de censura ao juiz da 1ª Vara da Comarca de Floriano, Noé Pacheco de Carvalho, após o magistrado ter concedido liberdade provisória ao próprio filho, preso em flagrante por dirigir embriagado em abril de 2021. 

Apesar do Tribunal ter optado por punir o juiz, os desembargadores que julgaram o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no qual o juiz Noé Pacheco de Carvalho estava respondendo não seguiram o voto do relator, que julgou como procedente no PAD a pena de remoção compulsória do juiz de Floriano.

Com a decisão, o juiz Noé Pacheco de Carvalho não poderá constar em lista de promoção por merecimento por um ano, desde a data do trânsito do Procedimento Administrativo Disciplinar. 

O relator do PAD foi o desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, que julgou mais procedente a pena de remoção compulsória do juiz Noé Pacheco de Carvalho.

Participaram do Tribunal do Pleno 13 desembargadores. A decisão só foi possível após a realização de quatro votações. 

Em primeira votação, 7 desembargadores seguiram o relator e 6 acharam melhor a aplicação da pena de censura. Na segunda votação, 6 optaram pela remoção compulsória e 7 pela censura. 

Não obtendo a maioria absoluta por nenhuma das penas, o presidente do Tribunal do Pleno, desembargador José Ribamar Oliveira, determinou a votação em apartado de cada uma delas. 

“O Tribunal Pleno DECIDIU pela procedência do processo administrativo disciplinar em face do magistrado NOÉ PACHECO DE CARVALHO, bem como pela rejeição da pena de remoção compulsória, aplicando-se a pena de censura ao referido magistrado, nos termos do voto vencedor do Des. Sebastião Ribeiro Martins, a quem caberá a lavratura do acórdão. Presidência: Des. Raimundo Eufrásio Alves Filho”, diz trecho da decisão. 

Pena para magistrado

Os magistrados — entre os quais se encontram juízes, desembargadores e ministros — podem ser punidos por meio de advertência, censura, remoção, disponibilidade, aposentadoria compulsória e demissão. 

A punição deverá incidir sobre condutas que sejam incompatíveis com o próprio exercício da atividade, de forma a garantir a independência do magistrado para julgar os processos de sua competência.

Nataniel Lima
[email protected] 

Joel Rodrigues renuncia hoje à prefeitura de Floriano e confirma pré-candidatura ao Senado

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), confirmou que vai entregar na noite desta sexta-feira (01), ao legislativo do município, o seu pedido de renúncia. Ele deixa o cargo para disputar uma vaga no Senado nas eleições do próximo mês de outubro. 

A confirmação acontece após circular nos bastidores a informação de que Joel Rodrigues teria desistido de renunciar à prefeitura de Floriano. Ele classifica a situação como ‘Fake News’ e diz que mantém a sua pré-candidatura ao Senado. 

“O Joel não tem apego, entende que é uma importante missão de contribuir com o estado do Piauí. Hoje, às 19h, irei à Câmara Municipal levar o meu comunicado de renúncia ao presidente do poder legislativo”, confirmou Joel Rodrigues ao Notícia da Manhã. 

Com a saída de Joel, quem assume a prefeitura de Floriano é o vice, Antonio Reis Neto. 

A programação de posse acontece neste sábado (02) e vai contar com atividades religiosas e a transmissão do cargo na sede da Prefeitura. 

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Município alerta para falhas no pagamento de horas e 13º de março

A Secretaria de Administração e Planejamento de Floriano emitiu uma nota alertando aos servidores públicos municipais de Floriano sobre uma falha técnica no Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos, que provocará ocorrências pontuais no pagamento referente ao mês de março de 2022.

As inconsistências só foram detectadas no momento do processamento das Notas de Empenhos, o que impossibilitou a devida correção a tempo que, para ser realizada na folha de março, atrasaria o pagamento de todos os servidores.

Um dos problemas gerados com a falha do sistema é o pagamento em duplicidade das horas-extras, para os servidores que as têm direito. O sistema calculou dois meses seguidos e o servidor terá o valor pago a mais, descontado na folha de abril e devolvido aos cofres públicos.

A outra ocorrência afeta os servidores aniversariantes de março que tiverem direito ao pagamento de 50% do 13º salário, que só receberão este pagamento na folha de abril, porque o sistema não calculou os valores na folha de março. 

O secretário de Administração e Planejamento de Floriano, Júlio César Ferreira, garantiu que todas as medidas foram adotadas para regularizar a situação e evitar futuras falhas.

O secretário informou ainda que o salário de março, previsto no calendário para o dia 2 de abril será antecipado para esta quarta-feira, 30 de março.

Da Redação

Governador Wellington Dias inaugura UPA de Floriano

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta segunda-feira (28), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Adelmar Pereira da Silva, no município de Floriano. A UPA irá atender às demandas de urgência e emergência da população da cidade e região.

A UPA Dr. Adelmar Pereira da Silva é de Gestão Estadual, composta por uma sala de estabilização com quatro leitos, sala amarela com nove leitos, uma observação pediátrica com seis leitos, laboratório, raios x e tendo como corpo técnico uma equipe multidisciplinar com suporte para garantir à população um atendimento de qualidade, agilidade e eficiência.

A nova unidade faz parte da Rede de Atenção às Urgências (RUE) e tem como principal objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

A UPA permite a descentralização dos atendimentos de saúde. “Essa UPA coloca uma nova condição para Floriano e região para atender urgência e emergência, tirando uma boa parte de atendimentos do Hospital Tibério Nunes, o que permite a melhoria do atendimento em ambos. É mais um passo que estamos dando para a descentralização da saúde no nosso Estado”, afirmou o governador Wellington Dias.

Foram investidos nas obras de construção da UPA um total de R$ 2.624.545,00, oriundos de recurso federal e do Tesouro Estadual. “É um marco para a cidade. O governador deixa um grande legado na expansão da rede de saúde em todo o interior do Estado, com ampliação de serviços, leitos e, por consequência, a melhoria dos atendimentos”, disse o coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles.

As obras foram executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi). “O mais importante aqui é a integração, UPA e hospital trabalhando juntos para garantir atendimentos de urgência e emergência de qualidade na UPA e mais tratamentos eletivos no hospital. Certamente é um momento de alegria para a população dessa região”, pontuou o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Da Redação
[email protected]

Justiça condena duas pessoas a prisão por atentado contra delegado de Floriano

Foto: Divulgação/PC-PI


O Tribunal do Júri condenou a prisão, em regime fechado, duas pessoas acusadas de praticarem um atentado contra o delegado da cidade de Floriano, Danilo Barroso. Em 5 de abril de 2020, o delegado foi surpreendido com a dupla que disparou cerca de 12 tiros contra seu veículo.  

Os dois presos são apontados como integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), identificados como Gustavo Henrique da Silva Ferreira e Pablo Gabriel Lima Marques.

Julgados pelo crime de tentativa de homicídio qualificado com o uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima e contra autoridade de integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, como prevê o Código Penal, Gustavo Henrique foi condenado a 9 anos e seis meses de reclusão em regime fechado, enquanto Pablo Gabriel recebeu uma pena de 7 anos e 11 meses.

O atentado aconteceu nas proximidades de um prédio residencial, localizado na região central do município de Floriano. Em uma moto, a dupla de faccionados surpreendeu o delegado com cerca de 12 disparos de arma de fogo quando este preparava-se para estacionar seu veículo. O alvo da ação seria outra pessoa, um suspeito de homicídio preso dias antes pela polícia na cidade.

“Este crime à época dos fatos causou grande repercussão na sociedade. A população esperava por justiça em virtude da violência e da covardia do crime cometido contra um delegado de Polícia do Piauí’, afirmou o promotor de Justiça João Malato Neto, representante do Ministério Público (MP-PI) durante o julgamento.

Breno Moreno (Com informações do MP-PI)
[email protected]

Ex-presidiário é morto por populares após assassinar desafeto a tiros em Floriano

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Um duplo homicídio aconteceu em Floriano (246 km de Teresina) por volta das 19h45 desta sexta-feira (25). Sérgio Vinícius Barbosa de Miranda, de 38 anos, foi morto a tiros por Francisco Gabriel, ex-presidiário. 

Moradores da região, ao escutarem os disparos teriam linchado Gabriel que foi morto logo em seguida a pedradas e pauladas.  O crime aconteceu no bairro Pau Ferrado em Floriano. 

"O Gabriel chegou na casa do Sérgio e bateu na porta. Quando o Sérgio abriu, o Gabriel disparou diversas vezes contra ele. Pelas características do crime, trata-se de uma execução. Populares, vizinhos de Sérgio ouviram os disparos e foram até o local para saber o que tinha acontecido. Ao presenciarem a cena, lincharam o Gabriel que já é conhecido na região", destacou o sargento André, do 3º Batalhão da Polícia Militar em Floriano. 

Segundo apurou o Cidadeverde.com, Gabriel é fugitivo do sistema prisional por homicídio. Ele teria matado o padrasto e estaria preso por esse motivo. 

Gabriel teria sido morto a pauladas e pedradas após assassinar Sérgio Vinícius. No entanto, não é possível confirmar se foram utilizados apenas paus e pedras no linchamento, já que o corpo da vítima teria ficado desfigurado, segundo informou a PM de Floriano. 

O caso será investigado pela Delegacia Regional em Floriano. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Prefeito Joel assina repasse de 196 mil reais à APAE

Na manhã desta quinta-feira, 24, a Prefeitura Municipal de Floriano, destinou a quantia de R$ 196 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Floriano (APAE). Esse repasse, será utilizado para despesas de custeio e manutenção da entidade.

A autorização deste aporte tem como principal objetivo, garantir os serviços ofertados pela instituição que impacta milhares de lares e presta um papel essencial na construção de política pública e inserção social das pessoas com algum tipo de deficiência.

"Essa instituição faz milagres todos os dias e impacta milhares de vidas com todo o cuidado e amor que colocam em cada ação, cada criança, cada projeto. Isso é gratificante. Meu coração está cheio de amor por ter a oportunidade de participar deste momento", disse James Rodrigues, secretário de Saúde de Floriano. 

O repasse é oriundo de  emenda parlamentar, através do senador, Ciro Nogueira e Margareth Coelho, deputada federal através da articulação do prefeito Joel Rodrigues.

"Nós estamos felizes e gratos,  pois assumimos em 2017 e tínhamos inúmeras dificuldades, sabíamos que não seria uma tarefa fácil, mas contamos com o apoio do nosso gestor Joel, e nos reunimos e se mostrou sempre disposto em nos ajudar. Sempre que procuramos a Prefeitura de Floriano, em todos os setores, fomos bem atendidos", disse Zé Maria, presidente da APAE Floriano.

O prefeito Joel Rodrigues destacou a importância da entidade no município e agradeceu ao senador Ciro e Margareth Coelho. “A APAE realiza um trabalho exemplar, sou testemunha e acompanho a anos esse trabalho. Esse valor é um investimento para que a entidade continue realizando com dedicação todas as atividades necessárias para os alunos, um momento de muita emoção que através do empenho do Senador Ciro e da deputada Margarete Coelho, que se empenharam em destinar  esses quase R$200 mil”, finalizou.

Da Redação

Posts anteriores