Cidadeverde.com

Rio Parnaíba em Floriano e Luzilândia está com cota de alerta para alagamentos

  • WhatsApp_Image_2022-01-11_at_12_11_01.jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_35.jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_34_(1).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_31_(3).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_30.jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_30_(2).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_30_(1).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_29_(1).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_10.jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_10_(2).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_09.jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_09_(1).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_08.jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_08_(3).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_08_(2).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_07.jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano
  • WhatsApp_Image_2022-01-03_at_19_14_07_(2).jpeg Foto: Ascom / Prefeitura de Floriano

Boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informa nesta terça-feira (11) que o rio Parnaíba nos municípios de  Floriano e Luzilândia está na cota de alerta para alagamentos. Em Teresina, segundo o boletim, a cota é de atenção com elevação dos rios Parnaíba e Poti.

O pesquisador em Geociência do CPRM, Roberto Fernandes, informou ao Cidadeverde.com que em Floriano e Barão de Grajaú (MA) a cota atual do rio Parnaíba é de 8m05cm.  

“É previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,04 m. A cota de inundação naquelas cidades é definida em 8,98 m, indicando que, no momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação,  mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem”, diz o boletim do CPRM.

Em Timon/MA e Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,34 m, abaixo da cota de alerta, sendo prevista uma pequena redução do nível nas próximas 8 h. 

Em Luzilândia, a cota atual é de alerta no rio Parnaíba que é de 5,19 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,20 m, 20 cm acima da cota de alerta (5,00 m).

De acordo com o CPRM, o rio Marathaoan, em Barras, está em cota de atenção (3,39m), e rio Longá, em Esperantina, sem risco de alagamentos até agora. 

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, é de 2,56 m, devendo reduzir o nível nas próximas 10 h para valores em torno de 2,46 m, e mantendo-se em situação de normalidade. 

Cota atual do rio Parnaíba (em alerta)

Floriano – 8,05cm 
Luzilândia – 5m20cm 

Cota de alerta precisa está acima de 6,80cm

Cota de inundações:

Floriano – 8m98cm
Luzilândia – 5m70cm

 

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Rio Parnaíba deverá elevar nível em Floriano; previsão de chuvas intensas para a região

Foto: Prefeitura de Floriano

O nível do Rio Parnaíba em Floriano deverá subir nas próximas horas deste sábado (08) e chegar à 8,41 m de acordo com o último boletim do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo o boletim, o nível se mantém ainda um pouco a baixo da cota de inundação que é de 8,98 m. Até às 13h30 deste sábado (08), o nível do rio estava com 8,27 cm, porém, as previsões do Sistema de Alerta vem demonstrando uma elevação do nível do rio na região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão até às 11h desse domingo (09) para Floriano é de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos com 40-60 km/h.

Fonte: Sace/CPRM

Na cidade, famílias ficaram desabrigadas na última segunda-feira (03), principalmente nos bairros São Cristóvão e Matadouro após a cheia do rio.

Na quarta-feira (05), o governador Welligton Dias visitou as áreas que correm risco iminente de alagamento em Floriano e assegurou total assistência às famílias que precisarem.

“Floriano é uma cidade cortada por vários riachos, que são ligados a galerias. Então, quando o nível do rio aumenta, há um fluxo de água maior nessas galerias, o que dificulta a drenagem dessa água, mas estamos tomando todas as providências e dando assistência aos desabrigados, que já se encontram na casa de parentes, mas colocamos as escolas à disposição de todos. Aliado a isso, estamos dando assistência alimentação e saúde”, relatou.

Em Teresina

Na capital, a previsão da Sace para as próximas horas é que o Rio Parnaíba se mantenha abaixo do nível de alerta com a cota de 5,39 m.

Já em relação ao Rio Poti, a previsão é que caia ainda mais o nível, atingindo a cota de 3,45m e mantendo-se em situação de normalidade.


Rebeca Lima
[email protected] 

Presidente da Federação de Esportes do Piauí faz visita técnica ao Estádio Tiberão

Foto: Ascom 

O Estádio Tiberão poderá, em breve, reabrir os portões para o torcedor florianese. Na manhã desta quinta-feira (6), o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Reginaldo Monteiro, acompanhado do presidente da Federação Brasileira de Esportes do Piauí, Alisson Robert Brown, da Tenente Beatriz do Corpo de Bombeiros, do secretário de Infraestrutura, Marcony Alisson e do presidente do Cori-sabbá, Anderson Kamar, realizaram uma visita técnica às dependências do Tiberão. O objetivo foi averiguar as adequações necessárias para a liberação do laudo técnico do estádio.

Somente com o laudo o estádio poderá  receber a torcida durante os jogos dos campeonatos, tendo em vista critérios como capacidade, protocolos sanitários, e quantidade reduzida  de torcedores, com público médio estimado de 1200 pessoas.

A Tenente Beatriz fez as notificações necessárias que comporão o laudo para que, de acordo com o Estatuto do Torcedor, seja possível a liberação de 50% do público no estádio. Diante disso, a Prefeitura de Floriano deve apresentar a planta baixa de combate a incêndio e pânico.

Segundo Reginaldo Monteiro, a planta baixa já se encontra no município e o secretário de Infraestrutura, Marcony Alisson,  encaminhará o documento ao Corpo de Bombeiros. Em seguida, será feita uma análise baseada na liberação de 2019, abrindo um prazo de 180 dias para que as adequações possam ser realizadas.

O presidente da Federação Brasileira de Esporte do Piauí, Alisson Robert Brown, ficou satisfeito com a visita e disse que as adequações a serem realizadas são pontuais. "Após a apresentação do laudo e aprovação, já poderemos liberar a venda de ingressos", completou.

As adequações abrangem, de imediato, a reposição dos extintores de incêndio e recargas, sinalização, lâmpadas e marcação do estádio quanto à limitação do espaço. "São adequações possíveis de serem realizadas até o dia 16 de janeiro. A equipe de engenharia vai elaborar a planilha e solicitar, por meio de uma dispensa eletrônica, a compra e reposição destes materiais para que possamos abrir para o público", finalizou Reginaldo.

 

Da Redação
[email protected] 

Joel Rodrigues reúne equipe para balanço das ações de enfrentamento às chuvas

Foto: Secom 

Na noite desta quinta-feira, 6, uma reunião de trabalho levou ao gabinete do prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito, Antônio Reis e secretários municipais.

Joel recebeu de sua equipe um levantamento do trabalho de assistência às famílias afetadas pelas enchentes e também a situação atual do Rio Parnaiba e das áreas atingidas.

Segundo a secretária Rafaela Barros, cerca de 27 famílias estão sendo acompanhadas, mas a maioria já retornou às suas casas, apesar da orientação de aguardar um pouco mais, já que a previsão é de mais chuva no Piauí. As famílias têm recebido apoio com alimentos e transporte.

Além dos pontos de alagamentos, a Defesa Civil também informou sobre uma residência que desabou, deixando uma família desabrigada e que também será acompanhada pelo Município.

O Plano de Contingência também tem o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Entidades como o Rotary e a OAB também se disponibilizaram a ajudar no que for preciso. O secretário de Infraestrutura também apresentou a lista dos pontos com estrutura mais crítica, como avenidas, ruas, passagens molhadas e estradas vicinais. 

O prefeito Joel Rodrigues deliberou providências para resolver as demandas mais urgentes e deve ir a Teresina para dar agilidade a recursos previstos para intervenções nas vias, com asfalto e calçamento.

"Tudo o que está ao nosso alcance temos feito, de modo que possamos acompanhar as famílias atingidas e, ao mesmo tempo, recuperar as ruas e estradas danificadas", disse Joel Rodrigues.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

Governador visita áreas alagadas em Floriano e assegura assistência

Fotos: CCom 

O governador Wellington Dias visitou, nesta quarta-feira (05), as áreas que correm risco iminente de alagamento na cidade de Floriano para avaliar a situação e assegurar assistência às famílias que precisarem. A visita foi acompanhada também pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

O chefe do Executivo visitou, especificamente, o bairro São Cristóvão e o Cais do Rio Parnaíba, que teve seu nível elevado devido ao aumento da vazão da barragem de Boa Esperança, pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), e que deixou a população em alerta.

“Estamos na cidade de Floriano com a presença da Defesa Civil; de Floriano, Antônio Reis Neto; da equipe do município, do Corpo de Bombeiros e da Sasc, assegurando para os municípios atingidos, além de Floriano, o que for necessário de alimentação, colchão, abrigo, e adesão ao programa de auxílio e acolhimento às pessoas que precisam. O objetivo é cuidar das pessoas e elaborar soluções definitivas com projetos de engenharia”, afirmou Wellington Dias.

De acordo com o vice-prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, o município já possui 20 famílias desabrigadas, o que representa em torno de 160 pessoas, por conta das enchentes, que estão recebendo auxílio da Prefeitura. 

“Floriano é uma cidade cortada por vários riachos, que são ligados a galerias. Então, quando o nível do rio aumenta, há um fluxo de água maior nessas galerias, o que dificulta a drenagem dessa água, mas estamos tomando todas as providências e dando assistência aos desabrigados, que já se encontram na casa de parentes, mas colocamos as escolas à disposição de todos. Aliado a isso, estamos dando assistência alimentação e saúde”, relatou.

Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes, a situação já foi mais crítica na região, mas continua sendo monitorada para que se possa agir antes que as pessoas sejam atingidas.

 “Em Floriano, tínhamos uma situação muito crítica, ela continua crítica, mas não no patamar que estava, por conta das águas descarregadas pela Barragem de Boa Esperança. E, ao tomar conhecimento, a Defesa Civil acionou seus parceiros: Corpo de Bombeiros, Sasc e a Prefeitura de Floriano, no sentido de tirar essas famílias das áreas que seriam alagadas”, disse o gestor.

O secretário da Sasc, José Santana, reiterou que o Governo do Estado faz um trabalho integrado com os municípios de assistência às famílias. 

“Estaremos disponíveis para, conjuntamente, com a gestão dos municípios, prestar a assistência necessária às famílias que possam estar desabrigadas ou correndo risco, no que precisar, com cestas básicas, colchonetes, inclusive, o decreto de calamidade facilita essas ações. Estamos ainda em contato com a assistência social do município para saber o que está sendo feito e o que necessita que o Estado contribua”, ressaltou.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

Prefeitura de Floriano distribui cestas básicas para famílias afetadas por alagamentos

Foto: Prefeitura de Floriano 

No final desta tarde (4), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, distribuiu cestas básicas para famílias residentes nas zonas ribeirinhas que foram afetadas com a cheia do Rio Parnaíba nesta segunda-feira.

Ao todo, 30 famílias receberam mantimentos de primeira necessidade nos bairros São Cristóvão, Matadouro, Bosque e Irapuá II. "Essas famílias se deslocaram para estes bairros e as entregas foram feitas onde as pessoas estão", afirmou Rafaela Barros.

A Secretaria de Assistência Social vem dando todo o suporte à população que somou prejuízos com os alagamentos. Algumas famílias que precisaram deixar suas residências se deslocaram para a casa de parentes, outras foram para abrigos improvisados pela Prefeitura de Floriano, nas escolas municipais Eleotério Rezende e Padre Pedro Barroso. A recomendação é que elas permaneçam até que a situação seja normalizada.

 

Da Redação
[email protected] 

Em Floriano, 20 famílias ficam desabrigadas após cheia do Rio Parnaíba

Fotos: Prefeitura de Floriano 

Em Floriano, distante 244 quilômetros de Teresina, cerca de 20 famílias ficaram desabrigadas nessa segunda-feira (03), após o aumento do nível do Rio Parnaíba na cidade.

De acordo com o secretário de Comunicação da Prefeitura de Floriano, Nilson Ferreira, grande parte das casas afetadas estão localizadas nos bairros São Cristóvão e Matadouro.

“São cerca de 20 famílias que foram afetadas, principalmente nos bairros São Cristóvão e Matadouro, essas famílias estão sendo acompanhadas pela Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social”, explica.

Ainda de acordo com Nilson Ferreira, todas as famílias foram levadas para casas de parentes, mas a Prefeitura também disponibilizou duas escolas para abrigarem essas pessoas.

No momento, o secretário informou que a situação está controlada e que houve uma redução do nível da água do Rio Parnaíba.

“O nível das águas baixou e a situação no momento é controlada. A prefeitura também disponibilizou caminhões, ambulâncias e as equipes estão nas ruas”, acrescenta Nilson Ferreira.

Falta de Água

O secretário de Comunicação relatou ainda que 90% da cidade está sem água desde a manhã dessa segunda-feira (03), devido a problemas na bomba do sistema de captação de água em decorrência do aumento do nível do Rio Parnaíba.

Nilson Ferreira informou também que o prefeito Joel Rodrigues (PP) e equipes se encontram na sede da Agespisa, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, para tentar resolver o problema.

Nível de Inundação

Segundo o último boletim do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), divulgado na noite dessa segunda-feira (03), pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a previsão era que o Rio Parnaíba atingisse a conta de inundação com o nível de 909 cm por volta das 6h desta terça-feira (04) em Floriano.

A última medição realizada pelo órgão por volta das 21h30h de ontem (03), no ponto de monitoramento instalado em Barão de Grajaú, cidade do Maranhão vizinha à piauiense, o nível do Rio Parnaíba estava com 883 cm, bem próximo da cota de inundação que é de 898 cm.  

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Rio Parnaíba começa a transbordar em Floriano e alaga avenida

Atualizada às 17h

Algumas áreas da cidade de Floriano já sofrem com o transbordamento do Rio Parnaíba nesta segunda-feira (3). Na avenida Esmaragdo Freitas, no bairro São Cristóvão, o nível do Velho Monge já ultrapassou o da pista, provocando alagamento no local. 

De acordo com o último boletim do Sistema de Alerta de Eventos Criticados (Sace), divulgado nesta tarde (3) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Parnaíba vai superar a cota de inundação por volta das 21h de hoje. 

Na última medição, realizada pelo órgão por volta das 13h no ponto de monitoramento instalado em Barão de Grajaú, cidade do Maranhão vizinha à piauiense, o nível do rio era de 863cm, próximo a de inundação, que é 898cm. 

Ações
Por conta disso, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, reuniu parte do seu secretariado na manhã de hoje (3) para discutir o cenário e planejar ações. “A nossa preocupação se concentra em alguns pontos que podem ter refluxo das águas, com a cheia do rio e com o acúmulo de águas das chuvas intensas, já que a nossa cidade é cortada por muitos riachos e pontos mais baixos podem ser prejudicados”, pontuou.

Além da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social, equipes da pasta de Infraestrutura também foram acionadas para agir em qualquer necessidade. “Não há mais o risco da população ser afetada, porque os moradores da zona ribeirinha foram transferidos ao longo dos anos para os cojuntos habtacionais que foram feitos, mas estamos fazendo monitoramento na cidade. Há alguns trechos onde o asfalto foi danificado e que não dá pra fazer reparos enquanto estiver chovendo”, concluiu Nilson Ferreira.

Foto: Prefeitura de Floriano

Chesf aumenta vazão em Boa Esperança

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou na tarde desta segunda-feira (3), que decorrência da continuidade da previsão de ocorrência de chuvas na Bacia do Parnaíba e, visando ainda a manutenção de volume de espera para controle de cheias no reservatório da Barragem de Boa Esperança, as defluências foram elevadas de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s, desde às 14h.

Segundo a Chesf, a medida é em razão das fortes chuvas ocorridas na manhã desta segunda-feira. O reservatório apresentou, às 7h, a cota 303,18 e um armazenamento correspondente a 83,8% de Volume Útil (V.U.).

"A Chesf ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. Destaca, ainda, que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba", informa a Companhia.

Breno Moreno
[email protected]

Prefeitura de Floriano alerta sobre golpe do IPTU

A Prefeitura de Floriano emitiu, na noite desta terça-feira, 28, uma nota de alerta sobre um novo golpe que está sendo aplicado nos últimos dois dias em Floriano. A informação é de que pelo menos dois casos já foram registrados na delegacia. Pelo relato das vítimas, um homem de cor e olhos claros, com sotaque de outra região, chega em uma moto e se identifica, com o uso de crachá falso, como servidor da Prefeitura de Floriano há mais de dez anos e que está realizando um trabalho de cobrança do IPTU, com pagamento em dinheiro com desconto. 

As vítimas também dizem que o criminoso solicita dados pessoais e digitais do contribuinte. Uma delas percebeu que se tratava de um golpe e chegou a ser agredida pelo bandido.

A Prefeitura de Floriano lembra que não faz cobranças de IPTU de porta em porta. O boleto é entregue pelos Correios ou pode ser acessado pelo site do Município ou ainda diretamente na Central do Contribuinte.

A prefeitura lembra que, ao receber em sua porta alguém se identificando como funcionário do Município para o serviço de cobrança de IPTU, o morador deve chamar a polícia.

Da Redação

Joel Rodrigues se reúne com representantes do IBGE em Floriano

Foto: Ascom

Na manhã desta quarta-feira, 22, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, esteve reunido com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Igor Ramon, Coordenador de área e chefe da gerência de Floriano, e Oisse Holanda, Coordenador de Subárea de Floriano, para dialogar sobre os importantes trabalhos da instituição.

Na oportunidade, foi abordado a realização do Processo Seletivo Simplificado que está com inscrições abertas de 15 e 29 de dezembro. A previsão para realização da prova é em 27 de março de 2022, para profissionais que desejem atuar no próximo censo, com 48 vagas disponíveis para Floriano.

Além de vagas para recenseasores, também estão disponíveis vagas para os cargos de Agente Censitário Municipal (1) e Agente Censitário Supervisor (5), com salários que variam de R$ 1.700,00 a R$ 2.100,00. Mais informações no www.ibge.gov.br.

Da Redação

Posts anteriores